Rádio Gaúcha alerta para venda irregular de receitas médicas em Jaguari


Consultórios médicos de Jaguari, na Região Central do Estado, estão vendendo receitas indicando doenças, sem examinar pacientes, para que pessoas que não são dos grupos prioritários da campanha de vacinação contra a gripe consigam ser imunizadas na rede pública de saúde. O alerta sobre a prática veio de ouvintes da Gaúcha Santa Maria.

Para confirmar a emissão de receitas sem consultas nem conhecimento dos pacientes, a reportagem ligou para consultórios particulares de Jaguari. No primeiro, a atendente afirma ter uma lista grande de pacientes e pede para tentar no dia seguinte, mas explica que é possível conseguir um atestado para vacinar mesmo que a pessoa não tenha doença alguma. Ela aponta o valor de R$ 30 e sugere outros médicos que poderiam atender naquele mesmo dia com o mesmo preço, que seria tabelado.

Em contato com um dos consultórios recomendados, a secretária diz que a procura é grande e que não é necessário ter alguma doença para conseguir a receita. Ela explica que basta dar, por telefone, o nome da pessoa que deseja ser vacinada para depois buscar o atestado.

“A receita a gente consegue, é R$ 25. Aí tu me passa o nome dele e fica prontinho aqui só pra ti pegar”, orienta a secretária.

O objetivo de quem busca receitas desta forma é conseguir atestado médico para garantir a inclusão em grupos de risco, que são formados por pacientes que conseguem se vacinar na rede pública por terem maior chance de complicações.

Outros dois médicos foram citados pelos ouvintes e por uma das secretárias como alternativas para garantir uma receita. Por telefone, no entanto, as atendentes desconfiam, não confirmam a possibilidade de conseguir atestado para a vacinação e pedem que se vá pessoalmente até os consultórios.

Ao entrar em contato com os consultórios e identificar-se como repórter, a resposta recebida é de que não são entregues receitas sem que o paciente tenha algum problema. Um dos médicos foi encontrado pela reportagem e negou, afirmando que nunca praticou esse tipo de irregularidade.

O delegado seccional do Conselho Médico do Rio Grande do Sul em Santa Maria, Dr. João Alberto Laranjeira, afirma que esse tipo de prática é absolutamente antiética. Uma sindicância vai apurar o caso. As punições podem ir de advertência à cassação, cabendo recurso.

Sobre os possíveis prejuízos à campanha, a Secretaria Estadual da Saúde se manifestou em nota:

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) ressalta que, para o grupo de pessoas com comorbidade, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação. No Rio Grande do Sul, estão previstas 1.019.327 doses para esse grupo. A prescrição de receitas para pessoas que não fazem parte das categorias de risco implica em prejuízo à campanha, pois acaba utilizando doses que estavam reservadas a pessoas com alguma condição que correm mais risco de evoluírem para casos graves na eventualidade de contágio pelo vírus Influenza.

FONTE: RÁDIO GAÚCHA.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias