Suicídio tem grande repercussão dentro da 11ª Cia Com Postado quarta-feira, 23 de setembro de 2009 ás 01:31

O recente suicídio registrado em Santiago, no último domingo, vem repercutindo de várias formas. Ontem, recebi por e-mail, graves acusações de que grande parte dos militares da 11ª Cia de Comunicações, onde servia o tenente que se matou, sofrem opressão por parte do comando da companhia. Outra informação preocupante é que diversos militares estão passando por problemas dentro deste quartel, inclusive apresentando quadro de depressão.
O e-mail diz também que o Tenente Marenda possuía sinais visíveis de depressão e que sequer recebeu um atendimento psicológico ou algo do tipo.
A pessoa que enviou-me este e-mail pediu sigilo e encerrou seu desabafo com as seguintes palavras: "Envio esta mensagem como forma de externar um grito que esta sufocado, sendo que suas ações estão impunes e pelo visto continuarão."

14 Responses so far.

  1. Esse é só mais um suicídio que nós viemos a saber. E os outros que eles encobrem?
    Quartel muda as pessoas, para pior.
    É o requício da ditadura.

    Num país que se diz democrático o alistamento militar é obrigatório. Isso é uma piada.
    O exército todo é uma piada.

  2. Carlo E. Marenda says:

    meu nome é Carlo, sou irmao do falecido, gostaria de pedir um minimo de respeito e que fossem filtradas mensagens que se utilizam da situação para fazer escandalos e polemicas. uma morte nao é brincadeira, mas para alguns parecem diversao para "meter a boca no trombone". quanto ao comentario de falta de apoio da corporação, bom nossa familia esta tendo todo apoio dos irmaos de farda dele, estiveram conosco, ainda estao expressando o seu apoio que tem sido muito significativo a nos. agradeço aqueles que honram a memoria dele e gostaria de fazer uma alusao quanto ao escrito: "suicidio"? bom, nos que somos a familia dele nao recebemos nenhuma confirmação do inquerito sobre a morte para afirmar suicidio, para sermos mais sinceros, nao sabemos ainda que foi finalizado esse inquerito.


    abraços eternos ao irmao querido, te amo irmao

  3. Anônimo says:

    Engraçado os comentários feitos, e até mesmo a publicação da notícia, sem revelar o autor.
    Que credibilidade podemos esperar de um site que traabalha assim, ou seja, publica tudo que recebe, sem checar, sem confirmar, espondo pessoas, e tentando sujar a imagem da Instituição de maior credibilidade do Pais.
    Este site é uma piada e seu autor Rafael deveria, no mínimo, ter mais responsabilidade, já que profissionalismo deu para ver que não tem.
    Quanto a Sra Taina, que falta de cultura e informação. Sugiro quie a Sra procure estudar um pouco mais a história, a legislação e se inteirir do que ocorre no seu Pais, se é que sabe o que é isso, ai sim poderá tentar fazer um comentário com conteúdo e que seja útil para quem venha a ler. Pelas existência de pessoas assim, de mente curta e visão limitada, é que ainda estamos onde estamos.

  4. Unknown says:

    Engraçado se o blog naum denuncia as coisas podem ocorrer outra vezes; Eu acho q quem comentou dizendo q o blog trabalha de maneira errada deveria estudar jornalismo o cidadao q fez a denuncia estava sentindo ameaçado por algo e por isso q a sua identidade fica em sigilo PESSOAS IGUINORANTES COM PONTO DE VISTA ERRADO DO JORNALISMO OU COM MEDO DAS APURAÇOES DOS FATOS SM JORNALISMO UFSM

  5. Anônimo says:

    é uma barbaridade o que tá acontecendo na cia com, até o final do ano acho que mais gente vai se matar

  6. Anônimo says:

    A imprensa tem total liberdade de publicar o que quiser. O Rafael fez muito bem em divulgar, sem citar nomes afinal as fontes dele precisam ser preservadas.

    Tanto o blog, como o seu autor, estão de parabéns pelo trabalho e pela cobertura dos fatos que acontecem em santiago e região.

  7. Anônimo says:

    Além do Nemitz, o Júlio Prates escreveu sobre a morte do Ten. Marenda... Ele foi um dos primeiros a ser avisado e também preservou sua fonte.

  8. Anônimo says:

    será que precisão de mais denúncias para tirar aquele monstro do comando ou morrer mais alguem.

  9. Anônimo says:

    O comandante da 11 cia com mec é um militar de alto nível cultural e uma pessoa extremamente educada. O Ten Marenda tambem era uma excelente militar, ninguem pode julgar esses fatos pondo a culpa em uma pessoa só ou em uma organização militar. Axo que essas pessoas tem que ter o dissernimento de pelo menos falar verdades nesse blog. Não manchando a 11 cia com, que é considerada como umas das melhores cias do nosso exercito brasileiro.

  10. Davi Jr says:

    Utilizar a morte de um jovem pra levantar bandeiras políticas nesse blog é no mínimo irresponsabilidade.A guria que questiona o serviço militar não passa de uma especuladora que está querendo se promover com seu comentário questionador.Leviano nesse momento ficar acusando esse ou aquele por ter sido causador do episódio.Mande sua denúncia para o Ministério Público, mostre sua cara e não fique fazendo denuncismo escondido através do Blog.

  11. Lili says:

    Carlo gostaria de dizer que a perda de Victor foi irreparavel tanto para vocês da familia como para as amizades dele! Não posso confirmar nada do que estão comentando sobre o 11CiaCom! Mas para quem o conheceu está um grande(?)porque como nada sabemos, e como poderemos ajudar nas investigações? Acredito que se forem filtradas as bobagens no blog, vão servir para esclarescer alguma coisa sobre o caso!

  12. Anônimo says:

    Caros amigos! Sejamos honestos.
    A imprensa Santiaguense não publicou nada a respeito do caso pois a mesma está "comprada" pelo Exército. Voces já viram que sempre nos jornais aparecem fotos de nossas personalidades militares sempre em "bons" episódios.Em um último jornal aparece o General desta Brigada "visitando" o Expresso e essa mesma personalidade saiu no X-da Questão neste mesmo jornal anteriormente. Verifiquem as festas da cidade se sempre tem personalidades das unidades militares que nem de nossa terra são. O problema naquela unidade militar se resume ao seu comandante Ferraz que pelo que sei, inclusive sou vizinho de militares deste quartel e vejo que esses militares estão transtornado. Existe um caso de um militar na Companhia de Comunicações que bateu na mulher porque este militar estava ´sendo perseguido por seus comandantes... A história a respeito do fato é grande... a justiça dos homens neste caso com certeza irá falhar como em muito acontece, mas não a de Deus ... Aqui quem Fala é a voz de um senhor de 50 anos bem vividos que gostaria de um mundo melhor para nossos jovens... Agradeço Rafael Nemitz por esse espaço porque outro não há em Santiago... Não se trata de denuncismo... mas de abrir os olhos de nossas autoridades locais...

  13. Anônimo says:

    Olha eu fui amiga (de verdade)do Victor, sei que ele teve muitas namoradinhas, mas levou na casa dele uma única menina!
    Como alguém aqui disse as pessoas podem ter mil problemas na cabeça, logo afirmar que alguém o matou sem provas? Com certeza a vida particular tinha segredos, que nem todos seus amigos conheciam pois existem vários graus de amizade!
    Não é mistério sim privacidade!

  14. Carla says:

    Nossa tem um Anônimo
    na outra pag,que pelo que ele mesmo admitiu que não conhecia o Victor, ele está trazendo um tema novo que o Victor era casado! Poucas pessoas ouviram falar sobre esse assunto,como ele pode estar trazendo um divorcio? Bom o interessante é que essa esposa, nunca deu as caras por Santiago "dizem" que veio uns 20 dias antes do "acontecido" Anônimo só você conheceu essa Sra Marenda! Conheceu a psiquiatra que ele consultou? Os colegas de quartel? Pelo jeito não sabe nada "sobre o exército" está adoranto tocar horror aqui com essa de MISTÉRIO! Ele postou (se fosse por questões do quartel, era mais facil eles resolvem de outras maneiras até mesmo com acidentes,providenciais ,acidentes,acontecem,até na AMAN)Sobre lucrar com a morte dele seria essa "esposa" um gordo seguro de vida o salário que ele recebia integral! Tu queconhece denuncia ela...usa crime de indução ao suicídio

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias