Em audiência pública nesta manhã na Câmara de Vereadores de Santiago, o senhor José Homero Finamor Pinto, representante estadual da Corsan, trouxe esclarecimentos sobre as constantes faltas de água na cidade, expôs inúmeras deficiências e prometeu melhorias a curto prazo - no mínimo quatro meses. Até lá, os problemas vão continuar. Mas será necessário muito mais para que Santiago tenha um abastecimento de qualidade. Em resumo, a audiência pública teve muita falação e resultado zero - apenas promessas por parte da Corsan.

Acompanhei quase todo o evento e fui a primeira pessoa da comunidade a me manifestar, depois de duas horas, com o plenário da Câmara quase vazio, pois falaram primeiro as autoridades. O povo, que lotou a Casa Legislativa no início da Audiência, foi embora sem ser ouvido. Escute a minha manifestação abaixo e a resposta do representante da Corsan:



Pontos positivos da Audiência

- O representante estadual da Corsan, certamente vai expor em Porto Alegre, aos diretores da Companhia, a gravidade do problema que vive nossa cidade. Quem sabe assim, os resultados venham mais rápidos.

- A manifestação do competentíssimo promotor de Justiça Diego Prux, tornando público que desde 2005 o Ministério Público tem conhecimento das deficiências da Corsan e destacando que diante do cenário vivido pela cidade, a partir de agora, o MP vai tomar providências para que efetivamente a Corsan resolva os constantes problemas na interrupção do abastecimento de água. O promotor atua há pouco tempo em Santiago e tomou recente conhecimento das pendências que arrastam-se há 11 anos na Promotoria.

- A rápida manifestação do Deputado Estadual Miguel Bianchini e da vereadora Iara Castiel, que, no meu ponto de vista, tocaram na "ferida": a omissão da Prefeitura de Santiago em relação ao péssimo serviço da Corsan na cidade, pois, como bem lembrado pelos dois, inicialmente por Bianchini e depois por Iara, existe um contrato entre a Prefeitura e a Corsan. Como contratante, a Prefeitura pode exigir um serviço de qualidade e até punir, com multas, a Companhia de Abastecimento. Isso nunca aconteceu, mesmo com todo o cenário de caos constante.

- O prazo dado pela Corsan de que dentro de 4 meses os problemas mais graves de abastecimento serão amenizados e a garantia de que esse prazo vai ser cumprido porque é a Caixa Econômica Federal que financia as obras, já que o Estado não tem dinheiro.

Pontos Negativos

- As pessoas da comunidade que foram até a Câmara e não conseguiram falar, sendo estas as mais prejudicadas com as constantes faltas de água. Ouvir o povo deveria ser a prioridade, para depois as autoridades.

- A repetição de cobranças e de promessas das autoridades, com raras exceções. Por duas horas, predominou o "blá blá blá" repetitivo, que cansou quem acompanhava a Audiência Pública.

- A clareza de que a falta de água vai continuar em Santiago, devido o excesso de deficiências do sistema de abastecimento que tem 60 anos. Melhorias só depois de quatro meses quando, segundo a Corsan, devem ser concluídas algumas obras prioritárias para amenizar a situação.

- E, por fim, o ponto mais negativo. Como tudo no Brasil, a lentidão dos órgãos públicos para dar uma resposta rápida à população. Essa não foi a primeira e é bem possível que não seja a última audiência pública para tratar do tema, gerando, para quem foi até a Câmara hoje, um sentimento de decepção.

6 Responses so far.

  1. Pois é, poderíamos enfrentar certo sofrimento para o caso de uma possível renovação dos dutos ou o que lhe valha! Mas sofrer, a conta-gotas, com um sistema de abastecimento antigo e que nunca levará à eficiência nesse abastecimento já é música para boi dormir... O que gerência e administração local querem ou desejam com relação à CORSAN e Santiago? Não é somente a CORSAN que apresenta problemas, mas AESUL e outros pontos básicos e fundamentais para a cidade tbm têm demonstrado algo do tipo, NO LIMITE. Não entendo: A ARRECADAÇÃO EM DINHEIRO $$$$$ NÃO DEVE SER POUCA!!! Vai para onde tudo isso? Aos cofres públicos no geral??? REPENSEM UMA FORMA DE REVERTER ESSE RECOLHIMENTO APENAS PARA SANTIAGO POXA!!! VÃO USAR ESSE DINHEIRO APENAS PARA A CIDADE!!!

  2. Mas quem trabalha na CORSAN local não é responsável por ela? Não entendi essa defesa sobre os "ataques" aos funcionários públicos (e não às pessoas deles!!!), pois eles são responsáveis pela ação local e toda a dinâmica que DEVERIA oferecer qualidade, eficiência e correção sobre um SERVIÇO PAGO PELAS PESSOAS, INDIVIDUALMENTE! Oras, na minha residência é LEI: paga-se a água primeiro, a energia elétrica e depois o telefone... não há a mínima chance de não pagar essas contas, elas vem antes da alimentação, saúde e demais necessidades: alguém já prestou contas de quanto em $$$$$ a CORSAN ARRECADA LÍQUIDO SOMENTE DESSA CIDADE??? Essa prestação de constas é somente entre a instituição local e o Estado??? Ademais, o "desrespeito" fica por conta de um acúmulo de problemas diversificados conforme a população manifesta: caixas d'água sujas, torneiras que estouram ou entopem com sujeira, ausência de banho, adiamento da higienização de roupas que se vai precisar para outro dia, e assim vai... ainda, há dias (e noites!) em que mesmo normalizado o abastecimento, a pressão da água não é normal!!! Ainda, há o problema das bolhas de ar que circulam e forçam os registros a contabilizarem excesso de água que não ocupamos e temos de PAGAR POR ISSO...

  3. Unknown says:


    O que mais chama atenção é que o povo literalmente é desrespeitado td o tempo, é assim que me sinto e durante a Audiência Pública me senti pior. Primeiro fui até lá para ter respostas pois estou a 5 dias sem água, tendo que sair tds os dias de casa para tomar banho lavar roupa, carregar água de galão. Perder tempo ouvido desculpas, conversa fiada, projetos para daqui há meses, mas o nosso problema é agora é urgente e não foi possível falar. Como já comentei no face não preciso de nenhum Vereador para me representar me represento sozinha, pois sou cidadã e exijo meus direitos como tal. Agradeço imensamente pelo teu trabalho sempre informando a comunidade e desculpa o desabafo, mas estou no limite, hj a promessa era retorno da água para às 16h são 18.28 e nd, liguei novamente para o plantão da Corsan e fui informada que agora ficou para amanhã às 6h, acha paciência.

  4. Anônima says:

    Tenho dinheiro pra comprar a caixa dágua...é a corsan vai financiar a mão de obra?? Porque está muito caro... Eu sou obrigada acter uma caixa dágua, mas a corsan não tem o dever de fornecer água????!!!!!

  5. ione says:

    Cada dia que passa fico mais indignada com o que vem ocorrendo nesse país ,é uma total falta de respeito para com o cidadão é um tal de não vi nada ,não sei de nada , e agora são os munícipes de Santiago que estão sofrendo com a falta de água e fica num jogo de empurra empurra de horários para o retorno da água que já dura mais 1110 horas , já gerei mais de 8 protocolos pelo 08006466444 ,que já estou com vergonha de ligar novamente e me falarem senhora amanhã depois das 12 horas estará com o abastecimento normalizado , é uma bolha de ar nos canos srrsrsrsrs rir para não chorar ,e me pergunto ,,,,será que essa bolha é mutagênica ????? porque desde sábado há essa bolha e ainda não encontraram, com certeza é, porque quando acham ela acaba mutando e recomeçam a procurá-la ,,,,,,,,,,,,,,,outra pergunta que não quer calar ,,,será que vão nos ressarcir com a água mineral que compramos para a higiene da casa , roupas etc..., fica aqui o meu desabafo ,,para concluir faço minhas as palavas do Sr Carlos Nascimento e Alzira Flores .

  6. bom dia em primeira mão quero agradecer ao Rafael Nemitz por estar sempre correndo em prol da comunidade é claro muitos devem pensar o contrario mas no meu ver é um dos unicos que esta sempre a frente pela comunidade já escutei radialista falar ao vivo que muitos reclamam pela falta de água e por que que não compram uma cx para água que custa em média 300 reais mas eu protesto por que em primeiro uma cx de 500 litro mais encanamento mais pilar sai em média 1100 reais e se tiver que pagar mão de obra dai pode sair até 1900 reais e tem pessoas idosas que o salario da sra fica quase todo em remédios e o do marido fica para pagar água luz mercado imposto e muitos estão fazendo milagres para pagar o empréstimo para pagar os estragos do ultimo granizo então acho injusto falar mal das pessoas sem saber oque ela estão passando e ficar gavando dando disculpa o por que da falha da corsan todos nós sabemos nada é perfeito problemas existem mas não tanto por aqui em santiago a barragem esta cheia e fica ao lado da cidade então por que tanta dificuldade......imagina se a corsam assumisse em são paulo onde a água é bombeada em algumas comunidades a mais de 50 km de distancia e com morros de mais de 100 metros de altura lá sim eles podem dar desculpas pela falta de água.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias