E-mail recebido: Trotes ou humilhações? Postado quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013 ás 17:38

Foto meramente ilustrativa.
Venho deixar minha indignação por parte dos Trotes Acadêmicos, principalmente pelo que ocorreu na URI-Santiago ontem 27/02/2013. Onde ao chegar na universidade havia um grupo de veteranos de algum determinado curso passando o trote nos “bixos” novos calouros, os quais estavam sem camisas e todos sujos incluindo meninas que estavam de calça e sutiã, sem blusa. Procurei saber se aquilo era permitido, me falaram que dentro do pátio da URI não poderia mas fora era livre, pois estes estavam na frente da URI no asfalto lado de fora, mesmo em tal lugar isso é inadmissível, fazer pessoas passarem por tais humilhações, pois a maioria dos novos acadêmicos são menores de 18 anos, e duvido que estes veteranos tenham autorização por parte dos pais dos calouros para fazerem tais constrangimentos.

Alguém que ingressa numa universidade merece ser comemorado, e não humilhado. Trote acadêmico deveria ser algo para promover a união desses jovens durante o período que vão estar juntos na instituição, despertando neles um espírito de civismo, liderança e visão social. Incentivando exercícios produtivos de comportamentos transformadores individual e coletivamente.

As ofensas e constrangimentos a integridade moral, física e psicológica dos novos alunos, além da exposição de forma ridicularizada do acadêmico. Compete a sanções contra responsáveis pelos atos.

Imaginas tu, que levou para universidade seu filho ou filha para iniciarem a faculdade buscando serem ótimos profissionais, e já de início passam por tais constrangimentos, onde amigos e familiares irão ver e comentar sobre o comportamento do calouro, não sabendo que foram forçados a participarem, digo forçado por que vi, calouros tentarem fugir e veteranos correr atrás e puxa-los para participarem do trote!

O nome do leitor foi preservado.

7 Responses so far.

  1. Venho aqui, como CALOURO da URI neste ano de 2013 INFORMAR que nenhum aluno intitulado de "BIXO" é forçado a participar dos trotes, quem não quer participar não é forçado a nada, nenhum aluno é intimidado ou forçado a realizar uma atividade que não quer, quanto ao trote de ontem, os que eu conheço que participarem dizem que estavam se divertindo e garanto que todos que participam dos trotes, independente de cursos estava gostando, não via um que não estava dando risada do que era realizado, e não havia indiferença por parte dos veteranos e demais acadêmicos em relação aos calouros, é preciso estar lá dentro pra saber e não apenas soltar palavras ao vento

  2. lamentável.em muitos lugares já não se faz mais esse tipo de trote,até pq já ouve vários problemas com os antigos trotes.eu faço faculdade em outro estado(RR) e aqui qdo entrei tivemos o trote solidário,ou seja,ao inves de veteranos nos humilharem,sim pq pra mim isso é humilhação e não consentida,pq duvido q meninas quisessem ficar só de sutiã,nós aqui tivemos q arrecadar coisas,para doar para ua instituição,isso sim acho bacana.aqui já proibiram os trotes exatamente por isso,e acho q deveria ser assim em todos os lugares,todos unidos em prol de algo q traga benefícios a todos.é o q eu acho.

  3. Unknown says:

    Pozolhaa...eu acho infundada essa tua indignação. Pois se tu fores atrás do que realmente aconteceu (sim, aconteceu o que tu vistes) verás que todos que participaram assinaram um termo de consentimento dizendo estarem cientes e de acordo com o trote. OU SEJA, ANTES DE SAIR POR AI PUBLICANDO TUA INDIGNAÇÃO, TU DEVIAS IR ATRÁS DOS FATOS, SABER O Q REALMENTE ACONTECEU, as meninas que estavam sem blusa, tiraram porque n queriam sujá-la MAS QUERIAM PARTICIPAR DO TROTE, opção delas! Portanto, caro leitor, creio que ninguém se sentiu humilhado ali e ao meu ver é sim uma forma de integração entre novos e velhos alunos!! Só quem participa da brincadeira sabe a alegria e as histórias que terá p contar depois!!
    Att, leitora e irmã de calouro!!

  4. Pessoal, o comentário dos trotes não é meu. Apenas publiquei um e-mail recebido. Não é a minha opinião, afinal eu não vi e não participei de nada. Que fique bem claro que não é de minha responsabilidade o assunto.

  5. sim Rafael, compreendemos que esta não é tua opinião, tu tá fazendo teu papel que é levar a conhecimento publico o que lhe é informado, estes argumentos são diretos a pessoa que lhe enviou o e-mail, esta não tem noção do que está falando, é uma atrocidade falar que somos obrigados a participar de algo, eu participei pois eu quis, de livre e espontânea vontade minha, é uma atividade de integração que eu adorei fazer, não me sinti humilhado em momento algum!

  6. Gypsi says:

    Aposto mil que não foi nenhum jovem que escreveu isso...

  7. Noticiado desta postagem e como professor que participou, creio justo dar minha opinião. A mim, quem publica um conteúdo, torna-se responsável por suas consequências, assim ao menos penso e faço... Há trote solidário, este incentivado pela Universidade URI até com premiação relevante ao curso que mais acumular alimentos e sangue à doação, nós do Ciência da Computação partiparemos deste trote mas sem interesse no prêmio, tanto que incentivamos a doação de sangue à cidade onde mora (muitos são de outras cidades) e ñ somente em Santiago... Sobre o trote relatado na postagem, houve um certo planejamento das atividades (ou brincadeiras) com o que poderia ser ofensivo ou não, assim como as misturas e produtos que seriam usados para pintar e sujar os bixos levando em consideração misturas que poderiam se tornar agressivas a pele e à quem manifestou ter alergia a algum tipo de produto... Ouvi mais de vez a mim e a veteranos "-é obrigado participar?" e a resposta sempre foi "-claro que ñ" e muitos ñ participaram, a lista que tenho assinada aceitando participar do trote tem 22 assinaturas de 34 possíveis e teve quem assinou e ñ participou de algumas atividades, mas a quem participou do trote que durou 3 dias, fez com que em apenas 3 dias esta gurizada tenha história pra até depois da graduação mas o mais importante, por ele, conheceram-se rapidamente e há um assunto divertido em comum o que quebra níveis de timidez (algo bem característicos do perfil dos profissionais de tecnologia), foi muito interessante notar que no primeiro dia de aula, todos os alunos do 1° semestre quetos, ao 2° já conversando entre sí e ao 3° dia de aula já se conheciam por nomes entre bixos e veteranos, o trote como outras atividades que vem dos próprios alunos, acelerou um processo de união cada vez mais característico deste curso, os veteranos do trote não eram apenas do 3° semestre como mandaria a regra do trote, mas sim de todos os semestres e estes que agora entraram já foram convidados a participar do próximo trote ano que vem, assim como de todas as festas e churrascos ao longo do curso, encerro com a replicação da postagem da minha aluna Andressa Santos do 1° semestre que participou do trote "...Eu estava participando deste trote e posso garantir que ninguém foi obrigado a nada todos assinaram um termo aceitando o trote e posso afirmar que ninguém foi humilhado como consta nesse email publicado, e esclarecendo o porque que os meninos estavam sem camisa e sem tenis e as meninas tambem foi para nao sujar as roupas e cada um tirou porque quis e nao como consta neste email que teríamos sido obrigados a tirar, então peço para este cidadão que publicou este email que a próxima vez procure saber o que realmente aconteceu antes de sair por ai falando o que pensa e achando que sabe o que realmente aconteceu." Obrigado pelo espaço, Luiz Henrique Rauber Rodrigues, docente do Ciência da Computação - URI Santiago

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias