CHEGA DE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Diante de tantos acontecimentos nos últimos dias envolvendo a questão de “violência contra a mulher”, fica difícil fugirmos de tratarmos sobre isso aqui. Precisamos ir Ao Ponto e falarmos com franqueza sobre esse tema polêmico, porém necessário.

O famoso Reality Show da Rede Globo foi o último fato que levantou muitos comentários, opiniões e contrapontos nas redes sociais. Mas ainda somo com a polêmica do cantor sertanejo Vitor que virou réu em um processo que apura suspeita de agressão em sua esposa, também com o caso que envolve o ator José Mayer, que foi acusado pela figurinista assistente da Globo de ter tocado as partes íntimas da moça sem o seu consentimento, e ainda com a notícia divulgada onde o acusado de agressão a companheira foi o Senador Lasier Martins.

A sociedade identifica a gravidade da violência apenas quando ela é praticada de modo ostensivo ou chocante. Infelizmente precisou que pessoas públicas agissem errado, para nos alertarmos e tratarmos com seriedade sobre esses casos que são tão comuns no dia-a-dia das mulheres brasileiras. Precisamos sim, nos apropriar desses desastrosos momentos para debater o tema.

A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) é a principal legislação brasileira para enfrentar a violência contra a mulher. A norma é reconhecida pela ONU como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência de gênero. Porém temos uma legislação que nos defende, mas que por si só, não basta para diminuirmos o número alarmante de casos de violência contra a mulher. De acordo com o Balanço do Ligue 180, que é a Central de Atendimento à Mulher, 179 casos são registrados por dia, 1 estupro ocorre a cada 11 minutos, e 5 espancamentos são registrados a cada 2 minutos.

Esses números apenas confirmam o quanto precisamos falar sobre isso, mesmo com leis e órgãos específicos para tratar de casos contra as mulheres, a violência no Brasil continua com índices assustadores, e atingem mulheres independente de classe social, raça, cultura, nível educacional ou idade.

Outro fator que vale destacar é que não existe somente a violência física, há outros constrangimentos que se enquadram em “agressão contra as mulheres”, como os fatores psicológicos, que tem consequências tão graves como sequelas visíveis por um hematoma. A agressão psicológica traz problemas graves a saúde mental, originando depressão, ansiedade, disfunção sexual e problemas com autoestima.

A Lei Maria da Penha classifica ainda os tipos de abuso contra a mulher em outras categorias: violência patrimonial, violência sexual, violência física, violência moral e violência psicológica. O assunto é muito abrangente, é impossível em apenas este espaço conseguirmos tratar sobre tudo o que é realmente necessário, mas diante de tanta informação importante afirmo que nós, mulheres, precisamos nos valorizar mais.

Parte considerável das mulheres não denuncia os crimes por terem receio; um injusto sentimento de vergonha as inibe e oprime, deixando que aceitem para si próprias uma culpa da qual não têm nenhuma responsabilidade. Denunciar a violência é fundamental para a responsabilização de seus autores. A ausência da denúncia favorece a perpetuação e a repetição da violência contra a mulher.

Portanto, falo agora diretamente para você MULHER, se empodere, se valorize e jamais admita que alguém a subestime, humilhe, agrida, assedie, grite, coaja, insulte, controle, ameace, persiga, bata, rotule e te desrespeite. Você é o que você quiser, veste o que você gostar, anda por onde preferir e faz o que lhe agrada.

Diga não à violência. Diga sim a sua dignidade.

#MexeuComUmaMexeuComTodas #ChegaDeAssédio #SeEmpodere #SeValorize #Denuncie

Naryel Barcelos é jornalista e radialista, proprietária e diretora do Jornal Fronteira Missões e da Rádio 89.1 FM, de Santo Antônio das Missões. Com destacada atuação na imprensa regional, a mãe da Manoela e do Inácio é a mais nova colunista do Blog Rafael Nemitz.

One Response so far.

  1. Guilherme says:

    Tem o caso do senador Lasier Martins que bateu de cinto na mulher!É uma vergonha!

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias