Santiago precisa de um médico legista de plantão Postado segunda-feira, 31 de dezembro de 2012 ás 10:22


Mais uma morte em Santiago traz a tona a polêmica em torno da existência de um único médico legista para atender Santiago e outras cidades da região. Quando este profissional está de folga, as famílias que perdem um ente querido precisam remover o corpo para Santa Maria a fim de realizar a necropsia. Foi isso que ocorreu com a família do jovem Yuri Patrick Gavioli Baldeatti, 18 anos, morto em acidente de trânsito na manhã deste domingo. Se não bastasse isso, chegando em Santa Maria, também não havia médico legista de plantão. A família precisou aguardar a chegada de outro profissional vindo da cidade Caçapava do Sul. Somente após toda essa burocracia, somada ao tempo em que o corpo do jovem ficou na estrada esperando a equipe de peritos de Santa Maria, é que os familiares velaram e enterraram o jovem.

Até quando vamos lidar com essa situação?
Uma cidade como Santiago, com quase 50 mil habitantes, com uma BR que registra muitos acidentes e com outras cidades da região que dependem de atendimento médico daqui, deveria haver um legista de plantão. É uma pendência antiga que precisa ser resolvida. Cadê nossos políticos e autoridades... É hora de dar um basta nesse descaso, pois são comuns esses acontecimentos. Alô Governo do RS!

3 Responses so far.

  1. Entra eleição sai eleição o povo elege sempre os mesmos para o governo... Enquanto não houver real mudança no legislativo e executivo MUNICIPAL (para começar)estadual e federal, isso continuará sendo corriqueiro para os menos favorecidos no RS, RJ, SP e em todos os outros estados desse país!

  2. Prezado editor.
    Essa é uma preocupação de todas as cidades deste estado e acredito que igualmente de todo o país. A Polícia Judiciária de nosso estado é hoje a com o quadro mais qualificado, mas enfrenta sério problema tendo em vista que os antigos órgãos que a compunham hoje integram o Instituto Geral de Perícias que tem Diretores com todas as mordomias que “chefes” têm, mas não tem profissionais em número suficiente.
    Há inquéritos policiais que ficam até CINCO ANOS aguardando a chegada das perícias para só então serem concluídos e remetidos ao magistrado.
    Há outro problema que aflige famílias que perdem seus entes que é o fato de que mesmo tendo alguém morrido à porta do IML esse cadáver precisa aguardar SEIS HORAS para somente então ser aberto ou periciado. E isto não é uma invenção da Polícia e sim uma imposição do Código de Processo Penal haja vista que há um fenômeno denominado CATALEPSIA que nada mais é do que a morte aparente quando na verdade ela não ocorreu. Por isto nenhum legista ousa abrir um cadáver antes deste prazo.
    Infelizmente a falta de conhecimento inclusive da imprensa gera muitas inconformidades que não procedem. Acredito que os cursos de comunicação social deveriam incluir cadeiras do curso de direito para que os futuros profissionais tivessem um melhor preparo e assim pudessem melhor informar. Nossos grandes jornais são pródigos em dizer bobagens o que me faz aproveitar e ironizar no meu blog que é odiado especialmente em duas grandes redações de Porto alegre.
    Um respeitoso abraço.

  3. Ola, sou legista de careira ex em Sao Pauo e atual em Cuiaba, fale com a prefeitura, estou em analise de propostas poara contratação, é so o prefeito falr com governador e a titulo de urgencia e a bem da causa publica atraves de promotores e juizes, contratar me ate que se provenha o concurso, alias sou urgencista atendo adultos e crianças, p socorros, samu, uti, minha colocação e facil, basta haver proposta decente de trabalho e idonea ou eja que seja cumprida entrem em contato ou enviem aos inteeressados, juatelbecker@gmail.com 6696346000 celular. Parabens ao autor do blog.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias