Psicóloga Maiara Castro de Freitas
CRP 07/24076
TRANSTORNO DE ANSIEDADE: SAIBA COMO IDENTIFICAR E TRATAR A ANSIEDADE PATOLÓGICA.

A ansiedade tem se tornado um dos transtornos emocionais mais comuns e recorrentes no tempo atual, seja devido à cobrança intensa pelo desempenho, conhecimento, status, ou informações, dentre outras coisas em nosso dia a dia. Todas essas demandas, acompanhadas pela correria e estresse do cotidiano, são capazes de promover um estado ansioso, que quando acentuado, em excesso, pode trazer prejuízos à qualidade de vida e bem-estar mental de um indivíduo.

Considerada um estado emocional complexo, com características subjetivas e próximas ao sintoma do medo, a ansiedade é um indicativo que precede uma situação de perigo real ou imaginária. Pode ser decorrente de uma circunstância nova e/ou desconhecida, por preocupações ou valor afetivo da situação, e, também, pode surgir diante de eventos agradáveis ou aversivos. Sendo assim, o medo e a ansiedade podem ser compreendidos como estados emocionais importantes, com valor adaptativo e que dão origem às reações de defesa, emitidos em situações que representem ameaça ou insegurança.

Neste sentido, cabe compreender que o medo mostra-se como uma resposta normal e funcional na organização do enfrentamento do perigo físico e real no presente. Todavia, quando o medo antecipa situações ainda não vividas, deixa de ser funcional, e pode gerar uma ansiedade demasiada e desproporcional as dificuldades vivenciadas. Em outras palavras, o medo deixa de auxiliar no enfrentamento saudável das situações, torna-se excessivo e, portanto, prejudicial, fazendo com que o sujeito sinta-se imerso numa ansiedade angustiante. 

É essa ansiedade excessiva, que pode ocasionar problemas físicos e comportamentais, gerando sofrimento intenso. Trata-se de uma emoção vaga, indefinida, subjetiva e complexa, que produz uma sensação interior de temor, medo e impotência. A ansiedade não diz respeito a fatos que já aconteceram, ela relaciona-se a situações futuras. Sendo assim, a evolução para um transtorno de ansiedade vai se caracterizar em relação à intensidade, frequência e duração desses sintomas. Tudo isso pode gerar inúmeros impactos a vida do indivíduo, interferindo negativamente em seu bem estar e realização de tarefas e atividades cotidianas.

Em relação ao tratamento, muitos autores consideram como base principal e para uma proposta assertiva de intervenção, a psicoterapia (através de modelos terapêuticos que busquem o reestabelecimento do equilíbrio do sujeito, relativo às experiências do dia a dia, permitindo uma resposta adequada e saudável a situações ansiogênicas). Além disso, muitos casos necessitam da administração de medicação. Isso deve ocorrer de forma coordenada, pois essa associação (psicoterapia + farmacoterapia) tem o objetivo de propiciar ao paciente a habilidade de compreender e lidar com a ansiedade patológica e, buscar a diminuição da intensidade dos sintomas, trazendo alívio e bem estar emocional, social e físico a sua vida.

Para ver mais textos como este e/ou acompanhar outras informações, acesse: https://www.facebook.com/psicologamaiaracastrodefreitas/.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias