Dificilmente emito opiniões no Blog Rafael Nemitz, limitando-me a somente "dar a notícia". Mas depois de um final de semana onde meu telefone e minhas redes sociais receberam inúmeros contatos devido a falta de água que persiste desde sexta-feira em alguns bairros de Santiago, após uma manobra de interligação da nova rede adutora que trás água bruta da Barragem até a Estação de Tratamento na Vila Nova, preciso me manifestar. Entre sexta e sábado, toda a cidade ficou sem água. Depois, concentrou-se em bairros específicos.

A Corsan, seu gerente e funcionários, realmente não descansaram no fim de semana. Foram horas incansáveis de serviço, noites sem dormir, com o objetivo de restabelecer o abastecimento. Apesar do cansativo trabalho, é preciso dizer: alguma coisa não deu certo. O trabalho não teve êxito. Mas não por incompetência dos servidores locais da Corsan e sim pelo sistema arcaico, com tubulações com mais de 50 anos e que se rompem a todo o momento. Cabe ao gerente local, pelo cargo de chefia, dar explicações, o que ele faz, gentilmente, quando é acionado pelo Blog Rafael Nemitz. 

Mas o problema, no meu ponto de vista, não está em Santiago. Está lá em Porto Alegre, onde fica a sede da Corsan. É a chefia da Companhia que precisa, URGENTEMENTE, direcionar seus olhos e investimentos para nossa cidade. Em suas peças publicitárias, a Corsan divulga a frase: "A Vida Tratada com Respeito". Em outros municípios gaúchos, até pode ser. Em Santiago, não há respeito com o consumidor. Aqui, os problemas não são pontuais, são constantes. E não se vê nenhuma solução, há anos.

Quando é pra anunciarem obras, vem governador, vem deputados, fazem fotos ao lado de maquinários, todos se apertando para saírem no "retrato". Surge uma esperança de que as coisas vão melhorar. Mas não melhoram.

Na manhã desta segunda-feira, seguem relatos de moradores sem água. Os bairros mais prejudicados são Alto da Boa Vista e Monsenhor Assis. Moradores que, quando a conta chega, a pagam em dia. Somando todos os lares que ficaram seu água no fim de semana, a pergunta que fica é: haverá desconto na próxima fatura?

Admiro os profissionais da Corsan de Santiago, que mesmo diante da incompetência de seus diretores lá em Porto Alegre, fazem de tudo para que a água chegue aos nossos lares. Mas a situação se tornou incompreensível, inaceitável e extrema. A população e a imprensa não querem mais desculpas ou previsões falhas. Queremos resultados, serviço de qualidade. E se for preciso ir para às ruas protestar, a imprensa vai até mesmo incentivar isso pois o problema da falta de água não é só o ocorrido neste fim de semana, mas arrasta-se há meses e anos. 

Quem sabe com protestos, a comunidade ajude a Corsan local a mostrar para a chefia da companhia, lá em Porto Alegre, que algo precisa ser feito o mais breve possível. E se não temos forças políticas em Santiago que arregaçam as mangas para fazer alguma coisa de verdade, certamente o povo, que tem o maior poder em suas mãos, vai fazer.

3 Responses so far.

  1. Unknown says:

    E também teria que ser descontado de nós consumidores a quantidade de água suja que vem pras torneiras depois dos concertos ...

  2. Bom Dia!!!

    Venho através do blog Rafael Nemitz, também manifestar indignação com a falta de agua em Santiago, gostaria de fazer uma pergunta....

    O gerente de serviços da CORSAN aqui em Santiago conhece PLANO DE AÇÃO?

    Sabe-se que, quando tem algum problema na rede de abastecimento, que a consequência imediata será a interrupção do fornecimento de agua na cidade ou em algum bairro específico, pois sabendo da complexidade do reparo, serviço porque não é usado um plano de ação? Pois se o prazo do serviço/reparação/ampliação, por exemplo for de 48 horas, logo, então fazer com que o abastecimento nao fique muito tempo cortado, exemplo: interromper o abastecimento de 12 em 12 horas.....assim nao se fica tanto tempo sem água......

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias