Início das aulas no RS é prorrogado para o dia 17 de agosto Postado quarta-feira, 29 de julho de 2009 ás 12:56

A secretária Estadual de Educação, Mariza Abreu, anunciou no final da manhã desta quarta-feira que as aulas na rede estadual de ensino serão prorrogadas para o dia 17 de agosto. Pelo calendário padrão, as atividades nas escolas seriam retomadas na próxima segunda-feira, 3 de agosto. A decisão foi tomada durante uma reunião na segunda-feira.
— Entendemos que essa medida não vai evitar a proliferação do vírus, mas pode evitar que ele se espalhe de maneira mais rápida. As previsões de meteorologia para o Estado mostram que as próximas duas semanas ainda serão bastante frias. É melhor que as crianças fiquem em casa.
Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo também tomaram a mesma atitude de postergar as aulas.
Abaixo, segue o comunicado oficial, por parte do Governo do Estado:
1) Consideramos, por todas as avaliações dos especialistas mundiais, nacionais e gaúchos, essa pandemia de Gripe ( ou Influenza) A H1N1, como uma Pandemia (uma epidemia que já está em 160 países) com um perfil de baixa letalidade (0,4% dos casos podem ir a óbito), semelhante ao da Gripe Sazonal que nos aflige em todos os invernos.
2) Historicamente, a cada ano, durante o período mais frio do ano, o Rio grande é acometido por um aumento de infecções respiratórias que sobrecarregam os postos de saúde e hospitais. A cada ano que passa temos conseguido com as ações de prevenção e com a vacina anti-gripal, reduzir a gravidade dos casos e o número de óbitos. Em 1996, no mês de julho, faleceram mais de 1900 pessoas com infecção respiratória no RS, na maior parte provocada pelas Gripes Sazonais ( Gripes com vários tipos de vírus que aumentam o contágio no inverno).Em 2008 já havíamos reduzido esse número para 950.
3) Somos, hoje, o principal palco no país de enfrentamento da nova Gripe. A razão disso é termos a maior linha de fronteira com os países da América do Sul que possuem os maiores índices mundiais de epidemia, além de passar por aqui o maior volume de veículos de carga provenientes do Chile para o Brasil. Somando a isso o frio intenso que predispõe à esse tipo de contágio, estamos tendo aqui uma rápida disseminação da nova Gripe, maior que em qualquer outro ponto do país.
Embora a nova Gripe não seja mais grave que as Gripes Sazonais, pelo simples fato de ser veiculada por um vírus novo, ela possui uma maior capacidade de transmissão, que aumenta nos períodos mais frios e nas regiões mais frias, como a nossa.
4) Entendemos que as atividades sociais e econômicas não devem sofrer mudanças significativas, senão teríamos que fazê-lo a cada inverno, com os surtos de Gripe Sazonal, e isso nunca se fez necessário. É claro que para avaliar cada local, onde a propagação da Gripe é maior, pode haver uma decisão local, conjuntural, temporária, de poucos dias de duração para tentar diminuir a velocidade de disseminação, embora isso não mude os números a médio prazo da epidemia.
5) Para acompanhar o desenvolvimento dessa epidemia atual , articular ações e aconselhar novas medidas, criei um Comitê Estadual para seu acompanhamento. Dele participam órgãos governamentais, não governamentais, municípios, profissionais da saúde, Universidades e diversas secretarias do Estado.
6) Também foi criado um Posto de Comando para esse acompanhamento onde, com a coordenação da Secretaria da Saúde e da Defesa Civil, está agilizando um fluxo diário de informações que norteiam as decisões.
7) Hoje já devemos estar próximos aos 12 mil casos de Gripe A no Estado, sendo 99% sem maior gravidade e evoluindo para a cura, sem mesmo necessitar de internação hospitalar. Porém uma quantidade pequena de casos evolui com gravidade o que sempre nos preocupa e obriga a avançar em ações de atendimento.
8) Com o agravamento do frio, e com o aumento de casos em todas as regiões do Estado foi avaliada pelo Comitê, a possibilidade de algumas ações pontuais para retardar a velocidade de contágio na população. O objetivo é amenizar a curva (de incremento no número de casos) de contágio, em populações específicas que tenham mais facilidade de contágio.
9) Por isso o Comitê recomendou e eu estou determinando que haja uma postergação o retorno dos alunos das escolas Estaduais às aulas, por 14 dias. Recomendamos que essa posição também seja acompanhada pelas escolas municipais, privadas e Universidades.
10) Consideramos que essa medida não acaba com a epidemia nem alterará seus números finais. Ela seguirá o curso de todas as epidemias de Gripe Sazonal. Porém entendemos que ao ultrapassarmos o período previsto de maior frio, com menor aglomeração de crianças e jovens , estaremos ganhando um tempo importante para um melhor acompanhamento e atendimento dos casos de Gripe.
11) Por todas estas considerações, o Governo do Estado comunica que decidiu adiar o retorno as aulas da Rede Pública Estadual para o dia 17 de agosto próximo.
Governadora Yeda Crusius

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias