Habilidades emocionais na infância! Postado quarta-feira, 18 de setembro de 2019 ás 12:27
Escológica auxilia a desenvolver 10 habilidades emocionais em crianças
Falar de emoções não é tarefa fácil nem mesmo para adultos, imagine para crianças que ainda não têm o entendimento de muitos acontecimentos. Porém quanto antes elas aprenderem a identificar suas emoções, mais forte emocionalmente elas serão na fase adulta. Mas como desenvolver essa habilidade nos pequenos?
Inicialmente, é importante que os pais entendam que as crianças também possuem os mesmos sentimentos que eles: medo, raiva, vergonha, frustrações, ciúmes, entre outros. Neste aspecto, é preciso que a base de vocabulário seja ampliada para que as crianças aprendam a transformar esses sentimentos em algo positivo. Exemplo: o “Não gosto mais de você” de quem ainda não sabe compreender muito bem o sentimento pode ser transformado em “Você me magoou” e, desta forma, a criança vai aprendendo que são sentimentos passageiros e precisam ser administrados.
Você também pode ajudar o seu filho a desenvolver habilidades emocionais sendo um bom exemplo, nomeando as emoções através de desenhos e expressões, identificando cada uma com clareza e instruindo sempre positivamente, já que não existem emoções certas ou erradas, elas apenas precisam ser canalizadas de forma positiva para que se transformem em ação. Logo, o que era frustrante e negativo, se tornará em atitudes de solução e benéficas para o desenvolvimento do indivíduo, bem como compreensão das emoções.
Sabemos que não é fácil. É preciso ter paciência e persistência para aplicar essas regrinhas básicas para desenvolver as habilidades emocionais necessárias. Mas saiba que, desta forma, seu filho estará adquirindo autoconfiança, coragem, paciência, tolerância, autoconhecimento, persistência, controle dos impulsos, resistência às frustrações, comunicação e empatia.
Postar um comentário