Tratamento de úlceras e escaras: Infectologista Dr. Leonardo Franco atende quarta em Santiago Postado segunda-feira, 2 de novembro de 2020 ás 18:44
Úlcera gástrica (péptica)
A úlcera gástrica pode ser identificada por meio de exames como endoscopia e os principais sintomas são sensações de dor e queimação na área entre o esterno e o umbigo.
A úlcera é uma ferida que pode ocorrer em diversas partes do organismo, como na pele e no cólon (colite ulcerativa), por exemplo.
SINTOMAS
- Sensação de dor e/ou queimação na área entre o esterno e o umbigo que se manifesta especialmente com o estômago vazio, pois a ausência de alimentos para digerir permite que os ácidos irritem a ferida;
- Dor que desperta o paciente à noite e tende a desaparecer com a ingestão de alimentos ou antiácidos;
- Dor característica da úlcera do duodeno que desaparece com a alimentação reaparecendo depois (ritmo dói-come-passa-dói-come-passa-dói);
- Vômitos com sinais de sangue;
- Fezes escurecidas ou avermelhadas que indicam a presença de sangue.
Escara (úlcera de pressão)
Escara, ou úlcera de pressão ou de decúbito, é causada pela deficiência prolongada na irrigação de sangue e na oferta de nutrientes em determinada área do corpo em virtude da pressão externa.
As escaras, também conhecidas por úlceras de pressão ou úlceras de decúbito, correspondem a um tipo especial de lesões da pele, de extensão e profundidade variáveis.
Correm risco maior de desenvolver escaras: as pessoas idosas, acamadas ou imobilizadas durante muito tempo, as desnutridas, as portadoras de diabetes, incontinência fecal e/ou urinária, aquelas com comprometimento do nível de consciência ou perda da sensibilidade tátil ou térmica e os cadeirantes.
De acordo com a gravidade da lesão, elas podem ser classificadas em quatro graus diferentes:
- Grau 1 – Eritema ou hiperemia: a lesão atinge as camadas superficiais da pele, que permanece íntegra. No local, surge uma mancha avermelhada que costuma desaparecer depois de algum tempo, se a pressão for aliviada;
- Grau 2 – Isquemia: o ferimento compromete todas as camadas da pele e o tecido subcutâneo e, pode formar-se uma bolha, aparecer uma esfoladura ou um orifício superficial na área afetada;
- Grau 3 – Necrose: a lesão e atinge o tecido muscular, adquire coloração arroxeada e pode abrigar um nódulo endurecido;
- Grau 4 – Ulceração: a lesão progride em profundidade, há destruição da pele e dos músculos; os ossos e articulações ficam expostos.
RISCO: A osteomielite – infecção óssea causada por bactérias provenientes de um foco infeccioso com origem nas escaras – é uma complicação grave e de tratamento difícil dessas lesões de pele.
O Médico Infectologista Dr. Leonardo Franco, de Santa Maria atenderá nesta quarta-feira, dia 04 de Novembro, na Clínica Life em Santiago. Graduado em Medicina pela UFPEL, especializado em Clínica Médica e Infectologia em São Paulo, possuindo residência médica em ambas especialidades, é um conceituado especialista na região.
Oferece também atendimento domiciliar para pacientes acamados, no tratamento de escaras, feridas, alergias (de pele e respiratórias) e demais comorbidades.
Descontos para Ipê, Fusex, Sindicatos, Cauzzo, Unimed, Pronto Saúde e Secretárias de Saúde.
Agendamento de consultas pelo Fone (55) 3251-2166 e WhatsApp (55) 9.9948-0898 ou na Pinheiro Machado, 2519, no Centro de Santiago. Clínica Life, estabelecimento médico inscrito no CREMERS sob CRM n° 10.186. Direção Técnica: Dr. Manuel R. Crossetti (CRM: n° 36.807).
Postar um comentário