As chuvas desses últimos dias foram assunto entre todas as rodas de conversas, de mate, inclusive motivos de muitas publicações nas redes sociais e de divulgação de notícias nos veículos de comunicação. Tantos milímetros de chuva concentrados em poucos dias acabam causando estragos em propriedades, atrasam obras, dificultam plantios entre outros danos que todos sabemos. Porém, hoje venho falar sobre uma situação que realmente me preocupa. Falo do município de Garruchos, que beira o Rio Uruguai e que tem como acesso uma estrada de mais de 60km de chão em péssimas condições.

O município fronteiriço passa por dificuldades em diversas áreas, mas a falta de uma estrada que possibilite um acesso digno é o maior problema. Garruchos já esteve presente nos mais diversos protestos, implorando por um acesso asfáltico que deixe a cidade um pouco mais próxima do resto do Estado.

Acredito que pelo fato de estar localizada no interior das Missões e por possuir poucos habitantes/eleitores, os nossos políticos não dão a atenção necessária para este pedacinho do Rio Grande, tratando o povo garruchense com desrespeito e falta de consideração.

Garruchos é o município que possui o mais extenso acesso em estrada de chão do Rio Grande do Sul. Por conta desse dado, o asfaltamento da ERS-176 é uma promessa antiga, mas nunca saiu do papel. A falta de melhores condições na estrada dificulta deslocamento de entrada e saída de veículos do município, dificulta o recebimento e escoamento de grãos, acaba fazendo com que investidores desistam de abrir novos negócios na cidade por conta da dificuldade de acesso. A precariedade da estrada reflete diretamente no crescimento do êxodo rural, pois impacta negativamente na economia local.

Em tempos secos, os municípios de Santo Antônio das Missões e Garruchos tentam manter a estrada fazendo manutenções. Mas em tempos chuvosos como estamos vivenciando nesses dias, as máquinas das prefeituras ficam impossibilitadas de trabalhar, caminhões carregados de grãos e animais acabam quebrando ou atolando no meio do percurso, estudantes não conseguem frequentar escolas e faculdades, pois os ônibus não cruzam por muitos pontos da estrada, lembrando também que por vezes o município fica ilhado, pois os arroios “atacam” pontes e partes da estrada, por falta de condições de tráfego as empresas que distribuem itens básicos aos mercados não se arriscam a ir até o município, veículos da Saúde garruchense não consegue levar pessoas doentes para os Hospitais das cidades mais próximas. Nada vai e nada vem!

Atualmente por conta dos grandes índices pluviométricos o Prefeito municipal, João Carlos Scotto tem tentado decretar Situação de Emergência no município, porém por conta da grande burocracia que envolve cada decreto desses, acaba mais uma vez Garruchos ficando esquecido. Em conversa com o administrador do executivo, ele afirmou que o município se encontra em emergência há anos, pois tudo o que é solicitado ao governo é negado ou conseguido com muita dificuldade.

Gostaria que nossos nobres deputados fossem visitar Garruchos de carro ou na carona de um caminhão que passa por dificuldades toda a vez que acessa a ERS-176. Adoraria saber se nosso Governador se arriscaria a utilizar mais de 60km de estrada de chão em seus carros para conseguir acessar um município, visitar uma pessoa querida ou transportar alimentos, medicamentos para uma comunidade toda.

Pergunto então, onde Garruchos tem errado? Qual a culpa desse povo para ser tratado com tanta indiferença? Se é o acesso em terra mais extenso do estado inteiro, porque não é olhado com um pouco mais de atenção?

Me indigno por conhecer e gostar da cidade, me entristeço por ser um município querido e cheio de belezas naturais que poderiam ser exploradas por todos, me decepciono ao ter que falar nesse assunto com tanta rigidez por conhecer pessoas que moram no município e que passam todos os meses por dificuldades com algo que deveria ser visto como prioridade, afinal, o “Direito de ir e vir” é assegurado na Constituição Federal Brasileira. Uma pena que a cidade de Garruchos tem esse direito prejudicado, pois “ir e vir” no precário acesso à Garruchos hoje em dia é algo extremamente complicado.

Naryel Barcelos é jornalista e radialista, proprietária e diretora do Jornal Fronteira Missões e da Rádio 89.1 FM, de Santo Antônio das Missões.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias