FEAGRO em São Francisco de Assis começa nesta sexta-feira Postado quarta-feira, 30 de setembro de 2009 ás 19:52


Durante os dias 02, 03 e 04 de outubro de 2009, o município de São Francisco de Assis, através da Secretaria de Indústria e Comércio e CDL, promovem a terceira edição da Feagro – Feira de Agroindústrias e Artesanatos com participação de produtores rurais de São Francisco de Assis, especialmente, do programa de agroindústrias “Jeito Caseiro” e de artesãos que estarão expondo seus trabalhos confeccionados à base de lã, madeira, couro, etc.
Uma inovação neste ano será a nova praça de alimentação que será montada no novo Ginásio de Esportes. Os shows acontecem no novo pavilhão e mais uma vez serão totalmente gratuitos.
A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL promove paralelamente ao evento, a Feira de Liquidação com participação de diversas empresas locais.
A abertura oficial do evento acontece no dia 02, a partir das 19h e logo após haverá show com a dupla Anderson e Valdemar. No sábado, dia 03/10, às 23h30min, show com a Banda Forró Vida Louca e no domingo, dia 04, às 17h, show de encerramento com Anderson e Valdemar e Banda AV.
Fonte:
Blog de Herton Couceiro (http://hertoncouceiro.blogspot.com/)
Assessor de imprensa da Prefeitura de São Francisco de Assis.
O Jornal Pampa Regional estará presente nos três dias da Feagro, inclusive através de estande, realizando a cobertura do evento.

Compartihe:


Hoje, às 19 horas, no Centro Cultural de Santiago, será realizado o lançamento do livro de autoria do ex-promotor de Justiça Odilon Rebes Abreu, Balaio de Causos, com capa e ilustrações de seu irmão Neltair Rebes Abreu – Santiago.
Segundo o historiador Valdir Amaral Pinto, diretor do Departamento de Memórias do Centro Cultural, “era intenção do doutor Odilon, recentemente falecido, lançar o seu livro em Santiago, onde se criou, foi líder estudantil, tem familiares e deixou inúmeras amizades”.
Para o lançamento deverão vir de Porto Alegre, além de seu irmão “Santiago”, que também autografará trabalhos seus, a viúva de Odilon, Eloisa Abreu; Paulo Flores Pinto e Miguel Fredeiro do Espírito Santo, escritores e amigos do autor, além de outros familiares do mesmo.
Segundo o doutor Valdir, a comunidade santiaguense, onde o doutor Odilon deixou grandes amigos, deverá estar presente ao lançamento da obra.
O livro trás causos gauchescos, narrados com muito espírito pelo autor, muitos deles envolvendo personagens bem conhecidos de Santiago e da Região.

Compartihe:

São duas da madrugada. Acabo de receber todas as informações e as fotos da prisão de Carlos Roberto Sassi Scheffer, que confirmou ter matado o empresário catarinense João Alexandre Mafra. O corpo da vítima foi encontrado no Hotel Glória, segunda-feira. A prisão aconteceu em Marau, no norte do estado.
Matéria completa sobre o caso, incluindo as fotos da prisão, na 4ª edição do Jornal Pampa Regional que circula amanhã, 1º de Outubro.

Compartihe:

Foi preso na noite desta terça-feira, em Marau, no norte do Estado, o homem que acompanhava o empresário João Alexandre Mafra, 68 anos, morto na segunda-feira, em Santiago. Ele é suspeito de assassinar o empresário em um quarto de hotel na cidade da Região Central.
O suspeito que viajou com Mafra a trabalho, para vender cristais da loja que o empresário mantinha em Itajaí (SC), a Cristais Mafra, sumiu com o carro da vítima na noite em que ela foi assassinada. Ele teria confessado o crime durante depoimento à polícia, mas não teria explicado os motivos do assassinato.
A polícia acredita que Mafra foi vítima de um latrocínio (roubo com morte), já que o suspeito levou o carro e os cristais que eles venderiam em Santiago.
O corpo do empresário chegou a Itajaí por volta das 13h de terça-feira. Às 16h, uma missa foi celebrada no Cemitério da Fazenda, no bairro Fazenda. O enterro ocorreu logo após a missa.

O empresário, que trabalhava há mais de 30 anos com loja de cristais, era casado e tinha sete filhos.

Fonte: Diário de Santa Maria.

Em tempo: o autor do crime em Santiago foi preso em Marau por estupro, processo anterior pelo qual ele estava sendo procurado em todo o estado.

Compartihe:

Diário de Santa Maria: Caps de Santiago sofre arrombamento Postado terça-feira, 29 de setembro de 2009 ás 11:53

O Centro de Atenção Psicossocial 2 (Caps), que fica na Rua Félix da Cunha, em Santiago, foi alvo de um arrombamento na madrugada desta segunda-feira, por volta das 3h. Quando a secretária do Caps chegou ao local, encontrou o alarme arrancado e o fio do telefone cortado. A porta dos fundos do estabelecimento foi arrombada. Segundo a ocorrência da Polícia Civil, foi levado um aparelho de DVD.
Fonte: Diário de Santa Maria.

Compartihe:

Um mercado da Rua Desembargador Cesar Dias, bairro Alto da Boa Vista, em Santiago, foi vítima de um assalto na noite desta segunda-feira. Por volta das 19h20min, um homem usando um touca verde para cobrir o rosto, usou uma arma para render as duas caixas do estabelecimento comercial. Segundo a ocorrência registrada pela Polícia Civil, ele teria ameaçado as funcionárias e dado um tiro contra o chão. Ele fugiu com o dinheiro dos caixas.
Fonte: Diário de Santa Maria.

Compartihe:

A Polícia Civil de Santiago investiga a morte do empresário João Alexandre Mafra, 68 anos, dono de uma fábrica de cristais em Itajaí, Santa Catarina, que foi encontrado morto na segunda-feira pela manhã em um hotel, na região central do Rio Grande do Sul.
O delegado responsável pelo caso, João Carlos Brum Vaz, acredita em latrocínio — roubo com morte — e afirma que o principal suspeito do caso é um homem que acompanhava a vítima na viagem na qual faziam visitas a lojas de Santiago para a venda de cristais.
Em contato com a família da vítima, o delegado obteve o nome do suspeito, que seria um funcionário da vítima. Nesta terça-feira, o delegado deve mostrar uma fotografia do suspeito a pessoas que viram o homem que acompanhava Mafra em Santiago para saber se é o mesmo que saiu com ele de Itajaí. Delegacias de todo o Estado e de Santa Catarina foram alertadas sobre o caso já que o suspeito teria fugido no carro da vítima, um Honda Civc prata. Segundo Vaz, no carro da vítima estavam diversas amostras de cristal. O homem que está sendo procurado é de pele moreno e careca e tem cerca de 30 anos.
A morte do empresário foi descoberta depois que pessoas encontraram duas chaves do Hotel Glória, onde a vítima e seu suposto funcionário estavam hospedados desde sexta-feira, jogadas na Avenida Alceu Carvalho, no Alto da Boa Vista, perto da saída para a BR-287. As chaves foram entregues no hotel. Quando o proprietário entrou no quarto 6, onde estava a vítima, encontrou Mafra tapado com um lençol e sangramentos na boca e nariz. No quarto 4, onde estava o suposto funcionário, foi achada uma cadeira sem o pé, que teria sido quebrado para dar os golpes contra a cabeça da vítima.
Segundo a necropsia, o empresário teve traumatismo craniano. De acordo com o delegado Vaz, o homem que acompanhava o empresário na viagem foi visto pela última vez no domingo, quando teria usado o carro da vítima para sair para jantar, não retornando mais ao hotel.
Fonte: Diário de Santa Maria.
Reportagem de Marilice Daronco.

Compartihe:

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, encaminhou ontem aos presidentes dos tribunais regionais eleitorais (TREs) ofício em que reitera que proposta que aumenta o número de vereadores não poderá entrar em vigor nesta legislatura. A PEC aumentou o número de vereadores em municípios de todo país dos atuais 51.988 para 59.611.
No ofício, Britto citou a resposta a uma consulta, em 2007, na qual o TSE disse, de forma unânime, que a emenda constitucional não retroage. Assim, o novo número de cadeiras parlamentares fixadas pela PEC dos Vereadores teria de ser submetido a uma convenção partidária, o que se dá entre 10 e 30 de junho do ano da eleição.
Fonte: Agência Brasil

Compartihe:

Os funcionários do Banrisul aderem nesta terça-feira à greve dos bancários. Trata-se de uma paralisação de 24 horas, referendada ontem em assembleia realizada no começo da noite em Porto Alegre. Essa ação já tinha sido indicada no último dia 23, quando as assembleias decidiram pela greve, por tempo indeterminado, na Caixa Econômica Federal, no Banco do Brasil e em bancos privados.
Fonte: Clic RBS.

Compartihe:

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou um projeto que antecipa a maioria dos feriados que ocorrerem no meio da semana para as segundas-feiras. Por se tratar de aprovação em caráter conclusivo, o projeto não precisa passar pelo Plenário da Casa e segue direto para apreciação do Senado. Se aprovada, a matéria vai a sanção presidencial.
O projeto de autoria do deputado Milton Monti (PR-SP) estabelece que os feriados que caírem entre as terças e sextas-feiras serão comemorados por antecipação nas segundas-feiras. Não fazem parte da lista as datas de 1º de janeiro (Confraternização Universal), Carnaval, Sexta-Feira Santa, 7 de setembro (Independência) e 25 de dezembro (Natal). A proposta também prevê que havendo mais de um feriado na mesma semana, o segundo passará para a semana seguinte.
Apresentado em 2003, o projeto foi aprovado por unanimidade na Comissão de Educação e Cultura da Câmara em julho de 2004. Na justificativa da matéria, o deputado Milton Monti afirma que os feriados que caem no meio da semana "causam muitos transtornos e prejuízos à economia do país, principalmente ao comércio". Monti disse ainda que quando um feriado é comemorado na segunda-feira, o trabalhador pode planejar melhor a sua vida e aproveitar um fim de semana prolongado sem que a economia fique prejudicada.
Fonte: Agência Brasil.

Compartihe:

A semana começou mal, infelizmente. Acidente de trânsito com vítima fatal, morte misteriosa no hotel Glória e ainda um assalto ao mercado do bairro Alto da Boa Vista (este último noticiado por Júlio Prates). Complementando com as ocorrências de menor porte, as páginas policiais dos jornais locais terão muito assunto esta semana. A violência dos grandes centros, cada vez mais, se aproxima do interior.

Compartihe:

João Alexandre Mafra, 68 anos, residente em Itajaí/Santa Catarina, foi encontrado morto no hotel Glória em Santiago na tarde desta segunda-feira, com ferimentos na cabeça. A Polícia Civil já esta investigando o caso e aguarda relatório da perícia. Uma das possibilidades seria latrocínio (roubo seguido de morte).
Segundo o plantão da Polícia Civil, a morte se deu por traumatismo craniano. Já existe um suspeito, o qual está foragido.
Matéria editada pelo blog. (Atualizada às 22h)

Compartihe:

Por volta das 15h20min desta segunda-feira, um acidente fatal foi registrado na BR 287, entre Santiago/São Borja. O condutor do veículo, Sr. José Gilvan Flor, tenente aposentado, morreu na hora, devido a gravidade do acidente. O corpo foi jogado para fora do veículo. O tenente servia no 19º Grupo de Artilharia de Campanha em Santiago e se aposentou em março deste ano.
Informações preliminares dão conta de que o condutor estava acima da velocidade permitida e sem cinto de segurança. O trecho em questão, Km 500 da BR 287, está em obras, o que colaborou para causar o acidente.
Em breve, mais informações sobre este acidente.
Matéria exclusiva editada pelo blog.

Compartihe:

Os funcionários dos Correios no Rio Grande do Sul decidiram, em assembleia, retornar ao trabalho a partir da meia-noite desta terça-feira. Eles não aceitaram a proposta de reajuste salarial de 9% em acordo bianual feita pela empresa, mas irão acabar a greve mesmo assim.
De acordo com informações da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos (Fentec), 16 sindicatos - dos 35 filiados - aceitaram a proposta. Para que a greve termine em caráter nacional, seria necessário que, pelo menos, 18 sindicatos aceitassem a proposta.
Fonte: Rádio Gaúcha.

Compartihe:

Iniciou a retirada da grama do estádio Alceu Carvalho. A sede oficial da Copa Santiago de Futebol Juvenil vai receber grama nova. Foram destinados pelo Governo do Estado, na ordem de R$ 30 mil para os custos. Esses valores foram anunciados na semana passada ao prefeito Júlio Ruivo e ao deputado Marco Peixoto, durante audiência no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
Fonte: Rádio Santiago.

Compartihe:


Exatamente às 20 horas deste domingo, a Rede Record fez o lançamento do seu portal de notícias - o R7 (http://www.r7.com/). O lançamento aconteceu hoje por dois motivos: 27 de Setembro de 2009 comemora o aniversário de 56 anos de idade da Rede Record e o aniversário de 2 anos do canal de notícias Record News.
O lançamento foi anunciado ao vivo na programação da Record. 3 minutos antes das 20h, Ana Paula Padrão e Celso Freitas fizeram o anúncio oficial do "maior e melhor portal de notícias do mundo" - assim o R7 foi apresentado pelos dois jornalistas.
Sobre o R7
R7 aproveitará irá apresentar material exclusivo do portal vídeos da TV Record, da Record News e da Record Internacional e conteúdos de veículos do grupo, como o jornal Correio do Povo e as rádios Cidade, Record e Guaíba.
Além do conteúdo noticioso, o R7 contará com vídeos próprios e blogs de personalidades ligadas ao canal, como os apresentadores Ana Hickmann e Brito Junior e os jornalistas Ana Paula Padrão, Celso Freitas, Cosme Rímoli e Fabíola Reipert.
Matéria editada pelo blog.

Compartihe:

Foi feio o temporal que atingiu o RS nessa madrugada. Além do nosso estado, Santa Catarina também registrou queda de granizo, alagamentos, desmoronamentos, etc. São várias as cidades atingidas, nos dois estados, pela força da natureza. Aqui na nossa região, cidades nas proximidades de Santa Maria e Jaguari ficaram sem abastecimento de luz, devido a violência do temporal. Em Santiago, tudo 100% (aparentemente).
Analisando todas essas informações e visualizando as fotos do temporal no Clic RBS, cheguei a uma conclusão: Como é bom morar em Santiago e que maravilha saber que nossa cidade está localizada em uma região privilegiada. Dificilmente somos atingidos por fortes temporais e quando isso acontece, não temos enchentes, destelhamentos, desmoronamentos. É claro que algumas consequências são registradas, mas pouca coisa, perto do que acontece em outras cidades gaúchas. Até nesse sentindo, Santiago pode ser considerada uma cidade tranquila!
Matéria editada pelo blog.

Compartihe:

Avô e Neto morrem na RSC 377 Postado sábado, 26 de setembro de 2009 ás 20:48

Elvidio Zucoloto Brittes, 70 anos, e seu neto, Leandro Severo Brittes, quatro anos, morreram na manhã deste sábado em acidente na rodovia Joia-Santiago (RSC-377), em Joia. Eles estavam em um Uno, que bateu de frente em um Space Fox, por volta das 10h.
A colisão ocorreu próximo ao trevo de acesso da localidade de Espinilho Grande, onde Brittes morava. Ele andava em direção a Joia no momento do choque. Brittes morreu no local. O neto foi socorrido, mas morreu a caminho do hospital.
A motorista do Space Fox, Ana Paula Toniolo da Silva, 36 anos, foi levada ao Hospital da Unimed, em Ijuí. Após receber os primeiros socorros, foi transferida para o Hospital de Caridade de Santa Maria.
Fonte: Clic/RBS.

Compartihe:

O governo deverá definir até dezembro o padrão de rádio digital que será adotado no país. A escolha está entre os sistemas norte-americano e europeu. A ideia era usar um modelo híbrido, porém como o padrão norte-americano teve problemas, a decisão foi adiada.
Fonte: Correio do Povo.

Compartihe:

Pecuária Gessinger é destaque na BOEXPA Postado sexta-feira, 25 de setembro de 2009 ás 18:34

Final de tarde de sexta-feira e recebo notícias lá de Bossoroca. A Pecuária Gessinger, do Ruy, Maristela e Rudolf já é destaque naquela querência. Uma borrega Ile de France foi premiada como melhor ovino da feira - a BOEXPA (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Bossoroca), que este ano chega a sua 41ª edição. A exposição teve início hoje e prossegue até domingo, dia 27.
Matéria editada pelo blog.

Compartihe:


Logo mais a noite, o CTG Coxilha de Ronda irá comemorar seus 52 anos de existência. Para festejar a data, haverá jantar(churrasco) e baile com o grupo Os Bertussi. Sócios titulares não pagarão ingresso.
Matéria editada pelo blog.

Compartihe:

O 5º Regimento de Polícia Montada – Brigada Militar, realiza de hoje até o dia 27 de setembro(domingo), a 8ª etapa da Liga Hípica Central e 3ª etapa do Campeonato de Saltos da Brigada Militar. A abertura, será hoje às 19h30min na Carrieri do Regimento com a presença de autoridades.
Em seguida iniciam as provas com a participação do 1º Regimento de Polícia Montada (Santa Maria); 2º Regimento de Polícia Montada (Santana do Livramento), 3º Regimento de Polícia Montada (Passo Fundo), 4º Regimento de Polícia Montada (Porto Alegre), 5º Regimento (Santiago), 6º Regimento de Polícia Montada (Bagé) e 7º Regimento de Polícia Montada (Santo Ângelo), além da Liga Hípica Central de Santa Maria e São Gabriel, Unidades do Exército Brasileiro integrantes da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e do Exército Uruguaio, totalizando 108 cavalos e 132 conjuntos que estarão disputando as provas.
De acordo com o Major Laudemar Cassanta Chaves, comandante do 5º Regimento, são esperadas cerca de 350 pessoas, entre competidores e acompanhantes, fora os espectadores de Santiago e Região que costumeiramente prestigiam a Temporada Hípica. A entrada é franca.
Fonte: Rádio Santiago.

Compartihe:


O comando da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, através do General José Eustáquio Nogueira Guimarães, divulgou Nota informando a respeito do falecimento do 2º tenente Victor Rafael Marenda, da 11ª Companhia de Comunicações Mecanizada ocorrido no dia 20 de setembro, por volta das 21 horas, em sua residência.

O falecimento ocorreu em Próprio Nacional Residencial – PNR sob a responsabilidade da 11ª Cia Com MEC, razão pela qual a apuração das circunstancias do fato cabe à justiça militar. A 11ª Cia Com instaurou inquérito Policial Militar, com prazo de conclusão de 40 dias.

Ainda segundo a Nota “é oportuno informar que o Exército Brasileiro prestou toda assistência necessária à família do militar, por ocasião do sepultamento ocorrido nesta semana, em Ponta Grossa, no Paraná”.

O Comando da 1ª BDA C Mec lamenta o falecimento do Tenente Marenda e aguarda a conclusão do referido Inquérito Policial Militar a cerca dos fatos. O oficial foi encontrado morto na sua residência com um tiro na região da cabeça, com hipótese de suicídio, confirmação ou não que dará através de inquérito.

O 2º Tenente Marenda, de 25 anos, natural de Ponta Grossa – Paraná, concluiu a Academia Militar das Agulhas Negras no final de 2007 e foi classificado na 11ª Cia Com MEC, em Santiago-RS. Fruto de sua capacidade profissional, o militar foi selecionado para realizar o curso de Guerra Eletrônica, em Brasília, no corrente ano, tendo concluído com louvor o referido curso e, recentemente, retornado a Santiago.
Fonte: Rádio Santiago.

Compartihe:

3ª edição do Pampa Regional Postado quinta-feira, 24 de setembro de 2009 ás 21:09


Circula a partir desta quinta-feira, a 3ª edição do jornal Pampa Regional - o mais novo veículo de comunicação da Terra dos Poetas. Dentre as matérias principais, destaca-se entrevista com Leonir Minuzzi, Patrão do CTG Coxilha de Ronda.
Inovações
A pedido de nossos leitores, a 3ª edição traz algumas novidades, como horoscópo e palavras cruzadas.
O Pampa Regional está a disposição para assinantes (R$ 5.00 mensais) ou à venda pelo valor de R$ 2.00. Quem desejar ter seu exemplar, entre em contato com nossa redação, (55) 3251.3881.
Em tempo: Tivemos um pequeno problema na finalização da 3ª edição do Pampa Regional, mas o jornal ficou pronto a tempo, ou seja, no dia de sua circulação. Nesta sexta, daremos prosseguimento à entrega aos assinantes. Aos amigos Júlio Prates e Leonardo Rosado, levarei pessoalmente como fiz das outras vezes.
Matéria editada pelo blog.

Compartihe:

1º dia da greve dos bancários no Rio Grande do Sul. Em Santiago, visualizei apenas o Banco do Brasil aderindo a greve. As demais agências seguem com seu trabalho rotineiro.
Matéria editada pelo blog.

Compartihe:

Na manhã desta quinta-feira, por volta das 10h40min, a Secretária de Estado da Cultura, Mônica Leal, estará participando do programa Santiago Atualidades da Rádio Santiago, apresentado pelo meu grande amigo Paulo Pinheiro. Na oportunidade, a secretária falará do curso para formar produtores culturais que acontece em Porto Alegre nesta sexta-feira, 25 de Setembro.
Matéria editada pelo blog.

Compartihe:

Em assembleia realizada na tarde de ontem, os examinadores de trânsito do Rio Grande do Sul decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira.
— A categoria se reuniu e decidiu fazer essa paralisação porque o Estado condenou os examinadores a uma pena de banimento do trabalho, ao fazer uma lei que criou cargos no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e determinou a exclusividade do departamento na realização das avaliações teóricas e práticas para os candidatos à carteira de motorista — diz o secretário-geral do sindicato da categoria, Valdir Salaberry Júnior. Os examinadores também protestam contra a exigência de taxas de credenciamento para a categoria. Depois de um encontro com o secretário Estadual de Administração, Elói Guimarães, ficou agendada para segunda-feira uma reunião com o diretor-presidente do Detran, Sérgio Fernando Filomena.
ANOTE:
Quem não pode realizar o exame hoje por causa da paralisação deve, segundo a Fundae, entrar em contato com o respectivo CFC. Para mais dúvidas podem ser esclarecidas pelo número 0300 647 9600. Ainda segundo a fundação, o reagendamento das provas será encaminhado a partir desta quinta-feira, e divulgado em até 48 horas pelos CFCs.
Bancários também entram em greve
Em assembleia na noite dede ontem, o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região decidiu entrar em greve a partir desta quinta-feira. Funcionários do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e bancos privados devem paralisar por tempo indeterminado. Os servidores do Banrisul não irão aderir à greve, mas farão uma paralisação de 24 horas na próxima terça-feira.

Resta-nos saber se os bancos do interior também irão aderir a grave. A informação deve ser confirmada na manhã desta quinta-feira.
Matéria editada pelo blog.

Compartihe:

Um bebê normal, ao lado do bebezão

Uma mulher deu à luz, em um hospital da Indonésia, um bebê de 8,7 quilos e 62 centímetros, informou a imprensa local nesta quarta-feira. A criança, que nasceu saudável na segunda-feira, embora tenha tido que receber oxigênio, porque, a princípio, teve dificuldades para respirar -, veio ao mundo através de cesariana por decisão dos médicos do hospital da cidade de Medan, onde a mulher foi atendida. A mãe, que no momento do parto atravessava o nono mês de gestação, tem outros três filhos, todos eles nascidos com ajuda de uma parteira e mediante o método tradicional, segundo o jornal digital Detik.

Compartihe:

Congresso promulga PEC dos Vereadores Postado quarta-feira, 23 de setembro de 2009 ás 20:42

O Congresso Nacional promulgou nesta quarta-feira, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta em cerca de 7 mil o número de vagas nas câmaras de vereadores em todo o país. A Câmara dos Deputados concluiu a votação em segundo turno nesta terça-feira (22). O total de vagas nas câmaras irá de cerca de 52 mil para 59 mil. O projeto determina também a redução dos repasses de recursos para os legislativos municipais.

Com a promulgação, os suplentes, que mais uma vez estiveram no Congresso nesta noite, vivem agora a expectativa sobre a posse. O texto da PEC determina que os efeitos da decisão são relativos a 2008, o que visa garantir que eles possam assumir imediatamente.

Existem questionamentos jurídicos, no entanto, sobre a legalidade desta retroatividade. Após a aprovação em primeiro turno, ainda neste mês, os presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, manifestaram dúvidas sobre a possibilidade da posse dos suplentes. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, já anunciou que acionará o STF caso a justiça eleitoral comece a dar posse aos suplentes.

Na votação de terça-feira na Câmara, o deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), enfatizou essa posição e classificou como “iludidos” os suplentes que acompanharam a sessão. “Os suplentes não tomarão posse. Esta eficácia produzirá efeitos para 2012, efetivamente. Esta minha posição foi ratificada pelo ministro Carlos Ayres Britto e também pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes”.

O relator, Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), subiu à tribuna na ocasião e rebateu o petista e outros críticos da proposta. Ele afirmou que o Congresso tem a responsabilidade de fazer leis e cabe ao Judiciário apenas cumprir. “A legislação eleitoral quem faz é essa Casa, não é o TSE ou o Supremo. Essa emenda constitucional está acima de qualquer resolução do TSE”.

Após a promulgação, os suplentes de vereadores puxaram em coro o hino nacional. Após cantarem o hino, com a participação dos presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) e da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), os suplentes cantaram "parabéns a você" para Temer, que completa aniversário nesta quarta-feira.

Redução de repasse

A PEC trata também da redução de repasses para os legislativos municipais. Atualmente, o repasse de recursos dos municípios para as câmaras varia de 5% a 8% de acordo com o número de habitantes das cidades. Com a PEC, o repasse irá de 3,5% a 7%. O percentual se refere ao teto que pode ser repassado. Em alguns casos, as câmaras tem devolvido recursos ao caixa das prefeituras.

A discussão sobre o repasse foi o que impediu a promulgação da PEC ainda em 2008, quando ela já tinha sido votada nas duas casas do Congresso. A proposta aprovada pela Câmara abrangia os dois temas, mas o Senado, no entanto, retirou do projeto a redução do repasse, deixando para análise em momento posterior.

Como uma parte da PEC foi aprovada sem modificações, ela poderia ser promulgada parcialmente. O então presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), no entanto, se recusou a assinar a promulgação por entender que os artigos estavam ligados e não poderiam ter sido desmembrados. Ele teve o respaldo da Mesa Diretora. A decisão foi mantida pelo novo presidente, Michel Temer (PMDB-SP).

Garibaldi Alves (PMDB-RN), então na presidência do Senado, chegou a acionar o Supremo contra a Câmara. José Sarney (PMDB-AP), no entanto, desistiu do recurso e devolveu a proposta para a análise da Câmara. Já sob a presidência de Sarney, a questão do repasse foi aprovada pelo Senado e seguiu para a Câmara, onde foi apensada para tramitar junto com a proposta original.

Na votação de terça-feira, os deputados aprovaram as duas medidas, o aumento do número de vagas e a redução do repasse. Por isso, o Congresso pode promulgar agora a PEC com a abrangência dos dois temas.

Fonte: G1 - Site de Notícias da Globo.

Compartihe:


Matéria publicada no Jornal Zero Hora da última terça-feira, 22/09:

Um recanto para a poesia
Em Santiago, o destino de boa parte dos versos de poetas era ir para a gaveta. Foi por isso que os professores e amigos Auri Antônio Sudati (foto), Zé Lir Madalosso e Aldacir Fiorenza Couto decidiram fundar o jornal Letras Santiaguenses.
A publicação bimestral, de 12 páginas, seria veículo das crônicas e poesias dos nativos da cidade. Hoje, 13 anos depois da fundação, seus preciosos espaços são disputados por escritores de todo o Estado, de diversas partes do Brasil e até de outros países, como Cuba, Espanha e Portugal.
– Morei em Santiago por quase 30 anos. Estou em Santa Maria há sete. Mas insisti para que pessoas de fora participassem para dar mais vitalidade ao jornal – disse Sudati, atual presidente da Casa do Poeta de Santa Maria (Caposm).
Por tradição, sempre há dois ou três autores novos a cada edição. Outra prática tradicional do Letras Santiaguenses é ter na capa uma entrevista ou reportagem sobre autores conhecidos – sejam eles prata da casa ou grandes nomes, como Machado de Assis. O costume, conta Madalosso, começou com uma visita do santiaguense Caio Fernando Abreu à terra natal, em 1996.
– Naquela época, já estava muito doente e, dias depois, morreu. Então, fizemos uma homenagem na segunda edição do jornal. Desde então, há sempre um escrito homenageando um autor na capa – explica Madalosso.
Uma tradição mais recente é a presença de um busto e de um verso de um poeta célebre no cabeçalho do jornal.
Empenho para continuar com trabalho de divulgar a poesia
Diariamente, Sudati e Madalosso (Couto deixou o projeto anos atrás) recebem poemas e textos de toda parte. Cada edição conta com pelo menos 70 autores que, para serem publicados, devem pagar uma taxa de até R$ 15 – dinheiro que custeia as despesas de editoração gráfica e impressão.
Depois de escolhidas as peças, o material é enviado, por e-mail, para Bento Gonçalves, onde o jornal é diagramado. Por fim, a impressão é feita em Santo Ângelo. Uma tiragem de 3,1 mil exemplares custa R$ 1 mil.
– Não dá para ter lucro. Somos praticamente uma cooperativa de autores que têm o apoio de algumas empresas, que a gente anuncia no jornal. O dinheiro recebido serve para pagarmos as despesas, já que enviamos muitos jornais para bibliotecas, empresas, escolas. Custa R$ 1 cada exemplar enviado como impresso – explica Sudati.
Por tanto trabalho, é comum que Sudati e Madalosso tenham de responder perguntas do tipo “vale a pena?”. Numa época em que os blogs são usados para dar visibilidade a textos e ideias pessoais, a pergunta faz sentido. Mas eles têm resposta para isso.
– A coisa bonita do jornal é tirar o trabalho da gaveta. E é diferente ler no computador e ler no livro. Para a gente que é poeta é diferente. Não sei por quê. A internet é extraordinária, a gente usa, mas o jornal a gente pode levar a toda parte – opina Sudati.
– Tu não gostas de ver o teu trabalho impresso? Nós também. Temos sangue de tinta, acho – argumenta Madalosso.
Se você quiser receber o jornal ou mandar poesias, entre em contato com a equipe editorial pelo fone (55) 3025-3083 ou (55) 3251-2403.
Matéria de Tatiana Dutra/Diário de Santa Maria.
Foto de Lauro Alves.

Compartihe:

A Câmara Federal aprovou ontem à noite em segundo turno a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos Vereadores. Foram 380 votos a favor, 29 contra e duas abstenções. Agora, a proposta será promulgada em sessão solene no Congresso. A PEC aumenta em 7.709 as vagas de vereadores em todo o país.
Com a decisão, o Brasil passa de cerca de 52 mil para mais de 59 mil vereadores. Em contrapartida, ficam reduzidos os percentuais máximos de receita municipal que podem ser gastos com as câmaras. A emenda constitucional será promulgada pelo Congresso. A decisão só deverá valer nas eleições de 2012.

Compartihe:

O recente suicídio registrado em Santiago, no último domingo, vem repercutindo de várias formas. Ontem, recebi por e-mail, graves acusações de que grande parte dos militares da 11ª Cia de Comunicações, onde servia o tenente que se matou, sofrem opressão por parte do comando da companhia. Outra informação preocupante é que diversos militares estão passando por problemas dentro deste quartel, inclusive apresentando quadro de depressão.
O e-mail diz também que o Tenente Marenda possuía sinais visíveis de depressão e que sequer recebeu um atendimento psicológico ou algo do tipo.
A pessoa que enviou-me este e-mail pediu sigilo e encerrou seu desabafo com as seguintes palavras: "Envio esta mensagem como forma de externar um grito que esta sufocado, sendo que suas ações estão impunes e pelo visto continuarão."

Compartihe:

Desde que comecei a atuar em eventos aqui em Santiago, sempre tive um grande sonho: apresentar o desfile do dia 7 ou 20 de Setembro. Esse sonho se concretizou no último domingo. Foi magnífico e também um grande aprendizado.
Meu muito obrigado à Srª. Denise Flório Cardoso, Secretária de Educação e Cultura, e à comunicadora Simone Vernier pelo convite. Espero ter feito um bom trabalho. Foi um prazer emprestar minha voz ao Desfile Tradicionalista.

Compartihe:

Entrevista de Marco Peixoto a Lasier Martins Postado terça-feira, 22 de setembro de 2009 ás 22:08


Entrevista do Deputado Marco Peixoto ao jornalista Lasier Martins da Rádio Gaúcha. Clique no link abaixo e escute as explicações do nosso deputado.
Marco Peixoto nega qualquer envolvimento com o esquema do Detran. 22/9 - 14h10:
http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=77877&channel=232
Realmente Lasier Martins pegou muito pesado com Marco Peixoto. Apesar das sinceras explicações do deputado, Lasier seguia interagindo de uma forma um tanto irônica. Lasier apertou Marco de todas as formas possíveis e sempre se mostrava em dúvida com as respostas apresentadas pelo deputado. Aos interessados no assunto, só clicar no link acima e escutar toda a entrevista.

Compartihe:

Um dia após alegar que não se lembrava de reunião citada em gravação apresentada pela CPI da Corrupção, o deputado Marco Peixoto (PP) disse a reportagem de Zero Hora que o encontro com a governadora Yeda Crusius se resumiu a assuntos de governo:

— Falamos sobre vários assuntos, mas em nenhum momento falamos sobre algo do Detran — afirmou em entrevista à Rádio Gaúcha.

Na gravação, o ex-diretor da CEEE, Antônio Dorneu Maciel e o deputado Marco Peixoto comentam o saldo positivo de um encontro com Yeda. Ouça aqui.

No áudio, ele define o encontro como "nota 11". Questionado sobre a que se referia, Peixoto afirmou:

— "Nota 11" foi a forma como a governadora nos atendeu, e nós nos sentimos valorizados pelo governo. Estávamos reaproximando a bancada e o partido do governo (naquela época).

Peixoto reafirmou que todos os encontros com a governadora Yeda foram para tratar de assuntos ligados ao Conselho Político ou de algum projeto que seria discutido na Assembleia Legislativa, onde ele era líder da bancada.

— Fiquei chocado de ver companheiros nossos sendo denunciados. Nós não sabíamos de nada, nós estávamos fora de qualquer contexto de negociação.
Fonte: Clic RBS/Zero Hora.

Compartihe:

O Pleno do TRE-RS aprovou, na sessão realizada no dia 22 de setembro, a Resolução nº 189/09, que regulamenta a eleição majoritária suplementar que ocorrerá no município de Unistalda. A votação foi marcada para o dia 1º de novembro, um domingo.
Moizés Soares Gonçalves e José Gilnei Manara Manzoni, respectivamente prefeito e vice afastados, recorreram ao TRE-RS contra sentença de primeiro grau que cassou seus mandatos por captação ilícita de recursos. A Corte negou provimento, confirmando a decisão do juízo eleitoral da 44ª Zona. A chapa foi eleita, em outubro do ano passado, com 52,14% dos votos válidos, ensejando a realização de novo pleito.
De acordo com o documento, os partidos ou coligações terão até a próxima terça-feira, dia 29 de setembro, para realizarem suas convenções, e até o dia 2 de outubro para apresentarem ao cartório eleitoral os requerimentos de registro de candidatura. Caso não o façam, os próprios candidatos poderão efetuá-lo até o dia 4. O dia 29 marca também o início do período de propaganda eleitoral, cujo término será no dia 31 de outubro, o sábado que antecede a votação.
ASCOM/TRE-RS

Compartihe:

Estão abertas as inscrições para processo seletivo simplificado para Agentes Censitários do IBGE, com 33.012 vagas, distribuídas por todos os 5.565 municípios do Brasil. O quadro de vagas por municípios e áreas de trabalho está disponibilizado no site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br). Estão reservados 5% do total de vagas para os portadores de necessidades especiais.
O prazo das inscrições termina em 06 de outubro de 2009, e poderão ser feitas pela Internet (www.cesgranrio.org.br) ou em Postos de Inscrição nos municípios ou área de trabalho (áreas extensas e específicas das cidades) onde o candidato desejar trabalhar.

Compartihe:

Em quase todo o Brasil estão sendo realizados passeios ciclísticos. Para marcar a data, a organização não governamental Greenpeace promove vagas vivas em oito capitais: São Paulo, Rio, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Manaus e Recife. As vagas vivas são manifestações pacíficas que ocorrem nessa data, quando o espaço na rua que seria ocupado por um carro estacionado é usado para promover uma atividade com a população.
Recentemente foi divulgada pesquisa sobre a poluição produzida pelos carros. Os veículos movidos a álcool lideram o ranking dos mais poluentes.

Compartihe:

Deve ser definida nesta terça-feira a data das novas eleições municipais em Unistalda. Maiores detalhes serão divulgados no Jornal do Almoço na RBS TV.

Compartihe:

A partir desta terça-feira, as escolas públicas e particulares de ensino fundamental terão que executar o Hino Nacional pelo menos uma vez por semana. A lei com a obrigação foi sancionada hoje pelo presidente em exercício, José Alencar. A autoria da proposta é do deputado federal Lincoln Portela (PR-MG). Em 2009, a letra do hino, escrita por Joaquim Osório Duque Estrada, completou 100 anos.
Alencar também sancionou a lei que incluiu o nome do índio guarani José Tiaraju, o Sepé Tiaraju, no Livro dos Heróis da Pátria, que fica no Panteão da Liberdade e da Democracia, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Sepé Taraju liderou os indígenas dos Sete Povos das Missões, no Rio Grande do Sul, contra as tropas portuguesas e espanholas.
As duas leis entram em vigor a partir desta terça-feira com a publicação no Diário Oficial da União. Alencar despachou de sua casa em São Paulo. Ele assume interinamente a Presidência da República, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estiver fora do país, em viajem aos Estados Unidos.

Compartihe:


A Polícia Civil do Rio Grande do Sul começará a usar armamento não-letal. Com a adoção das novas armas, a meta é que haja redução nos riscos de lesões médias e graves nas pessoas envolvidas em ocorrências, reduzindo a letalidade e evitando o emprego de armas de fogo. O equipamento que será adquirido lança dardos energizados com cinco mil volts que paralisam a musculatura. O investimento será de R$ 73,3 mil.
A Brigada Militar já dispõe de 300 armas desse tipo. Cinquenta foram adquiridas pelo Estado, com custo de US$ 850 por arma, e as outras foram doadas à Corporação pelo governo federal.

Compartihe:

No primeiro momento, o susto da governadora durante o acendimento da Chama Crioula em Porto Alegre, na solenidade de abertura da Semana Farroupilha 2009.

video

No segundo momento, Rafael Cortez - repórter do programa CQC da TV Band, veio até o Rio Grande do Sul e entrevistou a governadora, durante as festividades da Semana Farroupilha 2009.

video

Compartihe:

Infelizmente o domingo se encerrou com uma morte trágica em Santiago - um suicídio. Segundo o jornalista Júlio Prates, que noticiou o fato com exclusividade em seu blog, a vítima foi o jovem oficial Marenda. Ele cometeu suicídio em sua residência. As autoridades civis e militares prometeram maiores informações nesta segunda-feira.
Em breve mais notícias sobre este trágico falecimento.

Compartihe:

Analise Severo e Jean Kirchoff lançam Blog Postado domingo, 20 de setembro de 2009 ás 22:35


Analise Severo e Jean Kirchoff, o mais novo casal do nativismo, chegaram este final de semana à blogosfera. O blog do casal tem o objetivo de divulgar o trabalho dos dois artistas e também de manter os admiradores por dentro de tudo que acontece na vida profissional de cada um deles.
Eis o endereço do blog: http://anaejeankirchoff.blogspot.com/.
Ana e Jean, sejam bem vindos à blogosfera!

Compartihe:

Mônica Leal durante o desfile de 20 de Setembro.
Foto de Edson Cervi Correa.

A Secretária de Estado da Cultura, Mônica Leal, participou montada à cavalo do desfile tradicional do 20 de setembro, na manhã deste domingo, na capital dos gaúchos.
“A data marca as façanhas do passado, mas quero hoje cumprimentar nossa chefe de Estado pelas façanhas que estão sendo realizadas por este governo no presente, visando as façanhas do futuro”, destacou Mônica ao parar em frente ao palanque oficial, tirando o chapéu ao reverenciar a governadora Yeda Crusius.
A Secretária desfila à cavalo nas comemorações farroupilhas desde 2007, ocasião na qual fez questão de cumprir promessa que fez a governadora Yeda Crusius (prometera, ainda em 2006 durante as eleições, que se o Rio Grande do Sul tivesse a primeira chefe de Estado mulher, no 20 de setembro montaria à cavalo). Para este ano, Mônica se preparou fazendo aulas de equitação no 4º Regimento da Brigada Militar.
Daniele Sallaberry
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Cultura

Compartihe:

Se foi a Semana Farroupilha 2009. O último baile acontece na noite de hoje no CTG Coxilha de Ronda, animado pelo grupo Os Mirins. As festividades em Santiago, foram encerradas por volta das 12h30min de hoje, após o desfile tradicionalista, com a extinção da Chama Crioula. O desfile na Avenida Júlio de Castilhos foi magnífico. Em torno de 30 entidades demonstraram o amor e o culto às tradições gaúchas.
Para mim, este 20 de Setembro teve um significado por demais especial. Recebi o convite para apresentar o desfile, ao lado da comunicadora Simone Vernier. Foi um momento especial, pois desde que comecei a apresentar eventos em Santiago, meu maior sonho era emprestar a minha voz aos desfiles do mês de Setembro. Sonho realizado!
Outro motivo para se comemorar, o 20 de Setembro foi marcado por um sol brilhante em todo o Rio Grande do Sul. Em anos anteriores, a chuva era presença confirmada nos desfiles, principalmente em Santiago.
Temos mais um motivo para comemorar. Até o momento, nenhum crime foi praticado em nossa querência. Nos últimos anos, a Semana Farroupilha tinha seu brilho ofuscado por sangue e violência. Ano passado, um adolescente perdeu a vida quando saia de um baile do Grêmio.
Segundo o Diário de Santa Maria, o desfile em Santiago levou "batalhas" para a Avenida Júlio de Castilhos. Três grupos tradicionalistas protagonizaram as encenações, assistidas por cerca de 6 mil pessoas.

Compartihe:

Segundo o blogueiro Leonardo Rosado, a matéria publicada em Zero Hora, neste sábado, é tendenciosa e mostra apenas um lado da moeda. Após ler o blog do colega de imprensa, resolvi buscar a matéria no Clic RBS. Leiam e tirem suas próprias conclusões:

VOLTA ÀS URNAS

Unistalda em clima eleitoral

Um ano depois de terem votado e escolhido o prefeito e o vice, os 2.634 eleitores de Unistalda terão de voltar às urnas novamente até o dia 25 de outubro.

O novo pleito preocupa a pequena cidade, pois a troca de governantes poderá causar atraso aos projetos que estavam sendo desenvolvidos no município.

Desde quarta-feira, a cidade é comandada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Joaquim Souza da Silveira (PP), por uma determinação judicial, até a eleição.

O prefeito e o vice eleitos em outubro do ano passado foram cassados por suposto caixa 2 na campanha eleitoral. Moizés Gonçalves (PP) e José Gilnei Manzoni (PP) entregaram o cargo na terça-feira.

Apesar de não ser mais o chefe do Executivo, Gonçalves estava na prefeitura quinta-feira. Ele foi lá passar para o prefeito em exercício os projetos que estavam em andamento e que não devem parar, além de informações sobre as finanças. Atualmente, as prefeituras têm enfrentado uma crise, em virtude da queda dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), do governo federal.

Silveira já sabe qual será seu primeiro ato como prefeito. Nos próximos dias, ele baixará um decreto com mais medidas de contenção de gastos como corte de diárias e o vale-refeição dos cargos de confiança. Antes de ser cassado, Gonçalves já tinha reduzido as horas extras.

– O Moizés me colocou a par da situação. Ele não vai ter participação nesses dias que eu estiver aqui (na prefeitura). Só que com certeza, eu preciso ouvir ele para dar continuidade ao que estava sendo feito. Temos vários projetos em andamento que vamos dar seguimento – afirma Silveira.

A continuidade de projetos como pavimentação de ruas, construção de casas populares na zona rural e compra de máquinas para a patrulha agrícola são os que mais preocupam a população. O agricultor Valdeni Rodrigues da Silva, 42 anos, teme que com a chegada de uma nova administração, os projetos em andamento acabem parando.

– Vai atrasar bastante coisa. É muito ruim uma nova eleição. Eu analiso pelos projetos que vai ter de parar tudo e começar do zero – avalia Silva.

Primeiro prefeito cassado por suposto uso de caixa 2 no Estado, Moizés Gonçalves diz que já recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar reverter a cassação.

A eleição será necessária no município porque Gonçalves recebeu mais de 50% dos votos em outubro de 2008. Se o TSE reverter a decisão em favor de Moizés, ele retoma o cargo e o prefeito eleito terá de deixar o cargo.

A matéria é assinada pela jornalista PRISCILA ABRANTES | Santa Maria

priscila.abrantes@diariosm.com.br

Compartihe:

Você está fazendo parte da maior e melhor seleção de Blogs/Sites do País!!!
- Só Sites e Blogs Premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!
Acesse seu e-mail e pegue nosso selo. A partir desse momento você pode dilvugar o Selo Veja Blog em seu blog.
Um forte abraço,
Dário Dutra

Compartihe:

Em Santiago a população local e regional se dividiu para aproveitar ao máximo as atrações da culinária campeira e musical, oferecidas pelas entidades tradicionalistas e clubes sociais. A maior festa do ano está acontecendo para um público de todas as idades e com a tranqüilidade que lhe é peculiar.
Amanhã, a partir das 09h30min, na avenida Júlio de Castilhos, acontecerá o Desfile e após os tradicionais churrascos.
O Desfile do Dia do Gaúcho inicia com a Brigada Militar. Em seguida vêm os Integrantes da Cavalgada da Chama Crioula, Corpo de Bombeiros, Piquete Costaneira, Associação do Bairro Vila Rica, CTG 18 de Setembro, Piquete Quero-quero, Grupo Nativista Os Desgarrados, Grupo Nativista Crioulos do Rosário/Barão do Batovi; GSSGS, Piquete Querência Xucra, Piquete Recanto das Guajuviras, Piquete Os Legendários, CTG Rincão do Pica-pau/Sindicato da Industria da Construção e do Mobiliário de Santiago; CTG Grupo Nativista Os Tropeiros, Piquete Irmãos Sagrilo, Piquete Vista Alegre, Piquete Aba Larga, Porteira do Boqueirão, CTG Coxilha de Ronda, Piquete Campo a fora, Associação do Bairro Vista Alegre, Vale In Fiori, Lions, Hospital de Caridade de Santiago, Piquete Pai e Filho, Lions Clube Santiago Centro, Cruzeiro Esporte Clube, Piquete Camacuã/Bela União e Piquete Universitário da URI Campus, totalizando 29 entidades.
A extinção da Chama Crioula será feita após o desfile no Palanque Oficial, quando também haverá o pronunciamento do comandante do 5º Regimento de Polícia Montada major Laudemar Cassanta Chaves. Já à noite, no CTG Coxilha de Ronda, o tradicional fandango de encerramento, com o Mirins, traje tipicamente gaúcho.
A Semana Farroupilha se constitui num dos mais importantes eventos realizados em Santiago e Região.

Compartihe:


O prefeito em exercício de Unistalda, Pedro Joaquim da Silveira (PP), esteve reunido durante todo o dia de ontem com os secretários para tomar ciência daquilo que está em andamento na Prefeitura. Um dos seus primeiros atos será baixar, na próxima semana, decreto de contenção de gastos para evitar maiores problemas na Prefeitura.
Pedro Joaquim afirmou que a folha de pagamento do funcionalismo está garantida, porém será necessário o corte de despesas que podem resultar inclusive em dispensa de pessoal, especialmente os cargos de confiança. O prefeito adiantou que decisão como esta só será tomada depois de analisar bem a situação econômica do município. Sobre mudanças no primeiro escalão, Pedro Joaquim, disse que por enquanto não haverá nenhuma modificação; “mas se for necessário”, isso poderá ocorrer.
O vereador Pedro Joaquim, até então presidente da Câmara de Vereadores de Unistalda, foi designado pela Justiça Eleitoral para assumir a Prefeitura em substituição ao prefeito Moises Gonçalves que teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral devido a problemas nas contas de campanha.
O prefeito Pedro, que continuará no cargo pelo menos até novembro, quando assumirá o prefeito eleito nas eleições suplementares, garantiu que pretende trabalhar defendendo os interesses do povo de unistalda e na concretização dos projetos atuais e outros que surgirão no decorrer do período em que estará a frente do executivo unistaldense.

Compartihe:

Qualificar e agilizar a tramitação dos projetos culturais, que buscam recursos através do Sistema de Financiamento Cultural do Rio Grande do Sul, são os objetivos do Seminário de Capacitação da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).
O seminário, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, acontece na próxima sexta-feira, 25 de setembro, das 9h 30min às 17h, no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (Rua dos Andradas, 1223). A atividade é direcionada aos produtores culturais, artistas, entidades educativas e culturais, além do público em geral.
Ainda no turno da manhã, os participantes recebem informações sobre o funcionamento do Sistema LIC, bem como, o novo formulário de inscrição e a metodologia do projeto. A partir das 13h30, ocorre uma oficina de formatação, e logo após, palestra sobre captação e liberação de recursos. O processo de prestação de contas será o assunto abordado às 15h15min.
“Ao longo desta gestão constatamos que grande parte dos projetos culturais enviados ao sistema de financiamento cultural não estavam de acordo com os critérios estabelecidos para tramitação. Problemas na formatação foram encontrados em 99% dos projetos recebidos pela LIC, por isso a necessidade deste seminário. A partir dele espera-se aperfeiçoar a tramitação, desde a formatação até a prestação de contas”, explica a Secretária de Estado da Cultura Mônica Leal.
As inscrições para o Seminário de Capacitação da LIC devem ser feitas até dia 23 de setembro. Os interessados podem doar um livro infantil, que será entregue no Dia da Criança para instituições carentes. As vagas são limitadas. Inscrições e informações pelo telefone (51) 3288-7523 ou pelo e-mail lic@cultura.rs.gov.br.
PROGRAMAÇÃO
9:30 - Abertura
10:00 – O que é e como funciona o Sistema LIC? Indicadores e tabelas (Fábio Rosenfeld)
10:30 – Apresentação de projetos e formulário novo (Rafael Balle)
10:50 – Metodologia de projeto (Luiz Armando Capra Filho)
11:45 – Perguntas
12:00 – Intervalo para almoço
13:30 - Oficina de formatação de projetos (Fábio Rosenfeld)
14:30 – Captação, liberação recursos e prestações parciais (Rafael Balle)
15:00 – coffee break
15:15 – Prestação de contas (Ricardo Fernandes)
15:45 – Parte tributária (Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil) (a confirmar)
16:30 – PL 294/08 – Sistema Integrado de Financiamento (Fábio Rosenfeld)
16:45 – Perguntas
17:00 - Encerramento
SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Compartihe:

XII Cafézinho Poético. Participe! Postado sexta-feira, 18 de setembro de 2009 ás 17:27

Amanhã - Sábado, 19 de setembro de 2009, às 20h, no Centro Cultural de Santiago - teremos o XII Cafézinho Poético da Casa do Poeta de Santiago. A sua participação é importante!
Abraços
Giovani Pasini
Presidente da Casa do Poeta de Santiago

Compartihe:

O PT está preparado para lançar a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rossef, à Presidência da República, e a do ministro da Justiça, Tarso Genro, ao governo gaúcho, segundo afirmou hoje o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao desembarcar na Base Aérea do Rio Grande do Sul. “Estamos preparados para lançar o Tarso e a Dilma e ganhar as eleições”, disse Lula em entrevista exclusiva para a Rádio Guaíba.

Compartihe:


Trecho da RSC-377 tem dois anos, mas está danificado

O asfalto, que nem ficou pronto, já está virado em crateras. Depois de mais de 30 anos de projetos e obras na RSC-377, que liga Quaraí, na Fronteira Oeste, a Santiago, os problemas seguem no caminho dos motoristas. O engenheiro Jader Barbosa Rodrigues, que coordena o 12° distrito operacional do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), com sede em Santiago, admite que as obras sofrem com falta de dinheiro.
Alguns trechos, que mal foram concluídos, já mostram o desgaste da circulação intensa de veículos. É o caso do trecho de 42 quilômetros que liga Santiago a Capão do Cipó. A extensão foi liberada para o tráfego no final de 2006, mas o asfalto precisa de uma capa selante (última camada de asfalto, que protege a rodovia). Sem ela, os buracos se multiplicam pela pista.
– No orçamento deste ano não houve verba para terminar. Estamos prevendo para 2010 – diz o engenheiro.
Segundo Rodrigues, um dos fatores que explicam o desgaste precoce da rodovia é que ela encurta caminho para quem vem da Fronteira. De acordo com ele, motoristas que antes trafegavam pela RS-640 e pela BR-287, agora optam pela RSC-377 para viajar menos.
– É triste ver uma estrada nova já cheia de problemas – afirma o prefeito de Santiago, Júlio Viero Ruivo.
De acordo com Rodrigues, o Daer pretende fazer uma contratação emergencial para concluir o trecho.
Boa notícia – Desde maio, os moradores de Santiago desfrutam de um trecho renovado de 14 quilômetros da RSC-377 que contorna a cidade. Mas ainda falta colocar sinalização, canaletas de drenagem, fazer os jardins dos trevos e a pintura. A conclusão não tem data definida.
A obra de acesso a Capão do Cipó, pela RS-533, está parada. As melhorias no trecho, que tem 11 quilômetros, dependem de uma reavaliação dos gastos com a reforma.
Matéria publicada no Diário de Santa Maria - 18/09/2009.
Foto: Arquivo Pampa Regional.

Compartihe:


O governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e das secretarias municipais, realizará a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite neste sábado (19). Nesta fase, a meta no Rio Grande do Sul, estimada pelo Ministério da Saúde/Programa Nacional de Imunizações, é imunizar 95 % de 716.855 crianças menores de cinco anos de idade - o equivalente a 681.012 crianças.
O Estado, junto com os municípios, mobilizará 2.022 postos fixos de vacinação e 3.096 postos volantes, envolvendo 1.492 veículos e 13.337 pessoas no desenvolvimento da vacinação. Na primeira etapa da campanha, em junho passado o Rio Grande do Sul vacinou 689.281 crianças, (96,15%) dos menores de cinco anos.

Sobre a Doença
A vacina contra a poliomielite é um serviço básico oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além do esquema básico - as três doses de rotina - a criança de até cinco anos tem de tomar todos os anos as duas doses. A paralisia infantil é transmitida por três tipos de vírus.

A poliomielite é uma infecção grave. Na maioria das vezes, a criança adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso. As consequências mais comuns ocorrem nos membros inferiores, mas o vírus também pode ocasionar uma lesão mais grave em um ou mais membros ou até mesmo levar à morte - por meio de uma tetraparalisia. A doença é causada e transmitida por um vírus que entra no organismo via oral.
A pessoa infectada pode transmitir a doença pelas fezes que, em contato com o ambiente, atinge quem não foi devidamente imunizado. Como o vírus é muito leve, ele pode ser levado pelo ar, entrar em contato com o alimento, com os brinquedos, ou atingir a criança por via oral ou pela ingestão de água contaminada. Uma pessoa que teve a poliomielite, principalmente em um ambiente em que o saneamento básico é desfavorável, o vírus pode contaminar a água, o solo e o meio ambiente de forma geral.

Compartihe:

O SINE – Sistema Nacional de Emprego, agência de Santiago, comemora hoje trinta anos de instalação no município. Sua trajetória iniciou no dia 18 de setembro de 1979.
Atualmente a agencia FGTAS/SINE é coordenada por João Batista Bitencourt Borges, contando ainda com Jorge Pillar Lambert, Sandra Cogo, Julio César Lopes Pereira, Luis Antonio dos Santos Silva, equipe administrativa e a senhora Santa, nos serviços gerais.
O SINE possibilita à comunidade e Região intermediação de mão de obra (seleção de pessoal); Carteira de Trabalho; Seguro Desemprego; Carteira de Artesão e o Programa Emancipar.

Compartihe:

Circula em Santiago a 2ª edição do Pampa Regional Postado quinta-feira, 17 de setembro de 2009 ás 14:28


Circula em Santiago, a 2ª edição do Jornal Pampa Regional, o mais novo veículo de comunicação da Terra dos Poetas. Hoje começamos a comercializar o jornal, ao valor de R$ 2.00. Para os assinantes, o valor inicial é de R$ 5 ao mês.
Aos blogueiros e leitores que desejarem ter a 2ª edição do jornal, entrem em contato com a nossa redação - 3251.3881 ou comigo mesmo, no 9917.4552, que levaremos o Pampa Regional até você.
Algumas das principais matérias desta 2ª edição:
  • Matéria sobre a repercussão da 1ª edição do jornal nos blogs;
  • Entrevista com Gildinho dos Monarcas;
  • Entrevista com o presidente da Câmara de Vereadores de Santiago, Miguel Bianchini.
  • Estréia da Coluna Social;
  • Estréia de Colunistas.

A cada semana, mais novidades vão surgindo no seu Pampa Regional.

Compartihe:

Antes de entregar o cargo, conforme decisão do TRE, o Prefeito de Unistalda, Moisés Gonçalves, realizou a abertura da Semana Farroupilha no município. A solenidade aconteceu em frente à Prefeitura, na tarde de segunda-feira, 14 de Setembro.

SEMANA FARROUPILHA EM UNISTALDA
TEMA: “O GAÚCHO E O CAVALO”
COMPANHEIROS INSEPARÁVEIS DO CULTIVO AS TRADIÇÕES GAÚCHAS.

Integram as comemorações da Semana Farroupilha em Unistalda: Carreteiros, batalha cultural, fandangos e o desfile tradiocionalista em 20 de Setembro.

Compartihe:

JCarloto disse...
O Povo de Unistralda não se furtará de fazer valer a sua soberana vontade, e vai eleger a coligação PP/PDT mais uma vez. O candidato da coligação PMDB/PSDB/PTB representa a parte podre do PMDB nacional. Aqueles que não vivem e não sabem viver longe das tetas do poder público. UNISTALDA saberá dar a resposta... Uma pergunta: As contas do Elcio já foram aprovadas??

Compartihe:

Por 63 votos a favor e apenas um contrário, o plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei complementar que organiza a Defensoria Pública da União, Distrito Federal e territórios, tendo como função específica a de prestar assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos. O texto segue, agora, para sanção do presidente da República.
Entre as funções das defensorias está a de "exercer a defesa dos interesses individuais e coletivos da criança e do adolescente, do idoso, da pessoa portadora de necessidades especiais, da mulher vítima de violência doméstica e familiar e de outros grupos sociais vulneráveis que mereçam proteção especial do Estado".
Há, ainda, entre outros, o de "acompanhar inquérito policial, inclusive com a comunicação imediata da prisão em flagrante pela autoridade policial, quando o preso não constituir advogado" e a de "atuar na preservação e reparação dos direitos de pessoas vítimas de tortura, abusos sexuais, discriminação ou qualquer outra forma de opressão ou violência, propiciando o acompanhamento e o atendimento interdisciplinar das vítimas".

Compartihe:

O Plenário da Câmara dos Deputados concluiu na noite desta quarta-feira a votação do projeto de lei da reforma eleitoral, que modifica as regras para as campanhas eleitorais. Embora os deputados tenham feito um acordo e rejeitado a maioria das 67 emendas propostas pelo Senado, a livre manifestação do pensamento por meio da internet está mantida no texto da lei, que segue, agora, para sanção do presidente da República.

Compartihe:

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, por 40 votos a 7, o projeto de lei que legaliza a atividade de bingos e uso de caça-níqueis no Brasil. O relator, deputado Regis de Oliveira (PSC-SP), apresentou parecer favorável, argumentando que as regras irão resultar em aumento significativo na arrecadação do País, além de fomentar o setor de turismo.

Compartihe:

Uma das cidades da região mais prejudicadas com a crise nas indústrias do calçado foi Nova Esperança do Sul. Em 2007, a Luca Calçados, que fabricava calçados femininos para exportação para os Estados Unidos e a Europa, passou a demitir funcionários. Em 2008, veio o fechamento da empresa. Mais de 800 pessoas perderam o emprego na cidade, que tem cerca de 5,1 mil habitantes.
Dar a volta por cima não tem sido fácil. Uma das alternativas da prefeitura para incentivar a abertura de vagas é a criação de um berçário industrial. Desde fevereiro, o município aluga o prédio em que funcionava a Luca para que empresas se instalem. Lá, elas recebem benefícios como o não-pagamento de aluguel, luz e água. Hoje, nove pequenas empresas estão no local, empregando 85 pessoas. Todas trabalham na fabricação de botas.
– Das pessoas que ficaram desempregadas em 2008, muitas foram embora, outras voltaram para a atividade agrícola. Mesmo assim, ainda temos em torno de 300 pessoas precisando de um posto de trabalho. Nossa cidade, nosso comércio e nossos serviços sentem essa carência de emprego – afirma o secretário de Indústria e Comércio, José Juscelino Franco.
Além da Luca, Nova Esperança do Sul também tinha a Braspelco entre suas indústrias de calçado. A empresa passou por um período de crise, mudou de sócios, e hoje atua com novo nome de Gobba Leather. A empresa emprega, atualmente, cerca de 600 funcionários

Compartihe:


Nesta sexta-feira, 18 de Setembro, a partir das 10h, acontece no Hortomercado Municipal, a 23ª Feira do Peixe. Serão comercializados peixes vivos e limpos, croquetes de peixe, fishburguers, filé de peixe entre outros.

A 23ª Feira do Peixe é uma promoção da Associação dos Psicultores de Santiago, Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, Agência de Desenvolvimento e Conselho Municipal de Desenvolvimento de Santiago (Comude), com o apoio da URI, Corpo de Bombeiros, Associação dos Feirantes, Grupo Batista e Emater.

Compartihe:

Gildinho visita o Pampa Regional Postado quarta-feira, 16 de setembro de 2009 ás 03:36

Gildinho... cantor, compositor e líder do grupo Os Monarcas. Ele visitou a sede do Jornal Pampa Regional, no início da noite de ontem, oportunidade em que concedeu entrevista exclusiva ao novo veículo de comunicação da Terra dos Poetas. Confira a matéria na 2ª edição do Pampa Regional, nesta quinta-feira, 17 de Setembro.

Compartihe:

Mais um grave acidente na "Avenida da Morte" Postado terça-feira, 15 de setembro de 2009 ás 21:40

Acabei de chegar da avenida Aparício Mariense, onde registrei mais um acidente grave na "Avenida da Morte". Uma moto chocou-se contra uma bicicleta, nas proximidades do Supermecado Bazana. Maiores informações e fotos do acidente, na 2ª edição do Jornal Pampa Regional, que circula nesta quinta-feira, 17 de Setembro.
Atualizando as informações:
Ontem às 20h36min, Policiais Militares compareceram na Avenida Aparício Mariense, próximo ao numero 853, Bairro Vila Nova, para atender uma ocorrência de trânsito do tipo, abalroamento envolvendo o veículo motocicleta Honda CG 150 Placa IMF 2416 conduzido pelo senhor de iniciais J.F.D.C. e o veículo de propulsão humana, uma bicicleta, conduzida pelo senhor de iniciais R.O.R. Do acidente resultaram lesões nos condutores e na caroneira da motocicleta, que foram socorridos e encaminhados ao Pronto Atendimento do Hospital de Caridade onde ficaram baixadas. Ambos sofreram ferimentos pelo corpo.

Compartihe:

Estamos em ritmo frenético aqui na redação do Jornal Pampa Regional, o mais novo veículo de informação de Santiago. Amanhã então, mais correria para fechar a 2ª edição do jornal, que circula na quinta-feira, dia 17. Mais novidades, novos colunistas, coluna social com fotos da semana farroupilha, boas e importantes matérias, entrevistas, enfim... informação de qualidade. Aguardem!

Compartihe:

A cidade de Unistalda ganhou as páginas do Diário de Santa Maria desta terça-feira. Veja a matéria:
Cidade já vive o clima de eleição
Com a cassação do prefeito e do vice, Unistalda elegerá, até fim de outubro, o novo chefe do Executivo
Até a noite de ontem, o comandante de Unistalda ainda era o prefeito eleito em outubro de 2008, Moizés Gonçalves (PP). Mas a segunda menor cidade da Região Central em população, com 2.396 habitantes, já vive o clima de uma nova eleição. A previsão é que, até amanhã, Gonçalves e seu vice, José Gilnei Manara Manzoni (PP), sejam notificados para deixar os cargos. Os políticos foram cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na última quinta-feira, por suposto uso de caixa 2 na campanha eleitoral. Como Gonçalves obteve mais de 50% dos válidos, uma nova eleição terá de ser feita na cidade. O pleito deverá ocorrer até o final de outubro. Até agora, Unistalda é a única cidade da região que terá eleição.
No final de semana, os partidos definiram os dois pré-candidatos à prefeitura: a enfermeira Claudia Pavanello (PP) e o produtor rural Elcio Teodoro Cogo de Souza (PMDB).
Claudia terá a missão de reeleger a coligação – PP/PDT – que ganhou a prefeitura em 2008. Ela tem como pré-candidato a vice, o dentista Moacir Antoline (PDT). Já Souza irá tentar novamente chegar à prefeitura. Ele perdeu a eleição para Gonçalves por uma diferença de 103 votos. O peemedebista terá como vice a também produtora rural Norma de Jesus Becker (PTB). O PTB se uniu à coligação, que, nas eleições de 2008, era formada por PMDB e PSDB.
Regras – Nesta semana, o TRE deverá divulgar as regras para a nova eleição, estabelecendo os prazos para o registro dos candidatos e o período de campanha. O presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Joaquim da Silveira (PP), comandará a prefeitura até que a eleição ocorra. Ele assumirá, assim que Gonçalves deixar o cargo.
Complementa a matéria do Diário de Santa Maria, a seguinte informação: Povoada por portugueses, italianos, poloneses e alemães, Unistalda era o 4º distrito de Santiago. Em 1995, emancipou-se e virou cidade.

Compartihe:

CTG OS TROPEIROS
14/09 – Jantar típico e baile animado pelo Grupo Ronda Pampeana;
15/09 – Jantar típico e bale com Ases do Fandango;
16/09 – Jantar típico e baile animado por Porca Veia;
17/09 – Jantar típico e Grupo Surungaço;
18/09 – Jantar típico e Grupo Alma Campeira;
19/09 – Jantar típico e baile com o Grupo Reponte;
20/09 – Desfile tradicionalista, churrasco e domingueira com animação de João Malheiros.
Às 20h – Jantar
A partir das 22h – Baile.
CTG COXILHA DE RONDA
14/09 - Jantar típico e baile com João Luiz Côrrea e Grupo Campeirismo;
15/09 - Jantar típico e baile com Os Monarcas;
16/09 - Jantar típico e baile com Adelar Bertussi e Grupo Sinuelo Pampeano;
17/09 - Jantar típico e baile com Os Serranos;
18/09 - Jantar típico e baile com Os Filhos do Rio Grande;
19/09 - Jantar típico e baile com Os Bertussi;
20/09 - Jantar típico e baile com Os Mirins.
Às 20h – Jantar
A partir das 22h – Baile.
GRÊMIO
De 16 à 19 de Setembro – Programação à cargo da Silvius Produções
16/09 – Jantar típico. Baile com o Grupo Rodeio;
17/09 – Jantar típico. Baile com o Grupo Minuano;
18/09 – Jantar típico. Baile com Chiquito e Bordoneio;
19/09 – Jantar típico. Baile com Candieiro.
Às 20h – Jantar
A partir das 22h – Baile.

Compartihe:

E começou a Semana Farroupilha... Postado segunda-feira, 14 de setembro de 2009 ás 17:31


Agora pouco, no largo 4 de Janeiro, aconteceu o acendimento da Chama Crioula, simbolismo que anunciou a abertura oficial da Semana Farroupilha em Santiago.
A centelha da Chama Crioula saiu da cidade de São Lourenço do Sul, para posteriormente ser entregue aos cavalarianos da 10ª Região Tradicionalista em Cacequi, na última quinta-feira. De Cacequi, os cavalarianos da 24ª Cavalgada da Chama Crioula, trouxeram a centelha até Santiago.
As festividades começam hoje e encerram dia 20 de Setembro, na avenida Júlio de Castilhos, com o tradional desfile no Dia do Gaúcho.
A partir da noite de hoje, a comunidade passa a prestigiar os carreteiros e fandangos em todos os cantos da cidade. Os eventos de grande porte acontecem nos Ctgs Coxilha de Ronda e Tropeiros e também, no Grêmio de Subtentes e Sargentos.

Compartihe:

A governadora Yeda Crusius abriu oficialmente a Semana Farroupilha 2009 na manhã desta segunda-feira, ao acender a Chama Crioula em frente ao Palácio Piratini. Um susto marcou o ato: quando a chama foi acesa, uma labareda se formou, mas diminuiu em seguida. Ninguém ficou ferido.

Fotos: Daniel Marenco.

Compartihe:

Os partidos políticos de Unistalda já definiram seus pré-candidatos para a eleição que deve acontecer até o dia 25 de Outubro.
Pela coligação PP/PDT/PT concorrerá ao cargo de prefeito em Unistalda Claudia Denise Disconzi Pavanelo (PP) e como vice Moacir Antoline (PDT). Já pela coligação PMDB/PSDB, PPS/PTB concorrem Elcio Cogo (PMDB) e de vice Norma Becker de Jesus (PTB).
A partir das regras a serem divulgadas em breve, pela Justiça Eleitoral, os partidos farão os registros de seus candidatos, já que terão pouco tempo para a realização de campanha.

Compartihe:

Yeda Crusius chegou à blogosfera. Neste final, a governadora do Estado, lançou o seu blog.
Para ler, acesse: http://www.blogdayeda.com/.

Compartihe:


Acontece nesta segunda-feira, 14 de setembro, a abertura oficial da Semana Farroupilha em Santiago. Assim, a Prefeitura Municipal de Santiago e o comando da Brigada Militar convidam a população para participar da solenidade que acontecerá às 16h, em frente ao Largo 4 de Janeiro, com a recepção aos cavalarianos que conduzem a Chama Crioula, que será acesa em frente a Prefeitura.
Estarão participando desta solenidade, o prefeito Júlio César Viero Ruivo, o comandante do 5º RPMon, Laudemar Cassanta Chaves e demais autoridades do município.
Durante a semana, diversas entidades estarão desenvolvendo suas programações alusivas aos festejos gauchescos. Já a cerimônia de encerramento da Semana Farroupilha está marcada para o dia 20 de setembro, próximo domingo, às 9h30min.

Compartihe:

Comentário de uma nova leitora do blog Postado domingo, 13 de setembro de 2009 ás 17:24

Você é bem novinho, mas está de parabéns, seus textos são bons! Ontem fiquei sabendo do seu jornal e, também, do seu blog, aliás, fiquei horas lendo-o. "Descobri vc" por meio de um blog que acompanho faz um bom tempo, do Sr.Vulmar, um bom homem e de muita visão.
Espero que vc escreva sobre tudo o que acontece no RGS, não conheço tua cidade, mas gostei de lê-lo.
Rosa, de Novo Hamburgo
Obrigado pelas palavras Rosa!
É um imenso prazer, saber que você dedicou algumas horas do seu tempo para ler meu blog. Apesar da minha pouca idade - 23 anos - e de não possuir uma formação acadêmica, sou fascinado pelo jornalismo e tenho prazer em informar as pessoas. O blog tem esse objetivo, acima de qualquer outro, informar a comunidade local e regional. Seja sempre bem vinda por aqui e, qualquer coisa, me contate através do meu e-mail. Um caloroso abraço, Rafael Nemitz.

Compartihe:

A pedido do blog, a Drª Sônia Nicola - Diretora Técnica do Hospital de Caridade de Santiago, atualizou as informações sobre o numéro de óbitos e fez outros comentários sobre a Gripe A em nosso município:
Oi Rafael, Boa noite.
Até hoje temos 6 óbitos pelo vírus H1N1 em Santiago. Mas infelizmente laboratorialmente poderemos confirmar 4 óbitos porque foi colhido material para exame. Destes quatro já temos tres confirmações. Os outros dois óbitos aconteceram no início de julho e a confirmação deverá ocorrer pelo estudo do prontuário dos pacientes (clínica e exames laboratoriais e radiológicos).
Hoje não temos nenhum caso suspeito internado, mas o HCS continua mobilizado, visto que proporcionalmente tivemos uma alta incidência de óbitos se compararmos a cidades com o mesmo número de população.
Acredito que devemos manter os cuidados na prevenção devido a grande possibilidade de termos uma nova onda de H1N1 ainda nos próximos 2 meses.
Parabéns pela edição do novo jornal. Que DEUS os abençõe nesta nova empreitada.
Abraços,
Sônia Nicola.

Compartihe:

Leitores no Site

O Blog no Facebook

Seguir por email

Previsão do Tempo para Santiago

Vereador Eleito - Gestão 2017-2020

Vereador Eleito - Gestão 2017-2020

Rafael Nemitz Eventos

Rafael Nemitz Eventos

Educação Infantil é na Escológica!

Educação Infantil é na Escológica!

O Blog Recomenda: Ford Superauto de Santiago

O Blog Recomenda: Ford Superauto de Santiago

Kubiça Materiais de Construção

Kubiça Materiais de Construção

Plaksul Comunicação Visual

Plaksul Comunicação Visual

Fisioterapia

Fisioterapia

Contabilidade de Qualidade!

Contabilidade de Qualidade!

Solar Vidros e Ferragens

Solar Vidros e Ferragens

Advocacia Bianca Piveta/Santiago-RS

Advocacia Bianca Piveta/Santiago-RS

Gaúcha Grill e Galleteria

Gaúcha Grill e Galleteria

Produtos de higiene e limpeza!

Médico Rafael Cruz - Clínico Geral!

Médico Rafael Cruz - Clínico Geral!

Equipacar é nome de confiança em Santiago

Equipacar é nome de confiança em Santiago

Brinquedos para Festas Infantis

Brinquedos para Festas Infantis

Fasp Art Alimentos, Buffet e Decoração

Fasp Art Alimentos, Buffet e Decoração

Tele-entrega e Moto-táxi em Santiago

Tele-entrega e Moto-táxi em Santiago
Presta serviços ao Blog. Recomendo!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Madalosso Gás e Água

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

SANTIAGONET agora é 100% Fibra Ótica

SANTIAGONET agora é 100% Fibra Ótica

KL Copos Personalizados em Santiago!

KL Copos Personalizados em Santiago!

Farmácia Agafarma em Santiago!

Farmácia Agafarma em Santiago!

Clínica de Odontologia

Agri Doce Restaurante e Grill

Agri Doce Restaurante e Grill

Pague menos no seu lanche com Delivery In Box

Pague menos no seu lanche com Delivery In Box
CLIQUE NA IMAGEM PARA IR ATÉ O SITE

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Mestre Mania Viandas!

Mestre Mania Viandas!

Xis Mania: Sabores salgados e doces!

Xis Mania: Sabores salgados e doces!

Deon Autolocadora: Carros novos para aluguel

Deon Autolocadora: Carros novos para aluguel

Advocacia de Qualidade!

Advocacia de Qualidade!

O Blog Recomenda!

O Blog Recomenda!
Atende toda região!

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias

Todas as postagens do Blog