Medicamentos distribuídos pela SMS na segunda quinzena de agosto,
haviam vencido em Julho.

A santiaguense Suzana Trindade Girelli teve sua vida colocada em risco ao confiar na Secretaria Municipal de Saúde de Santiago, onde retirou, na segunda quinzena de agosto, seis ampolas de Benzetacil para tratamento médico. As duas primeiras doses foram feitas há poucos dias e causaram efeitos colaterais em Suzana - uma alergia manchou seu rosto por alguns dias após a aplicação da medicação. 

Ao verificar as ampolas, ela constatou que o medicamento, distribuído em agosto, havia vencido em julho de 2013. Suzana relatou ao blog que já faz tratamento com Benzetacil há alguns meses mas que nunca havia sentido nenhum efeito colateral após a aplicação.

Da Secretaria de Saúde, Suzana Gireli ouviu um pedido de desculpas e conseguiu a troca da medicação. Pouco, para quem teve a saúde colocada em risco com medicamento vencido. 

Independente de explicações - espero uma Nota da Secretaria Municipal da Saúde - casos como esse não podem acontecer. É um erro grave que colocou em risco a saúde de uma pessoa. O mais preocupante é que outros pacientes podem ter retirado o medicamento vencido além de Suzana, portanto fica aqui o alerta. Fica também, para quem atua no setor, a cobrança por mais atenção na hora de despachar um medicamento. Com saúde não se brinca!

2 Responses so far.

  1. Unknown says:

    Rafael! É claro que os profissionais deste setor devem ser mais atentos! Mas sou profissional da Saúde, e posso afirmar que a Industria Farmacêutica produz o medicamento com uma margem de segurança, esta entre 3 a 6 meses, após o prazo de validade, além disso a penicilina é muito conhecida por suas reações alérgicas, sendo que esta não precisa necessariamente ocorrer na primeira aplicação, pois pode ser adquirida no decorrer do tratamento, tanto que a aplicação deste fármaco, só pode ser executada na presença de um profissional médico e com um kit mínimo de segurança (antialérgicos, oxigênio, etc.)
    Após este período, o medicamento apenas vai perdendo suas propriedades terapêuticas gradativamente, até chegar ao estado de placebo, mas jamais causará reações adversas devido ao vencimento. Podemos citar o caso do Tamiflu, que este ano, após vencido, teve dispensação autorizada pelo Ministério da Saúde, por mais 1 ano.
    Outro fato é que além do profissional que dispensou a medicação, também cabem ao paciente e ao profissional que aplicou o produto, a conferência e aferimento do mesmo. O profissional que aplicou a medicação deve revisar os 9 certos da Enfermagem.
    Espero que este comentário possa contribuir com a situação. Não me identifico porque sou Profissional da área, Santiago é um município pequeno, e posso sofrer represálias.
    Obrigado pela Atenção.

  2. Unknown says:

    Que horror. Até uma pessoa altamente especializada (é só ver a expressão "dispensação")tem medo de dizer o que pensa devido a represálias. Mas precisamos apontar esse bando que anda aterrorizando amplos setores do funcionalismo. No mínimo são CCs, saudosos da ditadura e ligados as famílias que controlam tudo em Santiago.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias