Massa de ar frio avança para o Sul e o Sudeste do país Postado sexta-feira, 24 de junho de 2022 ás 22:11

Incursão de ar frio não é de forte intensidade e nebulosidade impedirá mínimas muito baixas na maior parte do Rio Grande do Sul no fim de semana, aponta a MetSul.


Uma massa de ar frio que cobre a Argentina e o Uruguai avança neste fim de semana e no início da semana que vem para Norte e trará queda de temperatura no Sul e no Sudeste do Brasil. O ar frio tem forte intensidade na Argentina, entretanto não deve avançar com muita força e, ao contrário, a tendência é de enfraquecimento.

O ar frio avança para parte do Rio Grande do Sul neste sábado, porém mais enfraquecido, o que não permitirá uma abertura do tempo expressiva com a continuidade do tempo com abundante nebulosidade no Estado. No domingo, inclusive, já começa a enfraquecer o frio em altitude no território gaúcho com o “bolsão” de ar frio se deslocando para Norte pelo oceano. Isso manterá o Rio Grande do Sul com muitas nuvens.

Justamente a grande cobertura de nebulosidade neste fim de semana impedirá queda maior da temperatura. As madrugadas deste sábado e do domingo devem ter muitas nuvens, frustrando resfriamento maior. O começo do domingo será de temperatura mais baixa, mas sem previsão de marcas mais extremas de frio. Ausente a nebulosidade e o dia começaria com marcas perto ou abaixo de zero em grande número de cidades, mas não é o cenário que se projeta.

Assim, a tendência para a Grande Porto Alegre é de mínimas, em geral, de 8ºC a 10ºC durante a madrugada e o amanhecer do domingo. Na maioria das cidades dos Campos de Cima da Serra, os termômetros devem apontar 2ºC a 3ºC. Na maior parte do interior são esperadas mínimas de um dígito com o frio mais intenso projetado no Sul gaúcho e na Campanha, onde em alguns locais pode fazer 1ºC a 3ºC com mínimas isoladamente menores.

A mesma cobertura de nebulosidade que impedirá queda maior da temperatura à noite vai ser responsável por frustrar um maior aquecimento durante o dia no fim de semana. Por isso, tanto no sábado quanto no domingo a expectativa é de temperaturas máximas baixas e inferiores às médias históricas desta época do ano. Porto Alegre e região metropolitana devem ter apenas 13ºC ou 14ºC à tarde em diversos pontos nos dois dias.

GEADA

O cenário que se esboça para este fim de semana não é de geada generalizada. Dias atrás, os modelos indicavam menor presença de nuvens e mínimas menores, mas nas últimas rodadas mantiveram a grande presença de nebulosidade. Além disso, o ar frio não avança pelo interior do Sul do país e sim pela costa, tendo menor intensidade sobre o continente, o que da mesma forma não contribui para a geada.

Nesse sentido, o amanhecer do domingo que deverá ser o mais frio no Sul não deve ter geada em muitos locais pela nebulosidade e/ou temperatura não suficientemente baixa para o fenômeno. Modelos limitam a geada mais ao Sul e à Campanha gaúcha, porém mais para as primeiras horas da madrugada. Nas partes altas da Serra, mesmo que os modelos não apontem, não se descarta que possa gear em alguns pontos, mas não de forma ampla na região e a chance não é alta pelas nuvens.

Em Santiago, o clima segue parecido com o desta sexta-feira, pelo menos no sábado. Há possibilidade do Sol aparecer no fim de semana que terá mínima de 6ºC e máxima não ultrapassando 14ºC.


Mais detalhes na matéria completa da MetSul Meterologia, CLICANDO AQUI.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias