Mais de 100 militares participaram de uma formatura em Santiago na manhã deste domingo, na sede da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. Familiares e amigos foram se despedir da tropa que vai compor o 12º contingente do Batalhão de Infantaria de Força de Paz (Brabat) que partirá para o Haiti daqui a cerca de três semanas.

Do total, 92 — de Itaqui, São Borja, Santa Rosa, São Luiz Gonzaga e Santiago— vão para a missão de paz. Nove soldados formam um grupo de reserva para substituir militares que tenham problemas na documentação ou de saúde. Considerado de emergência, o batalhão tem a missão de ajudar a reconstruir o país caribenho devastado por um terremoto em 12 de janeiro.

Os novos boinas azuis de, pelo menos, seis cidades gaúchas vão se concentrar no 29º Batalhão de Infantaria Blindada em Santa Maria junto com outros 200 militares da Região Central e da Fronteira Oeste até quinta-feira.
Fonte: Diário de Santa Maria.
Foto: Fernando Ramos/Diário SM.

Compartihe:

Alguns leitores do blog participaram da enquete realizada por mim e que perguntava sobre o nível de satisfação da 22ª Copa Santiago de Futebol Juvenil. A enquete ficou no ar durante toda a Copa, recebendo a participação de 85 pessoas. Vejamos a opinião dos leitores do blog:

Os leitores poderiam, baseados em seus pontos de vista, escolher uma das quatro respostas. Das 85 pessoas que votaram:

35 (41%) julgaram a Copa Santiago Ruim.

24 pessoas (28%), acharam Meia-boca.

19 pessoas (22%), acharam Boa.

Apenas 7 pessoas (8%), escolheram a opção Ótima.

Fica uma pergunta no ar: O que faltou para a Copa Santiago ser melhor? (Para responder, deixe um comentário na postagem).

Compartihe:

Recebi um e-mail que, sinceramente, me deixou emocionado. Éden de Paula, meu padrinho do rádio e quem me deu o primeiro empurrão para investir na carreira de radialista, acompanhou meu trabalho pelos microfones da Rádio Verdes Pampas durante a Copa Santiago. Divido com os meus leitores, as sinceras e carinhosas palavras recebidas do Éden:
"Estou em Santiago descansando... Nada melhor que a Terra dos Poetas para devolver a essência da vida da poesia a suas veias. Fora o encanto da beleza noturna em Santiago, algo mais chamou-me atenção. Foi durante a Copa Santiago de Futebol Juvenil.

Reflita que para um bom repórter, não importa o assunto em pauta, ele sempre está dentro do contexto. Às vezes, o profissional do microfone demonstra de forma sobrenatural uma vivência incontida de algo que nunca fez. Foi exatamente esta a minha impressão, ao escutar pela Rádio Verdes Pampas FM, os trabalhos de reportagem de Rafael Nemitz. Ele realmente sabe perguntar e o faz com conhecimento de causa.

Ver aquele menino de outrora, dando aula, numa disciplina que até então não era bem a sua, me deixou muito orgulhoso, principalmente por ter feito parte de seus primeiros passos no mundo mágico das comunicações.

Eis "Rafael Nemitz", o grande nome da copa, na minha visão de 20 anos na mídia assistida, ouvida e escrita... Valeu Rafinha!"


Extraído do diário de Éden de Paula (Empresário, radialista, palestrante, professor e escritor). 30 de janeiro de 2010.

Compartihe:


Apesar de um jogo difícil contra o Gama, o Internacional teve mais garra e sorte, diga-se de passagem, e conquistou o título de Campeão da 22ª Copa Santiago de Futebol Juvenil na noite deste sábado. Com a vitória, o Internacional contabiliza 9 títulos como Campeão da Copa Santiago.
A sorte ficou por conta de um pênalti claro, à favor do Gama, logo após o impendimento de um gol marcado pelo Inter. Como o juiz, Rogério Camilo, estava longe do lance, não marcou nada. Se o pênalti fosse dado ao Gama, o jogo poderia ter terminado em 2 à 2 e com isso, a final seria decidida com a cobrança de pênaltis.
Mas, apesar dos pesares, o Inter foi superior durante toda a Copa Santiago e por isso mereceu o título. Parabéns aos jogadores, comissão técnica e principalmente, aos torcedores que empurraram o colorado rumo à vitória.
Foto: Elias Alfonso.

Compartihe:

Agenda de hoje Postado sábado, 30 de janeiro de 2010 ás 12:49

A minha agenda está movimentada neste sábado. A partir das 18h30min, estarei na reportagem de campo da final da Copa Santiago juntamente com os demais colegas da jornada esportiva da Verdes Pampas FM. Ficarei só no primeiro tempo, pois tenho dois cerimoniais de 15 anos na sequência.
Às 21h30min - Cerimonial de Mayza Lima Ferreira, no Círculo Militar;
Às 22h15min - Cerimonial de Nathália Stangherlin Figueiredo, no Salão da Artilharia.
Além dos cerimoniais, estarei atuando como Dj na festa da Nathália Figueiredo.

Compartihe:


Quero, através do blog, prestar homenagem à uma amiga e sua família. É a jovem Rafaela Stocker Salbego, que foi aprovada no Vestibular da UFSM para o curso de Odontologia. Rafaela, é filha de Marco e Rosane Salbego.
A comemoração tá grande, com direito a churrasco e muita alegria. Como ela mesmo escreveu no orkut: "Aguentaaaaa Coração!"
Parabéns Lela e muito sucesso daqui pra frente... Tu merece!
Um carinhoso abraço pra ti e pra toda a família. Vocês moram no meu coração!

Compartihe:

Internacional e Gama se classificaram, nesta sexta-feira, para a final da Copa Santiago de Futebol Juvenil, que acontece neste sábado às 19 horas, com transmissão ao vivo pela Verdes Pampas FM.
O Inter conquistou a primeira vaga ao vencer o Goiás nos pênaltis. No tempo normal, o jogo ficou em 1 à 1. Nos pênaltis, o Inter venceu pelo placar de 4 à 2.

Já o segundo classificado foi o Gama, que venceu o Belgrano da Argentina pelo placar de 2 à 1.

Para a final, a Comissão Organizadora está oferecendo uma promoção aos torcedores. A arquibancada popular, localizada atrás do gol, custará R$ 2,00 e a arquibancada popular, localizada na lateral, com entrada pela Rua do Lazer, custará R$ 1,00.

Compartihe:

Oi Rafael!
Há algum tempo tornei-me leitora dos blogs de Santiago para me atualizar das notícias! Além é claro de te conhecer a algum tempo e te admirar como pessoa e profissional!
Acabo de ler tua reportagem sobre o tal Dalazen, e pelo que eu saiba ele nada mais era no Hospital Militar que um Auxiliar do pessoal da enfermagem sem nenhuma formação específica para atuar na enfermagem.
Eu não sei se tu sabe das divisões existentes na Enfermagem onde existem 3 categorias profissionais: o Auxiliar de Enfermagem (com exigência de ensino fundamental e estudo de 1 ano para sua formação - esta categoria atualmente está em extinção portanto todos os auxiliares devem tornarem-se técnicos), o técnico de Enfermagem (com exigência de ensino médio completo e estudo de 2 anos para a sua formação) e o Enfermeiro (Ensino Superior e estuda pelo menos 4 anos e meio para sua formação).

Depois destes esclarecimentos gostaria que você retratasse, por favor, o termo atribuído ao Sr. referido na reportagem, pois que eu saiba ele não frequentou o curso superior para assim ser chamado de Enfermeiro. Não precisa divulgar o meu nome mas gostaria que fizesse esta correção!

Agradeço!!
Enfermeira, leitora do blog.
Nota do blog: Agradeço a participação desta fiel leitora do blog, principalmente pelos seus esclarecimentos.
A reportagem em questão foi editada e divulgada pela Rádio Santiago. Apenas retransmiti a informação no meu blog. Portanto, não tenho conhecimento sobre a qualificação profissional do Sr. José Chimelo Dalazen.

Em respeito à minha leitora, estarei buscando junto ao Hospital Militar ou com o advogado Marco Luis Paines, qual a função desempenhada pelo Sr. José Chimelo Dalazen no HGU de Santiago.

Compartihe:


Recebi no início da tarde de hoje, convite para prestigiar o lançamento da Revista do Curso de Direito da URI Santiago. Agradeço à professora Michele Noal Beltrão, Coordenadora do Curso, e ao Gilson Pires, pelo envio do convite. Estarei presente!

Compartihe:

DECRETO Nº 342/2010

DETERMINA O CANCELAMENTO DA TEMPORADA DE PRAIA NO JACAQUÁ – PASSO DO CATARINA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Jorge Ernani da Silva Cruz, Prefeito Municipal de São Francisco de Assis, no uso das atribuições legais e com base em Lei,

Considerando, a solicitação do Secretário Municipal de Turismo e Desporto anexa a este Decreto;

Considerando, que por motivo das recentes cheias do Rio Ibicuí;

Considerando o alagamento da área de Camping da Praia do Jacaquá, apesar das tentativas frustradas de dar condições de uso aos campistas;

Considerando os Decretos nº 329/2009 e 340/2010 que determinou a Situação de Emergência no Município tanto na área urbana como Rural situação esta que ainda perdura;

RESOLVE e DECRETA:

Art. 1º– Determina o cancelamento da temporada de Praia 2009/2010 na Praia do Jacaquá – Passo do Catarina.
Parágrafo Único – Em virtude da área do campig ser arrendada pelo Município e, não ter temporada oficial, fica proibido acampamento na Praia do Jacaquá.

Art. 2º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Gabinete do Prefeito Municipal, em 28 de janeiro de 2010.

Jorge Ernani da Silva Cruz
Prefeito Municipal

Registre-se e Publique-se
Data Supra

Claro Biscaíno Cáceres
Secretário Municipal da Administração e Planejamento Substituto

Compartihe:

No próximo dia 05 de fevereiro, acontece a troca de comando do Corpo de Bombeiros de Santiago. O primeiro Tenente Auilson Sinval Machado Flores, oriundo do Corpo de Bombeiros de São Borja, estará assumindo o posto em substituição ao capitão José Branco Sobrinho que esta indo para a reserva remunerada. A cerimônia será às dez e meia da manhã no quartel dos Bombeiros e contará com a presença de autoridades locais e regionais.
Neste domingo, no programa Ponto de Vista da Rádio Santiago, os dois comandantes estarão falando sobre os trabalhos realizados e a expectativa de novos projetos para a corporação.
Fonte: Rádio Santiago.

Compartihe:

José Chimelo Dalazen voltou às suas funções de enfermeiro junto ao Hospital Militar de Santiago no dia de hoje. Na última segunda-feira, seu defensor, advogado Marco Paines obteve junto à Justiça local a progressão de regime. Com isso, Dalazen deverá somente pernoitar no 9º Batalhão Logístico.
Dalazen foi condenado a 16 anos de prisão, dos quais cumpriu três, acusado de ter matado sua ex-mulher Terezinha Dalazem. Conforme Marco Paines, dentro de um ano, o mesmo deverá sair na liberdade condicional. A progressão de regime concedida pela justiça, foi embasada no bom comportamento de José Chimelo Dalazen.
Seu defensor lembrou que embora ele tenha sido condenado, não tem sentença transitado em julgado, pois ainda existem recursos pendentes de julgamento junto ao Superior Tribunal de Justiça em Brasília, o que promete uma nova reviravolta no caso que já se arrasta por onze anos em virtude de sua complexidade.
Fonte: Rádio Santiago.

Compartihe:

A noite de hoje foi de alegria para os colorados e decepção para os gremistas.
No primeiro jogo da noite, o Inter enfrentou o Vasco. Foi um jogo nervoso, no qual o Vasco estava superior no primeiro tempo, tanto que abriu o placar antes do Inter. No segundo tempo a situação mudou completamente. Depois de uma tremenda confusão causada por um dirigente do Vasco, que entrou em campo e retirou todos os jogadores cariocas, dizendo que a partida deveria ser finalizada por W.O, o Inter cobrou um penalti e mudou a cara da partida. Depois disso, ainda deu tempo do colorado balançar a rede mais duas vezes. O placar final ficou em 3 à 1. Com a vitória do Inter, o Vasco volta mais cedo pra casa.
No segundo jogo, a atuação péssima do Grêmio deu a vitória para o Belgrano da Argentina que venceu pelo placar de 3 à 0. O time argentino foi superior ao Grêmio durante os 80 minutos de jogo e, merecidamente, conquistou a vitória.
Com os resultados de hoje, somados aos de ontem, os jogos das semi-finais, que acontecem nesta sexta-feira, ficam assim definidos:
Às 18h30min - Inter X Goiás;
Às 20h30min - Gama X Belgrano.
Os vencedores destes dois jogos se enfrentam na final da 22ª Copa Santiago de Futebol Juvenil, sábado, às 19 horas.

Compartihe:

Mesmo com chuva, a rodada de hoje das quartas-de-final da Copa Santiago acontece normalmente. Todo mundo sofre, mas principalmente os jogadores, a arbitragem e os repórteres de campo. O primeiro jogo é entre Inter e Vasco da Gama, às 18h30min. Depois, às 20h30min, tem Grêmio e Belgrano.
Acompanhe a transmissão dos jogos pela Rádio Verdes Pampas FM - 102,1.

Compartihe:

Devido à correria dos últimos dias, acabei não dando boas-vindas ao novo blogueiro - Vanderlei Machado. Seu blog entrou no ar na quarta-feira, 20 de janeiro.
Hoje, ao visitá-lo, vi que ele citou meu nome em sua postagem. Além de ser seu seguidor, também coloquei o link do seu blog entre os meus favoritos, os quais leio diariamente.
Obrigado pela citação e boas vindas à blogosfera Vanderlei.
O blog do Vanderlei Machado: http://vanderleim.blogspot.com/.

Compartihe:


Relatório dos prejuízos causados pelo temporal registrado na madrugada de terça-feira, 12 de Janeiro, em Unistalda:
Estradas Municipais Danificadas: 100% de 420km

Entre Prejuízos Públicos e em propiedades privadas, incluindo estradas, pontes, rede elétrica, casas, galpões, máquinas, implementos agrícolas, lavouras, fruticultura e rede de abastecimento de água, calcula-se um prejuízo financeiro de aproximadamente: R$ 3.000.000,00.

Residencias atingidas, afetadas e/ou destruídas: 35

Pessoas atingidas, desabrigadas e/ou desalojadas: 152
Riander Albuquerque Sales,
Chefe de Gabinete
Fone:(55) 9646.0106/3611.5108/5111
Foto: Arquivo do Blog.

Compartihe:

A Câmara de Vereadores de Santiago aprovou hoje de manhã em regime de urgência Lei Municipal visando receber repasse de R$ 150 mil do Estado, em função da situação de emergência por causa da chuva. A auto convocação não custou nada ao parlamento que está em recesso.
Também foi aprovado a suplementação no valor de R$ 150 mil para viabilizar a aquisição de uma patrola a ser usada na manutenção nas estradas do interior, já que a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária não está conseguindo fazer frente ao trabalho às constantes precipitações registradas nos últimos dias que provocaram sérios transtornos às estradas.
Fonte: Rádio Santiago.

Compartihe:

Falei agora pela manhã com o advogado Marco Luis Paines, que informou o blog sobre o caso Dallazen. A progressão de pena foi concedida na sexta-feira passada e o Ministério Público poderia recorrer, mas o prazo se encerra hoje.
Com a confirmação da progressão de pena, Dallazen irá trabalhar durante o dia no Hospital Militar e à noite cursará Direito na URI Santiago. Ele retornará ao 9º BLog somente para pernoitar.
Dallazen havia sido condenado pela acusação de ter matado sua esposa.

Compartihe:


Um acidente no km 354,8 da BR-287, em Jaguari, por volta das 11h10min de ontem, ocasionou a morte do mototaxista Nelcindo Alves dos Santos, 32 anos. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santiago, ele dirigia uma moto Honda CG 125 Titan, no sentido Santiago-Jaguari, e teria perdido o controle do veículo em uma curva fechada. O corpo do rapaz, que morreu na hora, teria sido projetado contra a lateral de um caminhão Ford F-4000, com placas de Nova Esperança do Sul, que vinha no sentido contrário.

O colega de Santos, Luciano Machado do Amaral, 38 anos, dirigia uma Honda CG 150 Titan, pouco atrás, e não conseguiu desviar da outra moto, que ficou caída na rodovia. Ele segue internado no Hospital de Caridade de Santiago, em estado estável. As duas motos tinham placas de Santiago.

A PRF submeteu o motorista do caminhão, Marcos Tibagi, 40 anos, ao teste do bafômetro, que não constatou ingestão de álcool. Tibagi mora em Nova Esperança do Sul, e voltava de Jaguari, onde tinha ido a um banco.

– Não sei se foi no quebra-mola que a moto perdeu o controle. Foi bem na curva, não tive tempo de reação. Tentei tirar o caminhão para o acostamento, mas ele (Santos) foi jogado direto contra o tanque – conta, ainda assustado, Tibagi.

Santos era natural de Santiago, onde morava no bairro Ana Bonato, com os pais, Clândio e Maria, a companheira, Fátima, e dois de seus cinco filhos. Além de trabalhar em um ponto de mototáxi de dia, ele era segurança em um bar, à noite.

Segundo familiares, Santos se dava bem com a vizinhança e era muito atencioso com os seus pais. A maior paixão do rapaz era o futebol.

– A melhor lembrança que tenho é de quando jogávamos no futebol amador. Até ganhamos títulos. O futebol era tudo pra ele – diz o primo Eduardo Pinto Guimarães, 40 anos.

O sepultamento de Nelcindo ocorreu na manhã de hoje, na localidade de Florida.

Fonte: Diário de Santa Maria.
Fotos: Orestes Bertoncheli/Rádio Jaguari.

Compartihe:

Gama e Goiás já estão nas semi-finais da Copa Santiago Postado quarta-feira, 27 de janeiro de 2010 ás 22:29

Gama e América, Goiás e Guarani se enfrentaram na noite desta quarta-feira pelas quartas-de-final da Copa Santiago de Futebol Juvenil. No primeiro jogo, o Gama de Brasília venceu o América de Minas pelo placar de 1 à 0. No segundo jogo, o Goiás venceu o Guarani do Paraguai também por 1 à 0.
Com esses resultados, o Gama e o Goiás já estão classificados para as semi-finais da Copa Santiago. América e Guarani acabaram se despedindo hoje do gramado do Alceu Carvalho.
Como os jogos de hoje não foram considerados importantes pelos torcedos, apenas 47 pagaram ingresso, o que gerou uma renda de apenas R$ 180.
A dupla Grenal entra em campo amanhã para a 2ª rodada das quartas-de final. Às 18h30min, o Inter enfrenta o Vasco da Gama. Às 20h30min, o Grêmio enfrenta o Belgrano da Argentina. Estes dois jogos serão transmitidos pela Verdes Pampas FM. Fique Ligado!

Compartihe:

Após 59 dias internado no Hospital de Caridade de Santa Maria, Nelson Abreu apresenta melhoras em seu quadro de saúde. Segundo o médico Ricardo Teixeira, a recuperação de Nelson tem sido muito rápida e se assim continuar, em pouco tempo ele deverá retornar para Santiago. A pneumonia que havia surgido na semana passada foi revertida, possibilitando seu retorno para o quarto.
Nelson está sendo submetido à fisioterapia para recuperar os movimentos do lado direito do corpo e também tratamento com uma fonoaudióloga para recuperar sua fala que foi bastante afetada devido o AVCI que ele sofreu. Apesar de ainda se alimentar por sonda, os resultados obtidos com o tratamento são os melhores possíveis.

Compartihe:

1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (1ª Bda C Mec) seleciona militares voluntários para a missão da Organização das Nações Unidas no Haiti.
A 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada "Brigada José Luiz Menna Barreto" está realizando um levantamento, em suas Organizações Militares, de voluntários para participarem da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH).
Estão participando dessa seleção todas as unidades subordinadas à 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. São elas: o 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Itaqui-RS, o 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado e a 1ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada de São Borja-RS, o 4º Regimento de Cavalaria Blindado de São Luiz Gonzaga-RS e o 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Santa Rosa-RS.
Em Santiago, os 218 voluntários originam-se do 9º Batalhão Logístico, do 19º Grupo de Artilharia de Campanha, da 11ª Companhia de Comunicações Mecanizada, do Esquadrão de Comando da 1ª Bda C Mec e do 1º Pelotão de Polícia do Exército.
Para o próximo contingente a ser enviado ao Haiti, no mês de fevereiro próximo, as unidades apresentaram um total de 732 voluntários, que corresponde a 26% do efetivo total da 1ª Bda C Mec. A prioridade de escolha para essa missão será daqueles que já participaram de Missões de Paz anteriores, para aproveitamento da experiência dos militares.
A 1ª Bda C Mec possui um Oficial já prestando serviço na MINUSTAH: é o Tenente-Coronel de Engenharia Pires Pinto, que ocupa o cargo de Chefe da Seção de Pessoal do Comando da 1ª Bda C Mec, e agora comanda a Companhia de Engenharia de Força de Paz no Haiti. O Oficial tem, em seu currículo, os seguintes cursos: Curso de Formação de Oficias de Engenharia na Academia Militar das Agulhas Negras, Bacharel em Ciências Militares, Manutenção de Material Bélico, Curso de Comando e Estado-Maior do Exército, Operações Psicológicas, Formação de Pregoeiros, Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Planejamento Estratégico Organizacional, Mestrado em Ciências Militares, Mestrado em Operações Militares e Credenciamento de Idioma em Inglês.
Seção de Comunicação Social da 1ª Bda C Mec

Compartihe:


Nelcindo Alves dos Santos, 32 anos, de Santiago, perdeu a vida em um acidente de trânsito nas proximidades do trevo de Jaguari na manhã desta quarta-feira. O acidente ocorreu por volta das 11 horas.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Santiago, ele trafegava no sentido Santiago-Jaguari e perdeu o controle de sua moto na curva antes do trevo, batendo na lateral de um caminhão F-4000. Com a força do impacto, Nelcindo morreu na hora. Um segundo motoqueiro que não conseguiu frear a tempo, bateu na moto de Nelsindo e sofreu alguns ferimentos, sendo encaminhado para o Hospital de Caridade de Santiago.
Segundo o soldado Antônio, do Corpo de Bombeiros, a vítima era conhecida por Nelsinho e jogava em um dos times que participa do campeonato municipal de Santiago.
Atualizada às 16h15min.

Compartihe:

O programa Redação 102 da Rádio Verdes Pampas FM recebe hoje a Comissão Técnica do Grêmio. Na oportunidade, estaremos abordando a participação do Tricolor Gaúcho na 22ª Copa Santiago de Futebol Juvenil.
Aos gremistas, fica o convite para sintonizarem a Verdes Pampas FM às 13h30min desta quarta-feira.

Compartihe:

General Eustáquio chama a imprensa para falar sobre o Haiti Postado terça-feira, 26 de janeiro de 2010 ás 23:23

O General de Brigada José Eustáquio Guimarães, Comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Santiago, convidou a imprensa santiaguense para comparecer em seu gabinete nesta quarta-feira às 14h30min. Segundo a assessoria do QG, o assunto é refente a situação de caos no Haiti.
Ao receber o convite, prontamente confirmei minha presença. Irei representando o blog e também a Rádio Verdes Pampas FM.

Compartihe:

Grêmio e Cruzeiro de Santiago se enfrentaram em um jogo emocionante e que contou com a participação eufórica da torcida, que tentava empurrar o Cruzeiro rumo à vitória. Apesar da pressão dos torcedores, o Cruzeiro não superou o Grêmio e foi eliminado pelo placar de 2 à 1. Depois foi a vez do Guarani enfrentar o Gama. A partida terminou em 1 à 1. Com esses resultados, o Grupo B fechou a primeira fase da Copa Santiago e classificou para as quartas-de-final os times a seguir: Grêmio - 7 pontos; Gama - 6 pontos; Guarani - 5 e Vasco - 2.
A partir das 18h30min desta quarta-feira, tem início as quartas-de-final da Copa Santiago. O primeiro jogo é entre América e Gama. Depois, às 20h30min, é a vez de Guarani e Goiás. A Rádio Verdes Pampas transmite apenas o primeiro jogo.
Estatísticas da 1ª fase da Copa Santiago de Futebol Juvenil:
280 Atletas e Dirigentes Participantes
Total Cartões Amarelos - 76
Total Cartões Vermelhos - 12

Total Gols Marcados - 66

Artilheiros
EDUARDO COLCENTI ANTUNES - Marcou 6 gols pelo INTERNACIONAL
FIGUEROA Tobías Nahuel - Marcou 4 gols pelo BELGRANO
Matheus Brum Almeida - Marcou 3 gols pelo JUVENTUDE
GIOVANI DARNEI MARTINS DA ROSA - Marcou 3 gols pelo INTERNACIONAL

Compartihe:

Egresso da URI aprovado em três concursos

Silmar Freitas de Castro, egresso da URI do Curso Ciências Contábeis, foi aprovado e nomeado em três concurso federais, sendo dois concursos para contador: Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete, e UNIPAMPA (reitoria em Bagé). As nomeações foram publicadas no DOU (Diário Oficial da União) dias 31/12 e 30/12, respectivamente. E ainda foi nomeado pra Caixa Econômica Federal, para o cargo de Técnico Bancário.
“A URI serviu de base para a obtenção de todo o conhecimento que eu adquiri durante o curso, sendo esta Universidade indispensável para as minhas aprovações nos referidos concursos. Acredito muito na qualidade dos serviços da URI, e pretendo retornar em breve, pois já estou inscrito para o curso de Pós-Graduação em Finanças e Controle Gerencial” afirmou Silmar.
Dentre as três opções, Silmar optou pelo Instituto Federal Farroupilha. Sua posse ocorrerá na quarta-feira, dia 27 de janeiro.
Senhor de 80 anos cola grau
Terminar um curso universitário aos 80 anos é algo bem incomum. Mas foi exatamente isso que aconteceu no último sábado, dia 22 de janeiro, em Santiago. Eloy Oliveira Garcez, de 80 anos se formou em Direito pela URI - Campus de Santiago.
Na cerimônia de colação de grau, Eloy foi homenageado pelos seus colegas de Curso e aplaudido em pé por todos que estavam prestigiando o evento no Ginásio Municipal.
Segundo a professora Michele Beltrão – Coordenadora do Curso de Direito “Seu Eloy era o primeiro a chegar à sala, não perdia nenhuma aula. Um exemplo de jovialidade e responsabilidade”.
Da URI para o Mestrado


Jian Frigo (foto), egresso da 9ª Turma de Engenharia Agrícola da URI – Campus de Santiago, foi aprovado para cursar mestrado na UNIOESTE - Campus Cascavel, no Paraná em Recursos Hídricos – Irrigação.

Bixos da Escola da URI

A qualidade do Ensino na Escola de Educação Básico da URI fica ainda mais evidente com as aprovações dos egressos nos concursos de vestibular.

A lista dos aprovados para o PEIES da Universidade Federal de Santa Maria foi divulgada na manhã de 26 de janeiro. Muitos alunos da URI estão aguardando o resultado de outros concursos já prestados.

Aprovados na UFSM pelo PEIES:

Bernardo Gindri dos Santos - História
Henrique Machado do Nascimento - Medicina Veterinária
Kamila Frizzo - Administração
Lucas Mello Cardoso - Medicina
Nicole Chechi Walczak - Medicina
Letícia de Oliveira dos Santos - Meteorologia

Aprovados na URI – Campus de Santiago:

Mayara Pacheco Polga - Administração
Alenoar Belochio Bochi - Agronomia
Marcus Vinicius Vontobel Viera Menna Barreto - Agronomia
Alexandre Gomes Ferreira Braga Junior - Direito
Grazielly de Souza Franco - Direito
Mariana Machado Cardoso - Farmácia
Larissa Martins Lopes – Psicologia

Compartihe:

A Universidade Federal de Santa Maria divulgou na manhã desta terça-feira o listão com os nomes dos aprovados no Programa de Ingresso ao Ensino Superior (Peies) de 2010. São 910 pessoas que começarão a cursar a universidade neste ano.
Clique e confira o listão: http://www.clicrbs.com.br/pdf/7653262.pdf.
A confirmação de vaga ocorre de 4 a 9 de fevereiro.
O tão esperado listão dos aprovados no Vestibular de Verão da Universidade Federal de Santa Maria de 2010 será divulgado no próximo sábado, dia 30, a partir das 9h, na Câmara de Vereadores de Santa Maria.
Fonte: Diário de Santa Maria

Compartihe:

Os blogueiros locais estão tendo muito trabalho ultimamente, afinal os blogues estão bombando e os leitores assíduos querem sempre boas informações. A vantagem é clara, afinal temos a notícia em nossas mãos e não precisamos esperar até sexta-feira para publicar. Diferente dos jornais locais - não estou desfazendo ou criticando os jornais da cidade - podemos publicar a notícia em tempo real, à hora que quisermos. Ser blogueiro é uma arte, é um dom e poucos sabem fazê-lo.
Duas notícias agitaram a blogosfera. A mais polêmica, divulgada primeiramente por Júlio Prates no sábado e ontem por Leonardo Rosado, aborda um escândalo sexual. Pelo que eu soube, o fato envolve um casal e mais dois homens. A Brigada foi chamada para apaziguar a situação. Parece que os envolvidos são pessoas da elite santiaguense. Depois da divulgação da notícia no blog do Leonardo, meu celular tocou umas 15 vezes e recebi 4 e-mails de pessoas querendo saber quem são os envolvidos.
Outra notícia que ganhou destaque e deixou muitos curiosos, é o surgimento do Fato Regional, um jornal on-line que entrará no ar em breve. Por enquanto não se sabe de quem é o empreendimento. A novidade também foi contada por Leonardo Rosado.
Eu também estou apostando em novidades. Desde o início do mês de janeiro, estou trabalhando na criação de um site de notícias e cobertura de eventos. Ele está quase pronto e também deverá entrar no ar em breve.

Compartihe:

Olá, sou um torcedor descontente com o abuso do preço dos ingressos neste ano. Sempre compareci em todos os jogos, mas este ano foi um abuso. Sem falar no desempenho da equipe do Cruzeiro de Santiago... Me desculpa, mas esse time fez o que o ano todo? E que tal dar chance para quem mora em Santiago?
Resposta do blog:
Quanto à questão dos ingressos, é uma reclamação da maioria dos torcedores que estão comparecendo ou não à Copa Santiago. Em anos anteriores, os ingressos subiam a partir da 2ª fase. Esse ano, o reajuste ocorreu desde a abertura da Copa.
Quanto a pergunta sobre a falta de chance para quem mora em Santiago, posso dizer que entrevistei o Chicão no jogo entre Grêmio e Cruzeiro, e ele garantiu que a maioria dos jogadores do Cruzeiro, esse ano, são daqui. Ele disse ainda, que foi um apelo por parte dos demais integrantes da diretoria e também dos sócios, que exigiram a presença de atletas santiaguenses em campo. Segundo Chicão, o pedido foi aceito.

Compartihe:

A noite desta segunda-feira foi de movimento intenso no gramado do Alceu Carvalho. O Inter enfrentou o América de Minas, às 21 horas, em clima de decisão, já que ambas as equipes estavam com 12 pontos no Grupo A. O Inter levou a melhor e venceu pelo placar de 3 à 1, conquistando a liderança isolada do Grupo A na 1ª fase e também o 1º lugar nas quartas-de-final.
Antes das emoções de América e Inter, o Goiás venceu o Koge por 3 à 0, desclassificando o time que veio da Dinamarca. Já no jogo das 19 horas, a surpresa ficou por conta da vitória do Belgrano da Argentina sob o Juventude, que foi eliminado pelo placar de 4 à 1.
Contratempos
Alguns contratempos marcaram a noite de hoje na Copa Santiago. Por duas vezes, durante o jogo do Inter com o América, as luzes do Alceu Duarte de Carvalho se apagaram. Tanto os refletores que iluminam o gramado, bem como o setor das arquibandas ficou no escuro. Boatos diziam que a culpa seria do equipamento da RBS TV que estava sobrecarregando os dijuntores do estádio. Devido à esses dois apagões, o jogo que começou às 21 horas, estendeu-se até às 23h30min.
Além disso, os jogadores do Belgrano da Argentina, ao retornarem para a Escola Lucas Araújo, onde estão hospedados, encontraram 4 indivíduos tentando furtar seus utensílios pessoais. A Brigada Militar foi chamada e fez buscas na região do bairro São Jorge, não encontrando ninguém. Segundo a comissão técnica do Belgrano, apenas uma camiseta foi furtada. A informação foi divulgada em primeira mão pela Rádio Verdes Pampas.
Jogos desta terça
A última rodada de classificação do Grupo B acontece neste terça-feira, a partir das 19 horas. O primeiro jogo é entre Grêmio e Cruzeiro de Santiago. Logo depois, às 21 horas, o Gama enfrenta o Guarani do Paraguai.

Compartihe:

Acontecerá em Santiago, amanhã e quarta-feira, a 4ª Conferência Municipal das Cidades, promovida pela Prefeitura de Santiago, através da Secretaria Municipal de Planejamento.

O evento terá por local a Câmara de Vereadores e a entrada é a franca. No primeiro dia, a partir das 8h, inicia o credenciamento. A abertura está marcada para as 8h30, sendo que a primeira palestra será às 9h, com Ademar Canterle, secretário municipal de Planejamento. Ele falará sobre a Criação e Implementação de Conselhos das Cidades, Planos, Fundos e Seus Conselhos Gestores nos Níveis Federal, Estadual e Municipal e no Distrito Federal, Avanços e ou Retrocessos das Conferências Anteriores. Após, haverá debate sobre o tema, com mediação da arquiteta urbanista Nelcy Denti Brum.

Às 10h, inicia a segunda palestra, com o arquiteto urbanista Hugues Velleda Soares, que tratará sobre a Aplicação do Estatuto da Cidade e dos Planos Diretores e a Efetivação da Função Social da Propriedade do Solo Urbano. Em seguida, espaço para debates.
Às 11h, haverá intervalo para o almoço, sendo que às 11h40 inicia a formação dos grupos de trabalho. Às 12h40 acontece a apresentação de painéis e às 13h40, a votação das propostas. O evento encerra às 14h.
Segundo dia

A primeira palestra do dia iniciará às 8h, com o Eixo Temático III, a cargo do prefeito Júlio César Viero Ruivo. Ele tratará sobre a Integração da Política Urbana no Terrítório: Política Fundiária, Habitação, Saneamento e Mobilidade e Acessabilidade Urbana. Após, haverá debate e mediação.

Às 9h, inicia a quarta temática, sendo a Relação Entre os Programas Governamentais -como o Pac e Minha Casa, Minha Vida- e a Política de Desenvolvimento Urbano, a cargo do engenheiro civil Laércio Kinzel. Após, debate.
Às 10h está prevista a formação dos grupos de trabalho, sendo que apresentação dos painéis será às 11h e a votação das propostas às 11h40. Ao meio-dia haverá intervalo para o almoço.
Os trabalhos serão retomados às 12h40 com a apresentação dos candidados a delegados municipais. A votação inicia às 13h e às 13h30 será feita a leitura do documento final da 4ª Conferência Municipal das Cidades. O evento se encerra às 14h.

Compartihe:

Olá meus amigos. A minha semana começa com pé direito, pois já acordei com uma boa notícia. A partir de hoje, volto a apresentar o programa Redação 102 da Rádio Verdes Pampas.
O Redação é um espaço para debates e entrevistas, que vai ao ar todos os dias às 13h30min. No programa de hoje, estarei conversando com a Comissão Técnica do Gama, time que faz uma boa campanha na 22ª Copa Santiago de Futebol Juvenil.

Compartihe:


Além do Plano Rubi - a grande novidade em 2010, a URI Santiago oferece muitos outros benefícios para seus acadêmicos.
Visite o site do Vestibular e confira: http://www.vestibular.uri.br/.

Compartihe:

O Plano Rubi, lançado pela Direção da URI Santiago na última quinta-feira, tem como objetivo contribuir com a educação das comunidades do Vale do Jaguari, proporcionando que as pessoas possam ter acesso a um Curso do Ensino Superior.
Desta forma, no Vestibular 2/2010, a ser realizado no dia 21 de fevereiro, os Cursos de Licenciaturas (Ciências Biológicas, Letras, História, Matemática e Pedagogia) terão 50% de desconto nas suas mensalidades durante toda a graduação, o plano também se estende ao Curso de Direito Diurno, com o desconto de 30% nas mensalidades para os vestibulandos de 2010.
Outro benefício que o plano contempla é o programa URI 100. A possibilidade da mensalidade do Curso de Ciências Contábeis ser paga em até 100 vezes. Reduzindo o valor mensal e praticamente dobrando o tempo de pagamento.
As inscrições para a segunda edição do Vestibular de Verão poderão ser feitas de 1º até 18 de fevereiro pelo site http://www.urisantiago.br/
, ou no campus da universidade.
Através do PLANO RUBI a URI - Campus Santiago demonstra, mais uma vez, a sua preocupação em fomentar o desenvolvimento regional e proporcionar a todos o acesso a uma Universidade que prima pela qualidade e a excelência em todas as suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Compartihe:

A rodada deste domingo Postado domingo, 24 de janeiro de 2010 ás 23:33

O domingo teve apenas dois jogos, ambos válidos pelo Grupo B da 22ª Copa Santiago de Futebol Juvenil. No primeiro jogo, iniciado às 19 horas, o Guarani venceu o Cruzeiro de Santiago por 1 à 0. Logo depois, às 21 horas, o Grêmio venceu o Vasco da Gama também por 1 à 0.
Com os resultados de hoje, o Grêmio é o líder isolado do Grupo B com 7 pontos. Em segundo, o Gama com 5, seguido pelo Guarani com 4 pontos, Vasco com 2 e Cruzeiro de Santiago com apenas 1 ponto.
Segunda-feira
Nesta segunda, acontece a última rodada do Grupo A. Serão três jogos. O primeiro é as 17 horas entre Goiás e Koge. Às 19 horas é a vez de Belgrano e Juventude. Pra fechar com chave de ouro, às 21 horas, o Inter enfrenta o América de Minas.
Lembrando que a Verdes Pampas FM está transmitindo apenas os jogos de Cruzeiro, Grêmio e Inter, portanto voltamos a nos encontrar pouco antes das 21 horas desta segunda-feira pelos 102.1 do seu rádio.

Compartihe:

A marca na parede do pavilhão onde seria realizado o Grito do Nativismo Gaúcho dá uma noção da altura que a água atingiu.

Após a chuva de terça-feira, a visão era assustadora. Nunca se imaginou que o rio Jaguari pudesse transbordar de tal forma. A aguá barrenta tomou conta do Clube de Caça e Pesca e atingiu também residências ribeirinhas. Várias famílias foram removidas de suas casas e encaminhadas, temporariamente, para o Ginásio Municipal de Jaguari.


Fotos: Orestes Bertoncheli/Rádio Jaguari.

Compartihe:


Pessoas dispostas a doar órgãos poderão declarar sua vontade pelo novo site do Tribunal de Justiça (http://www.tjrs.jus.br/) - no link da campanha Doar é Legal. Para isso, é necessário preencher um formulário e, após a confirmação, o documento será gerado. Apesar de não ter validade jurídica, a certidão pode ser impressa e divulgada para amigos e familiares.

Compartihe:

Atendendo a meu pedido, o amigo Leonardo Rosado contou em seu blog como foi seu passeio por São Paulo e Rio de Janeiro. Ele voltou pra Santiago emocionado por ter conhecido o Santuário de Nossa Senhora Aparecida e por chegar bem pertinho do Cristo Redentor.
Confira o relato do Leonardo: http://leonardorosado.blogspot.com.

Compartihe:

A rodada deste sábado na 22ª Copa Santiago de Futebol Juvenil foi emocionante. Foram 3 jogos, os quais tiveram os seguintes resultados:
Às 17 horas - América de Minas venceu o Belgrano por 2 à 1.
Às 19 horas - O Goiás venceu o Juventude por 1 à 0.
Às 21 horas - O Inter goleou o HB Koge da Dinamarca por 6 à 1.
Neste domingo a bola rola a partir das 19 horas, entre Cruzeiro de Santiago e Guarani do Paraguai. O segundo confronto, às 21 horas, é entre Grêmio e Vasco da Gama.
Em respeito ao programa da Comunidade Evangélica de Santiago, a Verdes Pampas transmitirá somente Grêmio e Vasco da Gama.

Compartihe:

Pedido ao Leonardo Rosado Postado sábado, 23 de janeiro de 2010 ás 15:03

Caro blogueiro Leonardo Rosado, por gentileza atualize o seu blog contando aos teus leitores como foi o passeio por São Paulo e Rio de Janeiro. Valeu a pena?

Compartihe:

A UFSM confirmou nesta sexta-feira a data da divulgação do listão dos classificados no Programa de Ingresso ao Ensino Superior (Peies) 2009. Será nesta terça-feira, 26, às 9h, no Salão Imembuí, no prédio da reitoria, no campus de Camobi. A partir das 10h, a listagem estará disponível no site da Coperves (www.ufsm.br/coperves). Também será possível conferir no site do Diário (www.diariosm.com.br).

Já a data de divulgação do listão do Vestibular 2010 ainda não está definida. Deverá ocorrer entre sexta-feira, 29, e o próximo sábado, 30. Na sexta-feira, o pró-reitor de Gradução, Orlando Fonseca, informou que a data mais provável para divulgação seja no dia 30, às 9h, na Câmara de Vereadores. Neste sábado, a universidade deve concluir a correção das redações, aplicadas em 15 de janeiro.
Fonte: Diário de Santa Maria.

Compartihe:

A rodada de ontem teve dois jogos válidos pelo Grupo B da Copa Santiago. No primeiro, o Gama venceu o Cruzeiro de Santiago por 1 à 0. No segundo jogo, o Guarani do Paraguai venceu o Vasco também por 1 à 0.
Hoje é a vez do Grupo A, em sua penúltima rodada. Às 17 horas, a bola rola para Belgrano e América de Minas. Às 19, Juventude e Goiás e às 21h é a vez do Internacional contra o Koge da Dinamarca.
Até o momento, o grupo A tem a liderança do Internacional com 09 pontos, seguido do América também com 09, Goiás 3 pontos, Koge e Belgrano somam apenas 1 ponto.
Já o Grupo B tem o Gama na liderança com 5 pontos, seguido do Grêmio com 4, Guarani com 3 pontos, Vasco com 2 e Cruzeiro de Santiago com apenas 1 ponto.
Domingo
Amanhã a bola rola a partir das 19 horas. Na primeira disputa, o Cruzeiro de Santiago enfrenta o Guarani. Logo depois, às 21 horas, é a vez de Grêmio contra Vasco da Gama.

Compartihe:

Nova Executiva do COREDE Postado sexta-feira, 22 de janeiro de 2010 ás 17:23

Executiva 2010/2011

Presidente: Clovis Fernando Ben Brum
1° Vice – Presidente: Francisco Paulo Gioda
2° Vice – Presidente: João Mário Cristofari
Secretário Geral: Ivori Guasso Junior
Suplente: Roger Regis Roos
Secretário Adjunto: Roberto Leitão
Secretário Executivo: Fabiano Marcon
1° Tesoureiro: Rogério Anesi
2° Tesoureiro: Norberto F. da Silva
Suplentes Executiva:
Alex Quartiéri
Gilnei Manzoni
Ibanez G. dos Santos
Olívio Bochi Brum
Conselheiros:
Antonio Diniz Manganeli Cogo
Roberto Farias Nágira
Alceu Nicola
José Francisco Gorski

OBS.: Demais membros da diretoria e comissões temáticas estão sendo convidados representantes de todas as cidades do Vale do Jaguari.

Compartihe:

Ontem, 3 jogos completaram mais uma rodada da Copa Santiago de Futebol Juvenil. Na primeira disputa, o América de Minas venceu o Juventude por 3 à 0. Na sequência, o Inter venceu o Goiás por 2 à 1 e no último jogo da noite, o Koge da Dinamarca empatou em 1 à 1 com Belgrano da Argentina.
Hoje, em mais uma rodada, teremos apenas dois jogos. Às 19 horas, o Cruzeiro de Santiago enfrenta o Gama/DF. Às 21 horas, o Guarani do Paraguai enfrenta o Vasco. Gama ou Vasco podem assumir a liderança do Grupo B, passando o Grêmio que tem 4 pontos, se vencerem hoje.
A Rádio Verdes Pampas abre sua jornada esportiva às 18h30min e transmite apenas Cruzeiro e Gama.

Compartihe:

Além da Rádio Central FM Comunitária - 87.9, encabeçada pelo Éldrio Machado, também está previsto para 2010 o início das transmissões da Rádio Boqueirão AM, encabeçada pelo ex-deputado Marco Peixoto, hoje conselheiro do Tribunal de Contas do RS.
A Rádio Central FM tem previsão de gerar sua programação a partir da segunda quinzena do mês de março.
A Rádio Boqueirão AM, que terá som de FM pois irá operar em sistema digital, deverá entrar no ar ainda no primeiro semestre de 2010. Marcos e Gustavo Peixoto irão atuar na administração da emissora ao lado do pai, Marco Peixoto.

Compartihe:

Clovis Brum é eleito presidente do Corede Postado quinta-feira, 21 de janeiro de 2010 ás 16:36


Ontem à tarde publiquei aqui no blog que o nome do professor Clovis Fernando Ben Brum, Diretor Geral da URI, estava sendo cotado para assumir à presidência do Corede Vale do Jaguari. Dito e feito. Na reunião de hoje, onde também aconteceu a eleição, o professor Clovis foi eleito pelos demais menbros para comandar o Corede.
Falei há pouco com o Diretor da nossa Universidade e ele disse-me que tomará posse em março de 2010. Até essa data, o Corede continua tendo como presidente o vereador santiaguense Diniz Cogo.
Mais tarde publico aqui no blog os demais integrantes da chapa do professor Clovis.
Foto: Blog do João Lemes.

Compartihe:

Depois do descanso, especialmente para o gramado do estádio Alceu Carvalho, a 22ª edição da Copa Santiago reinicia e desta vez sem mais nenhum dia de folga até o dia 30 de janeiro, quando será realizado o jogo da decisão. A diretoria do Cruzeiro espera que o tempo fique bom até esta data, evitando problemas na grama do estádio que ficou parcialmente avariada pela última chuva.
Hoje pelo Grupo A – 17 horas jogam América x Juventude; 19 horas - Internacional x Goiás e 21 horas Koge x Belgrano.

Compartihe:

Imprensa e convidados conheçaram o Plano Rubi, lançado na manhã de hoje nas dependência da URI Campus Santiago. O Plano Rubi foi lançado para comemorar os 40 anos de Ensino Superior em Santiago, oferecendo até 50% de desconto, durante todo o curso, para os vestibulandos de 2010. Os cursos contemplados são as licenciaturas em Ciências Biológicas, Letras, História, Matemática e Pedagogia. Confira os valores com o desconto oferecido pelo Plano Rubi:
Curso de Ciências Biológicas - Mensalidade R$ 303,50
Curso de Letras - Mensalidade R$ 273,45
Curso de História - Mensalidade de R$ 300,80
Curso de Matemática - Mensalidade de R$ 303,50
Curso de Pedagogia - Mensalidade de R$ 300,80.
Além desse super descontão de 50%, o Curso de Ciências Biológicas pode ser pago em até 100 vezes sem juros, com mensalidade a partir de R$ 345,99.
O Curso de Direito Diurno está com 30% de desconto e mensalidade a partir de R$ 467,06.
Outra opção é o edital de CREDIURI (financiamente próprio) para outros cursos.
Além destas formas, a URI oferece muitos outros planos e benefícios para você cursar o ensino superior. Mais informações nos sites http://www.urisantiago.br e http://www.vestibular.uri.br.
O Vestibular de Verão da URI, 2ª edição, terá inscrições abertas em 1º de fevereiro até o dia 18. A prova única, uma redação, acontecerá dia 21 de fevereiro.

Compartihe:

O vereador santiaguense Pedro Bassin, do PSDB, foi submetido às pressas, ontem à noite, a procedimento cirúrgico no Hospital de Caridade de Santiago para retirada do apêndice. Bassin já está no quarto e passa bem.
As informações foram prestadas pelo Luís, seu assessor na Câmara de Vereadores.

Compartihe:

Para comemorar os 40 anos da instalação do Ensino Superior em Santiago, a URI estará lançando, às 10h30min, em seu auditório no Campus, o Plano Rubi. Recebi convite pelo blog e também irei representando a Rádio Verdes Pampas.
Com o Plano Rubi, as mensalidades das licenciaturas ficarão pela metade do preço, até a conclusão do curso.
Após o lançamento, trarei detalhes aqui no blog.

Compartihe:

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperves) da UFSM divulgou ontem nova previsão de datas para a divulgação dos listões de aprovados no Programa de Ingresso ao Ensino Superior (Peies) 2009 e no Vestibular 2010.
Pode preparar a torcida: o do Peies está previsto para a próxima terça-feira, dia 26, e o do vestibular, para sexta-feira, 29 de janeiro. Ambos devem ser divulgados em cerimônias na Câmara de Vereadores de Santa Maria.
Fonte: Diário de Santa Maria.

Compartihe:

Postado ás 02:54

"Críticar é fácil... Mas vem cá, por que ao invés de críticar, não tentas fazer melhor?"

Compartihe:

Recebi essas fotos do leitor Diego Pinheiro, enfermeiro que atua na Secretaria da Saúde de Jaguari. Elas retratam muito bem a situação de calamidade ocasionada pela chuva da terça-feira no município vizinho.

Fotos: Diego Pinheiro, Carla e Denise Biguelini.

Compartihe:

O Temporal em Unistalda Postado quarta-feira, 20 de janeiro de 2010 ás 23:02

Algumas imagens do temporal que atingiu Unistalda na madrugada de terça-feira. Colaboração do amigo Riander Sales.

Compartihe:

Recebi a informação de que o nome do professor Clovis Fernando Ben Brum, Diretor Geral da URI, está sendo cotado para assumir a presidência do Corede Vale do Jaguari. A informação é extra-oficial. As chapas de Diniz Cogo e Paulo Gioda foram retiradas.
Amanhã às 14 horas haverá outra reunião onde será definido, em eleição, o novo presidente do Corede. Além disso, na pauta de amanhã, será abordada a situação climática que tem afetado bruscamente o Rio Grande do Sul, em especial o Vale do Jaguari.

Compartihe:

Tive a oportunidade de gravar, sob a direção de Lúcio Vicentini, um documentário resumido sobre a vida de Caio Fernando Abreu, escritor santiaguense conhecido mundialmente. A gravação foi feita na Rua dos Poetas e está no site da WEB TV Santiago. O texto também foi escrito por Lúcio Vicentini.
Para assistir: http://www.santiagowebtv.com.br/play_video?v=h-6w8YEYdrk.
Foi a minha 1ª atuação nesse tipo de gravação. O nervosismo falou mais alto, mas para primeira experiência, até que ficou bom. Prometo que na próxima ficará melhor. A filmagem e edição de vídeo foi feita por Paulo Zolin.

Compartihe:



O 21º Grito do Nativismo Gaúcho de Jaguari, que aconteceria neste final de semana, foi cancelado por causa da enchente ocasionada pelo excesso de chuva na região. As águas do rio Jaguari cobriram o Clube de Caça e Pesca (Capejar) onde seria realizado o festival (ver fotos acima). O pavilhão onde aconteceria o evento está coberto de água, a qual atingiu a altura do palco onde os artistas defenderiam as composições classificadas.
A informação foi confirmada pelo presidente Valdeci Cristófari e posteriormente pelo prefeito de Jaguari, João Mário Cristófari, em entrevista à Rádio Verdes Pampas na tarde de hoje.
Com o cancelamento, o festival perde a chance de ser realizado em 2010, podendo ter sua 21ª edição somente em Janeiro de 2011.

As últimas informações dão conta que á agua do rio Jaguari está 11 metros acima do nível normal.
Fotos: Orestes Bertoncheli/Rádio Jaguari.

Compartihe:

Não são boas as notícias sobre a saúde do vereador e radialista Nelson Abreu. Ele retornou ontem para a CTI do Hospital de Caridade de Santa Maria devido a constatação de pneumonia.
Nelson havia deixado a CTI na semana passada e repousava em um quarto. Nos últimos dias, o quadro de saúde apresentava melhoras significativas.

Compartihe:

O Secretário de Estado das Obras Públicas do Rio Grande do Sul esteve em Santiago na manhã de hoje assinando ordem de início de obras para melhoria da infra-estrutura de 4 escolas do Vale do Jaguari e uma de São Borja. A solenidade ocorreu às 9 horas na Câmara de Vereadores e contou com a presença de prefeitos da região.
Obras autorizadas:
Em Santiago: Colégio Estadual Cristovão Pereira - Valor R$ 94.926,73 e Escola Estadual Boqueirão - Valor R$ 64.045,11.
Em Unistalda: Escola Estadual João Aquino - Valor R$ 32.534,31.
Em Jaguari: Escola Estadual Guilhermina Javorski - Valor R$ 119.720,22.
Em São Borja: Escola Estadual de Ensino Médio Tricentenário - Valor R$ 18.380.
O Secretário João Carlos Breda também anunciou as obras ao vivo na Rádio Verdes Pampas FM.

Compartihe:

Os jogos de hoje da 22ª Copa Santiago foram cancelados devido às condições do campo que está totalmente embarrado e úmido por causa do excesso de chuva.
Os jogos de hoje serão realizados amanhã no mesmo horário: Às 17h, o América-MG enfrenta o Juventude. Às 19h, o Inter joga contra o Goiás. Fechando a rodada, às 21h, o Koge pega o Belgrano.

Compartihe:

Parabéns a vc Rafael e a toda equipe da Verdes Pampas pela transmissão dinâmica e alegre dos jogos. Ontem mais uma vez ouvi o jogo do meu filho Mateus Caitano na vitória do Gremio.
Dá-lhe Gremio!!!!!
Pablo Caitano/RJ

Compartihe:

Alguém lembra do ICQ? Eu lembro.

O meu primeiro computador era do tempo da internet discada e uma das coisas que mais me prendia na frente do PC, era o tal ICQ. Hoje é o MSN que faz a cabeça dos internautas. Mas enfim, me chamou atenção a notícia do retorno do ICQ após 13 anos do seu lançamento:

Popular na década de 90, o ICQ volta modernizado em 2010


Quem viveu os primórdios da internet brasileira conhece o ICQ, o programa de troca de mensagens mais popular dos anos 90. Mais de 13 anos após seu lançamento, o IM (sigla em inglês para "mensageiro instantâneo") tenta fazer sua volta com uma nova versão - finalmente integrada com elementos modernos da web, como redes sociais e microblogs. Redescoberto pelo site Tech Crunch nesta segunda-feira (18), o software foi testado também pelo eBand (clique aqui para baixar a versão em português).

Enquanto disputava a preferência dos internautas com as salas de bate-papo do IRC, o ICQ (a sigla em inglês pronuncia-se como a frase "I seek you", ou seja, "Eu procuro você") era praticamente o único mensageiro da época. No entanto, para os pentium 100 e afins, costumava ser pesado demais, ocupando bastante memória. Ainda assim, foi utilizado por muita gente, que se recorda até hoje do barulho "oh-oh".

Modernizado, o programa da AOL agora se integra com Twitter, Flickr, YouTube, Facebook e contatos do Gmail - atuando como um agregador tipo o TweetDeck ou eBuddy. O visual possui as atualizações em tempo real nessas redes sociais, podendo escolher quais se quer visualizar. As abas mostram contatos, feeds (mensagens de status do Facebook ou Twitter, por exemplo), caixa de entrada de mensagens offline e o envio de SMS aos contatos cadastrados.

Após tanto tempo, natural também que a tecnologia por trás do ICQ tenha melhorado: agora ele consome menos memória e não parece tão pesado quanto seus sucessores. Mas não adiciona tanto aos que já possuem outros mensageiros - principalmente no Brasil, onde o Windows Live Messenger (popularmente chamado pelo seu antigo nome, MSN) reina absoluto - e pode acabar não vingando. Mas, para quem já está conectado à internet via smartphone como o iPhone, já existe um aplicativo gratuito: esse sim, com grande oportunidade de ganhar novos usuários.

Fonte: e-Band, o site de notícias da Band.

Compartihe:

Seguindo o projeto de colocar Santa Maria na rota dos grandes eventos nacionais, a prefeitura anunciou ontem outro grande evento. De 28 a 30 de maio, a etapa semifinal do Freio de Ouro, a principal competição de cavalos crioulos do Estado, será realizada em Santa Maria. O evento classificará os animais para a final na Expointer, em Esteio.

Compartihe:

Acontecerá em Santiago, nos dias 26 e 27 de janeiro, a 4ª Conferência Municipal Das Cidades, promovida pela Prefeitura de Santiago, através da Secretaria Municipal de Planejamento.

O evento terá por local a Câmara de Vereadores e a entrada é a franca. No primeiro dia, a partir das 8h, inicia o credenciamento. A abertura está marcada para as 8h30, sendo que a primeira palestra será às 9h, com Ademar Canterle, secretário municipal de Planejamento. Ele falará sobre a Criação e Implementação de Conselhos das Cidades, Planos, Fundos e Seus Conselhos Gestores nos Níveis Federal, Estadual e Municipal e no Distrito Federal, Avanços e ou Retrocessos das Conferências Anteriores. Após, haverá debate sobre o tema, com mediação da arquiteta urbanista Nelcy Denti Brum.

Às 10h, inicia a segunda palestra, com o arquiteto urbanista Hugues Velleda Soares, que tratará sobre a Aplicação do Estatuto da Cidade e dos Planos Diretores e a Efetivação da Função Social da Propriedade do Solo Urbano. Em seguida, espaço para debates. Às 11h, haverá intervalo para o almoço, sendo que às 11h40 inicia a formação dos grupos de trabalho. Às 12h40 acontece a apresentação de painéis e às 13h40, a votação das propostas. O evento encerra às 14h.

Segundo dia

A primeira palestra do dia iniciará às 8h, com o Eixo Temático III, a cargo do prefeito Júlio César Viero Ruivo. Ele tratará sobre a Integração da Política Urbana no Terrítório: Política Fundiária, Habitação, Saneamento e Mobilidade e cessabilidade Urbana. Após, haverá debate e mediação.

Às 9h, inicia a quarta temática, sendo a Relação Entre os Programas Governamentais - como o Pac e Minha Casa, Minha Vida - e a Política de Desenvolvimento Urbano, a cargo do engenheiro civil Laércio Kinzel. Após, debate. Às 10h está prevista a formação dos grupos de trabalho, sendo que apresentação dos painéis será às 11h e a votação das propostas às 11h40. Ao meio-dia haverá intervalo para o almoço. Os trabalhos serão retomados às 12h40 com a apresentação dos candidados a delegados municipais. A votação inicia às 13h e às 13h30 será feita a leitura do documento final da 4ª Conferência Municipal das Cidades. O evento se encerra às 14h.

As informações são da Prefeitura Municipal de Santiago.

Compartihe:

Os jogos desta terça na Copa Santiago Postado terça-feira, 19 de janeiro de 2010 ás 23:42

A chuva forte que caiu em todo o RS prejudicou e muito o gramado do Alceu Carvalho. O campo estava muito úmido e embarrado, mas mesmo assim Vasco e Gama, Grêmio e Guarani fizeram a bola rolar.
No primeiro jogo, Vasco e Gama ficaram no empate em 1 à 1. Depois foi a vez do Grêmio entrar em campo e vencer o Guarani do Paraguai por 2 à 1. Com esse resultado, o Grêmio assume a liderança do Grupo B.
A Direção do Cruzeiro informou que as equipes que enfrentariam o Peñarol não mais receberão os 3 pontos por W.O., conforme divulgado anteriormente.

Compartihe:

Colegas!
Estou escrevendo para convidá-los para participarem do Lançamento Oficial do Plano Rubi a ser realizado no dia 21 de janeiro de 2010 (quinat-feira), às 10h 30min, no Auditório da URI.
Gostaríamos muito de poder contar com a presença de vocês neste evento em virtude de que este Palno proporcionará muitos benefícios para as comunidadews do Vale do Jaguari.
Um grande abraço,
Naíse Munhões Quartieri
Relações Públicas
URI - Campus de Santiago

Compartihe:

O professor mestre Denírio Itamar Lopes Marques, coordenador do Curso de Ciências Biológicas e o professor mestre Adriano Brum Fontoura, coordenador do Curso de Ciência da Computação da URI Santiago, estão deixando à Universidade para atuar no IFET São Borja. Eles tomam posse nesta sexta-feira, 22.
Assumiu a coordenação do Curso de Ciências Biológicas, a professora mestre Ana Cristina Sapper Biermann.
Assumiu a coordenação do Curso de Ciência da Computação, a professora Luciéle Beque.
A professora mestre Silvânia Colaço, coordenadora do Curso de Letras, também está deixando à URI para assumir no IFET São Vicente do Sul. Em seu lugar, assume a profª mestre Rosane Vontobel Rodrigues.
Também estão indo para o IFET São Vicente, os professores Alfredo Bochi Brum, do Curso de Direito, e Henrique Tamiosso, do Curso de Ciência da Computação.

Compartihe:

O lançamento do Plano Rubi da URI Santiago que ocorreria amanhã às 19 horas, foi transferido para quinta-feira às 10h30min no Auditório da Universidade.
Sábia decisão da Universidade, pois a imprensa está realizando a cobertura da Copa Santiago e se tornaria complicado acompanhar dois eventos.

Compartihe:

A FDRH-RS divulgou nesta terça-feira o gabarito do concurso do Banrisul para escriturário realizado no domingo. As respostas podem ser conferidas no site da fundação.

Compartihe:


O Secretário Estadual de Obras do Rio Grande do Sul, José Carlos Breda, participa amanhã, às 09 horas, de encontro com lideranças políticas e comunidade em geral na Câmara de Vereadores de Santiago, oportunidade em que pretende anunciar obras na cidade e região, a maioria delas voltadas às escolas.
Para a Escola de Ensino Médio Cristovão Pereira, em Santiago, serão liberados R$ 94.926,73 para investimentos em infra-estrutura; Já a Escola Estadual João Aquino de Unistalda vai receber R$ 32.534,00 e a Escola Estadual Guilhermina Javoski, de Jaguari, R$ 119.720,00.
Informações prestadas pelo vereador Pedro Bassin.

Compartihe:

A previsão do tempo até abril não é nada favorável para a região sul do pais em função do fenômeno climático conhecido como El Niño, fazendo com que os primeiros meses do ano sejam marcados por muita chuva.
De acordo com o meteorologista da SOMAR, Jonata Colonha, existe a possibilidade de tornados entre o Paraguai, Uruguai, norte da Argentina e região sul brasileira, principalmente nas áreas mais a oeste da região sul. A influência do El Niño favorece a formação de tempestades severas que podem ser geradas devido as frentes frias, ciclones extra-tropicais ou as instabilidade.

Compartihe:

Um temporal que atingiu a região na madrugada desta terça-feira, deixou várias residências destelhadas na cidade de Unistalda, além de cerca de trinta árvores e postes que caíram sobre a BR 287. O epicentro da tempestade pegou mais a região de São Borja.
A Polícia Rodoviária Federal com ajuda da empresa que realiza manutenção na rodovia passaram a madrugada desgalhando as árvores para dar condições parciais de trafegabilidade. Além das árvores existia muita água sobre a pista.
Em Unistalda, o temporal assustou a família do produtor rural Vanderlei que teve parte do galpão de máquinas destapado, além das residências dos empregados. Conforme ele, a cobertura do galpão com cerca de mil metros foi jogada por cima dos implementos agrícolas.
A prefeita de Unistalda Cláudia Pavanelo, disse que o município está contabilizando os prejuízos e auxiliando as famílias atingidas. A cidade está sem energia e telefone.
A AES Sul em Santiago está ainda quantificando os estragos na medida em que as equipes vão atendendo as primeiras ocorrências. Já são mais de vinte postes caídos e árvores sobre a rede que provocaram a quebra dos postes, deixando cerca de 3 mil clientes sem energia e mais de 350 atendimentos já ingressados no sistema para serem atendidos ao longo do dia. A empresa empregou força máxima de trabalho, obedecendo o intervalo de descanso de quem trabalhou na madrugada.
A AES Sul não deu previsão de retorno para o restabelecimento da energia, principalmente para os municípios de Unistalda, Itacurubi e São Francisco onde foram registrados os maiores estragos em função do vento. Há casos pontuais de falta de luz em Santiago, Capão do Cipó e Mata.
Por conta da queda de árvores e postes, o trânsito na BR 287 foi interrompido por volta das 4h. Neste momento, o tráfego está liberado em meia pista.
Por volta das 5h, um ônibus que trafegava no sentido Porto Alegre-Itaqui foi atingido por uma árvore no km 470 da rodovia, em Unistalda, mas ninguém ficou ferido.
Em São Francisco de Assis, choveu 74 mm nesta madrugada. A precipitação provocou deslizamento do aterro de uma ponte sobre o rio Taquari, próximo à Vila Kraemer. O trânsito está interditado no local. Em estradas vicinais, no interior da cidade, há outros três pontos em que a chuva abriu valetas no meio da via, o que dificulta também o trânsito. A previsão, conforme a Brigada Militar da cidade, é que a precipitação chegue a 130 mm hoje.Esta é a segunda vez que a cidade é atingida por chuva forte em menos de quatro dias. Na última sexta-feira, foram registrados 105 mm em 24h.
Segundo o Twitter da AES Sul, 10 mil clientes estão sem energia elétrica na área de concessão da AES Sul devido aos temporais que ocorrem no estado.
Fonte: Rádio Santiago e Diário de Santa Maria.

Compartihe:

Assustador o volume de chuva que caiu durante toda a madrugada de hoje em Santiago. A chuvarada se explica devido à formação de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul. Durante o dia, novos temporais devem ser registrados em vários pontos do Estado.
Em Santiago, a previsão é de que chova em torno de 100 milimetros, a contar desde as primeiras horas desta terça-feira até o final do dia.

Compartihe:


O Carnaval da região vai começar em Santiago. Serão três noites de muita alegria na avenida Júlio de Castilhos (em frente ao Círculo Militar) com a realização do Carnaval Popular 2010. Será nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro (quinta, sexta e sábado), sempre a partir das 22h. Começa na quinta, 11, com a Muamba Regional, com a abertura do Carnaval, tendo a presença de autoridades, blocos, escolas de samba, reis momos, rainhas e foliões de toda a região.

Haverá bandas ao vivo, camarotes, praça de alimentação, decoração carnavalesca, palco, equipes de segurança, banheiros químicos e uma gigantesca infra-estrutura que será montada pela Prefeitura Municipal de Santiago.

O Carnaval em Santiago será uma festa inesquecível para toda a família!

Compartihe:

Leitores no Site

O Blog no Facebook

Seguir por email

Previsão do Tempo para Santiago

Vereador Eleito - Gestão 2017-2020

Vereador Eleito - Gestão 2017-2020

Rafael Nemitz Eventos

Rafael Nemitz Eventos

Educação Infantil é na Escológica!

Educação Infantil é na Escológica!

Prado Veppo

Prado Veppo

O Blog Recomenda: Ford Superauto de Santiago

O Blog Recomenda: Ford Superauto de Santiago

Fisioterapia

Fisioterapia

Contabilidade de Qualidade!

Contabilidade de Qualidade!

Solar Vidros e Ferragens

Solar Vidros e Ferragens

Advocacia Bianca Piveta/Santiago-RS

Advocacia Bianca Piveta/Santiago-RS

Gaúcha Grill e Galleteria

Gaúcha Grill e Galleteria

Nova Loja da VIVO em Santiago

Nova Loja da VIVO em Santiago

Locação de Brinquedos para Festas

Locação de Brinquedos para Festas

Produtos de higiene e limpeza!

Médico Rafael Cruz - Clínico Geral!

Médico Rafael Cruz - Clínico Geral!

Equipacar é nome de confiança em Santiago

Equipacar é nome de confiança em Santiago

Brinquedos para Festas Infantis

Brinquedos para Festas Infantis

Fasp Art Alimentos, Buffet e Decoração

Fasp Art Alimentos, Buffet e Decoração

Tele-entrega e Moto-táxi em Santiago

Tele-entrega e Moto-táxi em Santiago
Presta serviços ao Blog. Recomendo!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Madalosso Gás e Água

Lopes Segurança e Prestação de Serviços

Lopes Segurança e Prestação de Serviços

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

SANTIAGONET agora é 100% Fibra Ótica

SANTIAGONET agora é 100% Fibra Ótica

KL Copos Personalizados em Santiago!

KL Copos Personalizados em Santiago!

Farmácia Agafarma em Santiago!

Farmácia Agafarma em Santiago!

Clínica de Odontologia

Agri Doce Restaurante e Grill

Agri Doce Restaurante e Grill

Pague menos no seu lanche com Delivery In Box

Pague menos no seu lanche com Delivery In Box
CLIQUE NA IMAGEM PARA IR ATÉ O SITE

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Mestre Mania Viandas!

Mestre Mania Viandas!

Xis Mania: Sabores salgados e doces!

Xis Mania: Sabores salgados e doces!

Deon Autolocadora: Carros novos para aluguel

Deon Autolocadora: Carros novos para aluguel

Advocacia de Qualidade!

Advocacia de Qualidade!

O Blog Recomenda!

O Blog Recomenda!
Atende toda região!

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias

Todas as postagens do Blog