Os adolescentes apresentam lesões em várias partes do corpo.
Fotos: Rafael Nemitz.
Sete meninos, com idades entre 13 e 16 anos, comparecem na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Santiago, acompanhados de seus pais, na noite desta terça-feira. Eles apresentavam sinais de agressões pelo corpo. Os acusados são três policiais militares, dois homens e uma mulher.

Policias teriam passado com
viatura em cima das bicicletas
dos jovens
Os adolescentes andavam de bicicleta em uma estrada de chão no bairro Alto da Boa Vista, nas proximidades do Posto Pôr-do-Sol, perto da residência de um amigo, quando foram abordados por policiais que, inicialmente, procuravam um homem em uma moto. Quando os policiais retornaram ao encontro do grupo, ordenaram que os meninos deitassem no chão e teriam iniciado agressões psicológicas e físicas. Os meninos alegam ter sido espancados com socos, pontapés, tapas na cabeça, choques elétricos e spray de pimenta. Vários deles apresentam lesões pelo corpo.

Na delegacia os menores disseram não ter feito nada de errado. Estariam apenas andando de bicicleta e pararam para descansar em frente a uma propriedade rural quando viram um senhor disparar duas vezes na direção deles. Eles correram, sem entender o motivo dos disparos. Durante as agressões, os meninos ficaram sabendo que o senhor que deu os tiros seria pai de uma policial militar que participou das agressões.  Ela teria dito "Vocês mexeram com a pessoa errada". Eles relataram também que ao irem embora, os policiais passaram com a viatura em cima das bicicletas.

A ocorrência foi registrada como vias de fato e abuso de autoridades. Os jovens vão passar por exames de corpo de delito na manhã desta quarta-feira. 

O capitão Cláudio Müller (foto), comandante do policiamento do 5º RPMon, foi procurado pelo blog. De acordo com ele, os policiais envolvidos na denúncia foram chamados no quartel da Brigada Militar e questionados dos fatos tão logo a informação chegou ao comando da BM. Müller informou que os envolvidos responderão uma sindicância para apurar os fatos. 

A Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada, também vai investigar a conduta dos policiais.

21 Responses so far.

  1. QUE ABSURDO, AGORA SÓ NOS RESTA ESPERAR O RESULTADO DAS INVESTIGAÇÕES, E VER OS DOIS LADOS DA HISTÓRIA.
    MESMO QUE ESSES MENINOS ESTIVESSEM ERRADOS, EXISTIU ABUSO DE AUTORIDADE SIM ! PORQUÊ ELES NÃO TEM O PODER E DIREITO DE AGREDIR NEM PSICOLOGICAMENTE MUITO MENOS FISICAMENTE, POR ELES SEREM MENORES DE IDADE.
    MUITO TRISTE ISSO QUE ACONTECEU.
    ACHO QUE SE ISSO REALMENTE FOR VERDADE, ESPERO QUE A SOCIEDADE FIQUE SABENDO O NOME DESSES POLICIAIS MILITARES E QUE ELES SEJAM AFASTADOS DO CARGO !!!

  2. Wagner says:

    Tem que ver os DOIS Lados da história, Portanto não Julguem e não os crucifiquem!
    Não sei se foi abuso, ou se mereceram... Então coloquem-se no lugar de Ambas as partes após ESCLARECIMENTOS!
    Abração!

  3. Anônimo says:

    Naõ é de hoje que isto acontece. Comigo isto é quase que frequente. E como não teem motivo, a acusação é sempre a mesma, "DESACATO". Depois de um tempo, quando notaram que comigo de nada adiantava suas agressões ( inclusive varias vezes fui ameaçado de morte), resolveram então atingir minha familia, mais especificamente meus dois filhos. ( que por razoes de segurança tivemos que convence-los a mudar de cidade). Quando entao, por 3 vezes prestei queixa, e 3 sindicancias foram feitas. TUDO PAPO FURADO. As tais sindicancias serem de efeito placebo. Eles ( os podres ) continuam pelas ruas agindo como se fossem os donos da verdade, os donos da LEI, sentindo-se intocaveis, como a PROPRIA LEI.
    Inclusive fiz denuncia em Porto Algre, Nos Direitos HUMANOS em funçao da perseguição. Só mais uma SINDICANCIA. Pura FALACIA. A função da Brigada Militar e seus "agentes" é de proteção para a população, e não de intimidação, coação ou repressão. Cadeia para estes CRETINOS.

  4. Unknown says:

    O pior é um birgadiano novo em Nova Esperança do Sul. Que acha que vai colocar o brasil inteiro na linha começando aqui. Mas ele quer mudar a cidade a ponta pes. Já deu até um chute em uma porta de um carro que amassou toda a porta. É assim que se muda as pessoas? Não faz nem 2 meses de atuação e já esta bordado de processo por perseguição. A imprensa podia dar um investigada porque é fatos de noticia em televisão.

  5. Paulo says:

    INTERESSANTE, O QUE A BRIGADA TEM QUE CUIDAR, NÃO CUIDA, POR EXEMPLO O CALÇADÃO E A PRAÇA NOS FINS DE SEMANA QUE FICA ENTREGUE PARA OS MARGINAIS....

  6. Unknown says:


    Antes de tecer algum comentário, sobre fatos, que muitas vezes desconhecemos, acabamos cometendo equívocos. No caso em questão, tanto os policiais como as se dizentes vítimas foram ouvidas, e uma sindicância será aberta para apurar os fatos, onde serão arroladas testemunhas e mais uma vez ouvidas as partes envolvidas. O resultado deste procedimento é que poderá indicar ou não a autoria dos fatos. Este é o procedimento legal, o restante dos comentários não configuram nada mais que meras especulações.
    O que notamos é que pela opinião pública, os policiais já foram condenados. O que na verdade só ocorrerá após sentença penal condenatória transitada em julgado.

  7. Gabriel says:

    Também acho que tenha que se ouvir os DOIS lados da história, mas NINGUÉM tem o direito de sair por aí batendo nas pessoas. Não é porque são policiais, que tenham que sair batendo... principalmente por tratar-se de menores de idade. Lamentável essa atitude.

  8. giselibu says:

    NAO SOU CONTRA A bRIGADA MILITAR E SIM ESTE TIPO DE PESSOAS QUE SAO BRIGADIANOS,SOU CONTRA SIM A CONDUTA DELE, POR MAIS QUE ALGUEM ESTIVBESSE FAZENDO ALGUMA COISA ,ELES SAO MENORES, TEM FAMILIAS,ISSO FOI ABUSO DE AUTORIDADE,NAO SE DEVE CRIAR UM FILHO BATENDO POIS O CONSELHO TUTELAR CAI EM CIMA E A BRIGADA NA RUA PODE BATER?????
    AINDA BEM QUE A POPULACAO JA CONDENOU ESTES BRIGADIANOS COVARDES

  9. giselibu says:

    Isso é um abuso de autoridade.
    Criancas brincando na rua,andando de blicicleta,na maior inocencia e PMs sem caracter,isso estao aprendendo la por Sao Paulo.
    Em casa se vc bate em um filho o conselho tutelar cai em cima,e na rua a brigada bate e pode?????
    Cade o conselho tutelar da cidade.
    Inocencia tal que os menores tem entre 12 e 15 anos e as fotos que estao no blog representam somente uma parte das lesoes.
    E a parte psicologica destas criancas que sao criadas com amor e carinho em casa para serem agredidos por PMs que deveriam protege-los

  10. TAMBÉM CONCORDO Q TODOS OS FATOS DEVEM SER INVESTIGADOS,OS DOIS LADOS SEREM OUVIDOS,E OS CULPADOS PONIDOS SE ASSIM HOUVER!!!SÓ Q FIQUE BEM CLARO Q Ñ PRECISAMOS DE PM's,VIOLENTOS NEM TAO POUCO Q SE PAREÇAM COM"MARGINAIS",MAS SIM Q ELES NOS TRANSMITAM,SEGURANÇA E CONFIANÇA,E SE ENTRE ESTES EXISTIR ALGUÉM Q Ñ ESTA SATISFEITO Q PROCURE OUTRA PROFISSÃO,PRA SUA VIDA....

  11. Violência não é Justificada de nenhuma forma. O que me parece que isso já é corriqueiro em Santiago, policias agredindo jovens, engraçado que todos falam e punição, mas para uns e não para outros. Eu já vi guri machucado pela polícia e o conselho tutelar se negando a fazer denúncia ou acompanhar o adolescente. Quero também parabenizar o Rafael por mostrar isso, pode ser que isso pare, pessoas (polícias) agredindo e pensando que estão falando em nome da Lei.

  12. Eliane says:

    As pessoas têm o péssimo habito de pré julgar as pessoas. Acredito que não se pode condenar toda uma corporação por atos isolados de alguns indivíduos.
    Eu já sofri tentativa de assalto em pleno dia de semana as 9hs da manhã em frente ao Apolinário por um adolescente de 14 anos, e juro, a vontade que dá é de dar uns bons tabefes.
    Assim como a BM tem a farda para cometer abuso, se é que realmente houve, os adolescentes tem o ECA, para não pagarem pelos crimes que cometem.
    Não sou a favor do abuso de autoridade, mas tem muito menor se fazendo de anjinho, porque sabem que a lei não os punirá.

  13. Necessário deixar claro que competente para apurar eventual crime contra os adolescentes é a Polícia Judiciária, pois que somente ali há a verdadeira e única autoridade policial, já todos os membros da outra polícia, a que deve nos prestar o policiamento ostensivo ou de quarteirão se assim preferirem são apenas agentes da citada autoridade. Concluso o Inquérito Policial a autoridade policial se reporta diretamente à outra autoridade, o magistrado da Comarca e este então repassa os autos do IP ao MP que é o titular da ação penal. Na persecução penal o constituinte sabiamente construiu quatro degraus. Polícia Ostensiva, POLÍCIA JUDICIÁRIA, Ministério Público e PODER JUDICIÁRIO. Como são investidos de autoridade apenas o Delegado de Polícia e o Juiz de Direito, apenas estes dois tem o poder de INTIMAR partes e também por isto que Delegado de Polícia se reporta ao Magistrado quando concluso o IP. Fica mais do que claro que quando o MP se emenda com essa polícia ostensiva e assim se imiscuem em atividade de investigação USURPAM função o que em tese se constitui em ilícito penal. Não faz muito tempo eles arranjaram uma grande confusão com uma Delegada de Polícia num distrito de Porto Alegre e por isto espero que sejam objeto de punições exemplares, pois a Constituição para mim a para os demais que pensam é muito mais importante do que bíblias aos que são “clientes” do que denominam de religiões.

  14. Destes 7 garotos espancados, 4 são meus coleggas e três são da minha turma de amigos. Não sei como pessoas assim conseguem viver, será que não pesa na conciência deles? Os garotos até que não são santos, mas naquele dia eles só estavam andando de bicicleta para aqueles lados como de costume, pois todo dia após a aula, eles saem a andar. Estou bem ciente de tudo que aconteceu, pois eles me contaram tudo detalhadamente. As professoras da escola estão de queixo caído para esse tipo de atitude brutal da PM, as mães das vítimas estão indignadas e os amigos estão com muita raiva desses policiais. Como é que pessoas como essas podem defender a cidade de bandidos, se o que eles fazem é um absurdo, bater em adolescentes. Para mim, eles deveriam ter punições muito rígidas.

  15. lisi says:

    É um absurdo isso,de qualquer forma eles vão ter que pagar por isso.Os pais não batem e eles podem bater?e o conselho tutelar não se manifesta?
    Nada contra a Brigada,mas que tem brigadiano provalecido tem,de farda é homem...tira se termina.
    Conheço vários por isso que digo.Esses meninos andam na avenida todos os dias de bicicleta e não são marginais.Todos tem pai e mãe.Eles deviam é abordar outros que andam pelo centro fazendo farra.
    E mesmo assim não podem bater.
    Não gosto nem de pensar se isso acontecesse com meus filhos.
    Agora basta esperar pra ver se essa denúncia sai algum resultado.

  16. Crístian says:

    Infelizmente vivemos em um país onde muitos valores estão sendo distorcidos; Moro em pelotas e fico abismado quando vejo uma cidade pequena como santiago crucificando policiais mal remunerados tentam fazer o seu trabalho. Sempre que vejo notícias dessas sinto mais vergonha de ser brasileiro; onde bandido e ladrão tem de ser tratados de acordo com os malditos preceitos dos "infundados"direitos humanos, que protege os vagabundos. No caso do acontecido aí em santiago com estes jovens não sei o que aconteceu, talvez sejam realmente jovens de bem. O que me deixa triste é a postura que a população adota antes mesmo de serem apurados os fatos. Somente quem trabalha com segurança pública sabe o caos que estamos enfrentando com a sociedade contemporânea, onde os princípios de sociedade estão sendo deixados de lado e está sendo cultivada a ideia do liberalismo, onde tudo é liberado e o careta é quem discorda. Da a entender que ninguém mais tem deveres, somente direitos.Qualquer pessoa, por mais fútil e vulgar que seja encontra-se em plenos deveres com seus direitos, porém, se esquece que existem inúmeros deveres a serem cumpridos. O que nos resta é esperar que alguma força suprema interfira nessas mentes podres que aputrefam ainda mais esta sociedade medíocre. Parabéns aos policiais no seu combate ao banditismo e infelizmente vocês ainda terão que conviver cada dia mais com este tipo de revolta da sociedade que acha que tudo é culpa dos órgãos de segurança pública, porém, o grande problema começa dentro de casa, onde pais estimulam cada dia mais o liberalismo aos seus filhos pois é muito mais fácil achar um culpado do que aceitar o próprio facasso. Parabéns aos policiais e continuem exercendo este importantíssimo trabalho. Tenho certeza de que este meu depoimento causará a revolta de alguns cidadãos mas se duvidar, amanhã ou depois os filhos destes estarão passado pelas mãos de algum policial porque, segundo eles, estavam "apenas se divertindo". Abraço a todos!

  17. Só pra constar, o dono dessa tal propriedade rural é um velho alcaide, esses tempos ate apontou uma arma para um menor de idade conhecido meu. E outra coisa mesmo que os menores tenham cometido algum delito, isso não justifica a violência com que foram tratados, alem de serem menores de idade eles não devem ter apresentado resistência alguma a abordagem dos PM pra justificar as agressões.
    Porque quando é com delinquentes eles não tomam essa atitude em?? como por exemplo a briga de marginais no centro da cidade domingo passado. Aonde tava a Policia ah?? quando é contra cidadão de bem eles vem pra cima porque sabe que o cidadão vai respeita as leis

  18. E Cristian o que mais revolta nessa ocorrência é que esses policias nem recolheram os guri pra apurar os fatos, eles só chegaram, bateram e foram embora. Sem contar que essa atitude, como vamos dizer o patrão de uma abordagem. e não é só a sociedade que esta revoltada com isso, possou amigos PM que também estão indignados.
    Ora vamos convir hj em dia qualquer bagaceira consegue entrar pra PM, ai depois la dentro se acha o dono do mundo.

  19. Anônimo says:

    Gostaria de saber se esses brigadianos estão na cadeia? Mas lembrei que é só cidadão comum que vai preso! Travesti e certos brigadianos quando colocam as fardas se transformam. Essa atitude e outras mais que tem acontecido mostra que não devemos confiar nesses tipo de pessoas. E porque não divulga-se o nome dos brigadianos e do velho de que os tiros? Será que é porque ele é pai de uma das brigadianas? E se fosse comigo e com você cidadão de bem que roubasse uma galinha para comer estava com a cara estampada no site. Quando é cidadão comum, pobre inclusive, deixam ser postado suas fotos. E porque o Nova Pauta não divulgou????

  20. giselibu says:

    eu gostaria de agradeçer atodos que reconhece nossa dor de criar nossos filhos com carinho numca siquer passarao pela sala do diretor do colegio gostaria de responder para cristian vc numca teve infancia numca teve uma bicicleta para andar se 19 horas e dia uma criança nao pode brincar se e uma rua este senhor cristian foi criado numa guaiola para nao sair com amigos eles sao umas criaças de 13 a 16 anos so que estes brigadianos se derao mal sao filhos de pessoas que pode pagar advogados para se defender

  21. cristiane says:

    Tem ser feito a justiça,e ao que tudo indica foi abuso de autoridade sim, e essa brigadiana que ajudou nas agressões não trabalha na rua, e sim dentro do regimento, o que ela fazia lá???? isso é um absurdo, a policia que é para nos defender, muitas vezes é quem nos acusa ............ é preocupante isso.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias