Coluna de Naryel Barcelos: Maternidade Real! Postado domingo, 14 de maio de 2017 ás 18:45


Maternidade Real

Falar sobre ser mãe é algo que me encanta tanto, que nem sei se conseguirei escrever dentro das poucas linhas que essa coluna me possibilita. A maternidade é mágica. Erra quem diz que quem nasce é o bebê. O bebê nasce, mas com ele nasce uma mãe. E essa mãe, esse ser humano dotado de um dom de gerar outra vida, aprende a cada dia, se adapta para ser tudo o que aquele pequeno ser precisa, ao mesmo tempo que a criança também está descobrindo o mundo. 

Não aturo aquelas frases arrogantes do tipo: “soube fazer, agora saiba criar” ou ainda “fez, agora aguenta”. Não é assim que funciona. Uma mãe aprende todos os dias. Talvez a coisa mais assustadora sobre ter filhos seja exatamente o quanto eles nos expõem. Expõem pra nós mesmos. Desnudam a nossa alma. Põe em evidência tudo que não somos, tudo o que ainda não sabemos e que temos que aprender rápido para dar conta, eles nos expõe a tudo o que não soubemos lidar a vida toda.

Quando você se torna mãe, você inicia uma jornada dura de 24horas, porque não existe mãe só quando está perto do filho. Mãe que é mãe de verdade está sempre pensando nos filhos, sempre preocupada com eles. Ser mãe é ficar acordada enquanto todo mundo já dormiu, e mais, é dormir atenta a qualquer resmunguinho, é acordar mil vezes por noite para ver se seu bebê está coberto e quentinho. Ser mãe é aprender muitas tarefas em pouquíssimo tempo, é conseguir trocar fralda no escuro, é fazer mamadeira, almoçar e limpar a casa com o filho em um braço.

Quando me tornei mãe pela primeira vez, entendi aquela frase que diziam sempre “mãe tem instinto”. E tem mesmo. Eu não sabia nada sobre maternidade além das páginas de alguns livros que me dediquei a ler enquanto estava grávida.

Ser mãe é aprender a fazer as coisas andando, como se você precisasse trocar um pneu com o carro a 100km por hora. E esse instinto? Ahhhhh ele não falha!

Ser mãe é começar a se preocupar com o que eu filho come, é mudar teus hábitos para que sirvam de exemplo para esse pequeno cidadão que você está criando. Ser mãe é vibrar a cada fase, com a primeira palma, com a primeira engatinhada, com os primeiros passos, com a primeira palavra falada, com a primeira palavra escrita, com a primeira apresentação... Ser mãe é cruzar por todos os obstáculos pelo bem do seu filho. É chorar escondido para que não te veja triste. Deixamos nossa dor de lado, pra cuidar das dores dos nossos filhos. Porque quando a gente se torna mãe, não abandonamos a mulher que fomos um dia, apenas somamos outra mulher em nós mesmas. Mãe é forte, ninguém segura. Se antes de ser mãe, uma mulher era guerreira. Ao ser mãe ela se torna muito mais. Nada de dizer que uma mãe é delicada e frágil sempre. Se precisar, ela vira leoa, move montanhas. Não duvide.

Alguém disse que era fácil? Não. A maternidade real não é fácil. Porém é gratificante. Filhos nos fazem seres humanos melhores. Um filho faz você ser uma pessoa mais prudente. O que um filho faz por você nenhuma outra experiência faz. Viajar o mundo te transforma, uma carreira de sucesso é gratificante, independência é delicioso. Ainda assim, nada te modificará de forma tão permanente como um filho.

E se você ainda não tem filhos, te dou uma dica: Tenha filhos para receber aquele sorriso e aquele abraço apertado quando você chegar em casa e sentir que você é a pessoa mais importante do mundo inteiro pra aquele pequeno ser. Tenha filhos para ganhar os beijos babados mais gostosos do mundo. Tenha filhos para entender a preciosidade de se ter uma parte sua solta pelo mundo. Tenha filhos para re-aprender a brincar e se divertir com isso.

Tenha filhos. Sabendo que muito pouco você ensinará. Tenha filhos justamente porque você tem muito a aprender. Tenha filhos porque o mundo precisa que nós sejamos pessoas melhores ainda nessa vida.

Feliz Dia das Mães para todas as mães que honram cada parágrafo desta coluna!

Naryel Barcelos é jornalista e radialista, proprietária e diretora do Jornal Fronteira Missões e da Rádio 89.1 FM, de Santo Antônio das Missões. Com destacada atuação na imprensa regional, a mãe da Manoela e do Inácio semanalmente colabora com o Blog Rafael Nemitz.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias