Internet e Cia: Como somos ingênuos!!! Postado domingo, 9 de março de 2014 ás 22:26

*Colunista Carlos Costabeber


Recentemente assisti o filme "Aposta Máxima", onde marginais especializados em informática, conseguiam descobrir as senhas dos apostadores em jogos virtuais. Aquilo me assustou tanto, que pedi para o amigo e professor da UFSM, Andreas Weise (alemão de nascimento), para me ajudar a escrever um artigo sobre os riscos que corremos nesses dias da ERA DIGITAL. Apesar de ter aprendido a ganhar dinheiro com a internet, ainda me sinto um cara jurássico.

Realmente, até alguns anos atrás, a nossa vida privada era de certa forma segura. Quase nada de informações pessoais eram de domínio publico. Isso é passado!

Celular, smartphone e internet tomaram conta. Primeiro aqueles “tijolos” de celulares, depois o antigo Orkut que foi substituído pelo Facebook e no final, o celular pelo smartphone e seus aplicativos. Por um lado, é uma evolução natural, mas por outro, devemos pensar sobre as INFORMAÇÕES QUE PUBLICAMOS e o QUANTO SÃO SEGUROS os sistemas que utilizamos.

E isso fica cada vez mais evidente, com os escândalos da Agência de Segurança dos Estados Unidos (NSA), a compra de WhatsApp pelo Facebook e as falhas de protocolo de segurança do Apple.

Quem se surpreendeu sobre a quantidade de informações em forma de e-mails, ligações, etc. feitos pela NSA, ainda não chegou à época atual! Todos (serviços secretos e empresas) colecionam informações e nós ainda contribuimos graciosamente para que tal aconteça. Cada foto de viagem, da família, dos amigos, da festa, etc.; todos os comentários postos (até de forma ingênua, nossa e dos nossos familiares), nos tornam mais vulneráveis.

Imaginem um marginal acessando o Facebook! “a família X viajou, mora no barro tal"; e a foto da frente da casa também está lá’! Assim, as pessoas estão “pedindo” que a sua residência seja invadida. Ainda mais com Google Maps e Google Street View, se consegue olhar perfeitamente a melhor posição para entrar na casa. São “vistas virtuais” que ajudam o ladrão a conhecer melhor a casa, o terreno e a própria segurança instalada.

Quem acha que só a casa física recebe ameaças de invasão está enganado! A nossa “casa virtual” também recebe ameaças em forma de Hackers e espionagem. A última acontece de forma mais ou menos direta e nós como cidadãos, aceitamos isto. WhatsApp grava informações do que você faz no seu celular, grava conversas, mensagens que você mandou via WhatsApp. O Facebook salva informações sobre Hot Spots, perfil de circulação e quando você ACHA QUE DELETOU alguma coisa, na verdade você somente apaga do seu visual. Se você pede ao Facebook uma lista completa dos dados que eles colecionaram de você, percebe-se que eles têm tudo guardado, mesmo aquilo que foi deletado. Assim, a velha frase ganha valor: UMA VEZ COLOCADO NA INTERNET, FICA LÁ PARA SEMPRE

Ao mesmo tempo, aparecem perfis falsos, que aparentemente copiaram tudo do seu perfil. Quantas pessoas já reclamaram para os amigos, que o Facebook, Orkut, Twitter, etc. foram invadidos, e que alguém colocou fotos e vídeos inapropriados?

Sob o título de “goto fail” ou “SSL-Bug”, muito foi escrito sobre as graves vulnerabilidades da Apple. Segundo a maioria dos especialistas, é o erro mais perigoso de software da companhia em muitos anos. O erro permitiu a aquisição de um único dispositivo de Apple. No site da Apple nada consta sobre isso. Para o público em geral, a empresa mantém a sua imagem intacta. Mas isso é o retrato da cultura corporativa implantada pelo Steve Jobs: perfeccionismo radical. "Apple nunca pode cometer erros".

E agora???
Quando foi a ultima vez que você trocou as suas senhas no computador e na internet? Qual senha você utilizou?? “123456”, “admin”, “senha” ou “Fulano77”, são com certeza as piores senhas possíveis. Quem usa dessa simplicidade, não precisa chorar depois que foi hackeado.

Podemos utilizar varias opções para melhorar a segurança.

Uma opção é criar uma senha máster que transforma em uma cadeia de características de bits, que contempla as letras e números. Alternativamente existe hoje uma quantia de programas de criam senhas a partir da senha máster. Uma forma simples de aumentar a segurança é trocar com frequência as senhas, ou seja, cada três a seis meses trocar as senhas. São cuidados que podem aumentar a nossa segurança.

De vez em quando é aconselhável desligar o localizador do Facebook, para não parecer que se está em um determinado local.

QUANTO MENOS você coloca na internet, menos terá para ser copiado, menos transparente você fica e mais tranquilo você vive.

Carlos Costabeber escreve para o Jornal A Razão e para o site Rafael Nemitz.
Toda a segunda-feira, um novo texto de sua autoria.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias