Jaguari te espera no maior e melhor Carnaval do Rio Grande do Sul Postado sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014 ás 22:06


O maior e melhor Carnaval de Rua do Rio Grande do Sul começa nesta sexta-feira, às 23h, na Avenida Severiano de Almeida, em Jaguari. Está tudo pronto, a espera dos foliões. A expectativa é de mais de 100 mil pessoas nas cinco noites de folia.

Decoração, banheiros químicos, praça de alimentação, segurança pública e privada inclusive com monitoramento com câmeras de segurança.

Aproveite, venha para Jaguari e caia na folia!

Nunca esquecendo de não misturar bebida com direção. A Polícia Rodoviária Federal está realizando barreiras no trevo de Santiago e nos dois trevos de Jaguari.

Compartihe:

Foto: Divulgação/Polícia Civil.

A Polícia Civil e a Brigada Militar, em ação conjunta, efetuaram a prisão de quatro jovens na tarde desta sexta-feira em Santiago. Dois deles, presos no meio da tarde, assaltaram ontem, com um revólver, uma mercearia no bairro João Goulart. Após monitoramento policial e autorização da justiça, a dupla foi presa.

Já no final da tarde, ocorreu um novo assalto a mercearia em Santiago. Dessa vez, o alvo foi uma mercearia no bairro Vila Rica. Dois jovens armados chegaram em uma motocicleta no local e anunciaram o assalto. Levaram R$ 100 em dinheiro e mais moedas.

Diante de informações colhidas pelos policiais, os jovens, após o roubo, estariam na Associação do Bairro Jardim dos Eucaliptos. Os policiais foram até o local e encontraram a moto utilizada no roubo e cerca de 12 jovens. Entre eles, estavam os dois suspeitos do roubo. Com um deles, que se negou a ser revistado e resistiu a prisão, a polícia encontrou R$ 100.

Os quatro jovens presos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento e após o registro serão levados para o Presídio Estadual de Santiago. A ação foi coordenada pelo delegado de polícia Vladimir Haag Medeiros.

Compartihe:

Leonardo Balbé de Paula, de 35 anos, foi em preso em casa, no Centro de Santiago, no final da manhã desta sexta-feira, 28, pela Polícia Civil em cumprimento a mandado de prisão preventiva por furto/abigeato. Balbé é acusado de ser líder de uma organizada quadrilha especializada em furtos e abigeato em várias cidades da região.

De acordo com o delegado Vladimir Haag Medeiros, que coordenou a investigação que resultou na prisão, o acusado têm participação em furtos ocorridos em propriedades rurais em Santiago, Unistalda, Maçambará, Itaqui, Itacurubi, Tupanciretã e São Borja. Todos os casos foram registrados no segundo semestre do ano de 2013.

Após a prisão, o delegado regional Cairo Adalberto Abreu Ribeiro promoveu coletiva de imprensa para esclarecer detalhes da prisão.

Leonardo Balbé será transferido para o Presídio Estadual de Santiago onde ficará a disposição da Justiça.




Compartihe:



O Polo IBEX Brasil, Empresa do ramo da educação que busca criar oportunidades para tornar o conhecimento mais acessível através de seus Polos e de Parceiros Conveniados, está oferecendo Cursos de Pós-Graduação da Universidade Cândido Mendes (UCAM).

A UCAM destaca-se por ser uma instituição historicamente comprometida com a excelência nas atividades de pesquisa e pós-graduação. São mais de 60 cursos nas áreas de Direito, Educação, Gestão, Informática, Saúde e Segurança.

Por um custo baixo, você faz sua Pós-graduação totalmente online. E, dependendo da opção de pagamento, pode levar um tablet para casa. Entre no site www.ibexbrasil.com.br.

POLO IBEX/UNISUL SANTIGO INFORMA:

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISUL VIRTUAL. AGORA OS EDITAIS SERÃO ÚNICOS, CONTEMPLANDO OS TRÊS PERÍODOS.

A MOALIDADE DE SELEÇÃO E INGRESSO PELOS RESULTADOS OBTIDOS NO ENSINO MÉDIO ACONTECERÁ: 

DE 27 DE JANEIRO DE 2014 A 04 DE MARÇO DE 2014/INGRESSO - 3º PERÍODO DE AULA/PARA INÍCIO DAS AULAS EM 07-04-2014.

APROVEITE, POIS AGORA A UNISULVIRTUAL ESTÁ COM SETE CURSOS NOVOS PARA O SEGUNDO PERÍODO 2014/1:

Curso
*Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial
*Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
*Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional
*Informática
*Matemática (Bacharelado)
*Serviço Social
*Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes em Filosofia para o Ensino


AS INSCRIÇÕES PODERÃO SER FEITAS DIRETAMENTE NO POLO/IBEX UNISUL OU DIRETAMENTE PELO SITE www.unisul.br, COM AS VANTAGENS DE NÃO HAVER TAXA DE INSCRIÇÃO, NÃO TER VESTIBULAR E DE NÃO PRECISAR FECHAR TURMA PARA INICIAR O CURSO.

APROVEITE ESSA OPORTUNIDADE DE GARANTIR UMA VAGA NO ENSINO SUPERIOR E INICIE SUA BUSCA POR SUA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL.

MAIORES INFORMAÇÕES PELOS TELEFONES (55) 3251.5630 OU (55) 9931.3908.

VENHA VISITAR NOSSO POLO DE SANTIAGO, LOCALIZADO NA RUA FÉLIX DA CUNHA, Nº 2244, PRÓXIMO AO ASILO SANTA ISABEL.

E NÃO ESQUEÇA QUE A UNISUL ESTÁ COM AS INSCRIÇÕES ABERTAS.

Compartihe:

Devido ao feriado prolongado de Carnaval, o Agri Doce Restaurante e Grill não abrirá no domingo, 02, e na terça-feira, 04. Nos demais dias, serve almoço normalmente entre 11h30min e 14h.

Compartihe:

Márcia Irion despede-se do HCS Postado quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014 ás 22:54

Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Maternidade do Hospital de Caridade de Santiago se reuniram hoje para uma confraternização de despedida da Enfermeira Márcia Irion. Aprovada no processo seletivo da 3ª Região Militar, ele inicia treinamento nos próximos dias para atuar no Hospital de Guarnição de Santiago. Márcia atuou por 12 anos no HCS.

Os obstetras Jorge Tusi e Mário Lúcio Machado e os pediatras Felipe e Taís, marcaram presença na despedida.

As fotos:





Compartihe:

Vera Lúcia Paludet lutou pela vida por três meses
após complicações causadas por uma extração dentária.

O médico santiaguense Nestor Augusto Pês foi indiciado por homicídio culposo (sem intenção de matar) por imperícia médica ao encaminhar, em fevereiro de 2013, Vera Lúcia Paludet, 55 anos, para uma extração dentária. A paciente sofreu graves complicações após arrancar o dente e morreu em agosto de 2013 no Hospital Universitário de Santa Maria. Ela ficou hospitalizada por 5 meses.

O inquérito policial que apurou os procedimentos da extração foi conduzido pelo delegado Vladimir Haag Medeiros, da Delegacia de Polícia de Santiago. Com mais de 700 páginas, o inquérito foi concluído na segunda-feira, 17, e remetido a Justiça.

A dentista santiaguense Fernanda Lavarda Ramos, que extraiu o dente de Vera Lúcia, fez todo o procedimento obedecendo todos os passos necessários para a realização, com sucesso, da extração. Em nota, quando o caso foi divulgado, em 2013, a dentista havia informado que seguiu todos os procedimentos de forma correta. Outros profissionais do Centro Social Urbano de Santiago que atenderam a paciente também agiram de forma correta.

Nestor Pês foi indiciado por ter autorizado a extração do dente sem analisar o histórico da paciente, que possuía outros problemas de saúde e fazia uso de medicamentos de uso contínuo. Em laudo, o Instituto Geral de Perícias apontou imperícia do médico.

O caso, agora, será analisado pela Justiça que terá a missão de inocentar ou condenar o médico santiaguese.


Cabe ressaltar que a Constituição Federal garante que ninguém será considerado culpado antes do trânsito em julgado da sentença condenatória. Indiciamento em inquérito policial não significa estar sendo processado e não significa ter sido condenado.

Compartihe:

O site foi procurado por duas pessoas que encontraram cães essa semana em Santiago. Um é filhote e o outro é mais velhinho, ambos abandonados e perdidos. Como as pessoas não têm como ficar com eles por muitos dias, procuraram alguém que queira adotá-los.

O primeiro cãozinho é um filhote que foi abandonado no pátio de uma residência. Quem quiser adotá-lo, pode contatar com Luciano no 9629.1268.


O segundo cãozinho é mais velho e foi encontrado na Rua Flores da Cunha próximo a Fábrica Bressan. Quem for seu dono ou quem quiser adotá-lo, pode procurar a Cristiani no 9650.7665.

Compartihe:


Está chegando a hora...
Neste domingo, 4 horas de recreação e diversão para seus filhos!!!!!! 

Venham se divertir na FOLIA DA BIG, crianças fantasiadas poderão concorrer a MUSA, REI e FANTASIA do carnaval e ganharão lindos presentes... Também terá lanche e bebida disponível no local (cachorro quente, pizza, brigadeiro, refri e cerveja).

Compartihe:

Paulo Pimenta (esq) agradece apoio do peemedebista e diz que trabalhará mais para honrar esta parceria (Reprodução/A Razão)
Jornal A Razão - As eleições federais de 2014 acontecem apenas em outubro, mas a maioria dos diretórios partidários está em processo de análise dos nomes a serem indicados como candidatos à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa gaúcha. Em relação às pré-candidaturas, uma situação levanta polêmica entre as siglas em Santa Maria. O vereador João Carlos Maciel (PMDB) afirmou terça-feira ao jornal A Razão que abre apoio para a reeleição do deputado federal Paulo Pimenta (PT). O parlamentar relata que existe uma parceria social entre eles.

Conforme Maciel, o petista responde todas as questões levantadas em relação ao Município. “Ele escuta meus pedidos e anseios. Facilita o diálogo”, afirmou o vereador. O presidente do PMDB de Santa Maria, Aldo Fossá, diz não estar a par do assunto, está fora da cidade há 15 dias. Contudo, aponta que é uma opção de Maciel apoiar o deputado federal. “É direito dele, mas existe a fidelidade partidária. Vamos reunir a Executiva da sigla e debater o assunto”, anuncia.

Segundo Fossá, a regional do partido ainda não escolheu os indicados para candidatura a deputados estaduais ou federais. E, mais uma vez, menciona a questão de fidelidade partidária deve existir. O presidente afirma que é bem comum os filiados apoiarem os candidatos propostos pela sigla.

Por sua vez, Pimenta agradece a manifestação de apoio do vereador. O deputado justifica que realiza em Santa Maria um trabalho com bairros e vilas que extrapola questões partidárias. De acordo com o petista, estas comunidades também são atendidas por Maciel. Pimenta se mostra feliz e satisfeito. Ele garante que cultivará mais seus esforços com o município para honrar este apoio do peemedebista. Maciel afirma que “vale à pena abrir este apoio”, que salienta partir dele e não do partido a qual pertence.

Compartihe:

Publicação opinativa do site, na semana passada, gerou uma resposta da URI. Insisto que não precisa-se esperar para começar a investir na rádio, por exemplo, aliás, a qual foi criada para ser laboratório do Curso de Jornalismo. Infelizmente, esse curso não é prioridade segundo a nota:

Compartihe:


Três homens de Santiago foram presos em flagrante por porte ilegal de arma em Jaguari nesta quarta-feira, 26, no início da noite, após perseguição policial pela BR 287. O trio estava em um carro que era monitorado pela Polícia Civil após denuncia anônima. No veículo foi encontrado um revólver calibre 38 e munição. A perseguição terminou após o veículo entrar em Jaguari, onde ocorreu a abordagem.

A ação coordenada pelo delegado de polícia Vladimir Haag Medeiros contou com apoio da Patrulha Rural da Brigada Militar e da Polícia Rodoviária Federal. Os presos ficarão à disposição da justiça no Presídio Estadual de Jaguari, onde foi lavrado o flagrante.

Compartihe:


Nesta quinta-feira, 27, será realizada a 1ª Conferência Intermunicipal da Defesa Civil em Santiago, com a participação dos municípios dos municípios de Nova Esperança do Sul, Unistalda, Jaguari, São Francisco de Assis e São Vicente do Sul. A Conferência inicia às 8h30min, nas dependências do Auditório Caio Fernando Abreu na Câmara Municipal de Vereadores.

Serão discutidos quatro eixos:

I - Gestão integrada de riscos e resposta e desastres;
II- Integração de Políticas Públicas à Proteção e à Defesa Civil;
III- Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil;
IV- Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de cidades resilientes.

Durante o evento, serão selecionados delegados para as conferências Estadual e Nacional. O evento é aberto a qualquer pessoa da comunidade regional e prossegue até às 13h30min.

Compartihe:


Alojamento para Carnaval em Jaguari, família até 10 pessoas, vestiário feminino, vestiário masculino, 4 duchas, local para freezer, churrasqueira, sauna à vapor! Uma quadra da avenida (rua principal) com segurança 24h.

Contato: 3255-1479.

Compartihe:


Calebe Alves Lourenço, de 21 anos, empresário são-luizense, sócio-proprietário da Lourencar Veículos e Ortobom Colchões, morreu às 6h30min desta quarta-feira, 26, em acidente de trânsito na BR 285 entre os dois trevos de acesso a São Luiz Gonzaga. O carro dele, um Citroen com placas de Porto Xavier, bateu de frente em uma carreta com placas de São Bernando do Campo/SP. O jovem morreu na hora.

Calebe voltava para São Luiz Gonzaga após um Feirão de Colchões em Santo Ângelo.

As fotos do acidente:



Fotos de Alcides Fiqueiredo - Rádio São Luiz.

Compartihe:


Foi aprovado o parecer do deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) ao projeto de lei 271/2013, de autoria do deputado Giovani Feltes (PMDB), que declara o Tiro de Laço como esporte símbolo do Estado do Rio Grande do Sul. O relatório do parlamentar foi apresentado na sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (25).

- “Está no Preâmbulo da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul que nós devemos ter compromisso com os elevados valores da tradição gaúcha. E o tiro de laço faz parte da nossa cultura. Como exemplo disto, basta dizer que em sete dias, mais de 400 mil pessoas estiveram no início deste mês no 30º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria”, afirmou Pozzobom. 

Passaporte Equestre: Na mesma sessão, Pozzobom leu seu relatório favorável com emendas ao projeto de lei 133/2013, que institui o passaporte equestre e dá outras providências. A matéria não foi votada por falta de quórum.

Compartihe:


No final de semana, o blog Rafael Nemitz divulgou o relato de santiaguenses que teriam encontrado larvas vivas em uma pizza no Café Beer. Diante da repercussão do caso, nesta segunda-feira estive no estabelecimento comercial e conversei com os proprietários, Sandro e Paula Colpo. Fui muito bem recebido e conheci as dependências internas da cozinha, muito bem organizadas e limpas, bem como o funcionamento.

A Vigilância Sanitária, inclusive, esteve hoje pela manhã no Café Beer e não identificou nenhum problema. Segundo a Vigilância, os produtos utilizados são todos de primeira linha e estão muito bem conservados. Não se encontrou nenhum indício de que poderia haver insetos no local. Toda a cozinha foi vistoriada e não se localizou nenhuma irregularidade.

Os envolvidos no episódio relatam que é tudo verdade e que pelo grande número de pessoas no local não quiseram alardear o fato. Os donos do Café negam a possibilidade do episódio ter acontecido durante a preparação da pizza e reforçam, por exemplo, que o forno utilizado para a preparação da pizza esquenta acima de 200ºC e mataria qualquer inseto se por ventura ocorre o contato com o alimento. E que posteriormente a saída do forno, as pizzas são conferidas para ver se foram devidamente assadas.

Cabe ressaltar que a garçonete responsável pela mesa onde ocorreu o episódio, segundo informaram os proprietários, estava trabalhando como freelancer na casa, e mesmo com a gravidade do acontecimento não informou a gerência, que só foi tomar conhecimento no momento em que os clientes foram pagar a conta. Houve uma reação de surpresa, inclusive, por parte do senhor Sandro, que estava no caixa. Caso o acontecimento fosse informado em tempo real, os proprietários teriam tomado rápidas providências.  
Uma das pessoas envolvidas no episódio foi visitada nesta noite e houve um pedido formal de desculpas, mesmo não havendo provas que comprovem o acontecimento.

Quanto à foto meramente ilustrativa, utilizada na primeira postagem do site, ela foi retirada posteriormente já que induzia os leitores a acreditarem que a imagem era real. Por esse motivo, o site reconhece o erro de ter utilizado uma imagem ilustrativa. É de praxe na imprensa esse tipo de imagem, contudo gerou uma repercussão muito maior do caso. O Blog cumpriu seu papel ao ouvir os dois lados.

Em nenhum momento houve motivação pessoal contra a empresa e seus proprietários, os quais conheci somente hoje. A imprensa têm esse papel, de denunciar e cobrar explicações. Isso foi feito. Em tempo, outros casos envolvendo gêneros alimentícios em nossa cidade foram noticiados anteriormente pelo site. Nunca foi de caráter pessoal e sim no sentido de garantir a saúde da população. 

O Café Beer segue normalmente atendendo a seus clientes, com as devidas autorizações e alvarás necessários, inclusive com a possibilidade dos clientes visitarem a cozinha para verificaram a qualidade do trabalho oferecido a população santiaguense.

Texto editado por Rafael Nemitz e publicado com autorização dos proprietários do Café Beer.

Compartihe:


Dois adolescentes foram atendidos no Hospital de Caridade de Santiago, ontem à noite, após os trotes e comemoração de início de aulas na Universidade (URI). O adolescente de 17 anos chegou totalmente alcoolizado, já uma jovem, de 21 anos, deu entrada no Pronto Socorro em coma alcoólico e ficou no Hospital em observação até hoje.

Parece uma simples brincadeira, mas coma alcoólico, principalmente em jovens, pode levar à morte. Imaginem, ainda, o susto dos pais ao receberem a notícia de que o filho está hospitalizado quando deveria ter ido para a universidade para estudar.

A Brigada Militar, inclusive, teve que ir nas proximidades da URI ontem à noite, já que o trânsito ficou obstruído pela comemoração de jovens no acesso ao Campus.

Deve haver comemoração, mas é preciso moderação.

Compartihe:


Encerram hoje as inscrições para o concurso público para os cargos de telefonista e serviços gerais na Câmara de Vereadores de Santiago. No concurso, estão previstas uma (01) vaga para telefonista e uma (01) vaga para serviços gerais. A escolaridade para ambos os cargos é Ensino Fundamental completo. A carga horária é de 40 horas semanais e a remuneração prevista para o cargo de telefonista é R$ 1.274,14, e serviços gerais R$ 1.179,50.

O valor da inscrição para ambos os cargos é no valor de R$ 50,00 com data limite de vencimento em 26 de fevereiro de 2014.

O concurso será composto de prova unicamente objetiva, de caráter eliminatório/classificatório, com questões objetivas, de múltipla escolha, com 04 alternativas, compatíveis com o nível de escolaridade exigido e com as atribuições dos cargos.

As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min de hoje, pelo site www.objetivas.com.br.

Compartihe:

O Sebrae/RS realizará no próximo dia 19/03, o 1º Seminário de Microcrédito de Santiago. Será uma ótima oportunidade para conhecer as principais linhas de microcrédito do mercado e iniciar uma negociação com os bancos presentes.

O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo telefone 0800.570.0800.

Compartihe:




O Presídio Estadual de Santiago foi alvo de uma revista geral nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, 25. Cerca de 90 agentes da Susepe e policiais militares participaram da ação, sendo que 25 agentes da Susepe e 25 policiais do Batalhão de Operações Especiais vieram de Santa Maria. Os demais atuam em Santiago. Cães farejados também foram usados.

A ação foi motivada pela suspeita de haver estoque de armas artesanais e outros objetos proibidos nas celas.

Durante a revista geral, cerca de 15 presos desobedeceram as ordens dos policiais e alguns desacataram as autoridades. Estes, após autorização da justiça, serão transferidos para outras penitenciárias da região.

Foram apreendidos diversas armas artesanais, confeccionados com pedaços de grades e ferro de camas e celas, além de celulares, chips, carregadores, baterias e drogas.

A relação completa das apreensões:
- 44 facas artesanais;
- 12 celulares;
- 37 buchas de maconha;
- 9 carregadores de celular;
- 5 chips de celular;
- 5 baterias.

A revista gerou durou cerca de três horas.

Mais fotos



Compartihe:

A 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada comemorou, no dia 21 de fevereiro de 2014, dois acontecimentos muito significativos: os 92 Anos de Criação da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e o 69º Aniversário da Tomada de Monte Castelo.

A solenidade foi presidida pelo General-de-Brigada Douglas Bassoli e contou com a participação do Sr Otacílio Rodrigues, 94 anos, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira.

Prestigiaram a solenidade os Prefeitos de Santiago e São Francisco de Assis, além de autoridades civis, militares e convidados.


Compartihe:


A 35ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em São Borja, acompanhou a abertura do ano letivo nas escolas estaduais nesta segunda-feira, 24 de fevereiro.No ínicio da manhã, a professora Angela Regina Costa, titular do órgão, deu entrevista ao programa Gente é Notícia, da Rádio Cultura AM, dando boas-vindas à comunidade escolar, bem como repassando informações administrativas e pegagógicas.

Em sua fala, lembrou a importância de se estar iniciando o ano letivo com todos os professores em sala de aula, e os importantes investimentos realizados na área educacional, como o reajuste de 75% nos vencimentos do magistério estadual, implementados pela atual gestão, e o pagamento do completivo, aos docentes, o que assegura a todos os educadores do Rio Grande do Sul receberem o Piso Salarial Nacional do magistério.

A seguir, a Coordenadora de Educação participou junto do Prefeito Municipal, Antônio Carlos Farelo Almeida, da solenidade de abertura do Ano Letivo na rede municipal de São Borja, onde está sediada a 35ª CRE, quando lembraram dos trabalhos realizado em parceria entre estado e município, sobretudo em relação ao transporte escolar.

Já a Coordenadora Adjunta e Diretora Pedagógica Jussara Mendes realizou, também durante a manhã, a abertura do ano letivo no município de Maçambará, durante a tarde o ato foi em Unistalda.

A 35ª CRE cumpre calendário de aberturas do ano letivo para acompanhar in loco as atividades dos municípios, a fim de atender as demandas em cada um deles.

Em São Borja e Santiago, a atividade pedagógica ocorreu no último dia 20, ocasião em que foi feita a recepção dos educadores destes municípios.

Fonte: Professora Bárbara Panciera – Assessoria de Comunicação – 35ª CRE

Compartihe:

Artigo: A "Minha" Argentina está afundando! Postado segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014 ás 23:55

*Colunista Carlos Costabeber


Fevereiro de 1974! Há 40 anos viajavamos pela primeira vez à Buenos Aires, em nossa “lua de mel”. E desde aquela época, sempre que estivemos na Argentina, encontramos o país convivendo com algum tipo de crise.

Lembro bem que ao chegarmos em Buenos Aires naquele verão de 74, os argentinos já enfrentavam o racionamento de carne bovina. Assim, imaginem, numa semana os restaurantes só podiam oferecer carne de gado e na outra, carne de frango.

Mas em nenhum momento, a coisa esteve “tão preta” como agora ! Até porque não se trata de algo temporário, ou devido à economia mundial. O que se passa, é consequência de graves erros na condução da politica econômica e social do país.

A vida inteira a gente olhou para a Argentina, com uma certa inveja. Há 30 anos, o PIB por habitante no Brasil não chegava a um terço do argentino. Hoje, estamos quase encostando neles. E não é para menos, pois para cada 100 dólares produzidos no Brasil, a Argentina faz apenas 22. Há 30 anos, a proporção era de 100 para 70.

Lembro também que durante os 10 anos da gestão Carlos Menem, não tivemos coragem de viajar para lá, pois tudo ficou muito caro para “nosotros”. Enquanto isso, os argentinos invadiram o Brasil, com o famoso “dame dos”. Foi provavelmente, o periodo de maior delirio econômico daquele país, pois cada peso equivalia a 1 dólar. 

Isso levou ao fracasso do plano Menem na tentativa de erradicar a inflação (com os dólares alheios), produzindo uma das mais severas recessões da sua história; e levando ao sucateamento da indústria argentina, já que era muito mais vantajoso comprar no exterior do que produzir em casa.

De lá para cá, pouco mudou. Exceção ao periodo do Presidente Nestor Kichner, que conseguiu arrancar o país do atoleiro, com um crescimento espetacular da economia.

Mas no fundo, no fundo, nada….mudou. A velha cultura populista do peronismo vem distribuindo fartos recursos públicos em forma de subsidios (transporte público, energia elétrica, gaz de cozinha), mantendo o controle sobre os preços, e afugentando os investidores.

Hoje está evidente que a tradicional bonança está chegando ao fim, sem que a Argentina tenha conseguido alavancar a sua indústria e a sua economia.

O peso está com tanto descrédito, que neste verão, não era aceito nos restaurantes de Punta del Leste – um fato jamais visto.

O meu receio é de que essa profunda crise financeira, venha a desaguar numa convulsão social, semelhante ao que está acontecendo na Venezuela. Aliás, outra situação inconcebível, para um país que tem a 2ª. maior reserva de petróleo do mundo. Mas foi graças aos delirios totalitários de Hugo Chaves, que a Venezuela está perto de uma guerra civil. Infelizmente!

Pobre América Latina!

E pobre Brasil, que já está sendo contaminado pela situação politica e econômica dos seus parceiros do Mercosul.

Mas como brasileiro, torço pela recuperação da Argentina, que considero meu 2º. País.

Carlos Costabeber escreve para o Jornal A Razão e para o site Rafael Nemitz.
Toda a segunda-feira, um novo texto de sua autoria.

Compartihe:


Precisa-se, com urgência, de cabeleireira ou auxiliar de cabeleireira com noções básicas da profissão e disponibilidade de horários. Contatos no salão Embelezar, pelos telefones 3251.6288 ou 9627.1812.

Compartihe:


Três jovens foram detidos na madrugada de domingo em Santiago por atos de vandalismo. Haviam quebrado pelo menos 10 placas de sinalização de trânsito no Centro da Cidade. Os três envolvidos, dois adolescentes de 15 anos e uma jovem de 19 anos, foram todos liberados. Os menores, como é de praxe, sempre são liberados.

Pela lei, o delegado de plantão deveria determinar uma fiança para a jovem de 19 anos e caso o valor não fosse pago, ela seria encaminhada para o Presídio. O delegado plantonista não compareceu na Delegacia e a jovem foi liberada.

Compartihe:


A Excelência Cursos e Concursos, informa seus alunos que devido ao Carnaval prorrogou o início das aulas para o curso preparatório ao Concurso da Brigada Militar. A turma já está fechada e as aulas terão início no dia 10 de março de 2014.


Contatos nos telefones 9964-2332 (Aldrim), 9622-6858(Antônio) ou 3251-0207 (Big Festas).

Compartihe:

Leitores no Site

O Blog no Facebook

Seguir por email

Previsão do Tempo para Santiago

Vereador Eleito - Gestão 2017-2020

Vereador Eleito - Gestão 2017-2020

Rafael Nemitz Eventos

Rafael Nemitz Eventos

Promoção na SantiagoNet

Promoção na SantiagoNet

Educação Infantil é na Escológica!

Educação Infantil é na Escológica!

O Blog Recomenda: Ford Superauto de Santiago

O Blog Recomenda: Ford Superauto de Santiago

Advocacia de Qualidade!

Advocacia de Qualidade!

Psicóloga Maiara Castro de Freitas

Psicóloga Maiara Castro de Freitas

Kubiça Materiais de Construção

Kubiça Materiais de Construção

Fisioterapia

Fisioterapia

Contabilidade de Qualidade!

Contabilidade de Qualidade!

Advocacia Bianca Piveta/Santiago-RS

Advocacia Bianca Piveta/Santiago-RS

Gaúcha Grill e Galleteria

Gaúcha Grill e Galleteria

Médico Rafael Cruz - Clínico Geral!

Médico Rafael Cruz - Clínico Geral!

Equipacar é nome de confiança em Santiago

Equipacar é nome de confiança em Santiago

Fasp Art Alimentos, Buffet e Decoração

Fasp Art Alimentos, Buffet e Decoração

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Madalosso Gás e Água

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

KL Copos Personalizados em Santiago!

KL Copos Personalizados em Santiago!

Farmácia Agafarma em Santiago!

Farmácia Agafarma em Santiago!

Clínica de Odontologia

Agri Doce Restaurante e Grill

Agri Doce Restaurante e Grill

Pague menos no seu lanche com Delivery In Box

Pague menos no seu lanche com Delivery In Box
CLIQUE NA IMAGEM PARA IR ATÉ O SITE

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Mestre Mania Viandas!

Mestre Mania Viandas!

Xis Mania: Sabores salgados e doces!

Xis Mania: Sabores salgados e doces!

O Blog Recomenda!

O Blog Recomenda!
Atende toda região!

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias

Todas as postagens do Blog