Santiago em alerta contra à Dengue Postado terça-feira, 23 de fevereiro de 2010 ás 14:41

A cidade de Santiago está em alerta contra a dengue, em função dos casos registrados em Ijui.
De acordo com Eva Muller da Vigilância Sanitária, os casos confirmados que aguardam a contra-prova emitida pelo Instituto Adolf Lutz, de São Paulo, já assustam a população tendo em vista os poucos quilômetros que distanciam Santiago de Ijui, além do fluxo de caminhões e o movimento de estudantes. Eva Muller não descarta a possibilidade de que não muito distante o município registre seus primeiros casos da doença.
Em Santiago, atuam somente cinco agentes de vigilância ambiental, sendo que na realidade, deveriam existir 21 para atender às necessidades da cidade na prevenção contra a doença. Para agravar a situação, a população está desleixando na prevenção. Prova disso são os terrenos baldios que não são limpos, além de lixos que são jogados nos trilhos da Rede Ferroviária e em outras partes da cidade, sem menor preocupação em relação a dengue. Eva Muller lembra que uma simples tampa de garrafa pode gerar muitas larvas do mosquito Aedes aegypti.
A equipe da vigilância sanitária vai se reunir ainda nesta semana com a secretária municipal da Saúde, Mara Machado, com objetivo de definir algumas estratégias junto ao Hospital de Caridade e Unidades Básicas de Saúde, porém ressalta que a participação da população é importante para disseminar o habitat natural do mosquito, já que ele não escolhe em quem picar. Eva observou que por enquanto nenhum foco do inseto foi encontrado.
Hoje existem cerca de cento e cinqüenta armadilhas espalhadas em locais estratégicos da cidade que são visitados semanalmente. Eva Muller, pediu também o apoio das imobiliárias na manutenção das casas e seus respectivos terrenos, não só para evitar o mosquito transmissor da dengue, mas também outros insetos.
Governo do Estado adotará medidas preventivas
A governadora Yeda Crusius afirmou, nesta segunda-feira , que o Estado adotará medidas para evitar a criação de focos do mosquito transmissor da dengue. Sobre os casos confirmados da doença em Ijuí, Yeda disse que a Vigilância Sanitária está na região e concentrará os esforços na prevenção, por fumaça, em folhetos e com ajuda da comunidade.
De acordo com a governadora, o Brasil vive uma epidemia de dengue, com aumento de casos nas regiões de fronteira interna. A governadora frisou ainda que a prevenção à doença ocorre o ano inteiro e principalmente no verão, já que o mosquito se desenvolve no calor.
A Doença
A dengue é transmitida ao homem pelo mosquito Aedes aegypti. O inseto é um pernilongo escuro com listras brancas e tem por hábito picar durante o dia. Ele somente se infecta com o vírus da dengue ao picar uma pessoa com a doença. O mosquito passa, então, a transmitir o vírus. Existem quatro tipos de dengue, e pode-se adoecer em razão dos vírus circulantes que estão no mosquito, por quatro vezes. Não existe vacina para a enfermidade.
Fonte: Rádio Santiago.

2 Responses so far.

  1. Anônimo says:

    Interessante que a Drª Eva sempre vai aos meios de comunicação pedindo que a população colabore para evitar focos do mosquito. No entanto, em plena Rua dos Poetas existe um chafariz que nunca foi acabado, e que tornou-se um depósito de lixo e água suja. E os órgãos responsáveis não tomam nenhuma providência. Esta é a nossa Santiago!!! Lamentável!!

  2. Unknown says:

    Retomando o assunto, aqui, quase área central, Tito Becon com a centenário só aparece o mosquito transmissor da dengue, deve-se voltar a tenção, parece que a cidade está infestado de tais, o perigo é grande!!!

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias