A Sinuelo Produções Artísticas, promove na próxima terça-feira, dia 06 de setembro, véspera de feriado, o lançamento do Cd "Buscando o Rumo", 2º disco do Grupo Nova Estampa da cidade de Nova Esperança do Sul. 

No cardápio: suculento churrasco e complementos. Após, haverá show de Nenito Sarturi e depois, o fandango animado pelo grupo Nova Estampa. O evento será no CTG Grupo Nativista Os Tropeiros, a partir das 20h30min.

Ingressos com Nenito Sarturi (55-9971.2726), na Komplementus do Chico Espenosse, na Ótica Bella, com Valter Fiorenza na Rádio Nova 99 e na Secretaria dos Tropeiros. Em Nova Esperança, com o diretor do conjunto Miro Ambrós (55-9984.9897).

Compartihe:

Agência Câmara - O Plenário da Câmara aprovou, nesta quarta-feira, a criação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O objetivo da proposta é aumentar a oferta de cursos profissionalizantes e de qualificação. O texto aprovado é o substitutivo da Comissão de Educação e Cultura ao Projeto de Lei 1209/11, do Executivo. A matéria será enviada para análise do Senado.

O público-alvo do Pronatec são os estudantes de ensino médio da rede pública, os trabalhadores e os beneficiários de programas federais de transferência de renda. Uma das ações previstas é a oferta de bolsas. O texto determina também o estímulo à participação de pessoas com deficiência, observadas as condições de acessibilidade e participação plena no ambiente educacional.

Compartihe:


Agência Senado - O aumento de 13,61% para o salário mínimo, que deve ficar em R$ 619,21 a partir de 1º de janeiro de 2012, foi a única novidade anunciada pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, ao entregar aos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, Marco Maia, a proposta do Orçamento da União para 2012. A ministra entregou também o projeto do Plano Plurianual (PPA) para o período de 2012-2015.

Compartihe:

E aí, meu amigo. Meu nome é Jável César. Moro em Canoas a 15 anos, mas sou de Santiago. Minha família mora aí ainda. Tô sempre acompanhando teu blog. Meus parabéns pelo trabalho. Abraços.

Compartihe:

Material enviado ao blog por Ísis Dornelles, após polêmica envolvendo o histórico distribuído pela Secretaria Municipal de Educação as escolas do município

ESCOTISMO

O Escotismo foi fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (BP), em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Escotismo é... ação, aprender fazendo, amizade, aventura, alegria, confiança, cultura, educação ambiental, espiritualidade, trabalho em equipe, serviços a comunidade, respeito.

Escotismo é mais que lazer e jogos. É espírito de equipe, liderança e amizade.

No Brasil, desde 1910, mais de três milhões de jovens e adultos já participaram do programa educacional do escotismo. Podem participar do Movimento Escoteiro, jovem de 7 a 21 anos e adultos voluntários a partir dos 21 anos.

GRUPO ESCOTEIRO TOUTINEGRA

Em março de 1986 começaram as primeiras movimentações para formar um Grupo Escoteiro em Santiago. A idéia foi criada e desenvolvida por Nilton Oliveira Pereira. Em seguida se juntaram a ele, Marco Aurélio Figueiredo e Alan Pereira da Silva.

O primeiro passo foi a inscrição de 150 jovens, que depois de selecionados, ficaram 45.

A seguir veio a escolha de um nome para o Grupo, foi escolhido o nome de um pássaro europeu que frequenta parques e bosques e têm um belíssimo canto, o Toutinegra, que em muito assemelha-se ao joão-de-barro, essa ave vive na mesma região onde BP cresceu.

Em maio do mesmo ano a União dos Escoteiros do Brasil (UEB) forneceu uma autorização provisória para o funcionamento do Grupo, com validade de quatro meses.

A história que escreveram está errada, a promessa foi feita dia 31 de agosto e é considerada data da fundação do grupo, e este tal “batismo de uniforme” NÃO existe. Em 31 de agosto de 1986, em um acampamento e perante a Bandeira do Brasil e o Fogo de Conselho, os primeiros integrantes do Grupo fizeram sua promessa. no terreno em frente a pracinha de brinquedos, durante o primeiro acampamento modelo que ficou durante a semana da pátria e onde todos os anos nessa mesma data era feito novamente o acampamento modelo, até que no terreno foi feita uma construção. Essa ficou sendo a data a fundação do Grupo.

O primeiro Registro e a Primeira Comissão Executiva datam de 1987.

Membros Fundadores:
Fundador do Grupo: Nilton Oliveira Pereira
Auxiliares: Marco Aurélio Figueiredo, Alan Pereira da Silva

Conselho do Grupo:
Presidente: Silvia Gonçalves de Souza
Vice Presidente: Alan Pereira da Silva
Relações Públicas: Claudio Araujo

Primeira Comissão Executiva:
Presidente: Plínio Candido Finamor
Vice Presidente: Lyra Nascimento
Secretário: Paulo La Roque
Diretor Financeiro: Battanoli Araujo e Maria Arci Araujo
Diretora de Promoções: Margarete Finamor

O G.E. Toutinegra possui sede própria localizada na rua Almério de Moura, 1659, Bairro Gaspar Dutra (ao lado do Ginasião).

Compartihe:

No carro, estavam mãe e filha, Jane Maria Hermann Ishii, 47 anos, e Itayana Benina Ishii, 15 anos.






Fotos: Lukas Carvalho - Jornal A Folha.
Fotos: Romário Macedo.

Compartihe:

Paulo Roberto Santos Araújo, de 44 anos, morreu ao colidir seu carro, um Fiat Uno de Santa Maria, ao sair da pista na ERS 241, localidade de Loreto, entre São Francisco de Assis e São Vicente do Sul, por volta 15h30min desta terça-feira, 30. 

Conforme a Polícia Rodoviária Estadual, por causas desconhecidas o veículo saiu da rodovia, passou por cima de uma sanga e acabou batendo contra uma pedra, provocando a morte do condutor.

Compartihe:


O Dia do Blog ou Dia do Blogue foi estabelecido de forma informal para o dia 31 de Agosto. É o dia internacional do Weblog, Blogue ou simplesmente Blog. Esta data foi escolhida porque seus números 31/08 se assemelham com a palavra Blog.

Foi estabelecido que durante esse dia, blogueiros (português brasileiro) ou bloguistas (português europeu) de todo o mundo deverão colocar uma mensagem aos seus leitores, apontando para outros blogs que considerem interessantes. Assim, seus leitores poderão descobrir novos blogs para serem lidos, divulgando os blogs pela internet.

A todos os blogueiros de Santiago, que são muitos, de outras cidades pelo Rio Grande a fora, parabéns pela iniciativa de manterem um espaço para debates e divulgação de notícias e informações. Vamos comemorar essa data mais que importante, afinal hoje os blogs são considerados representantes da imprensa escrita.

Compartihe:

Acidente ocorreu por volta das 08h40min

Um veículo Renault/Symbol, placa ISE 8408, de Capão do Cipó, se envolveu em acidente por volta das 08h40min de hoje, nas proximidades do 1º trevo de acesso a São Francisco de Assis, na RSC 377, km 310.

No carro, estavam mãe e filha, Jane Maria Hermann Ishii, 47 anos, e Itayana Benina Ishii, 15 anos. O carro ficou totalmente destruído pelo impacto da batida. De acordo com os vestígios no local, a condutora perdeu o controle em uma curva acentuada, derrapando na pista por quase 40 metros, atingiu uma pedra e um barranco fora da pista, voltando para a pista onde o carro capotou. Havia bastante sangue no local.

Ambas foram encaminhadas para o Hospital de São Francisco de Assis. A menina de 15 anos sofreu lesões leves. Já a condutora, sofreu lesões graves e será encaminhada para Santa Maria.

Jane Maria Hermann é casada com Pedro Salbego Manara, Secretário da Fazenda na Prefeitura de Capão do Cipó. A menina é filha do casal.


Colaborou Iltom Vargas de Oliveira.

Compartihe:

Profª Gláucia - Diretora da Wizard

Prezado Amigo Rafael!

Em meu nome e de toda a equipe de colaboradores da Wizard queremos manifestar os nossos mais sinceros cumprimentos pela deferência a ti concedida.

Essa Medalha da Ordem do Mérito de Serviços Extraordinários é uma conquista brilhante. Sabemos que mereces esse reconhecimento, especialmente, pelo trabalho sério e competente que desenvolves em Santiago e no Vale do Jaguari.

Desejamos que muitas outras vitórias tornem a ocorrer em tua vida pessoal e profissional.

A tua Escola de Idiomas está feliz por esta conquista.

Parabéns!

Cordialmente,

Gláucia Beck de Bitencourt Gindri
Diretora da Wizard

Compartihe:

Escola de Vila Branca representou Santiago na fase regional

Foto: Rafael Nemitz.

A Escola Estadual de Vila Branca, representou a cidade de Santiago na edição deste ano dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs).

Em jogo válido pela fase regional da competição, na modalidade voleibol mirim feminino, o time da escola conquistou o Bronze. A disputa ocorreu na tarde desta terça-feira, 30, no Ginásio de Esportes da Escola Thomás Fortes.

Compartihe:

Aprovado parecer favorável ao PL que declara Nova Esperança do Sul como Capital da Bota

A Comissão de Assuntos Municipais aprovou, por unanimidade, na manhã desta terça-feira (30), o parecer favorável do deputado Chicão Gorski (PP) ao Projeto de Lei nº 193/2010. De autoria do deputado Edson Brum (PMDB), o PL declara o município de Nova Esperança do Sul “Capital da Bota”, no Rio Grande do Sul. A Comissão de Constituição e Justiça também aprovou parecer favorável à matéria.

O parlamentar progressista destaca a qualidade e diferenciação dos calçados em couro fabricados em processo artesanal no município.

-“Une-se a essa tradição produtos de selaria e indumentária gaúcha, o que faz com que Nova Esperança do Sul seja reconhecida como polo coureiro”, afirma Chicão Gorski.

Para o deputado, declarar Nova Esperança “Capital da Bota” é uma maneira de formalizar a expressão de como a cidade já é conhecida.

Tradição - A tradição de produzir botas no município começou em 1915 com a sapataria Redêncio Frizzo. Atualmente a cidade possui cerca de 33 pequenas indústrias de fabricação manual de botas em couro, as quais abastecem os mercados interno e externo, com mão de obra qualificada.

Compartihe:

Pecuária Gessinger na Expointer 2011 Postado terça-feira, 30 de agosto de 2011 ás 23:54

Com sede em Unistalda, Pecuária Gessinger empilha premiações na Expointer

Maristela e Ruy Gessinger com exemplar premiado na Expointer 2011

Nas Fêmeas ILE DE FRANCE, a Pecuária Gessinger conquistou premiação "RESERVADA DE OVELHA PRENHA".

Na raça Ideal, obteve o prêmio de "RESERVADO DE CAMPEÃO CARNEIRO LÃ INTEIRA".

O julgamento das raças aconteceu nesta terça-feira. O julgamento dos machos Ile de France acontece nesta quarta.

Compartihe:

Depois do fiasco do "pseudo histórico" do Grupo de Escoteiros Toutinegra, que foi "distribuído" nas escolas, venho tentar contar um pouco sobre o escotismo e sobre o Toutinegra, para que o povo não fique com uma impressão errada. Posso até ter cometido algum erro, mas aposto que são menores dos que foram apresentados anteriormente.

A história do Toutinegra pode ter sido escrito errada, sem concordância aos olhos de muitos intelectuais, mas com certeza foi feita com altruísmo, amor e dedicação por cada jovem e adulto que por ali passaram.

Psicológa Ísis Dornelles

Nota do blogueiro: Agradeço muito a preocupação da amiga e leitora Ísis Dornelles. Em função do texto ser muito extenso, optei por não postar. Mas, guardei em meu arquivo. Quem tiver interesse em conhecer um pouco mais do Grupo de Escoteiros Toutinegra, coloco meu e-mail a disposição (rafaelnemitz@gmail.com) e estarei encaminhando o material enviado pela Ísis.

Compartihe:

Obrigado! Postado ás 23:16

Agradeço as manifestações de diversos amigos pela homenagem que estarei recebendo e que, mais cedo, divulguei aqui no blog. Recebi vários ligações e comentários via redes sociais. Obrigado, de todo meu coração!

Compartihe:

Obrigada pela homenagem no blog, Rafael.
Quero aproveitar para parabenizar esse querido amigo pela sua conquista. Fiquei muito feliz em saber do teu sucesso.

"Medalha Ordem do Mérito de Serviços Extraordinários" pelos relevantes serviços prestados em Santiago... Isso meu amigo não é para qualquer um. Merece com certeza tal homenagem!

O sucesso pode demorar, mas ele sempre chega pra aqueles que acreditam em seus sonhos e não desistem de lutar por eles. Este reconhecimento é apenas o reconhecimento do trabalho de quem ama o que faz. Parabéns Rafael.

Joselaine Garcia (Josi)

Compartihe:

"Tenho propriedade bem perto do local onde vai ocorrer o fechamento da RSC 377 e coloco a disposição meus maquinários para trancar esse absurdo que está acontecendo".


Edimar Ceolin, proprietário da Agropecuária Santo Antônio da Esquina Palmeiro.

Compartihe:

Meu nome foi indicado para receber "Medalha Ordem do Mérito de Serviços Extraordinários" pelos relevantes serviços prestados em Santiago

Atuo em rádio e na imprensa, desde os 15 anos. No início, mal sabia o que fazia. Hoje, dou passos mais concretos como integrante da imprensa local. E, pela primeira vez, fui indicado para receber uma homenagem. 

A Medalha Ordem do Mérito de Serviços Extraordinários será entregue para 81 pessoas da região no dia 30 de setembro de 2011, no Salão Nobre do Grêmio em Santiago. 

A solenidade será presidida pela Baronesa da Alemanha, Corina Von Lasperg, pelo presidente da Comissão de Outorgas, Arian Fontoura Ribeiro, e integrantes da Academia de Assuntos Históricos, seção de Cascaval no Paraná.

Abaixo, o ofício que recebi informando da minha indicação.


Compartihe:


Nesta quinta-feira, dia 1º de setembro, produtores rurais e comunidade, especialmente de Capão do Cipó, vão interromper o trânsito de veículos na RSC 377, nas proximidades do acesso a comunidade de Carovi. 

A mobilização visa chamar atenção do governo do Estado e do Daer pelas péssimas condições que a estrada se encontra. O fechamento da 377 está previsto para iniciar às 9h da manhã desta quinta-feira.

Produtores, lideranças e pessoas da comunidade estão convidados a aderir ao protesto. A iniciativa partiu do vereador Pedro Bassin do PSDB de Santiago.

Compartihe:

O radialista Marcelo Brum, que apresenta o programa terceirizado "A Voz do Campo" pela Rádio Verdes Pampas em cadeia com a Rádio Sorriso de Pananbi, é o novo chefe de gabinete do governo Oswaldo Froner. 

Marcelo é um cara acessível, homem de contatos e será de muita valia para o prefeito cipoense. 

Ao colega e amigo Marcelo Brum, desejo sucesso em mais este projeto profissional.

Compartihe:

Professor se manifesta sobre os "erros" no material

Profº Ronaldo Prestes Gomes

Acredito que não existe “erro” no uso da língua, mas uso inadequado na forma, no discurso, no gênero ou na estrutura.

Como professor de redação em escola de ensino médio e fundamental, tive o contato com o texto disponibilizado pela Secretaria de Educação com informações sobre o Grupo de Escoteiros Toutinegra, percebi que o texto estava confuso, não obedecia uma estrutura, ideias repetidas, etc, etc.

Ao trabalhar o tema do Concurso de Redação, deixei a disposição dos alunos o texto enviado, pois tinha elementos significativos que poderiam auxiliar o aluno na construção de seus textos, que poderiam ser em prosa ou verso, de acordo com o nível.

Alguns alunos questionaram-me se o texto estava certo, comentei com eles que quanto à estrutura e clareza não, mas que trazia informações significativas úteis e interessantes, a partir dele mostrei que poderia ser reestruturado e reescrito de forma mais clara, possibilitando, assim, que a transmissão da informação e a compreensão por parte do leitor sejam eficazes.

Profº Ronaldo Prestes Gomes

Compartihe:


Rafael

O Grupo Escoteiro Toutinegra é a instituição homenageada nesta Semana da Pátria, com abrangência municipal e por este motivo a Secretaria Municipal de Educação solicitou à instituição um texto a respeito da história do Grupo de Escoteiros em Santiago, para servir como subsídio aos alunos do município, em razão do concurso de redação alusivo às comemorações cívicas, inerentes à data.

Todavia, para não modificar o texto original a nós enviado, tomamos a decisão de não fazer as correções necessárias. Constatamos que não foi a decisão mais acertada. Precisamos corrigir o rumo e isto nos aponta para os objetivos da Cidade Educadora, que não se restringe apenas à educação escolar, mas busca atingir a participação dos munícipes em sua meta numero 7 – Participação Comunitária – e foi isto que constatamos ao nos deparar com o duro mas verdadeiro comentário do leitor acerca do texto acima referido. Aceitamos a crítica e agradecemos a participação do leitor, ressaltando a importância da mídia, que nos permite expor ideias e pensamentos de forma abrangente, exigindo cuidado e veracidade nas suas informações.

Rafael, agradecemos mais uma vez ao teu leitor e a ti também, por nos ter apontado este desacerto. Certamente isso nos ajudará a não cometer possíveis futuros erros.

Atenciosamente,

Denise Flório Cardoso
Secretária Municipal de Educação
Santiago – Terra dos Poetas – Cidade Educadora

Nota do blogueiro: Impossível deixar de reconhecer a atitude e o profissionalismo da professora Denise. Soube entender, numa boa, a crítica enviada ao blog e por mim publicada. Jamais publico qualquer texto no sentido de ofender ou prejudicar qualquer pessoa. Penso apenas em dar minha colaboração. A imprensa, além de noticiar, tem o papel de cobrar, desde que essas cobranças sejam sadias. É dessa forma que tento agir através desse blog. Obrigado professora Denise pela manifestação e, principalmente, pela compreensão. O blog está sempre a disposição da sua Secretaria.

Compartihe:

Vítima sacou 10 mil de sua conta e entregou a pessoa desconhecida

Uma senhora de 70 anos compareceu no Plantão da Polícia Civil de Santiago, comunicando que por volta das 11h dessa segunda-feira (29/08), quando se deslocava pela Rua Pinheiro Machado, foi abordada por uma mulher que lhe perguntou se naquele local havia uma agropecuária, momento em que chegou outra mulher se identificando como professora. 

A primeira mulher passou a falar que tinha um bilhete da quina premiado e que o proprietário de uma agropecuária iria lhe pagar pelo prêmio. Logo após, a segunda mulher ligou de seu celular, como se estivesse ligando para a agência da Caixa Federal, colocando o aparelho em viva voz, tendo uma pessoa com voz masculina confirmado os números sorteados que constavam no referido bilhete. A outra mulher lhe disse que não possuía no momento nenhum documento e que não sabia ler, tendo pedido para a comunicante e a segunda mulher retirarem o prêmio, pois daria o valor de R$ 100 mil para cada uma. 

As duas golpistas se deslocaram com a vítima até o centro da cidade e uma delas disse que iria no Banrisul retirar R$ 45 mil e solicitou à vítima que também retirasse toda a quantia que possuía no banco, o que foi feito pela comunicante que retirou R$ 10 mil em moeda corrente e entregou à uma das falsárias. 

Após receberem o dinheiro, as duas mulheres lhe entregaram uma meia(soquete) dizendo que o dinheiro prometido estava dentro e que era para a comunicante esperar em frente a Caixa Federal que voltariam para dividir o prêmio. Após vinte minutos de espera, foi verificar o que havia na meia quando notou que existia somente papel, constatando ter sido vítima de em um golpe.

Compartihe:

Comissão de divulgação da Feuapi ao lado do governador Tarso Genro

O Vice-Prefeito Municipal de Unistalda e Presidente da 5ª FEUAPI, Moacir Antolini, a Embaixatriz e a Assessora da Feira, estiveram na 34ª EXPOINTER, em Esteio-RS, divulgando a Feira Unistaldense de Artesanato e Produção Industrial, que acontecerá de 1º à 04 de dezembro em Unistalda. 

Na ocasião, foram visitadas várias casas dentro da EXPOINTER,  com o objetivo de divulgar o evento. Convites foram entregues para autoridades e expositores, incentivando a participação na 5ª FEUAPI.

Compartihe:

Homens preferem as morenas


De acordo com uma pesquisa britânica feita pela rede social Badoo, divulgada pelo jornal Daily Mail, os homens vêm suspirando bem mais para os cabelos castanhos e pretos do que para os tons dourados. 

A enquete, feita com cerca de dois mil homens de países como França, Espanha, Itália, Estados Unidos e Brasil, trouxe resultados surpreendentes. O objetivo era descobrir quais características eles acreditam ser mais atraentes no sexo oposto. 

Os resultados mostraram que mais de 60% preferem as morenas às loiras. Um terço deles, 33,1%, disseram que acham os cabelos castanhos mais atraentes, enquanto 28,6% afirmaram que gostam dos pretos - totalizando 59,7% das preferências pelas morenas. As loiras ficam com 29,5% dos votos, enquanto as ruivas são as menos populares, conquistando somente 8,8% dos votos. 

Quando o assunto é a cor dos olhos, no entanto, os claros vencem os mais escuros, sendo que 40,2% dos homens preferem os olhos azuis à frente de qualquer outra cor. Olhos castanhos vêm em segundo lugar, com 29,2% das preferências; em seguida, os verdes, com 17,5% e os olhos com cor de avelã, 13,1%. 

Contrariando as expectativas, nenhum dos países elegeu as loiras como seu tipo de mulher favorita. Em todas as regiões o cabelo preto foi a cor mais popular, com exceção do Reino Unido, onde os cabelos castanhos lideraram as preferências.

Fonte: Portal Terra/Vida e Estilo/Homem.

Compartihe:

A santiaguense Joselaine Garcia, após se formar pela 2ª turma do curso de Psicologia da URI Campus de Santiago, deixou a cidade para atuar em Cruz Alta. Em pouco tempo, seu trabalho já rendia bons frutos, tendo ela assinado diversos artigos em jornais e revistas, tendo participado também de programas de rádio e televisão. 

Agora, com apenas um ano de consultório em Cruz Alta, Joselaine foi consagrada como Psicóloga Destaque 2011, conforme pesquisa pública da Sul Pesquisas.  

Joselaine Garcia (Josi), é filha do popular Garcia do Restaurante Casa Velha, ali perto da rodoviária.

Compartihe:

Material foi repassado ao blog por leitor preocupado

Um leitor do blog, preocupado com a educação das crianças que estudam nas escolas municipais de Santiago, enviou um texto repassado pela Secretaria de Educação para servir de apoio em concurso de redação da semana da pátria. O material está cheio de erros, sem concordância, com confusão na pontuação. 

O leitor que denunciou o fato questionou ao blog: Como uma Cidade Educadora distribui um texto com tantos erros aos seus alunos?

Abaixo, o texto (clique em cima das imagens para ampliar):



Compartihe:

No clima do Grenal deste domingo


Elias/Diário de Santa Maria, edição desta segunda-feira.

Compartihe:

Falecimento Postado ás 11:26

A Direção, professores e funcionários da URI Campus Santiago comunicam o falecimento do Sr. Pedro Dalsasso, pai das colaboradoras Vera Dalsasso Velasques e Tânia Dalsasso Vieira. O corpo está sendo velado na Capela Andres e o sepultamento será às 17h no Cemitério Paulo VI.

Compartihe:

Pneus em chamas e faixa foram deixados no Km 402 da BR



Entre o final da noite de domingo e início da madrugada desta segunda-feira, a Polícia Rodoviária Federal compareceu no km 402 da BR 287, próximo ao trevo da RSC 377, onde existiam pneus em chamas no meio da pista e uma faixa de protesto mencionando a PEC 300, relativa a criação do piso nacional para policiais. A PRF entrou em contato com os Bombeiros que removeram os pneus da BR. Nenhum suspeito foi encontrado nas proximidades.

Compartihe:

AES Sul registrou ocorrência policial pelo furto dos fios e ferramentas de alta tensão
 
Um furto na noite de sexta-feira, na subestação de energia elétrica de Santiago, deixou os 49 mil moradores da cidade (cerca de 25 mil clientes) sem luz por pouco mais de uma hora e meia. Conforme a AES Sul, a invasão aconteceu por volta das 20h30min. Foram levados os cabos de aterramento (que ficam ligados ao motor da subestação) e do sistema de proteção do local.

O delegado da Polícia Civil de Santiago, Vladimir Haag Medeiros, diz estar intrigado pela maneira como se deu o delito. O autor do crime cometeu o furto com a subestação em pleno funcionamento.

"No momento, ainda não temos como dizer de que maneira o fato ocorreu. Mas sabe-se que o roubo aconteceu com a subestação em pleno funcionamento. O local é de alta energia elétrica e com potencial risco para quem vá se aproximar dessa área sem o uso de equipamentos e roupas que garantam segurança. Não podemos dizer se foi feito por alguém que apenas queria levar algo ou se teve amparo de algum entendido ou expert na área", avalia.

Reparo - Logo após constatado o fato, ainda na noite de sexta-feira, funcionários da AES Sul trabalharam no local para restabelecer o fornecimento de energia elétrica. Em um primeiro momento, a luz voltou para mais 2 mil clientes. O conserto foi concluído pouco depois das 22h. Conforme o delegado, as investigações começarão hoje.

Fonte: Diário de Santa Maria.

Compartihe:

Durante a Expointer 2011, sempre as 8h30min da manhã, o Dr. Ruy Gessinger traz informações e notícias direto do parque de exposições Assis Brasil, em Esteio, para os ouvintes da Verdes Pampas FM. Acompanhe os boletins e fique por dentro dos destaques da maior feira agropecuária da América Latina.

Compartihe:


A Cabanha Três Açudes, do cantor Júlio Saldanha, é destaque todo o ano na Expointer. Em 2011, não foi diferente. No julgamento da raça Santa Inês, ocorrido neste domingo, os prêmios de Grande Campeão Macho e Grande Campeão Fêmea ficaram com a Três Açudes. É Santiago marcando presença e buscando premiações na maior feira agropecuária da América Latina.

Compartihe:


Operação em Santiago apreendeu quatro veículos com 81 mil maços de cigarro contrabandeado (avaliados em R$ 100 mil), por volta das 13h15min de sábado. Três pessoas foram presas. Após denúncia anônima, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou um Palio no km 413 da BR-287. De acordo com a PRF, o veículo serviria como batedor para os outros quatro automóveis. Como não havia nada de ilegal com o Palio, o carro foi liberado.

A frota tinha um sistema integrado de comunicação para trocar alertas sobre barreiras policiais. O motorista do Palio, após ser abordado, teria avisado os demais condutores, que tentaram fugir pela RS-168, sem sucesso. Na RS-168, foram encontrados o Voyage, o Meriva, o Uno e o Scénic, todos com cigarro. O trio foi levado ao presídio de São Borja e deve responder por contrabando, uso de aparelho comunicador e resistência à prisão.

Compartihe:

Emoção na Central FM Postado domingo, 28 de agosto de 2011 ás 14:21

Gibelino Minuzzi apresentou edição especial do programa "Sangue de Gaúcho"

Ao centro, o velho Giba cercado pela filha Ângela
e o comunicador Éden de Paula

Gibelino Minuzzi também contou com a participação especial
de sua ex-secretária Gisele Bianchini

O velho Giba ao lado do blogueiro

Os ouvintes da Central FM foram presenteados com o retorno do seu Gibelino Minuzzi, o velho Giba, e de seu programa Sangue de Gaúcho, neste domingo, 28. A edição especial do "Sangue de Gaúcho", das 13h às 15h, foi uma iniciativa do radialista Éden de Paula, como forma de homenagear um dos mais populares comunicadores da região, que afastou-se dos microfones há 3 anos quando a Iguaçu FM foi vendida.

Foi difícil segurar a emoção e as lágrimas, que caiam dos olhos do seu Gibelino a todo instante, principalmente na abertura do programa. No estúdio e por telefone, não foram poucas as homenagens. Até hoje, após 3 anos longe do rádio, ele continua sendo querido pela comunidade santiaguense.

A volta do velho Giba, mesmo que por apenas duas horas, tornou o domingo muito mais especial.

Compartihe:

A música do vereador Bianchini Postado sábado, 27 de agosto de 2011 ás 22:38

O vereador Miguel Bianchini se formou na noite deste sábado em Gestão Pública pela ULBRA. Tive o prazer de anunciar seu nome e de aplaudir e rir junto com os presentes quando tocou o refrão de sua música de entrada, "As Razões do Boca Braba" de João de Almeida Neto. Eis o trecho:

"Me chamam de boca braba
Não sabem me analisar
De gênio eu sou uma cachaça
Mas de alma um guaraná
Só não me péla com a unha
Quem pretende me pelar
E depois que eu fico brabo
Não adianta me adular"


Capaz que eu perderia a chance de contar aos leitores do blog sobre essa façanho do vereador mais polêmico e, ao mesmo tempo, o mais querido de nossa cidade. A letra realmente descreve o seu jeito de ser. Parabéns Bianchini!

Compartihe:

Policiais civis e militares fizeram manifestação por melhores salários


Cerca de 50 policiais civis e militares fizeram um protesto por melhores salários na entrada da Expointer, em Esteio, neste sábado. O grupo utilizou sirenes, carro de som e faz panfletagem no local. Estão previstas manifestações como essa ao longo de toda a semana.

Em reunião realizada na sexta-feira, a categoria não aceitou a proposta do governo, que ofereceu reajuste de até 4%. A manifestação é realizada pelo Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia (Ugeirm), Associação Beneficente Antônio Mendes Filho ( Abamf) e Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar (ASSTBM).

Fonte: Correio do Povo / Foto: Bruno Alencastro.

Compartihe:

As 20h - Cerimonial de colação de grau dos cursos de Letras e Gestão Pública da ULBRA Pólo de Santiago.

As 24h - Cerimonial de abertura do baile de formatura.

Ambos os eventos, ocorrem no Clube União.

Compartihe:

Vaca da raça holandesa deu à luz por volta de 10h30min de sábado

Emílio Pedroso / Agencia RBS

Pouco mais de uma hora após o início da Expointer 2011, o primeiro animal nasceu dentro do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Por volta de 10h30min, a vaca holandesa CSV Elvira 1267 Bond, da Cabanha de Mário Luis dos Santos, do município de Glorinha deu à luz a um filhote.

Rapidamente a notícia se espalhou pelo parque, transformando o bezerro recém-nascido em atração do pavilhão de gado leiteiro.

Fonte: Campo e Lavoura/Clic RBS.

Compartihe:

Operação teve início na noite de sexta, estendendo-se até a madrugada de sábado



Entre as 23h da sexta-feira e as 5 da manhã deste sábado, aconteceu em Santiago a Operação Lei Seca. As ações de fiscalização, contaram com a Brigada Militar, Policia Civil, Policia Rodoviária Federal, Guarda Municipal de Trânsito, Conselho Tutelar, com apoio da Policia Ambiental de Santa Maria. Entre policiais e fiscais, em torno de 50 pessoas participaram da operação, que ocorreu entre as ruas Bento Gonçalves e Treze de Maio, nas proximidades do posto Esso.

Resultados - Foram abordados 287 veículos, com identificação de 337 pessoas. 151 motoristas aceitaram fazer o teste do bafômetro, sendo que 20 foram multados por embriaguez. Além da multa, alguns motoristas foram presos pois o bafômetro apontou que o nível de álcool no sangue estava acima do permitido pela lei.

A Operação totalizou 33 autos de infrações de trânsito, 07 veículos recolhidos ao depósito do Detran, 13 carteiras de motorista apreendidas, 04 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo apreendidos, 02 condutores com seus veículos registrados e não licenciados, 01 condutor conduzindo veículo registrado e não licenciado e 02 pessoas conduzindo veículo sem possuir CNH.

Compartihe:



As fotos acima são dos formandos de hoje a noite, dos cursos de Letras e Gestão Pública do Ensino à Distância da ULBRA Pólo de Santiago. A colação acontece no Clube União, as 20h. Mais tarde, a partir da meia-noite, os novos profissionais brindam e dançam no baile de formatura.

O vereador Miguel Bianchini (PP), a jovem Natássia Prestes, assessora de imprensa da Câmara de Vereadores de Santiago e o também servidor da Câmara Jorge Edmar Ribeiro dos Santos estão entre os formandos. O ex-vice prefeito de Unistalda, hoje secretário de agricultura, José Gilnei Manara Manzoni também é um dos formandos. A estes, os votos de muito sucesso a partir da formatura. Parabéns!

Compartihe:

Vandalismo deixa Santiago sem luz Postado sexta-feira, 26 de agosto de 2011 ás 22:03

De acordo com o repórter Juliano Nascimento,  colaborador do blog, a falta de energia elétrica em Santiago, a partir das 20h40min desta sexta-feira, ocorreu por ato de vandalismo na sub-estação de energia da AES Sul, localizada no bairro Alto da Boa Vista. Do local, foram levados cabos de aterramento.

Géderson Donaduzi, gerente regional da AES Sul, confirmou que houve danos causados por pessoas mal intencionadas dentro da sub-estação. A cidade ficou totalmente no escuro por mais de uma hora.

Compartihe:

Júlio Saldanha e Miguel Marques estão entre as atrações

O palco de shows da 34ª Expointer receberá 39 apresentações de teatro e música, de artistas ligados às tradições gaúchas. A feira, uma das maiores do agronegócio da América Latina, que inicia neste sábado (27), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, terá mais de 120 horas de programação nos nove dias de feira. As atrações acontecem no Palco de Shows, quadra 6, localizada próximo a entrada da feira.

Agenda de shows

Sábado, dia 27
15h Gospel - Grupo Laco de Vidas
16h Mario Barbara
17h Gilberto Monteiro
18h Angueras
19h Jorge Freitas
20h Pedro Ortaça

Domingo, dia 28
6h Galpão Crioulo ao vivo
15h Grupo Teatral - Oigalê

Segunda-feira, dia 29
17h Julio Saldanha
18h Maria Luiza Benitez
19h Juliano Javoski e Che Alma Guarani
20h Luiz Marenco

Terça-feira, dia 30
17h Roberto Luçardo/Rui C. Avila
18h Flavio Hanssen
19h Miguel Marques
20h Walter Moraes

Quarta-feira, dia 31
17h Programa Radar TVE
19h Grupo Éco do Pampa
20h João de Almeida Neto
21h Dante Ramon Ledesma

Quinta-feira, dia 1
16h Juliano Moreno
17h Lucio yanel
18h Marcelo Oliveira
19h30 Elton Saldanha

Sexta-feira, dia 2
17h Elmo de Freitas
18h Loma e Cantadores do litoral
19h Marco Lacerda e Marcelomontana
20h Raul Quiroga e Grupo
21h Cesar Oliveira e Rogério Mello

Sábado, dia 3
15h Daniel Torres
16h Trovas de Cacequi
18h Maiquel Filho e Grupo
19h Alejandro Brittes
21h Cristiano Quevedo

Domingo, dia 4
9h Galpão Nativo TVE
15h Grupo Teatral - Oigalê
15h Viola Gaúcha
16h Erlon Péricles
17h Alex Camboim
18h Leonel Gomes
19h Jairo Lambari Fernandes
20h Mauro Moraes

Compartihe:



A TV Pampa apresenta sábados e domingos, durante a Expointer, diretamente de Esteio, o programa Expointer é Pampa. Vai ao vivo das 11h15min até 13 horas.

Este ano serão sorteados um Touro Siementhal da Cabanha Santa Terezinha de Ivan Zurita; um Cavalo Árabe da Cabanha Jacovaz e um Reprodutor P.O. Ile de France da Pecuária Gessinger. Para concorrer se ligue numa das emissoras AM ou FM da Rede Pampa ou sintonize o Canal 4.

"Para nós é um orgulho, pois vamos levar o nome de Unistalda e de Santiago a todo o RS e nossa empresa vai se destacando", comentou Ruy Gessinger.

Compartihe:

Domingo para matar a saudade do programa Sangue de Gaúcho

Neste domingo, Gibelino Minuzzi, o "Velho Giba", retorna aos microfones do rádio após ter se afastado da Rádio Iguaçu FM, onde além de ser o diretor, apresentava o programa Sangue de Gaúcho, de audiência obrigatória nos domingos, das 12h as 15h. Quando a Iguaçu FM foi vendida, Gibelino encerrou o programa. 

Como forma de homenageá-lo, o radialista Éden de Paula, juntamente com a direção da Central FM, possibilitaram a Gibelino relembrar os anos de alegrias a frente do Sangue de Gaúcho. 

O programa especial vai ao ar no domingo, das 13h às 15h, na Rádio Central FM - 87.9.

Compartihe:

Objetos deixados na BR 287 ocasionaram acidentes Postado quinta-feira, 25 de agosto de 2011 ás 19:06

Pedras, barras de concreto e placa de sinalização estavam interrompendo o trânsito

Foto: Rafael Nemitz.
A Brigada Militar informou a Polícia Rodoviária Federal de Santiago, as 23h35min de ontem, que objetos estavam abandonados na BR 287, impedindo o tráfico de veículos. Policiais rodoviários estiveram no local, no km 397,8, e constataram a existência de duas pedras de paralelepípedo e duas barras de concreto de um lado da BR 287, no sentido São Borja/Jaguari. No outro lado da pista, pedaços de uma placa de sinalização da Guarda Municipal de Trânsito também obstruíam a BR. 

De acordo com a ocorrência registrada na Polícia Civil, fato semelhante ocasionou dois acidentes da rodovia. Os objetos foram recolhidos e entregues no Plantão da Polícia Civil.

Compartihe:


Hoje pela manhã, em entrevista na Rádio Verdes Pampas FM, o deputado federal Paulo Pimenta (PT) anunciou mais verbas para nossa região através de emendas de sua autoria.

O município de Jaguari vai receber duas emendas, totalizando R$ 350 mil reais. Emenda de R$ 200 mil será destinada para melhorias no calçamento urbano e a outra de R$ 150 mil para construção de uma quadra coberta na comunidade rural do Chapadão, próximo ao Campus do IFF de Jaguari. Os valores já haviam sido anunciados por Pimenta no último sábado, dia 20, quando esteve visitando a região.

Para São Vicente do Sul, Pimenta destinou mais R$ 100 mil, totalizando R$ 300 mil em verbas, para reconstrução da rua Antero Xavier, que liga a cidade ao IFF pelo perímetro urbano.

Já para Santiago, Pimenta anunciou mais R$ 100 mil para novos investimentos na Rua dos Poetas.

Compartihe:

Casos foram registrados na Polícia Civil

Moradores do bairro Carlos Humberto, em Santiago, estão assustados com a sequência de mortes de animais de estimação que vem ocorrendo no bairro. 

Na manhã de ontem, uma moradora da rua General Gumercindo Saraiva registrou na Polícia Civil que um cão e um gato de sua casa foram envenenados. O cão não resistiu, mas o gato acabou salvo após atendimento veterinário. Há três meses, outros 3 gatos dela morreram com os mesmos sintomas. Animais de outros moradores do bairro morreram também com sintomas de envenenamento.

Compartihe:

Foi o grito que se ouviu hoje pela manhã, por volta das 9h20min, aqui na esquina da Verdes Pampas FM, na Pinheiro Machado com a João Escobar Carpes. 

Um rapaz furtou uma biclecleta da frente de uma loja e saiu correndo em direção ao posto do Center Hall. O dono da bicicleta saiu correndo atrás e gritando "pega ladrão, pega lagrão"

O meliante se deu mal, pois nesse horário sempre tem uma viatura da BM na lavagem expressa do posto. Não deu outra. Ele foi preso e a bicicleta devolvida ao dono. Fato inusitado na manhã desta quinta-feira no centro da cidade.

Compartihe:

Patinadora Laura Seixas, em apresentação solo, no ano passado.

Neste final de semana, os santa-marienses e visitantes terão um atrativo a mais na cidade, no sábado, dia 27 de agosto, às 19h, acontece o 9º Festival de Patinação do Clube Recreativo Dores, com a coordenação da professora Fernanda Salbego Bueno.

- “Este é o único festival de patinação que acontece em Santa Maria. Nosso objetivo é apresentar belíssimas coreografias, integrar os patinadores, e ainda, a autoestima deles nas apresentações. Unimos os exercícios feitos em aula em forma de dança, desta forma, misturando a técnica da patinação com a arte de dançar”, explica Fernanda.

Este ano, o festival terá participação dos grupos Geração (Ginásio do Pito), Anjos sobre Rodas (Colégio Coração de Maria), Colégio Militar, além do Clube Dores. 

O festival será realizado no Ginásio Poliesportivo do Clube Dores, na Rua Bento Gonçalves, nº 400. Sócio mediante a carteirinha não paga, público em geral paga R$ 4,00 a entrada. Para mais informações, ligue para (55) 2103.2828 – Clube Dores.

Texto: JornalistaThaís Bueno.

Compartihe:

Nesta quinta-feira, o Deputado Chicão estará na URI Santiago, às 19h, para a dar início a “Mobilização no Combate ao Crack e outras Drogas Ilícitas” no Vale do Jaguari.

O evento contará com a presença de diversas entidades relacionadas com o tema, como órgãos estaduais e municipais, Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Conselhos Regionais e Municipais, bem como a sociedade civil organizada.

Dentre os palestrantes, estão confirmados os Senhores Fabiano Pereira, Secretário de Estado da Justiça e dos Direitos Humanos, Joel Souza de Oliveira, Diretor do Departamento de Investigação do Narcotráfico – DENARC – Polícia Civil - RS, Delmes Colombo Feiten, Diretor do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente – DECA – Polícia Civil – RS e Marcelo Mendes Arigoni, Delegado de Polícia Regional da 3ª DPR – Santa Maria.

Os Seminários serão realizados, respectivamente, às 15h, no município de São Vicente do Sul, no Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, e logo mais, às 19h, no Auditório da URI-Campus de Santiago.

O Deputado Chicão, juntamente com a URI Santiago, convida toda a comunidade acadêmica, autoridades locais e regionais, delegados, ONGs e demais entidades e profissionais que tenham interesse em discutir e contribuir para com esta importante ação.

Compartihe:

Prefeito de Jari, Pedrolívio Porto Prado e as soberanas da Mostra

Ao centro, a Rainha Liliane Resch Righi
A esquerda, a princesa Santiéli Laksmi Silva
A direita, a princesa Laiana Rosa dos Santos.

Representando a Rádio Verdes Pampas FM, na companhia dos colegas César Kubiça e Cláudio Souza do Departamento Comercial, estive no município de Jari, localizado na região central, porém praticamente isolado de quase tudo. Fomos recepcionados pelo prefeito Pedrolívio Porto Prado. 

O município, com pouco mais de 3 mil habitantes, vai sediar nos dias 01 e 02 de outubro, a 1ª Mostra Agropecuária e 1ª Feira de Terneiros, Terneiras e Vaquilhonas. O lançamento ocorreu na noite desta quarta-feira no CTG Pedro Porto.

A comissão organizadora, presidida por Paulo Silveira, está bastante ansiosa e a expectativa é a melhor possível já que Jari possui excelente rebanho de gado de corte.

Na programação, haverá show com o Grupo Yandê, no dia 1º, e com Joca Martins no dia 2. Abaixo, a programação completa do evento:



Compartihe:

Leitores no Site

O Blog no Facebook

Seguir por email

Previsão do Tempo para Santiago

Vereador Eleito - Gestão 2017-2020

Vereador Eleito - Gestão 2017-2020

Rafael Nemitz Eventos

Rafael Nemitz Eventos

Educação Infantil é na Escológica!

Educação Infantil é na Escológica!

O Blog Recomenda: Ford Superauto de Santiago

O Blog Recomenda: Ford Superauto de Santiago

Plaksul Comunicação Visual

Plaksul Comunicação Visual

Fisioterapia

Fisioterapia

Contabilidade de Qualidade!

Contabilidade de Qualidade!

Solar Vidros e Ferragens

Solar Vidros e Ferragens

Advocacia Bianca Piveta/Santiago-RS

Advocacia Bianca Piveta/Santiago-RS

Gaúcha Grill e Galleteria

Gaúcha Grill e Galleteria

Nova Loja da VIVO em Santiago

Nova Loja da VIVO em Santiago

Produtos de higiene e limpeza!

Médico Rafael Cruz - Clínico Geral!

Médico Rafael Cruz - Clínico Geral!

Equipacar é nome de confiança em Santiago

Equipacar é nome de confiança em Santiago

Brinquedos para Festas Infantis

Brinquedos para Festas Infantis

Fasp Art Alimentos, Buffet e Decoração

Fasp Art Alimentos, Buffet e Decoração

Tele-entrega e Moto-táxi em Santiago

Tele-entrega e Moto-táxi em Santiago
Presta serviços ao Blog. Recomendo!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Madalosso Gás e Água

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

SANTIAGONET agora é 100% Fibra Ótica

SANTIAGONET agora é 100% Fibra Ótica

KL Copos Personalizados em Santiago!

KL Copos Personalizados em Santiago!

Farmácia Agafarma em Santiago!

Farmácia Agafarma em Santiago!

Clínica de Odontologia

Agri Doce Restaurante e Grill

Agri Doce Restaurante e Grill

Pague menos no seu lanche com Delivery In Box

Pague menos no seu lanche com Delivery In Box
CLIQUE NA IMAGEM PARA IR ATÉ O SITE

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Mestre Mania Viandas!

Mestre Mania Viandas!

Xis Mania: Sabores salgados e doces!

Xis Mania: Sabores salgados e doces!

Deon Autolocadora: Carros novos para aluguel

Deon Autolocadora: Carros novos para aluguel

Advocacia de Qualidade!

Advocacia de Qualidade!

O Blog Recomenda!

O Blog Recomenda!
Atende toda região!

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias

Todas as postagens do Blog