A CORSAN - Unidade de Saneamento de Santiago, através de seu chefe Joel Jung Bonfim, comunica que devido à uma queda de tensão na rede de distribuição por parte da fornecedora de energia elétrica na barragem de Santiago, poderá faltar água em pontos isolados de diversos bairros da cidade, em virtude do sistema de abastecimento estar operando com bombas de menor capacidade. 

O abastecimento será retomado assim que a tensão da rede normalizar para que seja possível ligar as bombas de maior vazão, o que deve ocorrer nas próximas horas.

Maiores esclarecimentos podem ser dados pelo telefone 3251-1824, em horário comercial, e 3251-1774 ou 0800 646 6444, em qualquer horário.

Compartihe:


Dekasa Casa e Construção
Tito Beccon, 969 e 1196, Centro de Santiago.
Telefone (55) 3251.1264.

Compartihe:

Fotos: Nova Pauta/Jornal Expresso Ilustrado.

Por volta das 19h40min desta quarta-feira, 30, a Brigada Militar de São Francisco de Assis recebeu uma ligação informando que haveria um homem morto na localidade de Picada do Padre, interior do município, próximo a uma igreja. Minutos depois, uma segunda ligação, confirmava o fato.

Uma guarnição foi até a Picada do Padre, onde os policiais encontraram um homem caído próximo a um galpão com um tiro na nuca. A vítima foi identificada como Milton Azzolin, de 55 anos. O local foi isolado até a chegada da Polícia Civil.

Durante diligências, os policiais rapidamente localizaram o autor do crime, identificado como Elionir Pereira Nicola, de 40 anos. Ele confessou o homicídio, afirmando que a motivação seria uma relação de inimizade com a vítima. Com Elionir, foi apreendido um revólver calibre 38, que estava em sua cintura. A arma utilizada no crime, uma espingarda calibre 32, foi jogada em um mato próximo.

O acusado foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia de São Francisco de Assis, porém como se entregou espontaneamente  e confessou o crime, ficou em liberdade. A Polícia Civil vai investigar as circunstâncias do caso.

Compartihe:

Delegado Guilherme Milan Antunes.
Foto: Rafael Nemitz
O Delegado de Polícia Guilherme Milan Antunes, titular da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Santiago, entrou em contato com o Blog Rafael Nemitz para informar uma reviravolta no caso do assalto ao ônibus da Planalto. O crime, noticiado na manhã de hoje, através do relatório diário de ocorrências repassado à imprensa, não aconteceu. 

A Delegacia de Polícia de Jaguari apurou junto a empresa Planalto que não ocorreu o assalto divulgado anteriormente, conforme ocorrência registrada na Polícia Civil de Santiago. O homem que fez o registro na DPPA vai responder criminalmente por falsa comunicação de ocorrência. Ele teria problemas mentais.

Compartihe:


Maurílio Gonçalves de Oliveira está internado no Hospital de Caridade de Santiago e necessita de transfusão sanguínea. Doadores dos tipos A+, A-, O+ e O-, podem ir até o Banco de Sangue do Hospital, das 9 horas até as 11h30min e das 13h30min até as 16h30min para efetuar a doação. Não esqueça de informar o nome do paciente.

Compartihe:

Drª Eleonora Lang Vallandro, proprietária do LAPAC.
O Laboratório Analítico de Patologias Clínicas (LAPAC), sob responsabilidade da farmacêutica e bioquímica Dr.ª Eleonora Lang Vallandro, tem 38 anos de história em Santiago. Período marcado por inúmeras conquistas e dedicação total aos pacientes que buscam diversos exames diariamente.

Equipe de profissionais que atua no LAPAC.
Recentemente, o LAPAC viveu um dos momentos mais marcantes nestes 38 anos de dedicação à saúde, ao receber um Selo de Qualidade ofertado pelo Departamento de Inspeção e Credenciamento da Qualidade (DICQ) da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) sediada no Rio de Janeiro. Auditores do órgão estiveram no Laboratório e constataram que todos os quesitos avaliados estão de acordo com as exigências de qualidade. Foram 16 horas de auditoria, que resultaram na aprovação do Sistema de Gestão de Qualidade do Laboratório. Com o Selo de Qualidade, o LAPAC está entre os 23 melhores laboratórios de análises clínicas do Rio Grande do Sul, sendo o único da região central.

O LAPAC fica Avenida Getúlio Vargas, 2179, esquina com a Rua Bento Gonçalves, no Centro de Santiago, e conta com a atuação de 8 profissionais, sendo 3 bioquímicas. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h30min e das 13h30min às 17h. Telefone (55) 3251-1103 e Fax (55) 3251-7659.


O LAPAC disponibiliza ainda dois postos de coletas na região. Um em Nova Esperança do Sul e outro em Unistalda.

Compartihe:


O curso de Educação Física da URI Santiago promoverá um Curso de Voleibol - treinamento e tendências, dias 15 e 16 de abril, em parceria com a Prefeitura. O curso, com teoria e prática, acontece no Ginásio Aureliano de Figueiredo Pinto (Ginasião), totalizando 15 horas. O ministrante será Jorge Augusto Schimidt (Jorginho). Jorginho já foi treinador das equipes da Frangosul/Ginástica e ULBRA, quando conquistou com ambas a Super Liga Nacional de Vôlei. Também teve passagens pela UCS, OnLine e pela Seleção de Portugal.

Informações e inscrições com a professora Ângela Jahn, coordenadora do curso de Educação Física, pelo telefone 9957-1493 ou com Batista, Gestor de Esportes da Prefeitura, pelo telefone 9997-7654.

Compartihe:

Hospital de Caridade de Santiago tinha interesse em administrar o Hospital Regional.
Foto: Rafael Nemitz.
Na edição desta quarta-feira, 30, a Página 2 do Diário de Santa Maria, assinada pelo jornalista Deni Zolin, trouxe informação de que o Hospital de Caridade de Santiago está fora da disputa para administrar o Hospital Regional de Santa Maria. Segundo o jornalista, fontes ligadas ao Governo do Estado informaram que a Secretaria Estadual da Saúde quer entregar o Hospital Regional a um grande grupo com larga experiência de gestão na área. Esse critério exclui o HCS, que há meses tornou público o desejo de administrar a nova instituição de saúde. Outro hospital da região, o de Faxinal do Soturno, também está fora da disputa.

O Estado quer assinar convênio com um grande grupo gaúcho que esteja disposto a comprar os equipamentos necessários para o funcionamento do Hospital, valor que pode chegar à 60 milhões.

A empresa que vai administrar o Hospital Regional será conhecida em maio, quando a obra deve ser concluída. Até lá, segue o mistério já que o Secretário Estadual de Saúde, João Gabardo, não dá detalhes da negociação.

Fonte: Deni Zolin/Página 2/Diário de Santa Maria.

Compartihe:


A Competence Gestão de Negócios, empresa de Santiago que atua em todo o Estado, em parceria com o Centro Empresarial de Alegrete, realizou nos dias 16, 17 e 18 de março, o curso "Excelência no Atendimento a Clientes". Foram três dias de muito aprendizado e troca de experiências, com foco no assunto cada vez mais primordial para a sobrevivência das empresas - o atendimento ao cliente. 

Devido a parceria com o Centro Empresarial, este foi o quarto curso promovido pela Competence em Alegrete. Um novo curso, sobre Liderança e Gestão de Pessoas, está previsto para o mês de abril. 

César Kubiça agradece a direção do Centro Empresarial de Alegrete pela preferência e confiança na Competence.

Competence Gestão de Negócios, compromisso com a Excelência!
Contatos para palestras e consultorias pelo telefone (55) 9994-4839 ou pelo e-mail competenceconsultoria@gmail.com.

Compartihe:


A paralisação estadual de servidores do Ministério Público gaúcho também foi registrada em Santiago. Na Promotoria de Justiça, seis servidores paralisaram as atividades na tarde desta quarta-feira, 30, porém apenas quatro aparecem na foto registrada pela Blog Rafael Nemitz. 

Os servidores que paralisaram em todo o Estado, buscam reposição salarial, auxílio refeição, redução da jornada de trabalho e plano de carreira.

As paralisações definidas em Assembleia Geral acontecerão todas as quartas-feiras, até o dia 20 de abril, quando nova Assembleia vai traçar estratégias em busca de melhores condições de trabalho aos servidores. Existe a possibilidade da categoria, representada pelo Sindicato dos Servidores do MPRS (SIMPE-RS), aprovar greve geral na próxima Assembleia.

Compartihe:

Elissandro Spohr, o Kiko, sócio da boate Kiss.
Reprodução TV Record.
Com exclusividade, o sócio da boate Kiss, Elissandro Spohr, fala pela primeira vez na TV sobre a tragédia que matou 242 pessoas em janeiro de 2013, em Santa Maria. A entrevista completa vai ao ar a partir das 22h15min desta quarta-feira, 30, no Programa do Gugu na TV Record.

Compartihe:


Vende-se uma Chácara com 6 hectares muito bem localizada na Cerca de Pedras, ao lado da BR 287, em Santiago. A propriedade possui água de poço artesiano, luz, sanga com água boa, lavouras de cana e braquiária e nove cabeças de gado que podem ser adquiridas no negócio. Interessados podem ligar para os telefones (55) 8145-7484 ou 9965-7645.

Compartihe:


O médico Leonardo Machado tem formação em Oftalmologia no Banco de Olhos de Porto Alegre. É especializado cirurgia do segmento anterior (córnea, catarata e conjuntiva), estrabismo e lentes de contato. Frequentemente, ele dá dicas para a saúde dos olhos através do Blog Rafael Nemitz. Confira, na publicação de hoje, informações importantes sobre a visão dos bebês:

1º mês
O bebê praticamente não distingue cores e percebe pouco os contrastes. Mesmo de alguém muito próximo, só vê o vulto. Sua percepção depende bastante dos contrastes. A proximidade do bebê e a claridade do ambiente facilitam bastante sua percepção. As lágrimas só aparecem a partir da 3ª semana de vida, quando as glândulas lacrimais já amadureceram.

2º mês
Embora continue vendo apenas vultos, o bebê distingue melhor contornos e cores. Também associa visão e ruídos. Por isso, um chocalho lhe desperta a atenção. O ideal é apostar em brinquedos de cores altamente contrastantes (vermelho e branco, preto e branco). O contato com a luz também é importante. É que, ao chegar à retina, a luz ativa a camada de células fotorreceptoras, das quais se originam as ondas elétricas que chegam ao cérebro onde são transformadas em imagens ou sensações visuais. Então, nada de deixar o bebê o dia inteiro na penumbra. Mas também não o exponha a luminosidades intensas, que ofuscam sua vista. A claridade natural do ambiente já é o suficiente para proporcionar o estímulo necessário.

3º mês
Há um progresso notável. Seu bebê já distingue melhor as cores, tem uma capacidade de focalização maior e até já consegue estabelecer um contato olho a olho com a mamãe. Por uns poucos instantes, é capaz até mesmo de seguir com o olhar um objeto em movimento.

4º mês
A partir desta idade, os olhos da criança já estão alinhados – é quando acaba a descoordenação motora dos olhos, responsável por períodos de estrabismo no bebê. Esse alinhamento é o que permite enxergar imagens com tridimensionalidade. Mas, só por volta do segundo ano, a capacidade de captar imagens em 3 dimensões atinge a plenitude. Com uma boa percepção de cores, a criança já demonstra interesse por objetos de tons fortes, como o vermelho, amarelo e azul.

6º mês
A evolução é notável. O bebê já dispõe de uma visão praticamente igual à do adulto. Percebe todas as cores, nuanças e contrastes, vê com profundidade, mas ainda lhe falta focalizar melhor. Por isso, nem sempre a imagem tem boa nitidez. A partir de agora, a estimulação depende de oferecer brinquedos com diferentes formatos e cores. É esperado que o bebê tente alcançar com as mãos objetos que estejam em seu campo visual.

8º mês
É quando a cor dos olhos do bebê finalmente se define. Até esta idade, as células de pigmentação da íris tendem a escurecer. E nos primeiros dias de vida, os olhos do bebê costumam “puxar” para um tom de cinza ou azulado.

1 ano
A visão do bebê já lhe garante praticamente a mesma percepção do adulto, mas ainda falta a nitidez nas imagens. Chamada de acuidade visual, a capacidade de ver detalhes, como objetos menores ao longe, só é plenamente alcançada entre 5 e 6 anos. Este é o período necessário para a plena maturação das células visuais e da parte do cérebro responsável por receber e processar as imagens. Por isso, nem sempre seu filho é capaz de ver cenas que você mostra.


Fonte: Meu bebê

Leonardo Machado, que é de Santiago, atende no Centro de Atenção Integrada à Saúde (CAIS), na Avenida Getúlio Vargas, 2393. Agendamentos de consultas podem ser feitos direto no CAIS ou pelos telefones (55) 3251-0457 ou 3251-2054. O médico atende a alguns convênios e particular.

Nessa semana, Leonardo atende em Santiago até o meio-dia desta quinta-feira, 31. Depois, atenderá nos dias 11, 12, 18 e 19 de Abril.

Compartihe:


Os servidores do Ministério Público do Rio Grande do Sul paralisam as atividades em todo o Estado durante o turno da tarde nesta quarta-feira, dia 30. A mobilização, que inicia a partir das 13 horas, foi uma decisão da assembleia geral realizada dia 18 de março, ocasião em que também foi decretado o estado de greve. As paralisações acontecerão todas as quartas até o dia 20 de abril, quando uma nova assembleia geral será realizada com indicativo de greve.

Em Porto Alegre, a concentração será às 14 horas, em frente ao prédio do MPRS na Rua Santana, 440. No interior, os trabalhadores se reunião em frente às Promotorias de Justiça.

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores do MPRS (SIMPE-RS), Alberto Ledur, o movimento objetiva sensibilizar a administração do órgão a atender a pauta de reivindicações da categoria. “Desde que esta administração assumiu, em junho de 2015, estamos tentando o diálogo para tratar de uma série de questões importantes para os servidores, mas o MPRS tem sucessivamente negado todos os itens reivindicados”, diz Ledur.

Entre os itens que estão sendo reivindicados pelos trabalhadores estão o auxílio-refeição, a jornada de trabalho, o fim dos plantões e, principalmente, a relação com a administração.

Com informações da assessoria de imprensa do Sindicato dos Servidores do MP.

Compartihe:


ABACAXI CAIANO 2,75 UN
BANANA PRATA 2,29 KG
CAQUI PRETO 2,99 KG
BERGAMOTA S/ SEMENTE 2,99 KG
TOMATE L. VIDA 1,89 KG
CEBOLA ARGENTINA 1,89 KG
AIPIM C/ CASCA 1,79 KG
PEPINO SALADA 2,49 KG
CENOURA 2,99 KG
BETERRABA 2,99 KG
CARVÃO RH 5,49 SC


A Cia das Frutas tem três lojas em Santiago, que abrem aos domingos pela manhã. A Matriz fica na Pinheiro Machado, no Centro, ao lado do Banco do Brasil. A filial 1 fica na Vila Nova e a filial 2 fica na Bento Gonçalves em frente ao Restaurante Casa Velha.

Compartihe:


A cadelinha da foto está desaparecida há quase duas semanas. Ela é de estimação do professor "Carlão", conhecidíssimo em nossa cidade. Quem devolvê-la, será gratificado. Contatos pelo telefone 8148-1181 ou na Rua Flores da Cunha, 1422.

Compartihe:


Os leitores sempre tem espaço garantido no Blog Rafael Nemitz e como a pauta em Santiago tem sido as constantes interrupções no abastecimento de água, por motivos diversos, o leitor José Cândido enviou, em meu Twitter, a seguinte sugestão:

"@RNemitz Sou a favor de um 'PANELAÇO' na frente da CORSAN, na sexta-feira, dia 1º de Abril, afinal é o "nosso", o Dia dos Bobos!!"

A sugestão está dada. Se a comunidade for às ruas, a imprensa vai junto.

Compartihe:


No dia 22 de março, a Prefeitura de Santiago encaminhou à Corsan mais uma notificação devido as constantes interrupções de água na cidade e por descumprimento contratual.  A Companhia, contratada pelo Município para prestar abastecimento de água à população, tem deixado a desejar, não somente com os recentes episódios de falta de água mas também devido ao atraso no cronograma de obras previstas, além da falta de manutenção toda vez que é aberto um buraco nas ruas para consertos da rede adutora.

Diante desse cenário, a Prefeitura já multou a Corsan em R$ 216 mil. A primeira multa, no valor de R$ 144 mil, é por descumprimento contratual e a segunda, de R$ 72 mil, pelas interrupções de água que causam transtornos à população. A cobrança das multas está tramitando na Justiça.

Compartihe:


Duas novas quedas de energia elétrica na Barragem de Santiago, que afetaram o bombeamento de água até a Estação de Tratamento por aproximadamente 40 minutos, desabasteceram novamente a cidade nesta terça-feira, 29. De noite, bairros da parte alta da cidade, onde ficam os reservatórios elevados, seguiam com desabastecimento. Se 60% da capacidade desses reservatórios não estiver com água, não há pressão suficiente para atingir os pontos mais altos ou distantes da cidade. Apenas de madrugada, quando diminui o consumo, o abastecimento pode normalizar, caso não ocorra nenhum imprevisto.

Algumas ações já foram planejadas pela Corsan de Santiago para corrigir esse problema, porém para que sejam tomadas providências é necessário aval da Superintendência em Rosário do Sul.

Compartihe:


- uma vaga de doméstica, para morar no trabalho;

- uma vaga de costureira, com experiência em costura em tecidos;

- uma vaga de motociclista, que possua moto, para trabalhar com tele-entrega e moto-táxi;

A FGTAS/SINE/Casa do Artesão atende aos interessados nestas vagas na Rua Bento Gonçalves, 2165, salas 03 e 04, das 08h às 12h e das 13h30min às 17h.

Compartihe:

Previsto para acontecer nesta quarta-feira, 30, o encontro "CLT e Processos Trabalhistas" será realizado em nova data: dia 06 de abril, às 19 horas, no Centro Empresarial de Santiago (CES).

Na oportunidade, o empresário Ricardo Damian (foto ao lado), diretor de comércio do CES, coordenará o encontro que tem o objetivo de discutir os processos trabalhistas mais recorrentes e proporcionar uma troca de informações sobre prevenção e cuidados necessários para evitar esse problema nas empresas.

O evento é aberto aos sócios do CES. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo telefone 3249.9100 ou direto na entidade, com Naíse.

Foto: Facebook.

Compartihe:


O Blog Rafael Nemitz foi procurado na manhã de hoje pelo pai de PAULO RENATO DE OLIVEIRA RODRIGUES, de 33 anos. O rapaz, apenado do regime semi-aberto do Presídio Estadual de Santiago, está desaparecido desde a tarde de ontem, por volta das 15h30min. Segundo seu pai, o rapaz que trabalha durante o dia, chegou mais cedo em casa aparentando não estar bem de saúde. O pai mencionou que o filho estaria apresentando sintomas de depressão. Logo após chegar em casa, Paulo Renato teria saído para comprar medicamentos e não retornou.

A família está a sua procura. Qualquer informação sobre seu paradeiro pode ser repassada para os telefones 9714-2401 ou 3251-1973.

O pai de Paulo Renato de Oliveira Rodrigues, apesar de saber que diante do desaparecimento o rapaz é considerado foragido da Polícia, teme que o filho esteja com problemas de saúde e por isso buscou ajuda para tentar localizá-lo. O apenado estava detido desde 2012, quando foi preso na Operação Missões.

Compartihe:


A poesia deixou um capítulo em branco na cidade de Santiago nesta segunda-feira. A professora e poetisa Therezinha Lucas Tusi, com incontáveis obras publicadas, faleceu na tarde de ontem aos 85 anos. Natural de Alegrete, constituiu família, trabalhava e morava em Santiago há muitos anos, onde tornou-se um dos grandes nomes da literatura municipal. A professora deixou filhos, netos e diversos amigos e admiradores que, nas redes sociais, expressaram a tristeza pela perda que deixa a cidade em Luto.

O velório está ocorrendo na Capela Andres e o sepultamento será às 10h30min no Cemitério Municipal de Santiago.

Aos familiares, os mais sinceros sentimentos de pesar em nome do Blog Rafael Nemitz e da Rádio ITU AM.

Compartihe:

Canil com matrizes de três raças para venda em Santiago Postado segunda-feira, 28 de março de 2016 ás 19:50

Por motivo de mudança de cidade, os proprietários do Canil Parceria, em Santiago, estão vendendo 24 matrizes das raças Shih Tzu, York Shire e Maltês. Todos com Pedigree. A intenção é vender todos os cães disponíveis para um único proprietário, pelo valor de R$ 25 mil. Quem preferir, pode comprar a família completa. Cada integrante, custa em torno de R$ 1.000,00.

Interessados podem entrar em contato pelos telefones (55) 3251-1336, 9622-7927 ou 9614-6602.

Confira algumas fotos das matrizes disponíveis:




Compartihe:


Agentes da Polícia Civil de São Vicente do Sul, coordenados pela Delegada Débora Durlo Poltosi, cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em residências da área urbana do município nesta segunda-feira, 28, com o objetivo de localizar objetos furtados. Na ação, que contou com a participação de policiais civis de São Vicente do Sul e de Santiago, foram apreendidos vários produtos, alguns já identificados pelas vítimas de furto arrombamento e outros que foram recolhidos para verificação de procedência. 

Entre os objetos apreendidos, havia três armas de  pressão modificadas para funcionar como arma de fogo, calibre 22, e munições de mesmo calibre. Um homem de 22 anos, morador do bairro Lauro Prestes, foi preso em flagrante por receptação e posse irregular de arma de fogo. O jovem, que não teve seu nome divulgado, ficará a disposição da Justiça no Presídio Estadual de São Vicente do Sul.

A operação desta segunda-feira é resultado de um mês de investigação de casos de furto arrombamento registrados no município.

Foto: Divulgação/Polícia Civil.

Compartihe:

Válido para modelos novos com medidas na Carga a partir do 750x16 e ou 215/75R17,5 e Agrícolas conforme tabela de conversão da Pirelli.

Compartihe:


Durante os 04 dias da operação Semana Santa, que teve início na quinta-feira, 24, com encerramento a meia-noite deste domingo, 27, a Polícia Rodoviária Federal intensificou a fiscalização na região de Santiago e São Borja, com ênfase no excesso de velocidade e ultrapassagem em local proibido.

Desde quinta-feira, a PRF abordou e fiscalizou 320 veículos e 336 pessoas, sendo que deste total, 48 condutores realizaram teste de bafômetro em horários pré-determinados. Da fiscalização, resultaram 26 autuações por excesso de velocidade, sendo 18 no trecho compreendido entre Santiago e Jaguari. Foram efetuadas outras 31 autuações de trânsito, sendo 02 por ultrapassagem em local proibido na região de Santiago.

Também na região de Santiago, foram retirados 07 animais da rodovia e efetuadas duas orientações de trânsito para desbloqueio da BR 287 para retirada de árvores que caíram devido a força do vento. Foram atendidos 04 acidentes de trânsito, sendo 02 destes com 04 pessoas feridas, com especial atenção a um ciclista que foi atropelado por uma carreta no trecho urbano de Santiago e encaminhado em estado grave ao hospital da cidade.

Apesar da chuva ter atrapalhado o serviço de fiscalização preventiva e ter causado alguns transtornos como a queda de árvores e acidentes de trânsito por aquaplanagem, a PRF considerou tranquilo o período do feriado, já que, felizmente, não ocorreu nenhuma morte no trânsito.

De qualquer forma, a PRF adverte que, principalmente durante chuva, os motoristas devem sempre trafegar com atenção redobrada, mantendo seu veículo com a manutenção em dia, principalmente dos pneus, além de evitar o excesso de velocidade e as ultrapassagens indevidas em qualquer circunstância.

Compartihe:


O médico Leonardo Machado tem formação em Oftalmologia no Banco de Olhos de Porto Alegre. É especializado em cirurgia do segmento anterior (córnea, catarata e conjuntiva), estrabismo e lentes de contato. O profissional atenderá em Santiago nesta terça-feira, quarta e quinta, dias 29, 30 e 31 de março.

Leonardo Machado atende no Centro de Atenção Integrada à Saúde (CAIS), na Avenida Getúlio Vargas, 2393. Agendamentos de consultas podem ser feitos direto no CAIS ou pelos telefones (55) 3251-0457 ou 3251-2054. O médico atende a alguns convênios e particular.

Compartihe:


O CFC Direção Segura, na Barão do Ladário, Centro de Santiago, comunica que seu telefone principal - 3251.4004 - está mudo desde a última terça-feira. A empresa disponibiliza uma segunda linha telefônica para os clientes, que podem entrar em contato pelo 3251-4257.

Compartihe:


A cidade de Santiago continua sem água, desde ontem, ao meio-dia, quando uma queda de energia elétrica promoveu a queima de um equipamento na Barragem que abastece o município. Houve um dano também em equipamento na Estação de Tratamento de Água na Vila Nova.

Segundo o gerente local da Corsan, Joel Jung Bonfim, em entrevista a este radialista/blogueiro na Rádio ITU AM, o abastecimento deve normalizar em toda cidade somente de noite. Até a madrugada, os clientes devem estar com a água em suas torneiras. 

Perguntei ao Joel, porque a Corsan, com o faturamento que possui, não coloca um gerador na Barragem. A resposta foi objetiva: "Dinheiro tem, mas não depende de mim. A direção estadual da Corsan tem que liberar a compra do equipamento".

Já o prefeito Júlio Ruivo disse, mais cedo, também na Rádio ITU, que a Prefeitura, responsável pela contratação da Corsan para prestar o serviço de abastecimento de água em Santiago, é constantemente notificada e até multada pela Prefeitura devido aos frequentes problemas que afetam os consumidores. A cobrança das multas já está tramitando, inclusive, no Poder Judiciário.

Compartihe:

O domingo de Páscoa foi especial no Presídio Estadual de Santiago. Filhos de apenados foram recepcionados para um dia diferente, com muito chocolate e diversão. Os ovos de páscoa foram confeccionados pelas detentas e a pintura no rosto das crianças foi feita por jovens do Rotaracty. A ideia partiu das mães que cumprem pena na instituição prisional com apoio da Direção e Equipe Técnica do Presídio.

A atividade acontece pelo terceiro ano consecutivo, sendo que o chocolate e todo o material utilizado para confecção dos ovos de páscoa é fruto de doações.


Compartihe:


BANANA PRATA 2,29 KG
MAÇÃ GALA 2,99 KG
LARANJA SUCO 1,69 KG
CEBOLA ARGENTINA 2,29 KG
AIPIM C/ CASCA 1,79 KG
PIMENTÃO VERDE 2,99 KG
BATATA DOCE ABÓBORA 1,59 KG
REPOLHO VERDE 2,29 KG
MORANGA KABOTIA 1,79 KG

A Cia das Frutas tem três lojas em Santiago, que abrem aos domingos pela manhã. A Matriz fica na Pinheiro Machado, no Centro, ao lado do Banco do Brasil. A filial 1 fica na Vila Nova e a filial 2 fica na Bento Gonçalves em frente ao Restaurante Casa Velha.

Compartihe:


Na tarde de sexta-feira, 25, no quilômetro 523 da BR 287, em São Borja, a Polícia Rodoviária Federal atendeu um acidente de trânsito com lesões envolvendo um veículo Focus de Santa Maria. No carro, viajavam três pessoas: o condutor de 29 anos, a esposa dele de 33 anos e a filha do casal de 3 anos.

A família deslocava-se de Santa Maria para visitar familiares em São Borja, quando, já no final da viagem, o condutor perdeu o controle do veículo após sofrer uma aquaplanagem. Chovia muito no momento do acidente.

Pai, mãe e filha foram foram socorridos pela PRF, Corpo de Bombeiros e SAMU, com lesões leves, sendo encaminhados ao Hospital Ivan Goulart onde permaneceram em observação. O veículo foi removido pela seguradora.

Foto: PRF

Compartihe:

Um grave acidente de trânsito na ERS 168 em São Luiz Gonzaga, por volta das 20 horas deste domingo de Páscoa, deixou duas pessoas mortas e quatro feridas. As vítimas fatais são Adelaide Daros Sarturi e Maria Cecília Sarturi Gerardi, respectivamente mãe e filha, que viajavam em um Ford Fiesta com placas de São Luiz Gonzaga. Também se envolveram no acidente, uma S10 também de São Luiz Gonzaga e uma Saveiro de São Borja.

Todos os envolvidos foram encaminhados para atendimento médico no Hospital de São Luiz Gonzaga, onde confirmou-se o óbito das duas mulheres. No Fiesta, estavam mais duas pessoas e nas caminhonetes apenas os motoristas.

O Fiesta e a Saveiro teriam colidido frontalmente durante aquaplanagem de um dos carros. A S10, em ato contínuo, também atingiu um dos veículos e saiu da pista. A Polícia Civil de São Luiz Gonzaga vai investigar as circunstâncias do acidente.




Com fotos e informações do Guia São Luiz.

Compartihe:

Advogado José Amélio Ucha Ribeiro Filho atua no caso.
Foto: Rafael Nemitz.
O Juizado Especial da Fazenda Pública da Comarca de Santiago, condenou o Município a pagar indenização de danos morais para uma idosa em virtude dos abalos causados por uma queda após a autora da ação tropeçar em um buraco na calçada.

No dia 18 de dezembro de 2014, ao caminhar pela Rua Pinheiro Machado, a senhora Francisca Ferreira Bitencourt caiu em um buraco que estava aberto na calçada, perto do prédio da agência do Sine, batendo fortemente o rosto e o crânio no chão, desmaiando instantaneamente.

Segundo o advogado José Amélio Ucha Ribeiro Filho, a senhora Francisca passou "por forte abalo psicológico em vista das lesões e dores resultantes da queda, além do sério risco de morte". O Advogado atribuiu ao Município de Santiago a responsabilidade sobre o ocorrido, afirmando que os danos por ela suportados foram ocasionados em virtude da omissão do ente municipal.

O Município, por sua vez, alegou não ter responsabilidade civil perante o ocorrido, eis que o buraco em que a idosa teria caído se encontrava em uma calçada de edificação particular e, assim, era responsabilidade do proprietário conservar a mesma.

Já Ribeiro Filho apontou que "o Município é o responsável em manter, conservar e fiscalizar as ruas, calçadas, estradas e obras, com o objetivo de proporcionar condições de segurança e preservação da integridade física da população".

Em sentença, a magistrada Ana Paula Nichel Santos destacou que é “inegável e inafastável a responsabilidade do município minimamente na fiscalização das condições das vias e dos passeios públicos, de modo a garantir a segurança e incolumidade daqueles que trafegam pelas ruas e calçadas da cidade, sob pena de responder pelos danos causados aos transeuntes”. Ainda, segundo a decisão da juíza, “o município negligenciou em não fiscalizar o passeio público, localizado no centro da cidade, local de grande movimentação de pessoas”.

A magistrada condenou o Município de Santiago a pagar R$ 5 mil para a idosa, como indenização de danos morais, valor que deverá ser corrigido monetariamente pelo IGP-M a partir da data da sentença até o efetivo pagamento e acrescido de juros de mora de 1% ao mês a contar da citação.

O departamento jurídico da Prefeitura de Santiago pode recorrer da decisão.

Com informações do TJ/RS.

Compartihe:


Um apartamento foi arrombado na sexta-feira, 25, na Rua João Moreira, em frente a Secretaria Municipal da Saúde de São Francisco de Assis. Foram furtados do local, uma TV Philips 40 polegadas, duas câmeras profissionais Canon, um computador com laterais em vidro, um notebook Semp Toshiba, um Netbook Acer, um HD externo, além de outros objetos pessoais e de trabalho.

Qualquer pessoa que tenha informação sobre o furto ou tentativa de repasse desses produtos para terceiros, pode entrar em contato com Pablo Jacques pelo telefone (55) 9647-7409 ou com a Polícia Civil.

Os proprietários dos produtos furtados contam com a ajuda da comunidade para recuperar os objetos. Quem repassar informações, não precisa se identificar.

Compartihe:


Por volta das 15 horas deste domingo, 27, a Polícia Rodoviária Federal foi acionada para atender um acidente de trânsito com saída de pista na BR 285, quilômetro 670, entre o Posto Cavalhada e a Unidade Operacional da PRF São Borja. O acidente envolveu uma Ford Ranger de Tiradentes do Sul que seguia na direção São Borja/São Luiz Gonzaga.

O condutor de 35 anos perdeu o controle do veículo após um dos pneus estourar devido a existência de buracos na rodovia. O carro saiu da pista, bateu em uma árvore e caiu em um barranco. O condutor e os passageiros, duas senhoras de 55 e 38 anos, e um menino de 4 anos, não se feriram.

O veículo foi removido por guincho particular. Os ocupantes foram encaminhados pela PRF até a Estação Rodoviária de São Borja para prosseguirem viagem até sua cidade, Três Passos, no norte do Estado.

Foto: PRF.

Compartihe:


O feriadão de Páscoa terminou da pior maneira possível para um significativo número de santiaguenses que, novamente, ficaram sem água em suas casas. A tão preciosa água, que faltou por até 8 dias na semana passada em Santiago, sumiu das torneiras no início da tarde e até as 21 horas ainda não havia retornado. O problema, dessa vez, foi uma falta de energia elétrica na Barragem. 

Nas redes sociais, o desabastecimento foi o assunto do dia. Confira os comentários de alguns santiaguenses:

"A semana passada quase toda sem água. Saí quinta para aproveitar o feriado. Chego hoje de noite e vou fazer o básico que é tomar um copo de água. Mas cadê a água? O que está acontecendo?" (Oraides Floriano Maciel).

"Será que com todos os investimentos feitos, a Corsan não poderia colocar um gerador lá na barragem? Tá difícil a vida em Santiago sem água." (Douglas Bochi).

"Novamente ficamos sem água aqui no Bairro João Goulart. Não bastasse passar 6 dias sem água na semana passada, agora, no domingo de páscoa, recebemos um presente surpresa da Corsan, que mais uma vez demonstra a sua incompetência na gestão do fornecimento de água em Santiago." (Ciro Machado).

"A água será normalizada nas próximas horas, porém, contudo, todavia entretanto, essa falta de água vai gerar bolhas, que vai prejudicar o abastecimento até terça feira, terça o abastecimento realmente será normalizado, mas na quinta feira vai acontecer um imprevisto na repimboca da parafuseta que afetará novamente o abastecimento! #piada" (Patrícia Pinheiro)

"Semana da água, sem água da CORSAN neste domingo, domingo de Páscoa, final da tarde. Essa constante falta de água ou problemas de abastecimento está que nem a política brasileira, nada de confiança." (Aldacir José Callegaro)

Compartihe:


Páscoa
Momento de reflexão,
De encontro, de união
Do sagrado, da tradição,
De tudo aquilo que
mais importa na vida,
a nossa espiritualidade.

Boa Páscoa!
Que o Coelhinho traga muitas alegrias.

Compartihe:


Lanches saborosos e a poucos cliques de você, nas cidades de Santiago, Jaguari e São Vicente do Sul. Basta acessar o site www.deliverypedidos.com.br no seu celular, tablet ou computador, selecionar sua cidade, fazer um rápido cadastro e escolher um dos estabelecimentos parceiros. Depois, só pedir seu lanche e aguardar o sistema te avisar quando estiver pronto. É rápido, fácil e seguro!

A equipe Deliery Pedidos deseja a todos os clientes e leitores do Blog, uma Feliz Páscoa!

Compartihe:



Na noite deste sábado, 26, a Polícia Rodoviária Federal atendeu um acidente envolvendo uma carreta e um ciclista que foi atropelado enquanto trafegava no trecho urbano de Santiago. O acidente aconteceu no quilômetro 399 da rodovia.

De acordo com a PRF, uma carreta com caminhão-trator, que transportava Soja de Capão do Cipó para o porto de Rio Grande e era conduzida por um homem de 53 anos, atingiu o ciclista nas proximidades da Viação Centro Oeste. A chuva não permitiu aos policiais identificar exatamente o local exato do impacto.

O ciclista, identificado como Odilon de Sá Fonseca, de 49 anos, foi socorrido pelos Bombeiros e encaminhado ao Hospital de Caridade de Santiago com lesões graves. Os veículos foram removidos ao depósito do DETRAN onde ficarão à disposição da perícia. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Santiago. A Polícia Civil vai apurar as circunstâncias do acidente.

Fotos: Divulgação/PRF.

Compartihe:

Leitores no Site

O Blog no Facebook

Entre em contato com o Blog

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguir por email

Previsão do Tempo para Santiago

Vereador Eleito - Gestão 2017-2020

Vereador Eleito - Gestão 2017-2020

Rafael Nemitz Eventos

Rafael Nemitz Eventos

O Blog Recomenda: Ford Superauto de Santiago

O Blog Recomenda: Ford Superauto de Santiago

Contabilidade de Qualidade!

Contabilidade de Qualidade!

Advocacia Bianca Piveta/Santiago-RS

Advocacia Bianca Piveta/Santiago-RS

Estúdio Express Fotografia

Estúdio Express Fotografia

Central do Transporte Escolar

Médico Rafael Cruz - Clínico Geral!

Médico Rafael Cruz - Clínico Geral!

Equipacar é nome de confiança em Santiago

Equipacar é nome de confiança em Santiago

Brinquedos para Festas Infantis

Brinquedos para Festas Infantis

Fasp Art Alimentos, Buffet e Decoração

Fasp Art Alimentos, Buffet e Decoração

Tele-entrega e Moto-táxi em Santiago

Tele-entrega e Moto-táxi em Santiago
Presta serviços ao Blog. Recomendo!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Madalosso Gás e Água

Grupo Batista

Grupo Batista
Compartilhando ideias. Conectando soluções.

Lopes Segurança e Prestação de Serviços

Lopes Segurança e Prestação de Serviços

O Blog Recomenda: Center Cópias

O Blog Recomenda: Center Cópias

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

SANTIAGONET agora é 100% Fibra Ótica

SANTIAGONET agora é 100% Fibra Ótica

KL Copos Personalizados em Santiago!

KL Copos Personalizados em Santiago!

Oftalmologista Leonardo Machado

Oftalmologista Leonardo Machado

Farmácia Agafarma em Santiago!

Farmácia Agafarma em Santiago!

Clínica de Odontologia

Um cardápio diferente em Santiago!

Um cardápio diferente em Santiago!

Agri Doce Restaurante e Grill

Agri Doce Restaurante e Grill

Pague menos no seu lanche com Delivery In Box

Pague menos no seu lanche com Delivery In Box
CLIQUE NA IMAGEM PARA IR ATÉ O SITE

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Mestre Mania Viandas!

Mestre Mania Viandas!

Xis Mania: Sabores salgados e doces!

Xis Mania: Sabores salgados e doces!

Deon Autolocadora: Carros novos para aluguel

Deon Autolocadora: Carros novos para aluguel

Fruteira Cia das Frutas!

Fruteira Cia das Frutas!
Pinheiro Machado abaixo do Banco do Brasil

Advocacia de Qualidade!

Advocacia de Qualidade!

Gráfica Universo em Santiago!

Gráfica Universo em Santiago!

O Blog Recomenda!

O Blog Recomenda!
Atende toda região!

Odontologia: Ela cuida do meu sorriso!

Odontologia: Ela cuida do meu sorriso!

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias

Todas as postagens do Blog