Eleição suplementar em Unistalda acontece neste domingo Postado sábado, 31 de outubro de 2009 ás 18:55

O município de Unistalda estará realizando eleição suplementar neste domingo, dia 1º de novembro. Concorrem como candidatos pela coligação UTP - União Trabalho e Progresso (PP/PDT) ao cargo de prefeito, Cláudia Denise Disconzi Pavanelo e à vice Moacir Antoline e pela coligação - Por um Novo Amanhã (PTB, PSDB, PMDB e PPS) Elcio Cogo e vice Norma Beck.
Em Unistalda 2.569 eleitores estão aptos a comparecerem às dez urnas eleitorais distribuídas em sete locais de votação. A equipe do Cartório Eleitoral (44º zona - Santiago, Unistalda, Capão do Cipó e Itacurubi) já mobilizou a equipe de mesários com intuito de dirimir dúvidas a respeito do processo eleitoral que segue as mesmas regras das eleições de 2008.
De acordo com o chefe do Cartório, Gidião Damian, comparecerão às urnas todos os eleitores inscritos no município de Unistalda nas eleições de 2008 e que até setembro de 2009 mantinham seu título regular com a justiça eleitoral (não suspenso por conscrição ou condenação criminal e, não cancelado por falta às eleições ou falecimento) e não transferiram para outra cidade. Os eleitores que transferiram o título de Unistalda para outra cidade, após as eleições de 2008 não estão mais no cadastro, nem nas urnas desta eleição e nem nos cadernos. Os eleitores que após a eleição transferiram seu título para Unistalda, também não votam e nem precisam justificar, uma vez que não estavam inscritos no município nas eleições de 2008. Àqueles eleitores que estavam inscritos no pleito de 2008, mas não votaram por estarem impedidos e agora em 2009 estão regular devem votar ou justificar, se entre a eleição de 2008 e setembro de 2009 realizaram seus cadastros. Todo eleitor apto para a eleição suplementar é obrigado a votar. Quem não votar tem até o dia 31 de dezembro para justificar junto ao cartório eleitoral.
A eleição suplementar de Unistalda acontece em função da cassação do prefeito eleito, Moisés Gonçalves do PP, devido a problemas na prestação das contas de campanha.
Nenhum incidente relacionado à campanha eleitoral foi registrado até o momento. Ontem as coligações realizaram seus comícios de encerramento contando com a participação de lideranças políticas do Estado. O comício da UTP foi realizado no Centro de Unistalda e da coligação PNA em Nazaré, ambos com público significativo, o que demonstra que os candidatos foram prestigiados pela população, a qual será responsável pela eleição do novo prefeito de Unistalda.
A Candidata Claudia já atua na Secretaria de Saúde do município e Elcio Cogo foi vereador e também candidato a Prefeito em 2008 quando foi derrotado por Moisés pela diferença de 103 votos. (1.256 e 1153 respectivamente). A oposição tentará recuperar a diferença dos votos.
A candidata Cláudia promete dar seguimento aos projetos desenvolvidos pelo PP em Unistalda, argumentando que vários deles estão dando certo, “por isso merecem seguimento”, ressaltando os setores de saúde e educação, como prioritários. Já o candidato Elcio pretende, entre outros, articular projetos para instalação de novas empresas no município, oportunizando mais empregos e renda á população de Unistalda.
O resultado da eleição deve ser divulgado oficialmente até às 18h30min deste domingo, 01.
Fonte: Rádio Santiago.

Compartihe:


Santiago recebe hoje, às 20 horas, no Círculo Militar, evento do SESC/RS em homenagem ao Dia do Comerciário, comemorado ontem.
Num primeiro momento, acontecerá a entrega do Prêmio "Comerciário do Ano" - distinção concedida aos trabalhadores do setor terciário que escreveram as melhores histórias de fatos inusitados, momentos de emoção ou situações curiosas do dia-a-dia de trabalho. Haverá também o lançamento do livreto "Minha História no Comércio 2009", coletânea que reúne os 51 textos vencedores desta edição do concurso.
Em Santiago, Antônio Marcos Dorneles Pereira (foto abaixo), da Bramoto, foi o premiado.


Após a premiação, haverá o espetáculo musical "Agora Eu Canto Pra Você" com Texeirinha Filho e Texeirinha Neto.

O evento tem entrada franca, mas pede-se que a comunidade leve um quilo de alimento não perecível.

Compartihe:

A expectativa foi por água abaixo. Devido à alguns erros de comunicação entre a empresa JK Balonismo e a URI Santo Ângelo, a qual contratou o serviço, o balão que sobrevoaria Santiago na manhã deste sábado, durante o lançamento da campanha de Vestibular de Verão da URI, sequer foi montado.
Segundo um dos responsáveis pela JK Balonismo, a previsão de chuva foi um dos principais fatores que impossibilitou a instalação do equipamento. A chuva estaria trazendo uma massa de ar ao município, causando rajadas de vento. Pela manhã, segundo medição da empresa, o vento estava em 20km/h. Para a segurança, o balão só é montado com ventos até 10km/h.
O balão possui 30 metros de altura, 30 metros de largura e mais 50 metros de circunferência de tecido, ou seja, seria impossível montá-lo na praça Moisés Viana, conforme foi anunciado. O melhor lugar seria no campo em frente à Escola da URI.
Erros de comunicação assim não podem acontecer, mas paciência. Vamos aguardar outra data e uma melhor organização da próxima vez. Lembro mais uma vez, que foi a URI Santo Ângelo que contratou o serviço. Os imprevistos de organização não tiveram nada a ver com a nossa URI Santiago.
Todos voltaram para casa desanimados e o prof.º Clovis, visivelmente chateado. Eu, que estava com medo de voar no tal balão, também fiquei perplexo e agora com mais vontade de sobrevoar a minha Terra dos Poetas!

Compartihe:

Eu vou voar no Balão da URI Postado sexta-feira, 30 de outubro de 2009 ás 22:42


Pois é!
Em um misto de curiosidade e medo, serei um dos tripulantes do balão que sobrevoará nossa cidade na manhã deste sábado, durante o lançamento do Vestibular de Verão da URI para a comunidade. O passeio terá duração de uma hora, das 10 às 11, com saída da Praça Moisés Viana.
O convite partiu da profª Maria Saléti Reolon, Diretora Acadêmica da Uri, durante o lançamento do Vestibular para imprensa e convidados, que aconteceu na noite de hoje, no Salão de Atos da Universidade.
Não me acerto muito bem com altura, mas o passeio servirá para curtir uma vista aérea da minha amada Santiago e também para fazer muitas fotos.
Obrigado profª Saléti pelo convite... e seja o que Deus quiser!

Compartihe:


A Rádio Santiago está gerando sua programação, neste fim de semana, direto do seu estúdio auxiliar, por isso está sujeita a interrupções na sua transmissão. Como parte dos investimentos para melhorar a qualidade técnica, está sendo feita a troca de equipamentos no estúdio principal. O trabalho deve ficar concluído até a próxima segunda-feira, dia 02, sob a responsabilidade do técnico em telecomunicações Carlos Roberto Dorneles.

Compartihe:

A titular da Coordenaria Regional de Educação, professora Leocádia Guerreiro, comentou hoje pela manhã na Rádio Santiago, que o processo de Sindicância na Escola Cristovão Pereira, que acabou resultando na destituição da atual diretora, professora Cida Azzolin, somou 05 volumes com cerca de 1.300 páginas.
Durante o processo houve suspensão de três dias para quatro professores por benefício de atestação indevida de efetividade pela direção, ou seja, que não estavam na escola e que tiveram presença; suspensão de 20 dias de um professor que trabalhou concomitantemente em atividade particular e na escola, ao mesmo tempo; suspensão de 20 dias de uma servidora e também da suspensão de 30 dias e destituição da função de diretora do colégio.
A Sindicância, segundo a professora Leocádia Guerreiro, apontou ainda a permissão do uso de espaços públicos para particulares; falta de prestação de contas e a condução da eleição do COM.
Informou que houve a violação do Artigo 8º incisos do 1º ao 14º da Lei 576-95 e também do Artigo 177 inciso 5º da Lei Complementar 10.098, além do Artigo 120 inciso 1º e 2º da Lei 6.662/74.
Ressaltou ainda que os envolvidos tiveram ampla defesa a qual foi anexada ao processo enviado à Secretaria de Educação que decidiu sobre a sanção e publicou a decisão no Diário Oficial do Estado. Para a professora Leocádia, em âmbito de 35ª Coordenadoria o assunto está encerrado.
Hoje pela manhã, por telefone, a professora Cida Azzolin, reafirmou que o assunto entrou para a esfera judiciária e já está com seus advogados, já que, segundo ela, as provas foram ignoradas. Se disse arrasada com o acontecimento e que os feitos do seu trabalho como professora na Escola não foram levados em consideração.
Fonte: Rádio Santiago.

Compartihe:


É hoje, o grande dia!
Logo mais à noite, a URI Santiago estará lançando o Vestibular de Verão 2010 para a imprensa e convidados. No sábado, a partir das 10h, na praça Moisés Viana, acontecerá o lançamento para a comunidade. Para abrilhantar este dia, a URI contratou um balão que ficará, inicialmente, cativo (ancorado) no local, a uma altura de 30 metros, ficando visível para toda a cidade. Em seguida, sobrevoará o município e rumará a unidade da URI, em São Luiz Gonzaga. A comunidade está convidada a prestigiar.
As inscrições para o Vestibular de Verão 2010 estarão abertas a partir do dia 4 de novembro. A prova única será realizada no dia 12 de dezembro (sábado), pela parte da manhã.

Compartihe:

Impressões sobre Santiago Postado quinta-feira, 29 de outubro de 2009 ás 22:06


Artigo escrito pela Secretária de Estado da Cultura Mônica Leal para o Jornal Pampa Regional:
Estive em Santiago pela primeira vez em 2006, quando percorri parte do Rio Grande do Sul na minha campanha ao Senado Federal. Lembro que, na estrada, rumo ao município, o meu pai ligou e me pediu que, logo que chegasse em Santiago, procurasse por um amigo dele de longa data, e que ele tinha certeza que se tornaria meu amigo também. E foi assim que eu conheci e fiquei amiga do seu Gibelino, que, na época era proprietário da Rádio Iguaçu FM. Foram muitas histórias que ele contou sobre a política que se fazia no passado, sobre a cidade e é sempre muito bom ouvi-lo. Por sorte, Santiago, por suas muitas iniciativas culturais também entrou em meu roteiro de secretária da Cultura, e estas passaram a me levar mais seguido à cidade, oportunizando um natural estreitamento de laços e, a partir disso, essa terra se inseriu no mapa do meu coração de forma muito especial.

E, nas visitas que pude fazer nesse tempo de bom convívio, não esqueço as pessoas e os lugares, onde fui muito bem recebida. Posso estar esquecendo algum, mas estes nomes eu carrego sempre na lembrança: Colégio Medianeira, 5º RPMon, Corpo de Bombeiros, Tênis Clube Santiaguense, Rua dos Poetas, Livraria Sebo, Círculo Militar, ONG Casulo, Escola Criança Feliz, Hospital de Caridade, Lojas Colombo, Câmara de Vereadores, Prefeitura, Centro Empresarial, Rádio Verdes Pampas, Clube Comercial, Jornal Expresso Ilustrado, Centro de Referência da Mulher, Rádio Santiago, Rádio Iguaçu, Rádio Verdes Pampas, a URI e seus projetos, o Jornal Correio Regional, o Jornal Folha de Santiago, o Jornal Pampa Regional, Hotel São João e a padaria Pão e Grãos.

E como não posso mencionar cada santiaguense que me acolhe, pois este deve ser um pequeno artigo, simbolizo na figura do menino Rudolph, de treze anos, o meu carinho e apreço por todos. O Rudolph,foi quem me ensinou a segurar as rédeas do cavalo e isso eu nunca vou esquecer.

De fato, formei um vínculo muito forte com os santiaguenses. A única coisa que lamento é que a minha agenda compromissada de secretária de cultura e de integrante do governo, não permite que eu fique mais tempo no município em cada visita. Na ExpoSantiago, evento que sempre acompanho, participei da abertura, representando a governadora, mas pude ficar apenas um dia (por conta da gripe A, muitos eventos que foram suspensos estão acontecendo agora, fazendo coincidir as datas). Mesmo assim, fiz questão, no curto tempo que tive, de andar pela Rua dos Poetas, onde fui acompanhada pelo Rudolph Gessinger, filho do meu advogado e amigo, Ruy Gessinger. Santiago, se Deus quiser, até breve!

Mônica Leal
Secretária de Estado da Cultura

Compartihe:

Lamento muitíssimo o fato ocorrido com a Diretora Cida e sua equipe, que sofreram uma terrível injustiça, respondendo a uma sindicância totalmente irregular, foram perseguidas e submetidas a uma verdadeira inquisição, bem aos moldes das ocorridas na Idade Média. Mas a verdade será restabelecida.
Cumprimento a Comunidade Escolar do Colégio Cristóvão Pereira, que acaba de eleger a professora Márcia Bazzan, indicada pela professora Cida, demonstrando sua maturidade, independência e direito de livre escolha, ignorando todas as artimanhas engendradas pela candidata oponente.

Compartihe:

Ontem à tarde, Policiais Militares se deslocaram em uma residência da Rua Barão do Rio Branco, no centro, para cumprimento de mandado judicial de Busca e Apreensão, Expedido pela Juíza de Direito da Vara Criminal e Execução Penal da Comarca de Santiago, com a finalidade de verificar a situação de drogas ilícitas e corrupção de menores. No local foi abordado o proprietário de iniciais R.S.G., os indivíduos de iniciais M.A.S., L.A.B.G., R.S.G., D.C.F. que fumavam um cigarro de “uma erva esverdeada vulgarmente conhecida por maconha” na presença de uma adolescente de quinze anos; Foi encontrado no bolso de um dos envolvidos uma porção da mesma erva pesando aproximadamente 0,20 gramas, bem como foram recolhidos duas facas, uma com 14 centímetros de lâmina e a outra com 22. Diante do fato os autores foram encaminhados a Delegacia de Policia.
Na mesma tarde, os Policiais Militares compareceram em uma residência da Rua General Canabarro, Centro, para outro cumprimento de mandado judicial de busca e apreensão com a finalidade de verificar a situação de corrupção de menores e de drogas ilícitas, onde no local abordaram o proprietário de iniciais I.B.M., bem como o senhor de iniciais C.J.V. que se encontrava na cozinha da residência com uma adolescente de dezesseis anos. Em um dos quartos estavam dezesseis preservativos masculinos, um litro de whisky marca Passaport pela metade, um Computador que estava ligado na Internet, vinte CDs e DVDs e um HD quantum. As partes foram encaminhadas a Delegacia de Policia.
As informações são da Brigada Militar

Compartihe:

Portaria de número 225/2009 da Secretaria Estadual de Educação destituiu a servidora Maria Aparecida Nunes Azzolin do cargo de diretora do Colégio Estadual Cristovão Pereira, tendo em vista o resultado de uma Sindicância Administrativa.
Questionada, a professora Cida disse que a Sindicância iniciou em outubro do ano passado; no dia 08 de dezembro ela foi ouvida em São Borja, sede da 35ª Coordenadoria de Educação. Segundo ela, depois de vários ofícios solicitando o resultado, foi enviado à Escola no dia 27 de junho uma notificação informando que as comprovações não haviam sido aprovadas e, depois em julho veio a indicação de punição, sendo a destituição do cargo e trinta dias de suspensão.
Conforme a professora Cida, tudo iniciou no momento em que destituiu uma colega, cujo nome não foi informado, que fazia parte da equipe diretiva, a qual denunciou fatos ligados ao funcionamento do bar, do Xerox, realização de risotos, alegação de que alguns professores não trabalhavam e que recebiam atestados frios, além de que a diretora destituída teria forjado uma noticia na imprensa escrita de Santiago.
Explica que todos os recursos do bar, risotos e Xerox circulam para custos de manutenção em prol da comunidade escolar, estando as comprovações à disposição da população. Conforme Cida, foram juntadas as provas contrárias às denúncias, porém não entende como elas foram “ignoradas”. Se queixa que não foi ouvida e que a situação não termina por aí. O caso será levado à esfera judicial, até porque, segundo ela, existem todas as comprovações que lhe isentam das acusações.
Cida disse estar tranquila e que o “problema faz parte da esfera pública”. A professora Cida estava na direção da Escola havia seis anos; O mandato terminaria no dia 31 de dezembro.
Fonte: Rádio Santiago

Compartihe:

As Escolas Estaduais da rede pública de educação realizaram ontem a eleição para direção dos estabelecimentos. Nas escolas com sede na área urbana de Santiago o resultado foi o seguinte:
Instituto Professor Isaias – Algeu Disconzi (reeleito);
Escola Lucas Araujo de Oliveira – Marlene Andrés Bazana (reeleita);
Escola João Eduardo Witt Schimidtz – Sandra Maria dos Santos Martins (reeleita);
Escola Thomaz Fortes – Aldemir Martins Machado (reeleito);
Escola Alceu Carvalho – Claudia Souza Osório (reeleita);
Escola Apolinário Porto Alegre – Mara Athaide;
Escola Monsenhor Assis – Graciele Serafini Dapieve (reeleita);
Escola Candido Genro – Luiza Mara Batista Flores;
Colégio Cristóvão Pereira – Márcia Bazzan.
Os novos diretores serão empossados no ano que vem.
Fonte: Rádio Santiago

Compartihe:


Circula hoje, a partir das 11 da manhã, a 8ª edição do Jornal Pampa Regional. A manchete de capa faz alusão ao evento que acontece este sábado em Santiago, no Círculo Militar, uma promoção do SESC Santa Maria. Na oportunidade, o empresário santiaguense Antônio Marcos Dorneles Pereira, da Bramoto Honda, será premiado como comerciário do ano, por ter vencido o concurso Minha História no Comércio 2009.
Nas páginas internas, artigo escrito pela Secretária de Estado da Cultura, Mônica Leal, relatando a sua passagem pela Terra dos Poetas durante a abertura da ExpoSantiago.
Nas coloridas, matéria com Edson Vargas, que vai gravar seu 1º DVD no dia 13 de Novembro e ainda, a cobertura dos eventos do final de semana, em especial à comemoração de 30 anos do Grupo Batista. Além dessas, muitas outras notícias de Santiago e região!
Assine e tenha toda quinta-feira o Pampa Regional em sua casa ou empresa. Mais informações, 3251.3881.

Compartihe:

URI e Lions doaram carrinhos coletores de lixo para a ARPES Postado quarta-feira, 28 de outubro de 2009 ás 14:16



A URI Campus e o Lions Santiago Centro fizeram a entrega de 5 carrinhos coletores de lixo para a Arpes - Associação dos Recicladores e Profetas da Ecologia de Santiago. A doação aconteceu às 13h30min desta quarta-feira, em frente ao Lions, no prédio do Centro Cultural. O Jornal Pampa Regional registrou as doações.

Compartihe:


Edição: Elias Alfonso/Jornal Pampa Regional.

Compartihe:

Dia importante e movimentado nas escolas estaduais em todo o Rio Grande do Sul. Alunos, pais, professores e funcionários vão às urnas hoje para escolher os novos diretores.
Em Santiago, a exemplo de outros anos, as eleições escolares devem ocorrer com tranquilidade. A maioria dos atuais diretores busca a reeleição, como é o caso dos professores Aldemir Martins, do Thomás Fortes e Algeu Disconzi, do Instituto Professor Isaías. Não sei dizer em quais escolas haverá disputa com mais de um candidato, mas espero que o período eleitoral ocorra com serenidade.

Compartihe:

Texto escrito pelo jornalista Reinaldo Azevedo e postado em seu blog na sexta-feira, 23 de outubro. Reinaldo é colunista da Revista Veja.
YEDA CRUSIUS – ELA RESISTIU À TENTATIVA DE LINCHAMENTO
Não conheço detalhes, confesso, do governo de Yeda Crusius, no Rio Grande do Sul. Sei, porque isso é fato comprovável, que ela recuperou as contas do Estado, que estavam devastadas. E parte do ódio que despertou vem daí. Mas só uma parte. Não conheço, reitero, detalhes do governo. Mas sei reconhecer uma tentativa de linchamento quando diante de uma. Já escrevi a respeito. Tenho amigos no Estado que a defendem com convicção, e há outros que vêem incompetência política gritante. Bem, de quase todos os governos, pode-se dizer o mesmo. O que é inédito, e isso só Yeda Crusius experimentou, foi a conjugação de forças políticas as mais heterogêneas para tentar derrubá-la: de uma suposta direita (que, de direita, não tem nada; o que falta é remédio) à extrema esquerda mais delirante.
A tentativa de derrubá-la não é inferência — como Lula fazia durante o mensalão: “Estão querendo me derrubar…”, o que era cascata. Os adversários de Yeda tentaram mesmo. E mais de uma vez. Com provas na mão das lambanças no governo Lula, a oposição nunca ousou ir tão longe. Sem provas, os inimigos de Yeda pediram a sua cabeça.
Não me lembro de ter assistido a coisa semelhante no Brasil. As únicas provas até agora apresentadas contra Yeda são aquelas que nascem da convicção dos acusadores. Algo semelhante, creio, só Eduardo Jorge Caldas Pereira — secretário-geral da Presidência na gestão FHC e agora secretário-geral do PSDB — experimentou. E ele provou, de maneira acachapante e um tanto humilhante para a imprensa, ser inocente. Ocorre que tinha caído na malha da difamação liderada por um procurador destrambelhado.
O Ministério Público pediu o afastamento de Yeda. Provas? Não havia nenhuma. Elas ainda seriam produzidas. Sindicatos entraram com um pedido de abertura de processo de impeachment, pressurosamente aberto por um petista. Provas? Ainda seriam produzidas. Acusa-se a governadora de ter comprado uma casa com dinheiro do caixa dois. Provas? Calma, gente! Eles ainda precisam ser produzidas. Nunca antes nestepaiz... Nunca antes no Rio Grande. A família Genro, dividida na política entre a extrema esquerda e a esquerda extrema, uniu-se episodicamente. E PT e PSOL entoaram a cantilena: “Fora Yeda”, engrossada por sindicatos ligados, por que não seriam?, à CUT.
As tais gravações bombásticas contra a governadora, que seriam “a” prova, não passam da voz do acusador gravando a si mesmo. Nunca antes no mundo! Querem derrubar Yeda? Acham que seu governo é ruim? Acusam-se de desvios éticos? Terão de apresentar algo mais do que a simples acusação. Não estou assegurando aqui que nada aconteceu porque não asseguro isso sobre nenhum governo. Estou dizendo, sim, com todas as letras, que não se apresentou uma maldita evidência até agora. NADA!!! Se aparecer, aí a gente conversa.
Mas é claro que a sua credibilidade foi para o brejo, assim como a situação de Eduardo Jorge ficou insustentável. Ele exercia cargo de confiança e saiu. Ela foi eleita pelo povo, e a deposição requer alguns rituais. O que sobra como lição não deixa de ser uma advertência importante a todos aqueles que fazem oposição aos petistas e às esquerdas: essa gente é capaz de tudo e pode destruir uma reputação por força de repetir todos os dias as mesmas acusações. E, como se sabe, com forte presença no que eles chamam “mídia”.
Eleição
Não sei se Yeda vai reunir condições de disputar mesmo a reeleição no ano que vem. Seus índices nas pesquisas são ruins. Ela diz que vai. Caso leve adiante o seu intento, acho que ela já tem uma excelente material de campanha em mãos. Se eu fosse seu marqueteiro, levaria ao ar as manifestações pedindo a sua saída e diria, ali, quem é quem. Exibiria aquela coletiva patética de procuradores se comportando como um pelotão de fuzilamento, condenando antes mesmo do julgamento; reproduziria até as tais fitas antes tidas como provas irrefutáveis — anunciadas, diga-se, previamente por Luciana Genro…
E depois indagaria o óbvio: “O que é que esta gente tem contra mim, até agora, que não seja ódio?” E não deixaria passar a cena em que a governadora é acuada na sua própria casa, impedida de levar o neto para a escola. É isto mesmo: se optaram por estraçalhar uma reputação em praça pública sem uma miserável prova nas mãos, que lhes sejam oferecidos agora os despojos, até onde eles próprios conseguiram apurar, de comprovada inocência.
É preciso exibir aos próprios gaúchos os requintes da pantomima surrealista que lá foi protagonizada. Ou, então, que aquela turba apresente algo mais do que acusações e disposição para tomar o poder na marra. É preciso indagar aos gaúchos se o poder, no Estado, agora vai ser tomado na base do grito e da passeata. Quanto a Tarso Genro, que agora dá plantão no Estado, cabe que se lhe faça uma indagação: tão pressuroso em provar, como ministro de estado, a inocência de Cesare Battisti, um homicida comprovado, talvez lhe tenha faltado cuidado no trato com uma adversária política que, até agora, é inocente comprovada.
Mas Tarso, vocês sabem, quer Battisti no Brasil e Yeda fora do governo. Quando se é Tarso, não deixa de haver coerência nisso.
Blog: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/

Compartihe:

O governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual da Saúde, informa que a Central de Licitações, vinculada à Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos, publica nesta quarta-feira (28) edital de concorrência pública para a construção do Hospital Regional de Santa Maria.
A obra visa suprir a necessidade de leitos gerais para macrorregião Centro-Oeste e de Unidade de Reabilitação Física de referência estadual. Os investimentos, com recursos do Estado e da União, são estimados em mais de R$ 35 milhões. Os pacientes não precisarão ser transportados para a Rede Sarah, em Belo Horizonte e Brasília. O Hospital Regional terá atendimento em regime de internação, com 240 leitos, dos quais 60 serão destinados exclusivamente à reabilitação e 37 leitos de UTI, totalizando 277 leitos.
O projeto, com área de 20 mil metros quadrados, tem prazo de execução de 18 meses e prevê três blocos com dois pavimentos e subsolo. O hospital será construído em propriedade do Estado. Terá atendimento nas áreas de clínica médica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica e de reabilitação. Haverá atendimento em regime ambulatorial e de hospital-dia.
Com a obra concluída, o Rio Grande do Sul terá Unidade Estadual de Referência no âmbito de Atenção à Pessoa Portadora de Deficiência, garantindo suporte às necessidades de reabilitação física e fortalecendo o Sistema Único de Saúde. Aliado a isso, tem-se a redução de despesas com tratamento fora do domicílio e o bem-estar do paciente que será atendido em seu próprio Estado.
As informações são do Governo do Estado.

Compartihe:

A PEC 98/07, do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), que proíbe a cobrança de impostos sobre gravações de músicas nacionais de autores brasileiros ou interpretadas por artistas brasileiros, está na pauta da Câmara dos Deputados. O regime em que a PEC quer incluir os produtos musicais brasileiros é o da imunidade tributária, que impede a cobrança de impostos de órgãos públicos, igrejas, entidades filantrópicas, partidos políticos e sobre livros, jornais e periódicos, inclusive o papel destinado à sua produção.
As informações são da Agência Câmara
Nota do blog: Com a aprovação da PEC 98/07, o preço de cd's e dvd's ficará mais acessível ao bolso do consumidor, facilitando a compra de produto original e diminuindo a busca por produtos piratas. Os músicos brasileiros são totalmente favoráveis a aprovação da PEC da Música.

Compartihe:

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Caminho das Origens realiza amanhã, dia 28 de outubro, sua 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura, a partir das 14 horas, no Centro Cultural de Santiago.
De acordo com a gestora de Turismo de Santiago, Mônica Vargas, na programação estão palestras e debates sobre vários temas, entre eles: tradicionalismo, gastronomia, literatura, desenvolvimento, turismo, entre outros.
Essas conferências são exigências mínimas para que os municípios possam fazer parte dos programas lançados pelo ministério, entre eles, a captação de recursos. É necessário a participação da sociedade civil, já que a conferência não é validada somente com participantes do setor público. A presença da sociedade dos 8 municípios é importante para debater temas que nortearão as ações da cultura no próximo ano. As inscrições são gratuitas e o evento tem previsão de término às 21 horas.
No último dia 08 de outubro de 2009 os Prefeitos das cidades de Santiago, Jaguari, Bossoroca, São Francisco de Assis, Nova Esperança do Sul, Cacequi, Mata e São Pedro do Sul assinaram o Protocolo de Intenções do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Caminho das Origens. Esse consórcio já existe desde 1996, mas agora se torna consórcio público e começa a abranger mais temáticas. Antes era pensado e trabalhado somente o Turismo. Agora também consta turismo, cultura, eventos, lazer, esporte e desenvolvimento social e econômico.
Fonte: Rádio Santiago

Compartihe:

A Polícia ainda não possui pistas dos assaltantes que agiram na COAGRIJAL em Jaguari na madrugada deste domingo, 25. De acordo com o gerente comercial da empresa, Telmo Lena, dados parciais indicam que os prejuízos foram na ordem de R$ 25 mil. Os quatro assaltantes, fortemente armados, que renderam o vigia da Cooperativa, levaram vários produtos agropecuários. O que chamou atenção, segundo Telmo, é de que entre os produtos roubados, a maioria é para uso em lavouras de soja. O levantamento completo do roubo será divulgado nesta terça-feira, tendo em vista que a empresa está comparando as notas daquilo que foi vendido e do que está faltando.
Fonte: Rádio Santiago

Compartihe:

Vem aí o Vestibular para quem pensa grande... Postado segunda-feira, 26 de outubro de 2009 ás 23:38


Tudo pronto para o lançamento da Campanha de Vestibular de Verão da URI Santiago. Recebi hoje, das mãos da grande amiga Naíse Quartieri, o convite para o lançamento do Vestibular, direcionado a mim e aos integrantes do Grupo Publicitário Pampa Regional. O coquetel de lançamento acontece na sexta-feira, 30 de Outubro, às 20h, no Campus da URI.

Compartihe:


O secretário da Saúde, Osmar Terra durante o "Dia do Bebê no Parque", uma comemoração da Semana Estadual do Bebê, que ocorreu na Redenção neste domingo (25), objetivando mobilizar a sociedade sobre a importância da atenção nos primeiros anos de vida, à gestante e crianças de zero a seis anos juntamente com suas famílias. Foto: Mauro Mattos/Palácio Piratini.
Encontram-se abertas as inscrições para o 6º Seminário Internacional da Primeira Infância, que podem ser feitas pelo site www.pim.saude.rs.gov.br/.
Dirigido a estudantes, pesquisadores, profissionais da saúde e público interessado em desenvolvimento infantil, o evento será realizado nos dias 24 e 25 de novembro, no Salão de Atos da PUCRS e faz parte da Semana Estadual do Bebê. A programação inclui palestras de especialistas de diversos países, como Estados Unidos, Cuba, Uruguai e Brasil. Estarão em debate, os resultados e a importância de iniciativas de atenção à primeira infância.
A Secretaria Estadual de Saúde apresentará a experiência do programa Primeira Infância Melhor (PIM) do governo do Estado, que já atendeu mais de 79,3 mil crianças e 6,3 mil gestantes, em benefício de 52.875 famílias de 231 municípios. A iniciativa integra os Programas Estruturantes Saúde Perto de Você, Emancipar: Todo Mundo é Cidadão e, por meio do Programa de Prevenção à Violência (PPV), faz parte também do estruturante Nossas Cidades.
As informações são do Governo do Estado.

Compartihe:

O projeto que restabelece a obrigatoriedade do diploma de bacharel para o exercício da profissão de jornalista será votado na Comissão de Constituição e Justiça nesta quarta-feira. O parecer do relator, deputado Maurício Rands (PT-PE), é favorável à constitucionalidade da matéria.
Rands alega que a PEC 386/09 não ofende as cláusulas invioláveis da Constituição: forma federativa do Estado, voto direto, secreto, universal e periódico, a separação dos Poderes e os direitos e garantias individuais.
Em junho, o Supremo Tribunal Federal (STF) acabou com a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão com o entendimento de que a exigência feria a liberdade de expressão prevista na Constituição.
O deputado cita trecho do voto do ministro Marco Aurélio — o único do STF que decidiu pela manutenção do diploma.
"O jornalista deve ter uma formação básica, que viabiliza e atividade profissional, que repercute na vida dos cidadãos em geral", disse o ministro.
"Tendo o profissional um nível superior estará mais habilitado à prestação de serviços profícuos à sociedade brasileira", completou.
O relatório de Maurício Rands ainda afirma que a obrigatoriedade do diploma não revoga o direito ao exercício da profissão dos jornalistas que tenham registro precário.
Fonte: Agência Brasil.

Compartihe:

Veículo da COAGRIJAL usado para fuga. Foto Deni Zolin
A Brigada Militar está em alerta na região devido à ocorrência de assalto na COAGRIJAL – Cooperativa Agrícola de Jaguari.
Quatro elementos armados de pistola, revólveres e uma espingarda calibre 12, todos com toca ninja, renderam o vigia da empresa por volta das 3h15 minutos da madrugada deste domingo, 25. O homem foi amarrado e mantido sob a mira de um dos assaltantes, enquanto os outros carregavam defensivos agrícolas e medicamentos veterinários, usando a camionete da própria empresa, uma FIAT Strada placas AMO 9362 a qual foi abandonada próxima da Via Branca em Santiago, antes do posto da Polícia Rodoviária Federal, sem os defensivos. Eles também levaram várias facas, o revólver do vigia, relógio, celular e cerca de R$ 150,00 do mesmo.
Hoje pela manhã, o comandante do 5º RPmon, major Laudemar Cassanta Chaves pediu às comunidades da Região para que fiquem alerta já que o bando ainda não foi preso. Qualquer suspeita a Polícia deve ser avisada.
A Brigada Militar de Jaguari que foi até o local após ser comunicada do fato, acredita que os elementos, ao abandonarem o veículo, tenham se embrenhado nos matos existentes na região e espera que eles sejam presos a qualquer hora. A empresa fica 2.800 metros do Posto da Brigada Militar, saída para São Vicente do Sul. O valor estimado do roubo e a quantia não foram informados.
As informações são da Brigada Militar.

Compartihe:



No sábado apresentei dois cerimoniais. Um aniversário de 15 anos na Apros e o 1º Encontro da Família Bitencourt, evento que reuniu pessoas de diversas cidades do RS no CTG Coxilha de Ronda.

Aproveito para agradecer a professora Maria Saléti Reolon, Diretora Acadêmica da URI, por ter me chamado para conduzir o cerimonial. A professora Saléti, apesar de não assinar o nome, é descendente dos Bitencourt.

Mais fotos do evento, no site http://www.beebop.com.br/.

Compartihe:


Foi emocionante a comemoração de 30 anos do Grupo Batista, a qual aconteceu na noite de ontem, no CTG Os Tropeiros. Entre colaboradores do grupo, parceiros, amigos e imprensa, o CTG ficou lotado. Decoração, sonorização, buffet, tudo em perfeita harmonia. O maior objetivo, além de comemorar, era confraternizar com os funcionários e com convidados o sucesso das 6 empresas que formam o Grupo Batista.

Logo no início, foi mostrado um vídeo, no formato de tele-jornal, apresentado pelos filhos dos funcionários do Grupo Batista. Foi um dos momentos mais aplaudidos da noite.

Momentos de emoção também foram notados, durante homenagem aos funcionários com mais de 10 anos de empresa. Todos receberam um mimo das mãos da Família Batista (Seu Batista, dona Nice, Aline e Luciane). A família também foi homenageada pelos funcionários com mimos e uma placa em homenagem aos 30 anos.

Tive o imenso prazer de ser o mestre de cerimônia do evento, oportunidade que aproveito para agradecer à Família Possa dos Santos-Família Batista, pela lembrança do meu nome e confiança no meu trabalho. Obrigado Fernanda e Aline, em especial!

2009 tem sido um ano maravilhoso para mim, além dos eventos locais, estive apresentando os shows da Expointer e também atuando como mestre de cerimônia em formaturas da UFSM, mas o que me deixa mais alegre é apresentar eventos aqui na minha terra, para minha gente, para meus amigos. Meu muito obrigado à todos que acreditam e gostam do meu trabalho!

Compartihe:

Aniversário do Blog Postado domingo, 25 de outubro de 2009 ás 12:36


Em 25 de Outubro de 2008, escrevi as primeiras linhas na blogosfera. Sem nenhuma pretenção, comecei com meu blog, dando ênfase a coisas mais particulares. Com o passar dos dias, fui sentindo a necessidade de inserir notícias. Em um primeiro momento, publiquei notícias variadas, de assuntos que foram destaque no Brasil e no mundo. Num segundo momento, mudei minha estratégia e defini a "cara do blog", ou seja, dar ênfase às notícias locais e regionais. Foi assim que este espaço passou a ser conhecido e aos poucos se tornou um dos mais acessados da blogosfera santiaguense.
Hoje, um ano depois, beirando os 50 mil acessos, só tenho a agradecer o carinho e a aceitação por grande parte dos meus leitores. Acredito que o blog alcançou sucesso devido às atualizações diárias. Sequer um dia, fico sem postar!
Sou jovem, apaixonado pela comunicação e pelo jornalismo e, apesar de não ser um jornalista diplomado, o que pretendo ser, deixo minha pequena colaboração com a comunidade onde vivo, através deste espaço, onde disponho as mais variadas notícias locais e regionais, com o objetivo de informar quem busca a informação.
A todos que dedicam um pouco do seu tempo para visitar e ler as notícias postadas no meu blog, o meu MUITO OBRIGADO!

Compartihe:

Grupo Batista, 30 Anos! Postado sábado, 24 de outubro de 2009 ás 03:35


Estarei lá, atuando como apresentador do evento. Obrigado Fernanda, Aline, Seu Batista, pela confiança em meu trabalho!

Compartihe:


Santiago conquistou o reconhecimento através do “Selo Cidade Amiga da Mulher”, em cerimônia ocorrida no último dia 21 de outubro em Porto Alegre. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, através da Coordenadoria Estadual da Mulher, tendo por local o auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari.
Estiveram representando a prefeitura de Santiago, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Sônia Uberti e a coordenadora municipal da Mulher, Roselene Bittencourt. O mérito do prêmio foi em função dos diversos serviços prestados pelo município em prol das mulheres santiaguenses.

Compartihe:

Sobre a PEC da Música Postado sexta-feira, 23 de outubro de 2009 ás 15:57

A PEC da Música ganha forças a cada dia e o seu blog está ajudando muito.
Em função da votação de uma Medida Provisória que trancou a pauta, a PEC não foi a Plenário no dia 21/10, conforme previsto. A expectativa é de que seja votada na semana que vem, embora ainda não tenhamos definição quanto à data.
Comprometo-me de comunicar assim que houver a confirmação. A luta continua! Ainda há tempo de colaborar com a música brasileira, aumentando a divulgação!
A lista de e-mail de todos os parlamentares está disponível aqui:
É importante que as pessoas contatem os deputados de seu Estado e peçam que votem a favor da PEC da Música. Informe seus leitores, é muito importante a participação de todos!
Maiores informações:
Twitter da PEC:
Twitter do Deputado Otavio Leite (autor da proposta):
Colaboração de Renata Seixas.

Compartihe:


Mais um final de semana se aproxima e a Terra dos Poetas terá diversos eventos e comemorações. A pedido de alguns leitores, seguirei divulgando minha agenda aqui blog:
Sábado (24/010)

Às 20h30min - Apresentação de Cerimonial do 1º Encontro da Família Bittencourt, no CTG Coxilha de Ronda;
Às 22h - Apresentação de Cerimonial de 15 Anos, aniversariante Thainá Alberti Clerice, na APROS.
Domingo (25/10)
Às 20h - Apresentação do Cerimonial de 30 anos do Grupo Batista, no CTG Os Tropeiros. Comemoração entre funcionários, colaboradores e convidados.

Compartihe:

Foi lançada na noite desta quinta-feira, 22, no auditório da URI Santiago, a Cartilha – No Tempo de Moysés Vianna, produzida pelo Centro de Memória da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul.
A cartilha, em quadrinhos e numa linguagem simples, narra os fatos que culminaram no triste episódio da morte do Juiz Moysés Vianna, que morreu com um tiro no peito ao tentar impedir que um eleitor colocasse dois envelopes na urna eleitoral localizada na então Vila Flores, hoje Distrito de Florida em Santiago, fato ocorrido em 24 de maio de 1936.
A Cartilha inicia situando o tempo em que a história escrita se passou, entre 1935 e 1936 no município de Santiago, na época chamado –Santiago do Boqueirão. Os principais personagens, além do Juiz Moysés Vianna são: José Ernesto Muller (prefeito que concorreu à reeleição de Santiago pelo Partido Republicano Liberal e Sylvio Aquino, candidato de oposição a Muller.
Durante toda a República Velha (1889-1930) várias eleições no Estado do RS foram decididas pelo poder dos lideres locais, que não respeitavam as regras eleitorais. A disputa ocorreu quando já existia a Justiça Eleitoral (criada em 1932), o que fez com que a história tivesse um final diferente daquele ao qual os “coronéis” estavam habilitados. A morte do Juiz Moysés Vianna repercutiu nacionalmente com diversas manifestações solidárias. Ao empossar Sylvio Aquino como prefeito, a Justiça Eleitoral garantiu o inicio de uma nova era para as eleições no RS.
Além do lançamento da Cartilha houve ainda a apresentação de um documentário em vídeo com depoimento de quem viveu a época do assassinato do Juiz produzido e realizado pelo Tribunal de Justiça, com apoio do curso de história da URI.
Representando a presidência do T.R.E. estava a Juíza Efetiva do Pleno do Tribunal, Ana Beatriz Iser, a qual destacou a importância do momento cultural para Santiago e para o resto do Pais, afirmando que o exemplo do Juiz Moysés Vianna ao defender os princípios da lisura de um pleito, ainda continua presente no dia a dia do Tribunal gaúcho com intuito de manter transparente qualquer ato democrático.
Fonte: Rádio Santiago

Compartihe:

Yeda entrega para a população gaúcha o Novo Detran Público Postado quinta-feira, 22 de outubro de 2009 ás 23:45

Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
Um Novo Detran Público, pensado e desenvolvido para ser um dos mais avançados do país, prestar serviço de qualidade, com transparência, e ter os custos de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) barateados, entrou em operação nesta quinta-feira (22). Ao anunciar as mudanças, em solenidade no pátio da Secretaria da Segurança Pública, a governadora Yeda Crusius disse que a intenção é que o Novo Detran venha a ser modelo para outros estados.
"Quero registrar o nascimento de uma nova instituição: o Detran Público. Este, sim, é meu filho, seja bem-vindo", disse Yeda. "Essa transformação de um ente simbólico negativo em um símbolo positivo mostra que o Novo Detran é um acerto", acrescentou, ao valorizar o trabalho realizado pelo secretariado, em especial da pasta da Administração e dos Recursos Humanos, Elói Guimarães, pela contribuição para a reconstrução e o redirecionamento dos serviços do Detran em benefício da sociedade.
A partir de agora, a autarquia assume integralmente a aplicação dos exames teóricos e práticos de direção, e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é de inteira responsabilidade do Estado. E em 1º de janeiro do ano que vem, entram em vigor valores reduzidos das taxas do documento. O exame de legislação passará de R$ 40,10 para R$ 21,84, e o de direção, de R$ 69,74 para R$ 37,99 - uma diminuição de R$ 50,00 no custo total.
Fonte: Governo do Estado do RS.

Compartihe:

No dia 25 de setembro de 2009, julgando o Recurso Especial número 505.498, a 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, manteve a decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul que havia absolvido Luís Alcino Nascimento Pereira da acusação de haver participado da morte de sua mãe, Dirce Helena Brum, fato ocorrido em 28 de julho de 1998. Dirce Helena era servidora da Escola da URI.
Ao dar a informação, o advogado Ronald Dias Miorin salientou que essa decisão transitou em julgado, sem recursos, em 16 de outubro de 2009, tornando-se definitiva a absolvição de Luís Alcino Nascimento Pereira. Por outro lado, lamentou que, na época do crime, os órgãos de segurança pública tenham seguido um caminho equivocado, lançando acusações sobre uma pessoa inocente e, por isso, impossibilitando que o verdadeiro culpado pudesse ser processado e punido.
No Recurso Especial a Ministra Maria Thereza de Assis Moura assentou que “inexistem indícios suficientes de que o réu seja o autor intelectual do crime”. Afirmou ainda que “contra o réu nada há além de meras conjecturas que levam apenas a uma forte suspeita, que por mais veemente que seja, não equivale a um indícios, não sendo, portanto, suficiente para conferir admissibilidade à pretensão executória”.
O defensor também lamentou que o caso termine sem solução, já que, depois de onze anos ficará difícil apontar um culpado,mesmo assim sugeriu que a Polícia abrisse nova investigação para tentar chegar ao verdadeiro criminoso.
Fonte: Rádio Santiago.

Compartihe:


Gostaria, através do blog, de abraçar o Profº Clovis Fernando Ben Brum, Diretor Geral da nossa URI, pois completa mais um ano de vida nesta quinta-feira, 22 de Outubro.
Profº... Obrigado pelas oportunidades e pelos incontáveis conselhos que o Sr. me deu no período que trabalhei na Universidade. Obrigado por acreditar em mim e no meu trabalho e mesmo após a minha saída da URI, continuar contando comigo como colaborador da Universidade.
Parabéns e Muitas Felicidades neste dia e nos demais dias da sua vida!
Saúde e Paz, o resto eu sei que o Sr. corre atrás!

Compartihe:


Circula nesta quinta-feira, em Santiago e mais 8 cidades, a 7ª edição do Jornal Pampa Regional. Graças a um intenso trabalho, o jornal ficou nota 10. Qualidade total de diagramação e impressão, o que pode ser notado, principalmente, nas páginas coloridas.

Nossa capa exalta os 30 anos do Grupo Batista, hoje com 6 empresas e uma preocupação ímpar com as questões ambientais. Nas páginas internas, entrevista com Élcio Cogo e Norma Beck, candidatos à prefeitura de Unistalda.
Destaque especial para as páginas 08 e 09, ambas coloridas, com a cobertura de alguns eventos que aconteceram no final de semana. Na página 08, matéria com a jovem Gabriella Lavarda do Nascimento, finalista do Concurso Garota Gaúcha 2009. Enfim, muita informação nas páginas do Jornal Pampa Regional em sua 7ª edição.
Ligue 3251.3881 e levaremos um exemplar até você!

Compartihe:


Amigos
Sempre gostei de cantar a minha terra e minha gente, e isso foi um dos motivos do meu afastamento do palco dos Mateadores do qual ainda sou sócio, mas não me via mais cantando vuco-vuco, bola de papel, enfim, gravei e lancei em maio de 2009 um cd só de gaita, violão e pandeiro.
Hoje seis meses depois, com este trabalho independente, eu mesmo fazendo divulgação, vejo o quanto é prazeroso cantar a verdadeira música gaúcha com verdades e respeito pelo Rio Grande. E o reconhecimento vem logo pra quem trabalha sério. Digo isto porque fui convidado pela comissão do Candiero da Canção de Restinga Seca para fazer o show de abertura do festival e gravar o meu dvd, e eu gostaria de convidá-lo a participar desse momento muito especial na minha vida.
Edson Vargas
Que maravilhosa notícia!
Estou feliz pelo amigo Edson Vargas que, com esta oportunidade, vai levar o nome de Santiago para outros pagos. Não poderia deixar de publicar aqui no blog e também de comunicar aos meus leitores que estaremos organizando lotações para permitir que os santiaguenses, fãs e amigos do Edson, prestigiem a gravação do 1º DVD.
A gravação vai ocorrer no dia 13 de Novembro, numa sexta-feira, na abertura do Festival Candieiro da Canção em Restinga Seca. Me coloco a disposição, através do fone 9917.4552, para qualquer informação a respeito.
O Edson merece o carinho dos santiaguenses nessa nova caminhada. Eu já confirmei minha presença. Estarei na platéria aplaudindo este grande amigo e parceiro!
Tá feito o convite e nos próximos dias, trago mais informações sobre o trasporte para Restinga Seca. Vamos juntos aplaudir o sucesso de Edson Vargas!

Compartihe:

Do blog de Júlio Prates:
No blog da Mônica são quatro seguidores santiaguenses e não três como publicastes: o Rafael (primeiríssimo da fila), a Nívia Andres, Felipe Tusi e a Tati Silveira, do CES. José de Arimatéia.
Eu sinceramente dou risada. As pessoas ao invés de cuidarem de suas vidas e de suas tarefas diárias, ficam prestando atenção ao meu blog e aos meus comentários, principalmente no que diz respeito à Mônica Leal. Eu só gostaria de entender uma coisa, qual a vantagem de certas pessoas se implicarem tanto com a atenção que dou a Mônica e seus feitos?
Como diz Júlio Prates, essas coisas a gente só vê em Santiago (risos).

Compartihe:

Audiência Pública para discutir a Zona Azul em Santiago Postado terça-feira, 20 de outubro de 2009 ás 17:00

A População de Santiago está sendo chamada para audiência pública visando discutir o Projeto de Lei 068-2009 que estabelece o Sistema de Estacionamento pago no município. A audiêcia acontece nesta quarta-feira, às 9h30min, na Câmara de Vereadores.
O Projeto encaminhado pelo Executivo à Câmara de Vereadores delimita como zona azul a área compreendida entre as ruas Bento Gonçalves, General Canabarro, Barão do Rio Branco, Júlio de Castilhos e parte da Sete de Setembro, fechando todo o quarteirão.
O presidente da Comissão de Assuntos Estratégicos da Câmara disse hoje pela manhã que pretende entrar com uma emenda para que a área seja diminuída, por não ver necessidade na extensão proposta no Projeto.
Os valores a serem cobrados dos usuários de veículos automotores que estacionarem na zona azul serão os seguintes:
Para uso até 30 minutos – R$ 0,60;
Para uso de até 60 minutos – R$ 1,20;
Para uso de até 90 minutos – R$ 1,80;
Para uso até 120 minutos – R$ 2.40.
Tarifa de pós-utilização para veículos com comprovante vencido R$ 6,00;
Tarifa para veículos sem comprovante R$ 12,00 e Container de entulho ou de lixo R$ 10,00, por dia.
O preço público será reajustado por Decreto do Poder Municipal e justificado em planilha de custo. O tempo máximo de permanência na mesma vaga será de duas horas, com tolerância de trinta minutos recolhendo a tarifa de pós-utilização, sendo obrigada a retirada do veículo, ultrapassando o tempo máximo de permanência na vaga, ficando o usuário sujeito às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro.
A bancada do PP, por sua vez, apresentou uma emenda modificativa ao Projeto de Lei 068 – 2009 sugerindo que os valores cobrados sejam de R$ 0,50 para uso até 30 minutos; R$ 1,00 para uso até 60 minutos; de R$ 1,50 uso até 90 minutos e de R$ 2,00 para uso até 120 minutos.
Já o Artigo 21 do projeto de Lei 068-2009 prevê que “ao Poder Executivo Municipal e à Concessionária responsável pelos Parquímetros, não caberá qualquer responsabilidade por acidentes, danos, furtos ou prejuízos de qualquer natureza que os veículos dos usuários venham a sofrer nos locais de estacionamento, não sendo exigível da concessionária a manutenção de qualquer tipo de seguro contra esses eventos”.
Na opinião do vereador Bassin, este artigo não deverá ser aprovado pelo legislativo, por entender que os estacionamentos pagos devem garantir a integridade do bem o qual se encontra dentro de sua limitação. Este artigo será alvo de discussão durante a audiência pública de amanhã para evitar que no futuro gere problemas para o Executivo e ao próprio Legislativo.
Fonte: Rádio Santiago.

Compartihe:

O Município de Santiago vai receber no dia 05 de dezembro, a Rua da Cidadania, um projeto do Governo do Estado. Na oportunidade todos os órgãos estaduais, contando com o reforço dos municipais, estarão oferecendo atendimento, especialmente à população carente.
Conforme o prefeito Júlio Ruivo, duas quadras em frente a Prefeitura serão fechadas para a instalação da infra-estrutura dos atendimentos que vão desde emissão de documentos, serviços de saúde e cultura.
No serviço de saúde, por exemplo, haverá acuidade visual e entrega de óculos, além de mamografia. Nos demais, identidade, CPF, carteira de trabalho e certidões.
Segundo a presidente do Comitê de Ação Solidária, Tarsila Crusius, a Rua da Cidadania se consolida a cada edição "como prestadora de serviço público cidadão, solidário e próximo da população gaúcha que mais precisa, a do interior do Rio Grande do Sul". Ela acrescentou: "A Rua da Cidadania tem a marca do governo, cujo foco é o cidadão".
Instituído em 2008 pela governadora Yeda Crusius, o projeto Rua da Cidadania atendeu mais de 20 mil gaúchos no primeiro ano. A primeira edição de 2009 ocorreu em Lajeado, no Vale do Taquari, em março, com a participação de mais de 5 mil pessoas.
Para o prefeito Júlio Ruivo, é importante que a comunidade participe neste dia e usufrua dos atendimentos, a exemplo do que já ocorria quando da realização do Projeto Cidade Ativa e dos ACISOS – Ação Cívico Social, promovidos através do Exército e Prefeitura.
Fonte: Rádio Santiago

Compartihe:

Mônica Leal na blogosfera Postado segunda-feira, 19 de outubro de 2009 ás 22:50

A Secretária de Estado da Cultura, Mônica Leal, lançou seu blog nesta segunda-feira. Através dele, ela ficará mais próxima do povo gaúcho e poderá nos deixar por dentro de tudo que acontece no cenário cultural do Rio Grande do Sul.
Seja bem vinda à blogosfera Mônica e sucesso com este novo projeto.
Acesse: http://monicalealrs.blogspot.com/

Compartihe:

Eis o comentário: "Deixa começar sair páginas da Assembléia Legislativa no Jornal do Rafael para ver se ele também não esqueçe a Mônica".
Pois bem, Sr. "José de Arimatéia", caso saiam publicações da Assembléia Legislativa no Pampa Regional, o qual não é meu, apenas sou o editor, não deixarei de exaltar as atividades da Secretária de Estado da Cultura, Mônica Leal. Jamais deixarei de divulgar as ações dela e da pasta da cultura. Caso o Sr. não saiba, foi graças a Mônica Leal que fui atuar como apresentador da Expointer, feira internacional e de maior repercussão em nosso estado. Eu me sinto no dever de publicar as informações que recebo, em agradecimento à oportunidade que me foi dada. Eu fui o 1º locutor santiaguense a apresentar shows no palco principal da Expointer e isso só aconteceu devido a minha amizade com a Mônica Leal. Portanto, não vou parar por aqui, pois meu blog e se for o caso, o jornal Pampa Regional, sempre darão destaque para as notícias que envolvem Mônica Leal e a Secretaria de Estado da Cultura.

Compartihe:

Um abaixo assinado está à disposição da população em vários locais públicos, como Escolas e Prefeitura, em relação à Escola Técnica Federal. O prefeito Júlio Ruivo pediu apoio da comunidade no sentido de que o município consiga o maior número possível de assinaturas, visando sensibilizar o governo federal para aprovação da Escola, que será um campus do Instituto Federal Farroupilha de São Vicente Sul. O projeto será concluído até a próxima quinta-feira.

Na semana passada o Secretário de Planejamento Ademar Canterle e uma comitiva de vereadores visitou o Coordenador do Programa Federal de Escolas Técnicas, Elizier Pacheco, apresentando a intenção do município em instalar o Campus, já que a área pertencente à antiga Escola Rubem Machado Lang é federal.

A criação da instituição vai beneficiar o município e servir para as demais cidades gaúchas, já que será a única no Estado voltada à Tecnologia da Madeira, além de cursos profissionalizantes e superior.

O terceiro módulo de liberação dos projetos técnicos federais do Governo será aberto ainda este ano, por isso é importante a mobilização de todos para que o município seja contemplado.

Fonte: Rádio Santiago/edição do blog.

Compartihe:

Bom Dia!
Comunicamos que, no último sábado, dia 17 de Outubro, ocorreu na Sede do Partido Democrático Trabalhista a Convenção Municipal do partido. Foram eleitos: para Presidente, o empresário Alceu Pedro Nicola, para Vice-Presidente, o Sr. Mauro Burmann, além dos demais integrantes da Executiva. Na prévia realizada para o governo do estado ou vice na coligação, o nome escolhido foi o do Deputado Federal Pompeo de Mattos.
Saudações Trabalhistas.
Nelson Abreu

Compartihe:

Comentários Postado ás 10:25

Mas uma semana se inicia e confesso estar cansado nessa segunda-feira. O final de semana foi de trabalho intenso ao lado da Smart Sonorizações. Ontem, durante todo o domingo, participei das festividades à Mãe Admirável da comunidade do Bairro Monsenhor Assis. Os festejos populares aconteceram no CTG Os Tropeiros.
A gripe segue no meu organismo, mas não como semana passada quando os sintomas foram mais intensos e tive que ficar dois dias de cama por causa da febre. Tô quase 100% de novo!
Viva o horário de verão. Até fevereiro de 2010 vamos desfrutar de dias mais longos. Eu, particularmente, sou fã desse novo horário!
Vários e-mais, algumas ligações e outros comentários no blog à cerca da postagem anterior. É importante destacar que Mônica Leal não está chateada com Santiago, em hipótese alguma. Mônica é fã da Terra dos Poetas. Quem ficou chateado fui eu, pois Santiago deveria, antes de São Borja, ter concedido tão honrosa homenagem à Secretária de Estado da Cultura por tudo que ela fez e vem fazendo pela nossa cidade.

Compartihe:

Exclusivaaaaaaa! Postado sábado, 17 de outubro de 2009 ás 20:29


Acabo de falar pelo telefone com Mônica Leal, nossa amável Secretária de Estado da Cultura e pessoa por quem tenho um carinho imenso. Liguei para ela para parabenizar pelo sucesso de vários eventos que estão acontecendo em todo o estado com o auxílio da pasta da cultura, em especial a 7ª Bienal do Mercosul que acontece em POA, com apoio da LIC. Na oportunidade, ela contou-me algo bombástico e em primeira mão:

Antes de falar comigo por telefone, Mônica recebeu a ligação do prefeito de São Borja, Mariovane Weis, informando que a nossa secretária vai receber o título de cidadã são-borjense, pelo trabalho cultural desenvolvido em São Borja, principalmente no que diz respeito a inaguração do Memorial Casa João Goulart. Detalhe, o prefeito de São Borja é PDT. Com esse reconhecimento, ele premia o trabalho não só de Mônica, mas também do PP.

O que mais me deixa triste, é que isso poderia ter acontecido em Santiago. A Terra dos Poetas deveria, bem antes, ter concedido esse título a nossa secretária. São incontáveis as vezes que Mônica lutou por Santiago, pelo Festival da Música Crioula, pela Expo, e por tantos outros projetos. Ela praticamente adotou Santiago em todos os sentidos. Recentemente diversos artistas locais, incluindo eu, foram para a Expointer graças a Mônica Leal. Enfim...
Podem me chamar de puxa-saco ou qualquer outra coisa, mas tá na hora de Santiago acordar e começar a dar valor a quem sempre ajuda a nossa terra. Tá dado o recado!

Compartihe:

Foto: Marcelo Oliveira.

A Redação do Diário Gaúcho recebeu a visita das finalistas de setembro. A morena Gabriella Nascimento (natural de Santiago), 16 anos, e a loira Milene Klein, 17 anos, vieram de longe atrás de um sonho: construir uma carreira no mundo da moda. Gabriella, de Santa Maria, foi a escolhida pela votação popular.

Gabriella conta que fez uma campanha em sua cidade, com direito a panfletos e a faixas! Com 1,72m de altura e 54kg, ela é veterana em concursos de beleza. Começou a competir aos quatro anos e já exibe 21 títulos. – Quem sabe não levo mais um para Santa Maria? – gaba-se a linda.

Apesar de morar em Santa Maria, Gabriela é santiaguense, por isso a homenagem aqui no blog. Parabéns e Sucesso!
Mais fotos de Gabriella Nascimento (Fotos de Gil Wilkom):


A vencedora receberá um book fotográfico, um contrato com uma agência de modelos e uma viagem com acompanhante para evento de moda a ser definido, incluindo passagem, hospedagem e alimentação. Promoção: Diário Gaúcho.

Compartihe:

A comunidade do bairro Monsenhor Assis promove neste domingo, a Festa da Padroeira Mãe Admirável.
Às 10h, haverá procissão com saída em frente ao CTG Os Tropeiros até a capela localizada em frente a empresa Móveis Saggin. Na chegada da procissão, haverá missa campal.
Após a missa, terão início os festejos populares no CTG Os Tropeiros. Ao meio dia será vendido risoto e churrasco para a comunidade. Encomendas começaram a ser feitas na tarde de hoje e ainda podem ser feitas no domingo pela manhã. Durante toda à tarde de domingo, diversas apresentações artísticas, entre elas: Grupo Vozes do Rio Grande, Coral Helena Teixeira do Centro Cultural, Invernadas do CTG, entre outras. No local, tendas com doces, cachorro quente, bebidas, etc.
A Sonorização e apresentação do evento à cargo deste blogueiro (Smart Sonorizações). Semana passada, pelo 3º ano consecutivo, sonorizei e apresentei a festa à Nossa Senhora Aparecida, no bairro Santiago Pompeo. Foi um Sucesso!
Propaganda!
Aproveitando o chasque, para quem não sabe, há uns 6 anos trabalho como Dj e comunicador da Smart Sonorizações, uma empresa profissional que presta serviço de sonorização em festas e eventos. Aniversários de 15 anos, casamentos, eventos em geral. Sinceramente, o Som Que Faz a Diferença na sua festa. Maiores informações, 3251.9082 ou 9917.4552.

Compartihe:

Acontece neste domingo, no Ginasião "Aureliano de Figueiredo Pinto", mais uma edição do INGRUT – Integração dos Grupos Tradicionalistas, reunindo treze cidades da Região.
Segundo Cica Nerez, coordenadora do INGRUT, o evento é uma promoção do Grupo de Danças Sonho de Piá da Escola Municipal Sílvio Aquino. Os grupos participantes integram CTGs, Piquetes, Escolas Estaduais e Municipais. Não se trata de um concurso, mas apenas de um momento de apresentação dos Grupos que levam de Santiago uma pequena recordação em agradecimento pelo empenho na divulgação das danças tradicionalistas.
Cica Nerez disse ainda, que as danças reúnem pessoas de todas as idades, pertencentes a trinta e cinco grupos, perfazendo um total de mais de duzentas pessoas.
O INGRUT inicia às 08 horas da manhã com a chegada das Delegações. Ao meio dia será servido almoço no valor de R$ 7,00. A entrada é franca.

Compartihe:

O alerta foi feito pela Diretora Técnica do HCS, Sônia Nicola, observando que é grande a procura pelo Pronto Socorro de pessoas com sintomas da doença. Atualmente existem dois adultos internados com suspeita, além de várias crianças entre 45 dias e 04 meses de vida com pneumonia.
A médica disse que a população não deve se descuidar das medidas de prevenção, como lavar bem as mãos, várias vezes ao dia; não colocar as mãos na boca, olhos ou nariz; arejar bem os ambientes; evitar a concentração de pessoas e se estiver com gripe não sair de casa, a não ser para ir até o Pronto Socorro, se for necessário. Todas as medidas preventivas divulgadas durante os meses de julho e agosto estão valendo mais do que nunca.
No México e nos Estados Unidos está ocorrendo um novo surto de Gripe A, onde as crianças e adolescentes já estão sendo vacinados. Aqui no Brasil, a vacina deve chegar somente a partir de janeiro e até lá, o melhor remédio é a aplicação das medidas preventivas.
Conforme Sônia Nicola, em Santiago, o Hospital de Caridade mantém os leitos de isolamento em condições para atender os possíveis casos, inclusive com estoque de medicação. As visitas ainda continuam restritas como forma de prevenção.
Desde o surgimento da gripe A no inverno deste ano, morreram seis pessoas em Santiago. Três mortes foram comprovadas laboratorialmente em função da pandemia. O último óbito a ser confirmado ou não, foi de uma mulher ocorrido no início de setembro.
Sônia Nicola voltou a falar que mesmo com a aproximação do verão as medidas de prevenção devem ser adotadas e a população precisa ficar atenta e não relaxar, “pois o uso de um simples lenço ao espirrar ou tossir pode evitar a contaminação seja por gripe comum ou pela gripe A”, conclui a médica.
Fonte: Rádio Santiago.

Compartihe:

Por volta das 3h10min de hoje, carros e motos de um Centro de Formação de Condutores em São Francisco de Assis, pegaram fogo. Um veículo foi totalmente destruído pelas chamas, duas motos e dois carros ficaram parcialmente danificados. Um vizinho do local viu as primeiras chamas a acionou a Brigada Militar. A polícia suspeita que o incêndio seja criminoso. A Polícia Civil investigará o caso.
Fonte: Clic RBS.

Compartihe:

Neste sábado, 17 de outubro, acontece o 14º Cafézinho Poético, no Centro Cultural de Santiago (em frente ao Banco do Brasil), às 20h. O evento é aberto ao público. Participe!

Compartihe:

Vem aí Horário de Verão Postado sexta-feira, 16 de outubro de 2009 ás 17:06


Na noite deste sábado para domingo, os gaúchos devem adiantar os relógios em uma hora para entrar na 36ª edição do horário de verão no Brasil. A medida irá vigorar por 126 dias, até a meia-noite do dia 21 de fevereiro de 2010. A mudança é válida para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
O horário de verão é adotado nesta época do ano em razão do aumento na demanda de energia elétrica, resultado do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. Nesse período, os dias têm maior duração por causa da posição da terra em relação ao sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.

Compartihe:


A Assembleia Legislativa do RS passa a divulgar sua produção jornalística na plataforma de microblog Twitter. As pessoas que seguirem a AL nessa rede social vão acompanhar matérias e fotografias produzidas pela Agência de Notícias da Casa, programação da TV AL e boletins da Rádio AL. No Twitter passam a ser disponibilizadas informações sobre as atividades do Legislativo, como o resultado das votações em Plenário e encaminhamentos das audiências públicas.

De acordo com o Diretor de Jornalismo da AL, Marcelo Model Nepomuceno, trata-se de mais um canal de comunicação do Parlamento gaúcho com a sociedade e a opinião pública. Além das notícias postadas, o cadastro da AL no Twitter permitirá acesso às notícias na íntegra, através de links.

A utilização do Twitter como ferramenta de comunicação com a sociedade leva em consideração a grande inserção da população brasileira na internet. Dados de 2008 da pesquisa do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC) apontam que 39% dos brasileiros acessam a internet e entre eles 53% visitam diariamente a rede.

A postagem das informações será feita por todos os veículos de comunicação da Casa. O jornalista Willian Araújo é o gestor da ferramenta.
Para seguir a AL o endereço é http://twitter.com/assembleiars.
Fonte: Agência de Notícias da AL.

Compartihe:

A Igreja do Evangelho Quadrangular em parceria com o Hospital de Caridade de Santiago está arrecadando livros e revistas para a biblioteca do Hospital denominada – Rosa Saron -. As pessoas interessadas em fazer doações de livros e revistas podem procurar a administração do Hospital para efetuarem as doações. Os livros e revistas são emprestados para os pacientes e acompanhantes durante a estada no hospital.

Compartihe:

Desde às 18h desta quinta-feira, a Fundação Educacional e Cultural para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Educação e da Cultura (Fundae) não é mais a responsável pela realização dos testes de habilitação para a carteira de motorista no Estado. A partir desta sexta-feira, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) gaúcho assume o serviço.
Antes de encerrar o compromisso com o Detran, a direção da Fundae deu uma coletiva, na tarde desta quinta-feira, para fazer um balanço do trabalho e para garantir que os projetos sociais da fundação não sofrerão prejuízo com o fim do contrato com a autarquia, que financiava boa parte dos cursos para os programas da entidade.
Em novembro de 2007, a Polícia Federal desarticulou uma fraude envolvendo os contratos da Fundae e da Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec) com o Detran. A Fatec foi responsável pelas provas até abril de 2007, quando a fundae assumiu os serviços e, então, a subcontratou para fazer os testes teóricos da carteira.
Clic no link (http://www.clicrbs.com.br/pdf/7152064.pdf) e veja as mudanças na hora de fazer a Carteira de Motorista.
Fonte: Diário de Santa Maria.

Compartihe:


Daniele Sallaberry
Coordenadora de Comunicação
Secretaria de Estado da Cultura

Compartihe:


O Centro de Diálise do Hospital de Caridade de Santiago estará promovendo neste final de semana, uma campanha de prevenção da doença renal. Esta campanha é nacional, promovida pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, que tem como objetivos levar às comunidades orientações, esclarecimento, informação a respeito da doença renal, suas manifestações, complicações, formas de tratamento e, principalmente, sua prevenção.
O Centro de Diálise do HCS é referência Nefrológica para a região que abrange os municípios: Unistalda, São Francisco, Nova Esperança do Sul, Jaguari e Capão do Cipó.
A campanha será realizada no dia 17 de outubro de 2009 (sábado), em frente à Prefeitura Municipal. A programação será aberta a comunidade com atividades recreativas como: sorteio de brindes, mateada e show musical. No evento estará presente a equipe multidisciplinar do Centro de Diálise, realizando verificação de pressão arterial, exame HGT (Glicose) e orientando a comunidade em relação à doença. Também haverá a participação dos pacientes do Centro.

Compartihe:


As bolas de papel na cabeça,
Os inúmeros diários para se corrigir,
As críticas, as noites mal dormidas...
Tudo isso não foi o suficiente
Para te fazer desistir do teu maior sonho:
Tornar possíveis os sonhos do mundo.

Que bom que esta tua vocação
Tem despertado a vocação de muitos.
Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores,
Quando em seu dia-a-dia
Tantas dificuldades acontecem.
A rotina é dura, mas você ainda persiste.
Teu mundo é alegre, pois você
Consegue olhar os olhos de todos os outros
E fazê-los felizes também.

Você é feliz, pois na tua matemática de vida,
Dividir é sempre a melhor solução.
Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida
O teu coração a cada dia,
Dando-te tanto prazer em ensinar.

Homenagens, frases poéticas,
Certamente farão parte do seu dia a dia,
E quero de forma especial, relembrar
A pessoa maravilhosa que você é
E a importância daquilo do seu ofício.
É por isto que você merece esta homenagem
Hoje e sempre, por aquilo que você é
E por aquilo que você faz.

Felicidades!
Autor Desconhecido
Homenagem do Blog e do Grupo Publicitário Pampa Regional pela passagem do dia do Professor, nesta quinta-feira, 15 de Outubro.

Compartihe:

Estimo melhoras ao amigo. Sou seu leitor, admirador do seu trabalho e torço pelo sucesso do empreendimento PAMPA REGIONAL. Todos nós erramos e o erro Humaniza. Só não erra quem não faz. Eu vivo errando. E vivo escrevendo. Se não escrevesse, não erraria. Vejo com muitos bons olhos a emergência dessa geração jovem blogueira que toma corpo em Santiago. A mim não interessa os posicionamentos de ninguém. Sejamos livres. A liberdade implica em aceitar os outros como eles são. O Leonardo Rosado, por exemplo, meu grande amigo, pensa o oposto de mim em praticamente tudo o que envolve o governo Yeda, o PSDB, o PPS. E isso não impede de sermos grandes amigos. Ele é um jovem como vc, Rafael. E todos vcs, essa geração que explode, o Márcio, o Leonardo, a Vivian, o Diogo, o Felipe, a própria Lizi, (não vou citar os da minha geração), mas vcs são fantásticos. Se eu pudesse, eu pagaria para vcs passarem estudando e escrevendo. Sei lá, quem bom que vcs escrevem, que temos jovens metendo o bedelho com a escrita, com a política, enchendo o saco, questionando, tomando posição, noticiando, participando. Isso é maravilhoso. Eu sempre sonhei com isso para Santiago. Eu queria 100 Rafaéis, 100 Leonardos, 100 Diogos... O mundo seria diferente e teríamos outra sociedade e outros valores. Que briguem entre si, que briguem comigo, que me xinguem, que me ofendam... MAS QUE EXISTAM. E VCS EXISTEM.

Compartihe:

Breves comentários Postado quarta-feira, 14 de outubro de 2009 ás 15:50

Fui derrubado pela gripe, espero que não seja a suína, mas confesso que fiquei atento aos sintomas. Repouso geral essa semana e alguns compromissos cancelados devido a situação.
Meu amigo Francisco Espenosse, da Komplementus, lança hoje no Clube dos Trinta, a partir das 20h, o seu novo cd. Nesta obra, o compositor aparece como interpréte. Estou curioso para ouvir o Chico e suas cantorias. O cd promete fazer sucesso. Fui convidado para apresentar o lançamento ao lado do comunicador Macir Ribeiro, mas devido a gripe, não me farei presente. Fica aqui o registro.
É geral o comentário na cidade de que a nossa 3ª Exposantiago deixou muito a desejar, em vários sentidos. A maior reclamação é sobre o valor dos ingressos. A outra, a qual acho de fundamento, é a realização do Festival da Música Crioula junto com a praça de alimentação. Desvalorização total dos músicos. Ali pertinho do Ginasão fica o CTG Os Tropeiros, por que não realizar o festival nesta entidade tradicionalista?
Segundo meus leitores, a 1ª edição do Festival da Música Crioula foi no Colégio Medianeira. Desculpem meu erro e obrigado pela colaboração! Um abraço caloroso ao Ruivo Hering, sempre atento às minhas postagens!

Compartihe:

Venâncio Aires é a Capital Nacional do Chimarrão Postado terça-feira, 13 de outubro de 2009 ás 23:47

Deputado Cherini foi homenageado
O município de Venâncio Aires foi declarado, pelo parlamento gaúcho, a “Capital Nacional do Chimarrão”. Na sessão da tarde desta terça-feira (13), os deputados aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 86/2009, do deputado Giovani Cherini (PDT), que concede o título ao município. .

A votação do PL 86/2009 foi acompanhada por autoridades municipais, dentre elas o prefeito e o vice-prefeito da cidade. Também compareceram representantes da organização não-governamental, Instituto Escola do Chimarrão, que chamou a atenção de quem passou pelo Salão Julio de Castilhos, onde estavam expostas diversas formas de preparo da bebida. A presidente da Ong, Liliane Pappen, afirma que o objetivo do Instituto é divulgar o chimarrão como cultura gaúcha e também os valores medicinais da erva mate. A Escola ensina 36 maneiras diferentes de preparo da bebida.

Na tribuna, Cherini defendeu o Projeto com entusiasmo. Segundo ele, PL visa a legalizar o título dado à cidade, que já é, por razões culturais, econômicas e históricas, conhecida como a “Capital Nacional do Chimarrão”.
“É com orgulho que subo a esta tribuna para destacar a importância deste projeto”, afirmou Cherini, que destacou as características que garantem ao município o título.
Venâncio Aires tem 118 anos e situa-se a 128 quilômetros de Porto Alegre, na região do Vale do Rio Pardo. A cidade promove a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), que em 2010 realiza sua 10ª edição. As candidatas a soberanas da Festa também estiveram presentes na sessão.
Fonte: Assembléia Legislativa do RS.

Compartihe:


Último parlamentar acusado de usar albergues para fins políticos, o deputado estadual Iradir Pietroski (PTB) foi absolvido por unanimidade na noite de hoje pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Tal como aconteceu com os demais seis políticos que já foram absolvidos da mesma acusação, o pleno do tribunal manteve a decisão de condenar o deputado por abuso de poder econômico, o que, na prática, perdeu a validade no começo de outubro. Ao mesmo tempo, os ministros o absolveram das acusações de captação ilícita e compra de votos. Pietroski está liberado para concorrer nas próximas eleições.
O caso dos parlamentares albergueiros estava desde março na pauta do TSE. Os primeiros a serem absolvidos foram o deputado federal Vilson Covatti (PP) e sua mulher, a deputada estadual Silvana Covatti (PP), no dia 10 de março. Um mês depois foi a vez do deputado federal Osvaldo Biolchi e seu filho, o parlamentar licenciado Márcio Biolchi, ambos do PMDB, serem absolvidos. No dia 6 de agosto, Pompeo de Mattos e Gersom Burmann, ambos PDT, foram absolvidos.
Fonte: Blog Diário de Brasília/Clic RBS.

Compartihe:

A PEC da Música irá à votação no dia 21, quarta feira, às 14h, na Câmara dos Deputados e sua participação é decisiva!
A presença dos músicos, artistas, produtores e outros interessados no tema é fundamental para pressionar os deputados a votarem a favor da PEC. Haverá estrutura para recebê-los e todos estão convidados!
Precisamos de 308 votos (de um total de 513). Contate os deputados do seu estado e peça que votem a favor.
Divulgue a proposta em suas redes de relacionamento, blogs, e-mails etc. Esta é a hora de pressionarmos.
Dúvidas:
Gabinete do Deputado Otavio Leite (autor da proposta)
Em Brasília: (61) 3215-5437
No Rio de Janeiro: (21) 3388-6240
Saiba Mais:

Compartihe:

Leitores no Site

O Blog no Facebook

Seguir por email

Previsão do Tempo para Santiago

Vereador Eleito - Gestão 2017-2020

Vereador Eleito - Gestão 2017-2020

Rafael Nemitz Eventos

Rafael Nemitz Eventos

Educação Infantil é na Escológica!

Educação Infantil é na Escológica!

O Blog Recomenda: Ford Superauto de Santiago

O Blog Recomenda: Ford Superauto de Santiago

Plaksul Comunicação Visual

Plaksul Comunicação Visual

Fisioterapia

Fisioterapia

Contabilidade de Qualidade!

Contabilidade de Qualidade!

Solar Vidros e Ferragens

Solar Vidros e Ferragens

Advocacia Bianca Piveta/Santiago-RS

Advocacia Bianca Piveta/Santiago-RS

Gaúcha Grill e Galleteria

Gaúcha Grill e Galleteria

Nova Loja da VIVO em Santiago

Nova Loja da VIVO em Santiago

Produtos de higiene e limpeza!

Médico Rafael Cruz - Clínico Geral!

Médico Rafael Cruz - Clínico Geral!

Equipacar é nome de confiança em Santiago

Equipacar é nome de confiança em Santiago

Brinquedos para Festas Infantis

Brinquedos para Festas Infantis

Fasp Art Alimentos, Buffet e Decoração

Fasp Art Alimentos, Buffet e Decoração

Tele-entrega e Moto-táxi em Santiago

Tele-entrega e Moto-táxi em Santiago
Presta serviços ao Blog. Recomendo!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Madalosso Gás e Água

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

SANTIAGONET agora é 100% Fibra Ótica

SANTIAGONET agora é 100% Fibra Ótica

KL Copos Personalizados em Santiago!

KL Copos Personalizados em Santiago!

Farmácia Agafarma em Santiago!

Farmácia Agafarma em Santiago!

Clínica de Odontologia

Agri Doce Restaurante e Grill

Agri Doce Restaurante e Grill

Pague menos no seu lanche com Delivery In Box

Pague menos no seu lanche com Delivery In Box
CLIQUE NA IMAGEM PARA IR ATÉ O SITE

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Mestre Mania Viandas!

Mestre Mania Viandas!

Xis Mania: Sabores salgados e doces!

Xis Mania: Sabores salgados e doces!

Deon Autolocadora: Carros novos para aluguel

Deon Autolocadora: Carros novos para aluguel

Advocacia de Qualidade!

Advocacia de Qualidade!

O Blog Recomenda!

O Blog Recomenda!
Atende toda região!

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias

Todas as postagens do Blog