A Rádio Santiago presente na minha vida! Postado sexta-feira, 31 de julho de 2009 ás 01:02


A Rádio Santiago completa hoje 58 anos. Voltando ao passando, me recordo que minha paixão por rádio surgiu em visitas à Rádio Santiago. Nos tempos de colégio, Eu sempre era indicado pelos professores para ler mensagens radiofônicas na semana da Pátria, as quais acontecem até hoje, na Rádio Santiago. Desde então, sou apaixonado por esta profissão.
Aprendi, também ouvindo a Rádio Santiago, a gostar da música gauchesca e cultivar as tradições. Posteriormente, aprendi a ouvir com atenção às notícias que eram divulgadas e então, surgiu a paixão pelo jornalismo.
Impossível falar na Rádio Santiago e não falar de seus funcionários. Em correspondência que enviei esta semana para a emissora, parabenizando pela passagem do aniversário, relatei que não me cabia nos dedos às diversas vezes que recebi ajuda pessoal ou profissional de funcionários da rádio. Dona Eda, sempre muita carinhosa, educada e prestativa. Bandeira e Jones foram meus professores e incentivadores. Vou relatar alguns momentos:
Lembro-me que minha primeira entrevista de importância foi com o então Desembargador Bráulio Marques, que visitava Santiago. Eu não sabia o que perguntar, suava frio. Liguei para o Bandeira e pedi conselhos. Entre vários, ele me disse que era pra mim ir, observar os demais, levar uma ou duas perguntas prontas e não se preocupar, pois ele estaria lá pessoalmente para me dar apoio. Ele não foi, é claro, mas me deu um empurrão inesquecível.
Já o Jones, amizade de longa data, programas do PIM, divulgação das ocorrências da Polícia Civil, algumas entrevistas e muita parceria. Só de observar o Jones, muito aprendi. Ele é um ser especial, iluminado. Lamento muito por não ter participado dos grupos de teatro que eram coordenados por ele, teria sido uma boa experiência. O Jones é um verdadeiro exemplo, como pessoa e profissional. Muitos que atuam na imprensa em Santiago, deveriam se espelhar no talentoso Jones Diniz.
O Paulo Pinheiro, àquele com um timbre de voz fora de série. Além da voz, uma comunicação muito bem apresentada. Queria eu ter um timbre igual ao do Paulo. E a postura perante a um microfone, é algo que merece elogios. Recordo que logo que ele chegou a Santiago, Eu não tinha gostado muito da ideia de outro locutor substituir o Bandeira. Aos poucos esse sentimento foi deixado de lado e a admiração foi surgindo. Até que passamos a nos encontrar nos jogos de futsal da Uri e aí, outra má impressão foi deixada de lado. Isso eu disse pra ele no dia do aniversário dele, que liguei para dar os parabéns. Eu achava que ele fosse alguém "cheio" e que se achava o cara. Me enganei profundamente. O Paulo é dono de um coração gigante. Hoje, considero um grande amigo e outro professor, do qual tiro lições diárias.
O Sílvio e o Marco, os dois gaudérios, são amigos que aprendi a ouvir e apreciar. Falam besteira uma barbaridade, principalmente quando estão juntos. O Sílvio lida com o tal de tchê-music, hoje difundido em todo o Brasil. Já o Marco, é mais campeiro. Os dois são líderes em audiência com seus programas. Muito me ajudaram no primeiro evento que promovi em Santiago, um jantar baile no CTG Os Tropeiros.
E tem ainda, o "meu amigo velho", o eterno Luis Antônio Vieira. Confesso que poucas vezes o escutei, mas quando ouvi, muitas lições tirei. Lembro-me que certa vez ele entrevistou o Teixeirinha, Eu nem era nascido, obviamente, mas ouvi uma reprise da entrevista, anos mais tarde, em homenagem ao aniversário da morte do cantor. Algo Fantástico. A sensibilidade da música nativista está nas mãos desse velho guerreiro do rádio.
O Jorge Gonçalves, a voz grave e romântica das noites da Rádio Santiago. Com sua comunicação e seleção musical, conquistou milhares de ouvintes, principalmente àqueles apaixonados. Muitas vezes liguei pra ele, ainda piá, pedindo música e oferecendo para uma paixão, alguma coleguinha de colégio ou algo do tipo.
Tem também o Juliano Nascimento. Ele é o homem das externas. Corre de um lado para o outro com a unidade móvel da Rádio Santiago. Não tive e não tenho muito contato com ele, mas acompanhava seu programa de bandinhas, diário, nas tardes da emissora. Ultimamente, tenho ouvido o Juliano batendo à porta de famílias carentes de nossa cidade, levando uma cesta básica e entrevistando os moradores contemplados - é o projeto "Rádio Santiago Bate à Sua Porta", evento tradicional no mês de aniversário da emissora.
Não posso esquecer do Serginho Ramos, o homem do esporte. Um ser humano incrivelmente prestativo e que se aperfeiçoou muito nos últimos anos. É notório o crescimento profissional que tomou conta do Serginho. Muito sufoco passei em transmissões de futsal, dos jogos da Uri, e o Serginho sempre ali, me acalmando e auxiliando. A programação esportiva do Estado e, principalmente, do nosso município é divulgada e comentada através da voz desse amigo.
E o Cardoso? Outro sujeito de enorme coração, como todos que trabalham na Rádio Santiago. As primeiras entrevistas que fiz na minha vida, tiveram a participação indireta do Cardoso. Talvez ele nem se lembre, mas muitas vezes me emprestou seu gravador particular para que eu usasse em alguma matéria.
Não posso deixar de falar da Dona Eda, que doce pessoa. Ela é dona de um carisma incrível, uma serenidade que chama atenção. Posso dizer que todas às vezes que precisei de algum favorzinho, ela prontamente me atendeu, sempre com um sorriso. Sua voz marcante e calma, mas com um tom de seriedade, faz participações em momentos históricos da emissora. Ouvi dizer que é uma baita vendedora e que sabe argumentar como ninguém, por isso muitos dos patrocinadores da emissora são clientes dela.
Sobre a Dona Ieda, tenho pouco a dizer. Não me recordo de conhecê-la pessoalmente.
E as gurias da Rádio Santiago? Eu chamo elas de gurias. Dão show de carisma, profissionalismo e atendimento à todos que chegam no balcão da Rádio Santiago. São elas: A Terezinha, a Ieda e a Angelina. Ah, não posso esquecer do cafézinho da dona Clair. Depois da minhã mãe, o cafézinho que mais aprovo, é feito por ela.
Enfim, tentei ao máximo lembrar alguns episódios da minha amizade com a Rádio Santiago. Só me resta, nesta data festiva, abraçar e parabenizar à todos os amigos que integram a equipe da Rádio Santiago. Parabéns pelos 58 anos de idade. Que venham muitos e muitos aniversários e que todos possam ser comemorados com muito glamour e reconhecimento pelas conquistas até hoje alcançadas.
Parabéns Rádio Santiago, com carinho, deste amigo de sempre. Rafael Nemitz

4 Responses so far.

  1. Anônimo says:

    Agora que fui despedido da Verdes Pampas ele so fala na Santiago

  2. Tenha certeza que não escrevo sobre a Rádio Santiago por interesse de emprego. Sou locutor de FM e não pretendo atuar em emissoras de rádio AM.

    É um dever de todo santiaguense homenagear a mais antiga emissora de rádio de nossa cidade.

  3. Anônimo says:

    Não por causa de emprego mas de desbancar a verdes Pampas.

  4. Complementando: Pouco após a minha saída da Rádio, postei uma homenagem pelo aniversário da Verdes Pampas. Como gosto de Rádio, sempre que tiver algo legal sobre as nossas rádios locais, irei divulgar, independentemente se trabalhei nelas ou não. Obrigado!

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias