Nicola Veículos bate recorde histórico de vendas Postado terça-feira, 30 de junho de 2009 ás 19:09

Olha só o presente que ganhei do Eduardo Nicola, Gerente da Nicola Veículos (um kit personalizado para churrasco):

O presente reflete a alegria do Eduardo e de toda a equipe da Rede Nicola Veículos que conseguiu superar as metas de venda no mês de junho e alcançou um recorde histórico: mais de 300 carros novos vendidos em um único mês.

A minha participação se deu através da Rádio Verdes Pampas, a qual promoveu várias inserções ao vivo das duas lojas Nicola, o que chamamos de "Rádio-Shopping". Foi o Rádio Shopping Verdes Pampas o principal meio de divulgação do Feirão realizado em junho, o qual atingiu números históricos. Eu estive presente em todos, ajudando nessa maravilhosa conquista!

O mais legal de tudo isso é que nesta quarta-feira - 1º de julho, o Grupo Nicola comemora 45 anos em Santiago... o recorde obtido, com certeza, é o maior presente que a Nicola recebe em seu aniversário.

Compartihe:


A URI Campus Santiago, através do Curso de Arquitetura e Urbanismo, está dando mais um exemplo de consumo consciente, com o uso de materiais reciclados para o desenvolvimento de pufes. Além de aumentar o conforto dos alunos, com a distribuição das unidades pelos ambientes coletivos do Campus, a URI quer estimular a interação entre os estudantes em espaços apropriados.

Os pufes estão sendo produzidos na própria universidade, sob a orientação da Arquiteta Nelcy Denti Brum, através da utilização de materiais como pneus usados, que ao invés de serem armazenados em locais impróprios, prejudicando o ambiente, são destinados à melhoria da estrutura de convivência da Universidade.
O projeto é produto da URI, pois foi criado no Curso de Arquitetura e Urbanismo, na disciplina de Design e Comunicação Visual, orientado pela Arquiteta Ana Paula Bertani da Silva. A acadêmica autora do projeto, Cleide Lunardi, hoje é arquiteta atuante em Nova Esperança do Sul.

Compartihe:

Todas as avenidas radiais de acesso ao Centro da cidade, como Osvaldo Aranha e Sete de Setembro, deverão ser asfaltadas, além da reconstituição das avenidas Alceu Carvalho, Aparício Mariense, Bento Gonçalves e Tito Becon, bem como outras trinta quadras que integram o anel central da cidade.
Ao prestar a informação, o prefeito Júlio Ruivo disse que a primeira iniciativa deste processo de melhoria das vias será na Tito Becon, a Rua das Compras, onde os empresários estabeleceram parceria com o Poder Executivo.
Julio Ruivo enviou Projeto ao Governo do Estado, solicitando apoio para o projeto de recomposição que está orçado em R$ 2 milhões e 600 mil, beneficiando as avenidas Osvaldo Aranha, Bento Gonçalves e Sete de Setembro, consideradas as ruas em piores condições de trafegabilidade devido as ondulações nos paralelepípedos. O apoio do Governo do Estado é indispensável, já que a Prefeitura não dispõe de recursos próprios para custear o Projeto. A medida própria se limita à manutenção das vias para amenizar a situação.
O prefeito Júlio Ruivo observou que se não for possível a captação de recursos via Estado, o município deverá buscar financiamento. Atualmente todo recurso próprio que havia para investimentos em infra-estrutura a Prefeitura gastou na contra-partida do Fundo PIMES que está beneficiando obras de calçamento em ruas com tráfego de ônibus, bem como no Projeto de Pavimentação Parceria onde os recursos aplicados ultrapassaram os R$ 500 mil.
Para o prefeito Ruivo a contra-partida da Prefeitura se tornou um problema para o Governo Municipal, pois é muito alta, mais de 20%. Além da questão da contra-partida, o município também enfrenta o problema da falta de pedra, pois não existem operários suficientes para suprir a demanda; o município está até auxiliando os tiradores de pedras, inclusive com máquinas e caminhões com objetivo de agilizar o fornecimento deste tipo de material nas cinco frentes de pavimentação existentes. A meta da Prefeitura é calçar trinta quadras até o final do ano para cumprir o cronograma do Fundo PIMES sob pena de ter o contrato interrompido.
O prefeito fez questão de lembrar, por fim que o Projeto de Pavimentação Asfáltica não deverá extrapolar as Avenidas de acesso ao Centro e as quadras centrais. Não faz parte do programa asfaltar outras ruas da cidade, levando em consideração o impacto ambiental que poderá causar pelo fluxo e velocidade da água que serão aumentados.

Compartihe:

(Equipe da Secretaria de Turismo)
A Secretaria de Indústria Comércio e Turismo vai fazer um inventário turístico de Santiago, sob a coordenação de Mônica Vargas, gestora de Turismo. Ela conta que uma equipe de estagiários passou por um treinamento específico e vai iniciar o trabalho nos próximos dias, buscando fazer um levantamento completo de tudo o que Santiago oferece para os turistas, desde número de quartos de hotéis até o cardápio que é servido em cada restaurante, além dos monumentos históricos e outros atrativos. O inventário turístico também vai abranger a parte empresarial do município e diversos outros aspectos que contribuam para o fortalecimento da economia do município.

Compartihe:

O Prefeito de Unistalda, Moises Gonçalves-PP, cujo mandato foi cassado pela Justiça Eleitoral de Santiago, 44ª Zona, disse estar confiante na decisão do Tribunal Regional Eleitoral em reverter a situação, pois no seu entendimento a sua condenação foi “por coisas muito pequenas”. Pediu a comunidade de Unistalda bem como aos seus eleitores para que acredite no seu trabalho e fique tranqüila, pois pretende continuar administrando o município de forma transparente, se assim for o entendimento do TRE.
Indagado sobre o ocorrido durante a campanha eleitoral, o Prefeito Moises Gonçalves preferiu não entrar no mérito do assunto que está a cargo de seus advogados, porém garantiu que não existiu o uso da máquina pública em sua campanha, nem do erário público, nem compra de votos ou abuso do poder econômico. O prefeito unistaldense disse não entender porque foi cassado, reafirmando que a situação tende a se modificar, apesar de respeitar a decisão da Justiça local.
Moises Gonçalves desmentiu boatos vinculados na internet de que teria viajado nessa segunda-feira para Porto Alegre em carro oficial. Segundo ele, viajou na companhia de seu advogado José Amélio Ucha Ribeiro Filho e seu retorno se deu de ônibus. Moisés disse que pretende continuar administrando normalmente o município e com a consciência tranqüila em relação a decisão do Tribunal Regional Eleitoral.
No dia 26 de junho, o Juiz titular da 44 zona Eleitoral, Rafael Peixoto, julgou parcialmente procedente o pedido contido na impugnação de mandato eleitoral ajuizado por Elcio Teodoro Cogo de Souza do PMDB que era candidato á Prefeito pela coligação PSDB contra o prefeito eleito Moisés Soares Gonçalves e seu vice José Gilnei Manara Manzoni, por captação e gasto ilícito de recursos.
Um dos advogados que representa o Prefeito cassado e seu vice, José Amélio Ucha Ribeiro Filho entrou com Recurso e uma Ação Cautelar, nessa segunda-feira, 29, junto ao Tribunal Regional Eleitoral com efeito suspensivo para que os candidatos eleitos consigam se manter em seus cargos até o julgamento do TRE.

Compartihe:

Gugu na Record! Postado segunda-feira, 29 de junho de 2009 ás 19:48


(Clique na foto e veja detalhes da negociação)
Gugu voou para o ninho dos bispos da Record, enquanto o SBT tirou Roberto Justus e Eliana da rival. Todos vão ganhar supersalários. Essa manchete ilustra duas páginas da Revista Veja desta semana.

Na quinta-feira passada, depois de 35 anos de carreira no SBT, o apresentador Gugu Liberato assinou contrato com a Rede Record. Entre a proposta de casamento da emissora e o "sim" de Gugu, transcorreram três semanas de namoro. Nos domingos 7 e 14, Silvio Santos recebeu o apresentador do Domingo Legal - que um dia foi considerado seu sucessor natural - para discutir seu futuro. Nesses encontros, Silvio reagiu com pragmatismo ao saber que a concorrente acenava com um salário de 3 milhões de reais - no SBT, Gugu tirava, em média, 1,5 milhão por mês. "Vai, Gugu. Em lugar nenhum você vai ganhar tanto", disse. O patrão prometeu pensar numa contraoferta. Advertiu, porém, que o tempo dos salários astronômicos na TV tinha acabado. O que não era bem verdade, como o próprio Silvio Santos demonstraria nos dias seguintes.
Na noite da sexta 19, após uma negociação-relâmpago de 48 horas, Silvio fechou com o publicitário e apresentador Roberto Justus, que fez do reality show O Aprendiz o principal trunfo comercial da Record. Justus foi seduzido por ganhos de mais de 1 milhão de reais mensais por quatro anos. Em seguida, foi a vez de Eliana ceder ao chamado do SBT. Na segunda-feira, ela deixou a Record para ganhar o dobro do que embolsava antes. Finalmente ficou claro que Silvio Santos não cobriria a proposta milionária feita a Gugu - e o loiro voou para o ninho dos bispos. Fazia tempo que não se via tanta movimentação importante na TV brasileira.
Fonte: Revista Veja, versão On-line. (Reportagem de Marcelo Marthe)

Compartihe:

O governo decidiu prorrogar, por mais três meses, o Imposto sobre Produtos Industriais (IPI) reduzido para o setor automobilístico, informou nesta segunda-feira o ministro da Fazenda, Guido Mantega. O benefício para este setor terminaria nesta terça-feira. Para caminhões, o tributo reduzido vale até o fim do ano e, para motocicletas, vale por mais três meses.
— Em outubro, novembro e dezembro, volta gradualmente o tributo (IPI de automóveis), até estar totalmente reconstituído no fim do ano — disse Mantega.
Além disso, o governo também decidiu manter o IPI baixo para a aquisição dos produtos da chamada "linha branca" pela população, que abrange fogões, máquinas de lavar, geladeiras, até 31 de outubro. Também foi mantido o IPI reduzido de cerca de 30 grupos de materiais de construção até o fim deste ano. As informações são do G1.
Automóveis
A redução do IPI para carros foi autorizada, pela primeira vez, em janeiro deste ano, quando o setor, e também o resto da economia, sentia mais fortemente os efeitos da crise financeira. Em março, foi autorizada a primeira prorrogação do imposto reduzido. Com a medida, o governo deixou de arrecadar R$ 1,75 bilhão neste ano. Para carros populares, de até mil cilindradas, o IPI caiu de 7% para zero e, para automóveis entre mil e duas mil cilindradas movidos à gasolina, recuou de 13% para 6,5%. Para carros flex (bicombustível) e movidos à álcool, o imposto caiu de 11% para 5,5%. Entretanto, não houve alteração para veículos com mais de duas mil cilindradas.
Eletrodomésticos
A redução do IPI para os eletrodomésticos da chamada "linha branca" foi anunciado pelo governo em 17 de abril, com validade de três meses, ou seja, até 17 de julho. Com a medida, o IPI das geladeiras caiu de 15% para 5%, o de fogões recuou de 5% para zero, enquanto o de máquinas de lavar foi diminuído de 20% para 10%. A alíquota de IPI para tanquinhos, por sua vez, caiu de 10% para zero. A expectativa do governo era de que o imposto reduzido, para este setor, representasse cerca de R$ 250 milhões a menos durante os três meses de vigência (até 17 de julho).
Materiais de construção
Em março deste ano, o governo anunciou a redução do IPI para mais de 20 grupos de produtos de materiais de construção, como revestimentos, tintas e cimento, entre outros. Em abril, porém, o governo incluiu novos grupos de produtos na lista de itens com IPI reduzido, como como telhas de aço, impermeabilizantes, revestimentos cerâmicos, cadeados e registros de gavetas, entre outros.

Compartihe:

A Prefeitura de Santiago vai adotar o estacionamento rotativo no centro da cidade, devendo em breve, abrir Edital de Licitação para a empresa que vai prestar o serviço. Com o advento do estacionamento rotativo, serão chamados cinco Agentes de Trânsito para atuar na fiscalização.
De acordo com o Prefeito Júlio Ruivo, o estacionamento rotativo foi consenso na população, no Fórum Pro-desenvolvimento de Santiago, bem como Conselho Municipal de Trânsito. O chefe do Executivo Municipal, disse que não se trata de uma vontade da Prefeitura, lembrando que se a população que dirige mudasse seu hábito, andando mais à pé e evitando deixar o veículo por um longo período em área comercial, talvez não fosse necessário adotar o estacionamento rotativo, no entanto não existe uma outra solução tendo em vista o crescimento no número de carros que circula na cidade, inclusive de outros municípios.
O prefeito Ruivo garantiu que até o final do ano o estacionamento rotativo já esteja instalado na cidade, desde que tenham empresas interessadas em participar do Edital.
Em relação a área, Júlio Ruivo disse que a mesma será composta de mais de trinta quadras. O tempo de estacionamento deverá variar de uma a duas horas; além dos agentes e da empresa vencedora do Edital, deverão ser instalados parquímetros. A segurança dos veículos que estiverem estacionados fora da zona de estacionamento controlado também deverá estar prevista no Edital junto com as demais regras de implantação do novo sistema.

Compartihe:

A Prefeitura de Santiago vai abrir concurso público dentro do processo de reformulação do quadro funcional o qual apresenta certa deficiência em alguns setores. Já está aberto o edital para a escolha da empresa que vai realizar as provas. O edital vai ser aberto nos próximos dias.
De acordo com o Prefeito Julio Ruivo as vagas estão voltadas mais para os setores técnicos, como Engenheiro e Arquiteto, apesar de também existir para motorista e topógrafo. No edital estará toda a descrição dos cursos, vagas e habilitações para os mesmos.
O prefeito Júlio Ruivo disse ainda que serão abertas no mínimo, três vagas para médicos voltadas especialmente para as Unidades de Saúde da Família. Ao todo serão dezoito vagas a serem preenchidas na Prefeitura de Santiago no concurso público a ser aberto. Não haverá, num primeiro momento concurso para Operário e Professores, visto não haver necessidade.

Compartihe:

A médica Sônia Portela, diretora técnica do hospital de Caridade de Santiago, garantiu hoje pela manhã que até o momento não foi registrado nenhum caso suspeito de gripe A H1N1 no município. O Hospital de Caridade isolou um leito para suprir a necessidade, se for o caso. A Médica disse que não há motivo para pânico na população, mas que a mesma fique atenta evitando as zonas de maior risco.

Compartihe:

Olá amigos. Fiquei algumas horas sem postar nada aqui no blog, pois estava envolvido com a programação que comemora os 21 anos da Rádio Verdes Pampas em toda a região. No sábado a festa foi em São Vicente do Sul e hoje em São Francisco de Assis. As festividades irão acontecer em outras cidades. Em Santiago haverá uma cavalgada e um caminhão de prêmios numa programação especial do CTG Coxilha de Ronda em 26 de julho. Já no dia 2 de agosto haverá mateada e show com o renomado Grupo Galpão, na praça Moisés Viana ou na Rua dos Poetas. Em breve divulgo as informações completas da programação de 21 anos da Rádio Verdes Pampas FM.
Vale lembrar que o aniversário da Rádio é comemorado no dia 07 de Julho.

Compartihe:

Paulo Santana publica e-mail da profª Rosane Vontobel Postado sábado, 27 de junho de 2009 ás 13:09

A coluna de ontem do Paulo Santana em Zero Hora deu destaque a e-mail remetido pela profª Rosane Vontobel, do Curso de Letras da Uri. Acompanhem:

E os meus leitores e os meus amigos tão cheios assim daqueles cuidados com que velam minha saúde, como por exemplo esta: “Estimado amigo. Tenho te achado muito abatido, por favor melhore, cuide-se, se eu estivesse por perto, na tua cidade, eu iria te fazer um chá de esperança, me parece que é do que precisas ultimamente. Mas, por favor, tome ao menos um chá de canela com leite, isto te ajudará a melhorar. É uma glória ter 70 anos, a labirintite vai passar e tua amiguinha canina também vai melhorar, confie em Deus, tenha mais fé. Um carinhoso abraço.

Rosane Vontobel (rosane@urisantiago.br).

Compartihe:

UNISTALDA
Justiça decide por nova eleição
Prefeito e vice foram cassados


A Justiça Eleitoral de Santiago cassou sexta-feira o mandato do prefeito de Unistalda, Moizés Soares Gonçalves (PP), e do vice-prefeito, José Gilnei Manzoni (PP). Eles tiveram as contas rejeitadas pela Justiça Eleitoral. O juiz Rafael Silveira Peixoto ainda determinou uma nova eleição na cidade, uma vez que o prefeito fez mais de 50% dos votos válidos. Até a nova eleição, quem deverá assumir a prefeitura é o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Joaquim da Silveira (PP).Segundo a decisão, as verbas arrecadadas na campanha não entraram na conta corrente dos candidatos.
A denúncia é tão pequena que me reservo ao direito de não me manifestar – disse o prefeito, que irá recorrer da decisão.
Complementando a notícia com informações divulgadas pela Rádio Santiago AM:

O advogado que representa o prefeito cassado e seu vice, considerou os atos ilícitos na visão da Justiça Eleitoral de pouca monta referentes “a algumas notas” e na próxima segunda-feira pretende entrar com Recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral com efeito suspensivo para que os candidatos eleitos consigam se manter em seus cargos até o julgamento do TRE. José Amélio Ucha Ribeiro Filho está confiante na decisão do Tribunal em reformar a decisão da sentença, pedindo calma a população de Unistalda. Entende o advogado que o Tribunal Regional Eleitoral tem se preocupado em manter o resultado das urnas e reparar pequenos erros cometidos.

Sem dar mais detalhes o advogado José Amélio disse que foram notas de pequenos valores e não se referem à compra de Votos. Ribeiro pretende protocolar o Recurso em mãos junto ao TRE , bem como com uma Ação Cautelar pedindo o efeito suspensivo à Sentença que será analisada por Relator designado num prazo de três dias. Concedendo o efeito suspensivo, o que é esperado pelas partes, o Prefeito permanece no cargo, evitando gerar uma instabilidade no município.

Compartihe:

Inscrições de animais para a Expointer 2009 estão abertas Postado sexta-feira, 26 de junho de 2009 ás 23:57

A Expointer deste ano ocorre entre os dias 29 de agosto e 6 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. As inscrições já se iniciaram e vão, para os animais de galpão ou argola, até o dia 03/07, nas associações de raça, e até 17/07, no Serviço de Exposições e Feiras da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio. Para os animais rústicos, as inscrições acontecem até 07/08, nas associações de raça, e até 14/08, no Serviço de Exposições e Feiras da Seappa.

A entrada dos animais de argola ocorrerá entre 24 e 28/08 e dos rústicos, entre 24/08 e 06/09. O horário de entrada de todos os animais no Parque Assis Brasil será das 6h às 24h.

Contato da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio:

Av. Getúlio Vargas, 1384 - Bairro Menino Deus

CEP: 90150-044 - POA/RS

Fone: (51) 3288.6200/6201

Fax: (51) 3288.6204

Site: http://www.saa.rs.gov.br

Compartihe:

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou em sua página na internet dois avisos especiais prevendo, para o amanhecer deste sábado, a formação de geada no centro, sul e oeste do Rio Grande do Sul (RS) e no planalto sul de Santa Catarina (SC).

A Região Sul, uma das principais produtoras de alimentos do país, enfrentou, neste ano, a pior seca das últimas décadas. Com o retorno das chuvas, há mais de um mês, os produtores iniciaram o plantio de algumas culturas, como o trigo. As geadas podem causar sérios danos à agricultura, queimando e ressecando as plantas.

Compartihe:

O Rio Grande do Sul imunizou contra a paralisia infantil 91% das crianças de zero a cinco anos. O percentual ficou abaixo da meta do Ministério da Saúde, de vacinar 95% da população nessa faixa etária. A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será no dia 22 de agosto.

Compartihe:

Equipes de buscas encerraram, nesta sexta-feira, os trabalhos de buscas às vítimas do voo 447 da Air France. O tenente-coronel Henry Munhoz afirmou que desde o dia 12 apenas dois corpos foram encontrados, o último no dia 17.

Segundo Munhoz, as famílias das vítimas já foram avisadas sobre o fim das operações. No total, as equipes de busca recolheram 51 corpos de vítimas.

Mais de 600 peças foram resgatadas do mar. Os destroços e bagagens recolhidos foram entregues às autoridades francesas. Os objetos que ainda estão em navios da Marinha serão entregues nos próximos dias.

O Airbus da Air France transportava 228 pessoas de 32 nacionalidades, entre passageiros e tripulantes. O voo deixou o Rio de Janeiro com destino a Paris no dia 31 de maio às 19h30min (horário de Brasília) e fez o último contato de voz às 22h33min. Às 22h48min, o avião saiu da cobertura do radar de Fernando de Noronha.

Nota do blog: Que Deus abençoe aos familiares das vítimas do voo 447, principalmente àqueles que sequer terão um corpo para enterrar. É doloroso saber que apenas 51 corpos foram encontrados e que os demais se perderam no oceano. Confesso que senti um nó na garganta quando vi a divulgação do encerramento das buscas e na hora pensei: "E se tivesse um parente meu naquele voo?". Agora imaginem às famílias dos envolvidos. Só a fé das pessoas, as crenças, Deus, para confortar numa hora dessas!

Compartihe:

Como alguns órgãos da imprensa local e a RBS já publicaram, também divulgo aqui no blog a notícia envolvendo o prefeito e o vice de Unistalda:

O Prefeito e vice-prefeito de Unistalda tiveram seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral – 44ª Zona Eleitoral
O Juiz Rafael Peixoto, julgou parcialmente procedente o pedido contido na impugnação de mandato eleitoral ajuizado por Élcio Teodoro Cogo de Souza do PMDB que era candidato á Prefeito pela coligação PSDB contra o prefeito eleito Moisés Soares Gonçalves e seu vice José Gilnei Manara Manzoni-PP por captação e gasto ilícito de recursos.
Na sentença divulgada nessa sexta-feira, o Juiz Rafael Peixoto condenou os requeridos nas sanções do artigo 22, & 3º art.30-A, da Lei 9.504/97 e, em vista disso, determinou a cassação dos diplomas eleitorais e dos mandatos eletivos concedidos. Declarou nulos os votos a eles concedidos, e, por fim, na forma do artigo 224 do Código Eleitoral, determinou a realização de nova eleição para os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito do município de Unistalda, em data a ser designada pelo Tribunal Regional Eleitoral do RGS, vedada a participação dos requeridos. O prefeito Moises Gonçalves e o vice Ginei Manzoni deverão em cinco dias restituírem no cartório eleitoral os diplomas referentes aos mandatos cassados.
O Juiz Eleitoral também determinou que o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Joaquim da Silveira, fosse intimado, para assumir o cargo de Prefeito da cidade no caso do Tribunal Regional Eleitoral acatar a decisão da Justiça Eleitoral de Santiago, até a realização de nova eleição, o que poderá acontecer num prazo entre 20 e 40 dias, já que o Prefeito Moises e seu vice foram eleitos com mais de 50% dos votos válidos.

Compartihe:

Com frequência eu acesso o site da co-irmã Rádio Santiago para buscar notícias e até mesmo para ouvir pela internet. Agora no final da tarde acessei - www.radiosantiago.com.br - e me surpreendi com um recado deixado no mural de recados do site da emissora. O comentário mostra que os ouvintes, hoje, estão ousados e exigentes. Reparem:

"Gostaria de saber porque motivo a rádio Santiago não transmite mais a VOZ DO BRASIL??, se todas a emissoras são obrigadas a transmitir, é claro que podem escolher o horário para colocar no ar, mas a rádio Santiago não está cumprindo a Lei. Quero saber e vou aguardar informação...!"
Katya Dorneles Germano (Santa Maria).
Que tal heein?
Conhecendo muito bem a Direção da Rádio Santiago, sei que a Voz do Brasil não foi excluída da programação e se realmente foi ou se mudou de horário, teve autorização para isso. Viver num país democrático é isso... as pessoas tem o direito de opiniar, de questionar... mas às vezes os questionamentos são um tanto curiosos. Será que essa moça que deixou o comentário é fã da Voz do Brasil?

Compartihe:

Queridos comunicadores,

Gostaria de informá-los que neste domingo, dia 28 de junho, na Rádio Gaúcha (AM 600 Khz / FM 93.7 Khz), algumas canções do CD “Pampa: Sons – Reflexões”, do nosso amigo Ruy Gessinger, vão rodar no programa Galpão do Nativismo, entre 6h e 9h da manhã.

Através das músicas do Ruy Gessinger, que é um grande divulgador de Santiago e Unistalda, a região será divulgada para 2,5 milhões de ouvintes, só ao redor da capital dos gaúchos. Sem contar os inúmeros ouvintes do Rio Grande do Sul e Brasil afora que, através da internet, pelo ClicRBS, podem ter acesso ao vivo ao programa. O Galpão do Nativismo, que tem como apresentador o renomado tradicionalista Dorotéo Fagundes, é líder brasileiro em audiência no seu segmento.

Um abraço, Mônica.

Compartihe:


A Secretária de Estado da Cultura, Mônica Leal, ao saber que o sinal da TVE em Santiago estava com problemas, imediatamente foi ao encontro do Presidente da Fundação Cultural Piratini e solicitou que fosse priorizada a solução do problema. Segundo a Secretária, ficou acertado que uma equipe técnica da TVE virá a Santiago na próxima semana.
A verdade seja dita: o sinal da TVE em Santiago nunca foi dos melhores. Por isso que o canal sequer é assistido aqui. Eu mesmo, muitas vezes, ao ligar no canal me deparava com uma imagem cheia de chuviscos e interrupções à toda hora.

Compartihe:

Inter joga mal e perde o 1º confronto da Recopa Postado quinta-feira, 25 de junho de 2009 ás 23:56

O Inter começou muito mal a disputa da Recopa Sul-Americana. O time treinado por Tite jogou pouco, errou muitos passes, não conseguiu superar a retranca da LDU e acabou sendo derrotado por 1 a 0, em pleno Estádio Beira-Rio, nesta quinta-feira. Agora, para ficar com o título, o Colorado terá que vencer por dois gols de diferença no próximo jogo.

O único gol da partida foi marcado pelo centroavante Bieler, aos 12 minutos do segundo tempo. Esta é a sexta partida consecutiva que o inter fica sem uma vitória. No final de semana, a equipe enfrenta o Coritiba no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro.

Compartihe:

Outra notícia triste. A senhora Celi Coelho de Souza Brasil, mãe do colega de imprensa Márcio Brasil, do Jornal Expresso Ilustrado, também veio a falecer nesta quinta-feira. Os atos fúnebres estão sendo prestados na capela Ripol (em frente ao HCS).

Meu sinceros sentimentos ao amigo Márcio. Perdoe-me por não comparecer ao velório meu amigo, sinto-me fraco diante de situações como essa, ainda mais quando as pessoas envolvidas são próximas a mim. Perdoe-me pela minha fraqueza. Que Deus esteja contigo nesse momento de dor!

Compartihe:


Notícia lamentável que pegou à todos de surpresa na noite desta quinta-feira, 25 de Junho. As informações foram desencontradas durante toda à tarde no Brasil. Somente agora à noite que a informação foi divulgada de forma oficial pelos veículos de imprensa.

O Rei do Pop morreu oficialmente às 17h07min, horário de Brasília.
Segundo informações, o serviço de emergência de Los Angeles recebeu um telefonema da casa do cantor, em Holmby Hills, às 12h26min (16h26min no horário de Brasília). De acordo com o LA Times, o cantor sofreu uma parada cardíaca e não respirava quando a ambulância chegou à sua casa. Aparentemente, Michael foi reanimado por uma equipe de paramédicos do Corpo de Bombeiros antes de ser levado para o hospital da Universidade da Califórnia (UCLA). O cantor americano, de 50 anos, morreu após chegar ao hospital em coma profundo.
Michael Jackson nasceu em 26 de agosto de 1958 em Gary, Indiana. Ele começou sua carreira musical quando era criança como o principal cantor do grupo The Jackson 5, se apresentando em clubes locais.

Em março deste ano, o cantor convocou uma entrevista coletiva na qual anunciou uma série de 10 shows em Londres, no O2 Arena, em comemoração aos seus 50 anos. Todos os ingressos foram vendidos em pouco tempo e a AEG Live, empresa promotora do evento, informou sobre shows extras.

Compartihe:


Em uma das maiores ações da história, a Polícia Civil gaúcha prendeu na Operação 24 Horas mais de 200 pessoas entre o meio-dia de quarta-feira e o meio-dia desta quinta-feira. Munidos de ordens judiciais de busca e apreensão, os policiais civis realizaram vistorias em locais suspeitos de venda de drogas.
Apelidada por alguns agentes de Operação São Joãopor ter sido desencadeada na noite que homenageia o santo —, a ação mobilizou inclusive policiais que atuam, normalmente, em funções administrativas.

Em Santiago, o Delegado de Polícia Regional - José Athaídes Sarturi (Nenito), reuniu a imprensa em seu gabinete, na tarde desta quinta-feira, e apresentou o relatório da operação em nossa região. Aqui em Santiago foram 4 prisões envolvendo o tráfico de drogas. Nas cidades de Itaqui, São Vicente do Sul e Jaguari também houveram prisões. Em São Francisco de Assis, Mata, Nova Esperança do Sul e São Borja a operação foi desenvolvida, porém não houve nenhuma prisão.
A nível de estado, a Operação São João, contabilizou: 231 prisões; aprensão de 45 armas de fogo; 30 Kg de maconha; 372 gramas de cocaína; 2.421 gramas de crack. 850 policiais civis se envolveram na Operação em todo o estado.
A Rádio Verdes Pampas transmitiu com exclusividade toda a explanação do Delegado Sarturi sobre a Operação São João.

Compartihe:

Logo mais às 14 horas, haverá na Delegacia de Polícia Regional de Santiago, uma coletiva de imprensa com o Delegado Regional José Athaídes Sarturi (Nenito). Na oportunidade será apresentado um relatório com as ocorrências e prisões que movimentaram à Operação São João, deflagrada ontem em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

Compartihe:

A Escola de Educação Profissional Caio Fernando Abreu do SEG – Sistema Educacional Galileu – localizada na avenida Júlio de Castilhos 597, está promovendo uma Campanha do Agasalho que teve início em 17 de junho e estende-se até o próximo dia 30. A Campanha é em forma de gincana entre as turmas. A turma que arrecadar mais agasalhos será premiada com uma rodada de pizza com refrigerantes.

A turma 3 do curso técnico em enfermagem do SEG, fará arrecadação de agasalhos no município de Santiago neste sábado, dia 27, a partir das 10h30min até 13h. Os alunos estarão uniformizados com jaleco e crachá. Aqueça este inverno com o SEG.

Compartihe:

(Amanhecer gelado em Pelotas. Foto:Nauro Machado)
O Rio Grande do Sul registrou nesta quinta-feira a temperatura mais baixa do ano. A mínima em Bagé até as 7h era de -2,3ºC. Até então, o recorde deste ano era de -1,8ºC, em Bom Jesus. Diversos municípios gaúchos tiveram temperatura abaixo de 0ºC ao amanhecer. A máxima hoje não passa de 18ºC no Estado. O frio prossegue durante o dia e continua até o fim de semana. No domingo são esperadas algumas pancadas de chuva na região Central e Oeste do Estado. A instalibidade prossegue no início da próxima semana.

Compartihe:

Cruzeiro vence por 3 a 1. Grêmio precisa de 2 a 0 na volta. Postado quarta-feira, 24 de junho de 2009 ás 23:50

Na primeira partida das semifinais da Copa Libertadores, nesta quarta, no Estádio Mineirão, deu Cruzeiro: 3 a 1. Mas o gol fora de casa deixa a situação do Grêmio menos complicada. Uma vitória por 2 a 0 no Olímpico classifica o Tricolor. Wellington Paulista fez o gol cruzeirense aos 38 minutos da etapa inicial. No segundo tempo, Wagner fez logo no primeiro minuto. Fabinho fez o terceiro aos 22. Os gremistas descontaram com Souza, de falta, aos 34.
Inaceitável foi ver o Grêmio perder 3 gols no primeiro tempo, além de uma sequência de passos errados durante toda a partida.
Ao final do jogo, ao conceder entrevista para o canal Sport TV, Souza disse: "Não tá morto quem peleia". Nós gremistas acreditamos nisso!


Compartihe:

Por volta das 15h desta quarta-feira, o agricultor Paulo Luiz Pimentel Dorneles, 41 anos, encontrou a filha, Paula Nicoli Pimentel Dorneles, de pouco mais de um ano de vida, desmaiada, em um açude que passa perto da casa da família, na localidade de Rincão dos Pavanelos, em Unistalda. Minutos antes, ele e a mulher sentiram a falta do bebê. Segundo a ocorrência registrada na Delegacia de Polícia de Santiago, o agricultor levou a filha até o Pronto-Socorro de Unistalda, mas ela chegou ao hospital sem vida.
Fonte: Plantão do Diário de Santa Maria.

Compartihe:


A nova acadêmica a figurar na Campanha de Vestibular de Inverno 2009 é Silvete Delevati, que cursa Pscicologia e atua na Clínica-escola da Universidade, contribuindo para o bem-estar e harmonia de pessoas da comunidade.

A campanha já apresentou 6 personagens e, ao longo do período de inscrições (até dia 07/07), pelo menos mais 2 alunos que fizeram do vestibular a porta de entrada para os melhores lances de sua vida serão apresentados.

Você, egresso ou acadêmico, também pode aparecer no site da URI, só enviar uma pequena história com as informações: nome, curso e o que faz hoje para o e-mail paradivulgar@urisantiago.br, participe!

Você já viu o site do Vestibular URI de Inverno 2009?
Veja: http://www.urisantiago.br/vestibular/inverno2009

Compartihe:


Ontem à noite, a Secretária de Estado da Cultura, Mônica Leal, concedeu entrevista à Rádio Pampa. Na oportunidade ela falou da sua visita à Santiago e Unistalda no sábado passado. Confiram o trecho em que Mônica Leal fala sobre Santiago e Unistalda:
23/06/2009 – Pampa AM 970 Khz – Porto Alegre/RS – Pampa na Tarde
Gustavo Vitorino – Secretária Mônica Leal a senhora esteve em Santiago no 21º Festival da Música Crioula de Santiago, terra do Ruy Gessinger?
Mônica Leal – Estive em Santiago e trouxe aqui pra ti dois CDs, um da Expo Santiago e outro do Dr.Ruy Gessinger
Gustavo Vitorino – Opa, que beleza.
Mônica Leal – E outro do Ruy Gessinger pra ti colocar umas músicas e escutar porque é muito bom. O nosso Ruy Gessinger que além de talento...
Gustavo Vitorino – Que é comentarista do programa do Flávio Pereira, comentarista aqui nosso da Pampa, programa do Paulo Sérgio Pinto. O Dr. Ruy Gessinger é uma figura maravilhosa, que ele une seu conhecimento jurídico ao conhecimento musical, ele e um excelente músico, sabia? Seu Gessinger tem um passado musical muito interessante. Um abraço Dr. Ruy. Sei que o senhor está nos ouvindo daqui a pouco ele tá com seu comentário aqui no programa do Flávio Pereira, quinta às 7 da noite. Como que foi o evento lá?
Mônica Leal – Foi maravilhoso. Estive em Santiago e abri a oficina de arte e fotografia Olhar Feminino que a Secretaria da Cultura promoveu em parceria com a Central Única das Favelas, da CUFA-RS. Participei também da inauguração da primeira Casa de Referência da Mulher de Santiago que vai atender mulheres vitimas de violência e foi nesse local que ocorreu a nossa oficina. Foi muito bonito porque numa manhã de sábado, uma fria manhã de inverno, reuniu muitas mulheres com vontade de aprender a vocação da fotografia, foi muito bonito.
Gustavo Vitorino – Olha o email que acabou de entrar aqui, secretária lá de Santiago.
Mônica Leal – Olha, Leonardo Rosado.
Gustavo Vitorino – Diz o seguinte ó: Grande Gustavo diga para a Mônica que abandone esse trânsito maluco da Capital e venha morar aqui em Santiago do Boqueirão, a terra dos poetas do RS, será muito bem vinda como sempre. Estamos na audiência. Leonardo Rosado lá de Santiago, um abraço. Leonardo, obrigado pela sua participação.
Mônica Leal – O Leonardo, Júlio, Nivia, Felipe, olha nem sei são tantas pessoas maravilhosas porque Santiago tem uma característica incrível aquela gente é fantástica, é acolhedora. Tu entras na cidade e não tem mais vontade de sair. Eu caminhei pela Rua dos Poetas, no sábado de manhã.
Gustavo Vitorino – O Ruy Gessinger não quer voltar mais.
Mônica Leal – Ele tem escritório aqui.
Gustavo Vitorino – É, ele tem escritório aqui e vem aqui na rádio de vez em quando.
Mônica Leal – O Rafael, o João Lemes todos eles são tão especiais que a gente olha e diz é difícil é difícil, é difícil vir embora, mas foi muito interessante a ação do Governo do Estado, da SEDAC que vai acontecer em 40 municípios. São essas oficinas Olhar Feminino e que nós escolhemos Santiago e também fizemos uma doação de produtos culturais ao Centro de Referência da Mulher de Santiago, CDs, DVDs, publicações que são originárias da contrapartida social dos projetos culturais que têm o incentivo são contemplados pela LIC. Então isso foi muito importante porque a gente vê que os projetos que recebem o apoio financeiro, ao mesmo tempo podem fazer uma boa ação oportunizando material, produtos culturais para bibliotecas em Unistalda, onde também apresentei as nossas ações e fiz a doação. Participei de um programa de rádio lá muito importante, estive com o prefeito Moisés em Unistalda, com a família do Ruy Gessinger, o Rudolf, a Maristela com todos eles e em Santiago com o nosso prefeito Ruivo. Hoje fiz um tour com a comitiva de Santiago justamente para a próxima Expo Santiago com o Vianey, com o Ivori, com o Antônio Carlos, com o vereador do PP, com o Roger, com todos eles aqui em Porto Alegre solicitando apoio para a próxima Expo Santiago. E é muito interessante essa feira porque ela reúne várias ações numa só.
Gustavo Vitorino – É...
Mônica Leal – Então é a união de todos que promove um grande projeto
Gustavo Vitorino – Agropecuária, agroindústria, cultura, interessante.
Mônica Leal – É verdade, então na verdade cada um poderia fazer um evento...
Gustavo Vitorino – Separadamente.
Mônica Leal – É... poderiam para brilhar mais, no entanto eles dão uma lição a todo Rio Grande unindo essas ações
Gustavo Vitorino – Interessante.
Mônica Leal – E promovendo um grande projeto, então eu estive em Santiago com eles e valeu a pena, foi uma estada muito produtiva. Ah...o Márcio Brasil, também falei com ele. Olha, eu falaria aqui o programa inteiro sobre Santiago e Unistalda porque tem muito o que contar daquela terra.
Gustavo Vitorino – Eu acho que a senhora vai acabar morando lá.
Mônica Leal – Vale à pena.
Gustavo Vitorino – Vai acabar morando lá porque o Dr. Ruy Gessinger olha não economiza palavras pra falar daquele lugar.
Mônica Leal – Olha aqui as compras na livraria, comprei um livro na livraria do Tide quando andei no centro, pela rua dos Poetas
Gustavo Vitorino – A Rua dos Poetas não poderia ter nada mais nada menos que grande importância para grandes poetas Chalita, Mulheres que Mudaram o Mundo.
Mônica Leal – Estive lá na livraria e conversei com eles. É um espaço muito bonito e depois tomei um cafezinho em Santiago. Voltei no sábado de noite e hoje recebi a comitiva para esse grande evento que é a próxima 3ª Expo Santiago.
Mônica Leal – Eu também estive em Pelotas, não posso deixar Pelotas e Santa Maria de lado onde eu fui abrir o evento do Sistema Estadual de Museus. Nós abrimos uma grande reunião fizemos um encontro da 7ª Região Museulógica do RS. Visitei o Museu da Farmácia que é algo incrível. Estive lá discutindo ações de legislação para essas questões dos museus.
Mônica Leal – Em Santiago e Unistalda eu participei do lançamento da Casa de Referência da Mulher de Santiago e o prefeito Ruivo é um apoiador das questões sociais. Eles têm projetos maravilhosos que podem servir de modelo pro resto do RS. Então ao mesmo tempo em que vou até a cidade, como fui a Santiago e Unistalda levar a cultura, eu trago comigo a experiência deles. Participei hoje da reunião de governo e pude contar o que eu vi lá para usar como modelo para outros municípios.
Colaboração:
Daniele Sallaberry

Coordenadora de Comunicação

Secretaria de Estado da Cultura

Compartihe:

O Hospital de Caridade de Santiago já isolou um quarto e tomou todas as medidas necessárias para atendimento de pessoas suspeitas ou contaminadas pela gripe A(H1N1), a gripe suína.
De acordo com a diretora técnica, médica Sônia Nicola Portela, até o momento não foi registrado nenhum caso no município. Caberá ao Hospital prestar os primeiros atendimentos para posteriormente encaminhar o paciente até Santa Maria. A médica inclusive aconselhou às pessoas que durante o período de férias de julho evitem viajar para as zonas de risco, como Argentina e Chile, por exemplo.

Compartihe:


Nesta terça-feira, 23 de junho, a comitiva que organiza a 3ª Expo Santiago esteve em Porto Alegre para apresentar o projeto do evento e buscar apoio para a realização desta que é considerada a maior multifeira da Região. O Secretário da Indústria, Comércio e Turismo do município, Roger Roos, o Presidente da Expo Santiago, Vianei Lenhard, o Presidente do Centro Empresarial, Ivori Guasso e o Vereador do Partido Progressista, Antônio Carlos dos Santos Gomes visitaram o SEBRAE, a CEEE e Fecomércio.

A Secretária de Estado da Cultura, Mônica Leal, acompanhou o grupo nessas visitas em busca por parcerias. ‘Santiago é um exemplo que o Rio Grande deve seguir, pois a união de forças de vários segmentos para a viabilização dessa grandiosa feira movimenta a cultura e economia da região’ enfatizou a Secretária.

Colaboração:
Daniele Sallaberry
Coordenadora de Comunicação
Secretaria de Estado da Cultura

Compartihe:

A Rede Nicola Veículos de Santiago, com duas lojas - uma na Tito Beccon e outra na BR 287, está promovendo um Super Feirão de carros Chevrolet 0 Km em cima dos últimos dias do IPI reduzido. O Imposto sobre Produtos Industrializados deve se prolongar até o próximo dia 30. A decisão por parte do governo, de prorrogar ou não o IPI, ainda não foi definida às claras.
Se você está pensando em comprar um carro 0Km, o momento é agora. Acompanhe o programa Redação 102 da Rádio Verdes Pampas FM, nesta quarta-feira às 13h30min, e tire suas próprias conclusões. Eduardo Nicola abordará sobre as vantagens de comprar o seu carro 0 na Nicola Veículos.

Compartihe:

Nesta quarta-feira, o Conselho Municipal de Saúde vai promover uma audiência no plenário da Câmara de Vereadores visando a apresentação e discussão do Plano Municipal de Saúde. A secretária Mara Scalcon Machado convida para o evento que vai acontecer a partir das 19h e é aberto para toda a comunidade.
O Plano demonstra um diagnóstico desta área em Santiago, através de indicadores já existentes ou de objetivos, estratégicas e metas a serem atingidas, sendo um estudo com informações e observações importantes para o desenvolvimento da saúde no município.
Para conhecer o Plano Municipal de Saúde, cole o link a seguir em seu navegador, clique e faça o download:

http://g.imagehost.org/download/0615/PLANO_MUNICIPAL_DA_SAUDE

Compartihe:

Comitiva da Fecobat visitou Santiago Postado terça-feira, 23 de junho de 2009 ás 23:15

Na tarde de segunda-feira, a comitiva de divulgação da 21ª Fecobat - Feira de Comércio da Batata Doce de São Vicente do Sul esteve visitando a Rádio Verdes Pampas FM. Na oportunidade o prefeito de São Vicente, Jorge Martins, juntamente com sua esposa e com as soberanas da feira, divulgaram ao vivo o evento que vai acontecer de 9 à 12 de julho. Vale destacar que a Rádio Verdes Pampas estará transmitindo os 4 dias da feira.

Já nesta terça-feira, foi a vez do prefeito Júlio Ruivo receber em seu gabinete a comitiva de divulgação da Fecobat. O prefeito Ruivo confirmou que se fará presente no evento, representando a cidade de Santiago.
O prefeito Jorge Martins e as soberanas estão percorrendo a região para divulgar a maior feira comercial daquele município, que terá os shows de Luiz Marenco, Forró Amor de Novela, Claus e Vanessa e Banda Choppão, entre outros. A feira valoriza a produção da batata-doce no município.

Compartihe:


Mais uma vez, muito obrigado à todos que dedicam seu tempo para ler as linhas aqui do blog. Não tenho palavras para agradecer.
Na última semana foi surpreende o aumento de acessos, em alguns momentos do dia pude acompanhar pelo contador de acessos, em torno de 20 pessoas lendo o blog em tempo real. Foi algo animador!
Percebi também que nas últimas semanas, o blog registrou mais de 100, 200 e até 300 acessos diários!
Obrigado aos leitores, aos colaboradores e aos divulgadores deste espaço!

Confesso que quando criei este blog foi por simples passatempo. Hoje faço o possível e o impossível para postar boas notícias e informações, de uma forma responsável, transparente e ética.
Não gosto de criar ou me envolver em polêmicas, afinal existem outros blogs e blogueiros especializados nisso. Sigo uma linha em que não acho necessário expor a minha opinião sobre muitos assuntos. Apenas quero informar aos que buscam informação.
O objetivo deste espaço é ser um veículo de comunicação que se preocupa em transmitir somente as mais importantes notícias que envolvem a nossa cidade, nossa região e nosso Estado. Vez ou outra alguma notícia a nível nacional e internacional.

Compartihe:


Em reunião realizada na manhã de hoje, na sede do COREDE Vale do Jaguari, com a presença de representação dos nove municípios, foram tratados diversos assuntos, entre eles:
Foi decidido o agendamento de audiências em Porto Alegre, no dia 08 de julho do corrente, com a Senhora Governadora do Estado para tratar da criação de uma Casa de Governo em Santiago, que servirá todos os Municípios componentes do COREDE, tendo em sua constituição representação do maior número de Secretarias Estaduais e demais órgãos do Estado, viabilizando uma descentralização das ações de governo e diminuição da burocracia estatal e com a Direção do DENIT para tratar da reestruturação dos trevos existentes na BR 287, na área de abrangência do COREDE, atendendo a um anseio da comunidade regional, cansada de pagar um alto preço, com perdas de muitas vidas em acidentes, ocasionados por estes trevos.
Foram estabelecidos os critérios para distribuição dos recursos, sendo 50% do valor total dividido igualitariamente entre os nove municípios e os 50% restantes obedecerão a critérios pré-fixados como área do Município, população e número de eleitores.
Quanto ao montante extra que o COREDE fará jus de acordo com o número de votantes na Consulta Popular, ficou decidido que o valor será rateado entre os Municípios na proporção dos votos computados na área de abrangência deste.
Por fim foi estabelecido o cronograma das assembléias municipais com vistas à consulta popular que será realizada no mês de agosto, obedecendo ao seguinte cronograma de assembléias:
- 30 de junho – Capão do Cipó.
- 1º de julho – Jaguari e Mata.
- 06 de julho – Santiago.
- 07 de julho – São Vicente e Cacequi.
- 09 de julho – São Francisco de Assis.
- 10 de julho – Unistalda.
O Presidente Diniz Cogo, ressaltou que ficou entusiasmado com a disposição para o entendimento e espírito de solidariedade demonstrado pelos municípios integrantes do COREDE que discutiram, divergiram, mas por fim chegarão a um acordo que favoreceu a todos.
Santiago, 23 de junho de 2009.

Compartihe:


A chuva deve ter colaborado para este acidente, ocorrido no início da tarde desta terça-feira em Santiago. Foi na esquina das ruas Barão do Ladário com Pedro Palmeiro. A imagem registrada pelo fotográfo do Jornal Expresso, Anderson Taborda, mostra a violência do impacto. Os quatro passageiros que estavam nos veículos estão em observação no Hospital de Caridade e passam bem.

Compartihe:

A Secretária Mônica Leal será entrevistada hoje, às 18h, na Rádio Pampa AM (http://www.pampa.com.br/) no Programa na Tarde, apresentado pelo jornalista Gustavo Victorino. A Secretária falará sobre as ações da Cultura no interior do Estado, entre elas as atividades realizadas no último sábado em Santiago e Unistalda.
Com informações de
Daniele Sallaberry
Coordenadora de Comunicação
Secretaria de Estado da Cultura
(51) 8445 6962

Compartihe:


A foto acima, registrada por Márcio Brasil, além de alertar para a poluição visual em Santiago, desencadeou uma pesquisa por referências. O resultado apontou propaganda enganosa.
De acordo com o o chefe do setor de fiscalização da Prefeitura, César Souza, foi feita uma pesquisa, a qual constatou que o número do telefone é falso e que a FINACRED, atende somente na Região de São Paulo e não possui intermediários. Baseado nisso, a Fiscalização Municipal de Santiago vai retirar das lixeiras, postes de luz e abrigos de ônibus, a referida propaganda.

Compartihe:


O governo do Estado, através da Secretaria da Cultura (SEDAC), realizou a maior doação já feita nesta gestão de contrapartida social originada de projetos culturais da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Um total de 415 itens entre livros, CDs e DVDs foram repassados para cinco instituições em Santiago e Unistalda.
A Casa de Referência da Mulher de Santiago, inaugurada no último sábado, com a presença da secretária da Cultura, Mônica Leal, recebeu 41 livros, 49 CDs e 39 DVDs acerca da cultura gaúcha.
Em Unistalda, a secretária entregou 286 publicações, entre CDs, DVDs e livros, para a Biblioteca Pública Dorotéo Amaral, Biblioteca da Escola Municipal Álvaro Merlin, Biblioteca Municipal Marcus José Zanella e Biblioteca da Escola Estadual João Aquino.

Compartihe:

O blogueiro Márcio Brasil, abordou em seu blog no último sábado a poluição visual encontrada facilmente nas ruas de Santiago. Eis a foto que ele publicou:

Essa é apenas uma das milhares de propagandas existentes em lixeiras, postes, paradas de ônibus, enfim, em todos os cantos da cidade. Após o alerta, o prefeito de Santiago se manifestou sobre a questão:

O Prefeito Julio Ruivo se demonstrou indignado com a poluição visual da cidade, principalmente no patrimônio público. A situação foi presenciada por ele mesmo durante esse fim de semana quando constatou cartazes de publicidade colados em lixeiras públicas e em abrigos de ônibus colocados recentemente na cidade.

O prefeito acredita que os responsáveis pelos eventos que estão sendo divulgados desta forma, não tenham conhecimento deste procedimento e adiantou que vai acionar a fiscalização para que as propagandas sejam retiradas e, se for o caso de repetição, responsabilizará os promotores por provocarem poluição visual.

Em algumas vezes, determinados cartazes, principalmente em postes de iluminação pública, ficam colados até serem deteriorados pelo tempo.

O prefeito alerta aos promotores de eventos da cidade para que fiscalizem a colocação dos cartazes e que não utilizem o patrimônio público como suporte para os mesmos.

Compartihe:


Todos sabem que o locutor Cristian Souto deixou Santiago para atuar na Rede Catarinense de Rádios, em Joaçaba/SC. A Rede integra a Rádio Catarinense AM, Band FM e Jovem Pan FM.

Nos últimos dias mantive contato via msn com Cristian, que me passou informações sobre seus horários e programas nas novas emissoras. Para quem quiser acompanhar o trabalho do santiaguense, aí vai a dica:

Na Catarinense AM
Cristian apresenta ao lado de Juliana Fabrin, o Jornal Primeira Hora. De Segunda à sexta, das 7 às 8 da manhã.
Das 9 ao meio dia, Cristian fica na produção do Jornal do Meio Dia da emissora.
Ele volta pro ar às 13h15min até as 2h45min, na apresentação do Show da Tarde, musical com os hits do sertanejo universitário e bandinhas. Após esse horário, Cristian se envolve com as gravações de boletins e comercias.

Na Band FM
Aos domingos das 9 ao meio dia, Cristian comanda o Tchê Band. O programa destaca o melhor do Tchê Music.

Além disso, um sábado por mês Cristian atua no plantão de Jornalismo; um domingo por mês de plantão no futebol e exporadiacamente atua nas narrações esportivas. Sua estreia, inclusive, foi narrando um evento esportivo.

Acesse: http://www.radiocatarinense.com.br/ e acompanhe os programas apresentados pelo Cristian. Lembrando que o site da Rádio Catarinense possui o link do site da Band FM.

Compartihe:

Comentando o Final de Semana Postado domingo, 21 de junho de 2009 ás 22:08



Olá amigos... finalzinho de domingo, agora são quase 23 horas e resolvi relatar um pouco deste final de semana.
Sábado e domingo de pouco movimento aqui no blog, mas muito trabalho fora dele. Hoje pela manhã rádio e à tarde me doei para apresentar um evento beneficente no bairro Jardim dos Eucalipitos, em prol da construção do Centro de Pastoral São João Batista.
Apesar de um pouco de correria, tive um final de semana ímpar, com destaque para sábado à tarde.
Sábado, após o programa Informativo de Unistalda, apresentado por mim na Rádio Verdes Pampas - ao vivo de Unistalda, tive o prazer de almoçar na cia de Ruy Gessinger e a Secretária de Estado da Cultura, Mônica Leal. Também estavam presentes os colegas de imprensa, João Lemes e Márcio Brasil do Jornal Expresso, além é claro, de Rudolf e Maristela Gessinger. Ruy e Mônica participaram do programa. O melhor veio depois!
Ruy convidou Eu, João Lemes e Márcio Brasil para passearmos pelos seus 2 mil e 500 hectares de campo e nos mostrou toda a estrutura da Pecuária Gessinger. Foram momentos únicos. Paisagens inesquecíveis, mata virgem, piscinas naturais, rochas históricas que existem desde os tempos dos jesuítas (mangueiras de pedra, capelas), cordeiros e gado da mais pura qualidade, bichos silvestres... enfim... tudo muito lindo!
Depois do passeio nos encontramos mais uma vez com a Secretária Mônica na sede da fazenda, um pouco de prosa, alguns goles de cerveja, algumas trocas de presentes e muita descontração!
O mais marcante para mim, durante todo o momento em que fiquei ao lado do Ruy, foi quando ele disse ao vivo na Rádio: "Rafael tu vai pra Rádio Pampa em Porto Alegre... os Diretores da Pampa estão de olho em ti!" (Ufa... fiquei sem palavras por alguns momentos, foi emocionante ouvir aquilo).
Ah... o Ruy é tão gentil que me presenteou com seu 1º cd, que tem a música Rusgas... uma das quais eu mais admiro e que, infelizmente, foi esquecida pela grande maioria dos radialistas. Até meus pais foram presentados, pela passagem do niver da minha mãe, recebi um vinho Gato Negro Cabernet Sauvignon. Que honra!

Compartihe:

Chegou o Inverno... mas sem o Frio! Postado sábado, 20 de junho de 2009 ás 21:21


O inverno que começou oficialmente às 2h45min deste domingo será um duro teste para as portas de guarda-roupa dos gaúchos.
A expectativa dos meteorologistas é de que a estação seja caracterizada por sucessivas oscilações de temperatura em ciclos de alguns dias, exigindo frequentes mudanças no vestuário para se adaptar aos instáveis termômetros. Nos últimos anos, esse padrão climático vinha sendo afetado por fenômenos que deixavam a estação mais fria ou mais quente do que o normal. Desta vez, o inverno começa com tempo quente. Apenas amanhã a nebulosidade avança sobre o Estado e deve começar a chover em várias regiões. Mas o frio mesmo deve mostrar seu rosto apenas na terça-feira.
A principal razão para a montanha-russa climatológica é a ausência, até o momento, de interferências como as provocadas por La Niña ou El Niño – o esfriamento ou aquecimento além do normal das águas do Oceano Pacífico, respectivamente. Com isso, a região sul do Brasil será um campo propício para o avanço periódico de frentes frias nem muito intensas ou fracas demais, extremos que, em anos anteriores, provocaram períodos longos de frio ou temperaturas amenas.
Conforme Cátia Valente, da Central de Meteorologia da RBS, as águas do Pacífico apresentam-se neutras desde meados de maio. Isso confirma que as frentes frias deverão atingir os gaúchos com regularidade variável entre sete e 15 dias, apresentando um mesmo padrão: dois ou três dias de chuva, exigindo roupas impermeáveis, seguidos por igual período de céu claro mas quedas bruscas de temperatura – o que obriga a recorrer a blusões e casacos pesados. A seguir, a temperatura irá subir e dar tons amenos ao inverno.
– Será a estação da dança das roupas – aposta Cátia.
No momento, o Pacífico apresenta uma tendência de aquecimento, mas os meteorologistas são cautelosos em afirmar se atingirá a temperatura suficiente para dar à luz ao El Niño ainda durante o inverno gaúcho – o que poderia provocar mais chuva do que o normal. Até o momento, as previsões indicam chuvas próximas ao padrão histórico.

Compartihe:

O PDT de Santiago conclui neste fim de semana, com entrevista no Programa Ponto de Vista da Rádio Santiago(das 10 às 12h deste domingo), a programação alusiva ao passamento do líder trabalhista, Leonel Brizola.
Um pouco de história
Brizola morreu na noite de 21 de junho de 2004, aos 82 anos, como ex-governador do Rio e presidente nacional do PDT, vítima de insuficiência respiratória, no Hospital São Lucas, em Copacabana.
Brizola nasceu em 22 de janeiro de 1922, no povoado de Cruzinha, perto de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Filho de família de pequenos lavradores, iniciou a carreira política em 1945, quando ingressou no PTB ao lado de um grupo de sindicalistas gaúchos.
Órfão de pai que morreu na Revolução Federalista de 1923, Brizola era viúvo de Neusa Goulart, irmã do ex-presidente João Goulart. Eleito deputado federal pela primeira vez em 1954, Brizola tornara-se ferrenho opositor de Carlos Lacerda, principal adversário do ex-presidente Getúlio Vargas.
Em 1955, elegeu-se prefeito de Porto Alegre e, em 1958, governador do Rio Grande do Sul. Com ampla projeção nacional, elege-se novamente deputado federal pelo então Estado da Guanabara, em 1962, com 300 mil votos, a maior votação obtida até então por um parlamentar na história brasileira. Em 1964, foi cassado pelo golpe militar e exilou-se no Uruguai, até 1979, quando voltou ao Brasil.
Em 1981 fundou o PDT, partido pelo qual foi eleito governador do Estado do Rio duas vezes. Morreu sem conseguir realizar seu maior sonho: Ser presidente do Brasil. Derrotado em 1989 e em 1994, havia anunciado, há cerca de um mês, sua candidatura em 2006.

Compartihe:


O vereador Diniz Cogo retorna neste sábado ao microfone da Rádio Verdes Pampas. A partir das 14 horas ele estará apresentando o Festival de Bandinhas, programa já consagrado nas tardes da emissora e que por quase 1 ano e meio, havia ficado fora do ar. No seu lugar foi criado o Sabadão de Bandinhas, apresentado pelo competente Neri Pereira.
Diniz chegou a receber o apelido de "Bandinha" por seu sucesso à frente do programa. Se não me engano foram, + ou - , 10 anos do Festival de Bandinhas, que após um período de recesso, retorna com muitas novidades.
Tá feito o convite... Neste sábado, das 14 às 18h, Diniz Cogo de volta à Rádio Verdes Pampas na apresentação do Festival de Bandinhas!

Compartihe:

Mônica Leal e Ruy Gessinger na Verdes Pampas Postado sexta-feira, 19 de junho de 2009 ás 21:36

A Secretária de Estado da Cultura, Mônica Leal, acompanhada do Dr. Ruy Gessinger estarão se deslocando para Unistalda na manhã deste sábado para participar do programa Informativo de Unistalda, que é transmitido pela Rádio Verdes Pampas FM todos os sábados das 11h30min às 12h30min. O programa destaca as ações da Prefeitura, Câmara de Vereadores e Comércio Unistaldense. A apresentação do programa é feita por este blogueiro.

Compartihe:


Estudantes de Jornalismo protestaram, nesta sexta-feira, na Capital, contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de derrubar a obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão. Eles interromperam o fluxo de veículos na Avenida Ipiranga, no sentido centro-bairro, por volta das 19h20min. O protesto ocorreu na frente da PUC-RS.
Um pelotão de choque do 11º Batalhão da Polícia Militar foi até o local para negociar a liberação da via. O trânsito já foi liberado, mas o fluxo seguia lento nesta noite na Ipiranga e intermediações da Universidade.

Compartihe:


Rótulos de ovos deverão trazer advertências sobre consumo e preparo deste alimento. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou esta semana, norma que determina a obrigatoriedade, nos rótulos de todos os ovos, das seguintes advertências: "O consumo deste alimento cru ou mal cozido pode causar danos à saúde" e "Manter os ovos preferencialmente refrigerados". Depois de publicada, as empresas terão 180 dias para se adaptar a nova regra.

Compartihe:

Pessoas casadas sob o regime de comunhão universal de bens devem, em um eventual divórcio, partilhar valores relativos à adesão a Plano de Demissão Voluntária (PDV) e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A decisão foi tomada pela Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), fixando a jurisprudência pela qual deve ser dividida a indenização trabalhista correspondente a direitos adquiridos durante o tempo de casamento.
A partilha foi requerida por um ex-cônjuge cuja mulher, em outubro de 1996, aderiu ao PDV da empresa em que trabalhava e colheu os valores do FGTS. A separação do casal só ocorreu em novembro do mesmo ano.
O caso foi julgado inicialmente no juízo de primeiro grau e depois no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Ambos tinham, ao contrário do STJ, afastado a divisão dos valores relativos ao FGTS e ao PDV, sob o argumento de que seriam incomunicáveis os frutos civis do trabalho ou da indústria de cada cônjuge.

Compartihe:

Ruderson Mesquita, na noite desta sexta-feira, reúne amigos no Piscina Tênis Clube para comemorar seu aniversário. Com certeza uma festa pra lá de especial. Fui convidado, mas por motivos de força maior não pude comparecer. Peço desculpas públicas ao amigo Ruderson!

Compartihe:


A Prefeitura de Santiago já iniciou a construção de um chafariz junto a praça da Vila Avósinha, onde foi colocada a estátua do Poeta Aureliano de Figueiredo Pinto, completando o projeto de melhorias na rua Venâncio Aires. As equipes também estão revisando as floreiras com o objetivo de manter o embelezamento da chamada Rua dos Poetas.
Em Tempo: Márcio Brasil é o autor da foto que ilustra a postagem.

Compartihe:


A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, em 2009, é neste sábado. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% das crianças menores de cinco anos com a vacina oral, independente de já ter sido vacinado anteriormente.
No Estado, espera-se alcançar 716 mil crianças, mobilizando 2 mil postos fixos de vacinação e 3 mil pontos volantes, envolvendo 1.492 veículos e 13.337 pessoas.
A poliomielite é uma doença infecciosa provocada por vírus que atinge o sistema nervoso, podendo causar seqüelas e até a morte. No Brasil, as campanhas contra a paralisia infantil são realizadas há 27 anos, consolidando a ausência da doença no país.

Compartihe:

A cidade de Santiago, na Região do Vale do Jaguari, terá neste sábado a "Oficina de Fotografia: Olhar Feminino", promovida pelo governo do Estado através da Secretaria Estadual da Cultura (Ação Mulher, Cultura e Direito) e Coordenadoria Estadual da Mulher (CEM). A atividade faz parte do projeto Cidade Amiga da Mulher e está inserida no programa estruturante Nossas Cidades, gerenciado pela CEM.
Pelo projeto, o ensino de técnicas de fotografia será usado como ferramenta para estimular o olhar feminino sobre o contexto onde as mulheres vivem. Também serão abordados, através de discussões, temas como protagonismo feminino e auto-estima, com a realização de dinâmicas de grupo, promoção de capacitação técnica e reflexiva sobre a produção fotográfica, além do desenvolvimento pessoal, social, auto-estima, conhecimento, liderança, iniciativa, respeito, solidariedade e cooperação.
A oficina também serve como um curso de capacitação para a geração de renda, para um público direto de 400 pessoas e um público indireto de 3.000. Ao todo serão 20 oficinas a serem realizada nos municípios de Alvorada, Balneário Pinhal, Bom Retiro do Sul, Ibirubá, Imbé, Nova Petrópolis, Paverama, Pelotas, Roca Sales, Rolante, Santa Cruz do Sul, Santa Maria do Herval, Santana do Livramento, Santiago, São Leopoldo, União da Serra, Xangri-lá, Selbach, Arroio do Sal e Arroio do Tigre.
Fonte: Agência de Notícias do Governo do Estado do RS.

Compartihe:

Leitores no Site

O Blog no Facebook

Seguir por email

Previsão do Tempo para Santiago

Vereador Eleito - Gestão 2017-2020

Vereador Eleito - Gestão 2017-2020

Rafael Nemitz Eventos

Rafael Nemitz Eventos

Thomas Machado faz show em Santiago

Thomas Machado faz show em Santiago

O Blog Recomenda: Ford Superauto de Santiago

O Blog Recomenda: Ford Superauto de Santiago

Fisioterapia

Fisioterapia

Contabilidade de Qualidade!

Contabilidade de Qualidade!

Advocacia Bianca Piveta/Santiago-RS

Advocacia Bianca Piveta/Santiago-RS

Gaúcha Grill e Galleteria

Gaúcha Grill e Galleteria

Nova Loja da VIVO em Santiago

Nova Loja da VIVO em Santiago

Locação de Brinquedos para Festas

Locação de Brinquedos para Festas

Produtos de higiene e limpeza!

Central do Transporte Escolar

Médico Rafael Cruz - Clínico Geral!

Médico Rafael Cruz - Clínico Geral!

Equipacar é nome de confiança em Santiago

Equipacar é nome de confiança em Santiago

Brinquedos para Festas Infantis

Brinquedos para Festas Infantis

Fasp Art Alimentos, Buffet e Decoração

Fasp Art Alimentos, Buffet e Decoração

Tele-entrega e Moto-táxi em Santiago

Tele-entrega e Moto-táxi em Santiago
Presta serviços ao Blog. Recomendo!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Madalosso Gás e Água

Grupo Batista

Grupo Batista
Compartilhando ideias. Conectando soluções.

Lopes Segurança e Prestação de Serviços

Lopes Segurança e Prestação de Serviços

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

SANTIAGONET agora é 100% Fibra Ótica

SANTIAGONET agora é 100% Fibra Ótica

KL Copos Personalizados em Santiago!

KL Copos Personalizados em Santiago!

Farmácia Agafarma em Santiago!

Farmácia Agafarma em Santiago!

Clínica de Odontologia

Agri Doce Restaurante e Grill

Agri Doce Restaurante e Grill

Pague menos no seu lanche com Delivery In Box

Pague menos no seu lanche com Delivery In Box
CLIQUE NA IMAGEM PARA IR ATÉ O SITE

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Mestre Mania Viandas!

Mestre Mania Viandas!

Xis Mania: Sabores salgados e doces!

Xis Mania: Sabores salgados e doces!

Deon Autolocadora: Carros novos para aluguel

Deon Autolocadora: Carros novos para aluguel

Advocacia de Qualidade!

Advocacia de Qualidade!

Gráfica Universo em Santiago!

Gráfica Universo em Santiago!

O Blog Recomenda!

O Blog Recomenda!
Atende toda região!

Odontologia: Ela cuida do meu sorriso!

Odontologia: Ela cuida do meu sorriso!

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias

Todas as postagens do Blog