Em Santiago, Mahmud Husein Isa Abdalla Hamad, de 47 anos, ninguém conhece. Mas se perguntar pelo Ricardo Abdalla, difícil é alguém não conhecê-lo. O santiaguense, muito popular na cidade, era visto com frequência pelas ruas, especialmente em seu Opala. Ele sempre lutou contra a obesidade mórbida mas, de três anos para cá, enfrenta um problema que colocou sua vida em risco. Devido ao excesso de peso, Ricardo contraiu um Linfedema, em uma das pernas (como mostra a foto abaixo). O linfedema ocorre quando um fluído corporal, conhecido como linfa, se acumula nos tecidos moles do corpo, habitualmente num braço ou numa perna.


Devido ao Linfedema, Ricardo hoje vive restrito a uma poltrona na sala de seu apartamento no Centro de Santiago. É onde ele dorme inclusive, já que se tornou impossível deitar em uma cama. Hoje, ele pesa 175 quilos mas já chegou aos 204 quilos.

Há pelo menos 10 anos, Ricardo espera por uma cirurgia bariátrica mas agora, com o agravamento de seu estado de saúde, quanto mais tempo ele espera, o risco de algo mais grave acontecer só aumenta. O Linfedema não para de crescer e já existe um segundo nascendo em outra perna. A parte da frente do Linfedema já impressiona, mas o risco maior é na parte de trás que sangra com frequência.

Um amigo de Ricardo procurou o Blog Rafael Nemitz porque a Justiça local determinou que o Estado do Rio Grande do Sul realize a cirurgia, porém o Estado não acatou a decisão judicial. Recentemente, a juíza Ana Paula Nichel dos Santos determinou bloqueio de valores da conta do Estado para que o procedimento seja realizado. Com a divulgação na imprensa, Ricardo espera que o Estado se solidarize com sua situação e atenda a determinação judicial.

- "Fizemos todo o procedimento recomendado, exames, três orçamentos da cirurgia e conseguimos reduzir o custo, em 2015, para R$ 47 mil no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo em Santa Maria, mesmo assim o governo não providenciou a cirurgia. Preciso passar por esse procedimento, antes que algo mais grave me aconteça. Preciso urgentemente dessa cirurgia, Rafael", desabafa Ricardo.

Apesar do problema de saúde, Ricardo é um exemplo de determinação. Ele sabe que pode não resistir devido a demora para iniciar o tratamento, mas tem fé que vai conseguir e um incrível carisma e senso de humor. 

O Blog Rafael Nemitz seguirá acompanhando o caso e não medirá esforços para ajudar esse popular santiaguense a ter uma nova vida!

3 Responses so far.

  1. Tanto o Estado do RGS, bem como o Município de Santiago se esquivam do dever constitucional de garantir saúde à todos. A impressão de quem conhece o caso (como eu) é de ambos protelam esperando o paciente morrer. Lamentável


  2. Esses dados são públicos, estão no site do TJ-RS

    : 1o Grau :
    Processo : 64/11500010599
    Processo CNJ : 0002541-27.2015.8.21.0064
    Classe : Processo de Conhecimento
    Natureza : Ordinaria - Outros
    Classe CNJ : Procedimento Ordinario
    ASSUNTO CNJ : Tratamento Medico-Hospitalar e/ou Fornecimento de Medicamentos
    Comarca : Comarca de Santiago
    Orgao Julgador: 1a Vara Civel
    Data de propositura: 22/04/2015
    Autor: Mahmud Husein Isa Abdalla Hamad

    Reu: Municipio de Santiago e outros...

    Coleta em: 16/06/2016 07:01:07
    Ultimas movimentacoes:
    ------------------------------------------------------------

    15/06/2016 - Carga Advogado do Reu
    14/06/2016 - Ordenada Intimacao do Procurador do Municipio
    14/06/2016 - Juntada Peticao - Reu
    14/06/2016 - Autos Retornados ao Cartorio
    13/06/2016 - Autos com peticao recebidos no Protocolo Geral

  3. A justiça deu liminar, mas nem o município nem o Estado do RGS cumprem.


    Vistos. Defiro o benefício da AJG. Trata-se de pedido de realização de cirurgia gastroplastia videolaparoscópica, com anterior colocação de balão intra-gástrico de silicone pelo período de 06 meses, para correção de obesidade mórbida (CID 10 F 33.2, F 50.4 e E 66.0), recomendada pela autoridade médica em caráter de urgência. No ponto, saliento que, segundo os atestados médicos (fls. 18/21), a obesidade mórbida representa ¿extremo risco a vida do paciente¿, o qual apresenta, também, Transtorno Depressivo Grave e Hiperfagia associada. É de ser concedida a antecipação de tutela, uma vez presentes os requisitos exigidos pelo art. 273, I do CPC. A Lei Maior, em seu art. 196, estatui que a saúde é obrigação do Estado em abstrato, não importando qual a esfera de poder que a cumpre, como já decidido pelo Tribunal Gaúcho. A documentação médica juntada ao feito, em especial os laudos de fls. 18/21, emitidos por médicos distintos, e o levantamento fotográfico 46/48, registram a necessidade de colocação de um balão intra-gástrico de silicone e de posterior realização do procedimento cirúrgico denominado cirurgia de gastroplastia videolaparoscópica (fl. 21), com urgência, devido ao quadro em que o paciente se encontra. De registrar que o pedido administrativo encaminhado pelo autor ocorreu em dezembro de 2012, portanto há mais de dois anos, conforme se verifica do documento de fl. 37, sem obter atendimento até o momento. Trata-se, ao que se observa, de patologia crônica que vem sendo agravada em razão da não submissão do requerente ao tratamento indicado. Assim, diante da demora no atendimento ¿ mais de dois anos ¿ o que poderá agravar ainda mais o problema, segundo os médicos que atendem o autor, entendo estarem presentes os requisitos para deferimento do pedido liminar. Isso posto, DEFIRO a tutela pleiteada, determinando que os demandados providenciem a internação e submissão do autor à colocação de balão intra-gástrico de silicone e ao posterior procedimento cirúrgico necessário, a ser realizado por médico especialista, para corrigir a obesidade mórbida do autor Mahmud Husein Isa Abdalla Hamad, no prazo máximo de 30 dias, a ser custeado pelo SUS, ou em instituição privada (caso não haja vaga na rede pública), às expensas dos demandados, sob pena de bloqueio de valores para custeio da internação e realização do procedimento cirúrgico na rede privada, tomando-se por base o orçamento juntado às fls. 42/44 (R$ 28.400,00). Intimem-se. Citem-se. Dil. Legais.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias