Atenderá em Santiago, no dia 07 de Fevereiro, o renomado Médico Reumatologista Dr. Manuel Rocha Crossetti (CRM 36807). Ele é reconhecido regionalmente por ser um dos melhores especialistas de toda a região Oeste Gaúcha. 

Com um currículo repleto de inúmeras especializações, participa de congressos internacionais de reumatologia na Europa e nos Estados Unidos.

É o responsável pelo Centro de Reumatologia de Santa Maria. Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria, com especialização em Reumatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Possuí mestrado em Medicina Interna, com área de concentração em Clínica Médica (Reumatologia).

O médico reumatologista é o profissional da área da saúde especializado em tratar as doenças que afetam os ossos e as articulações.

É ele, por exemplo, que minimiza sintomas como a presença de inflamação, dores nas articulações e rigidez na musculatura, principalmente nos pés e nas mãos, e permite que as pessoas vivam com qualidade.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, existem cerca de 120 doenças reumáticas. Apesar de muitas pessoas as vincularem ao envelhecimento, elas podem afetar pessoas de todas as idades, incluindo crianças.

Dentre essas doenças, as consideradas mais comuns são:

Osteoartrose: também conhecida como osteoartrite, caracteriza-se por destruição progressiva  da cartilagem articular e por anormalidades nos ossos adjacentes às mesmas, levando à dor e perda da função. Segundo dados da Previdência Social, essa doença é responsável por 7,5% de todos os afastamentos do trabalho e apresenta piora com o avançar da idade;

Artrite reumatoide: trata-se de uma doença inflamatória crônica e autoimune que afeta diversas articulações, principalmente mãos e pés e costuma acometer mais mulheres do que homens. Em média, 1% da população a possui;

Osteoporose: é um distúrbio em que há a perda da massa óssea, tornando a pessoa mais suscetível a fraturas;

Tendinite: trata-se de uma inflamação dos tendões, que são as estruturas que unem os músculos aos ossos, devido ao seu uso repetitivo ou exagerado ou pela presença de doenças inflamatórias, degenerativas ou causadas por cristais. Ela é muito comum de afetar o punho, cotovelo, ombro e calcanhar

Gota: artrite causada por aumento do ácido úrico no sangue, levando a crises de dor e inchaço nas articulações principalmente dos pés. Se não tratada corretamente, evolui para artrite deformante e irreversível, com a presença dos “tofos”, nódulos de cristais de ácido úrico que podem aparecer em vários locais do corpo.

Espondiloartrites: conjunto de doenças que inclui a espondilite anquilosante , artrite psoriásica e artrites reativas (pós infecciosas): caracterizam-se pelo envolvimento inflamatório da coluna e articulações do sacro (bacia), além de artrite e entesites (inflamação e pontos de junção dos tendões com os ossos).

Fibromialgia: síndrome de dor crônica no corpo todo, associada a distúrbios do sono, fadiga e sintomas depressivos.

Após o diagnóstico adequado da doença, o reumatologista indicará quais opções terapêuticas indicadas para cada caso, com objetivo de prevenir manifestações da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

É possível prevenir e curar as doenças reumatológicas?

Diversas doenças tratadas pelo médico reumatologista possuem cura, como nos casos da tendinite e lombalgia.  

Há algumas doenças que, apesar de não contarem com a cura definitiva, melhoram substancialmente com o tratamento. É o que se chama no ramo da reumatologia de remissão.

É o caso da artrite reumatóide e da espondilite anquilosante que, quando tratadas em fase bem inicial podemos atingir a remissão. Ou seja, com ou sem o uso de medicamentos, o paciente pode conseguir ficar totalmente livre de sintomas.

Quanto à prevenção, o papel do médico reumatologista consiste principalmente em minimizar os prejuízos, a fim de evitar que a pessoa fique incapacitada de realizar suas atividades. Isso porque, como a grande maioria tem como causa o fator genético, é muito difícil que eles consigam conter o seu aparecimento.

É importante lembrar que a consulta ao reumatologista deve ser feita o mais precocemente possível, ou seja, assim que as dores começarem a influenciar na execução das atividades cotidianas. Quanto mais cedo visitar um especialista, maiores serão as chances de cura e de remissão.


Crossetti trata todas as doenças reumáticas, como Lúpus, Fibromialgia, Artrose, Artrite, Reumatismo, Gota, Tendinite, Artrite Psoriásica, Artrite Reumatoide, Esclerodermia, Vasculite, Raquitismo, Síndromes, Lombalgia, Pseudogota. 

Agendamentos na Clínica Life em Santiago pelo Fone (55) 3251-2166 e WhatsApp (55) 9.9948-0898. Pinheiro Machado, 2519, bairro Centro, diagonal a cafeteria Única. Descontos para Ipê, Fusex, Sindicatos, Cauzzo, Unimed, Pronto Saúde e Secretárias de Saúde.

Acompanhe as nossas redes sociais:

Clínica Life - Clínica médica inscrita no CREMERS sob CRM n°10.186. Direção Técnica: Dr. Manuel R. Crossetti, Vice Direção Técnica: Dr. Leonardo Franco

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias