Artigo: Expointer projeta um Rio Grande mais forte, por Luiz Fernando Mainardi Postado terça-feira, 6 de setembro de 2011 ás 08:20
Expointer Projeta um Rio Grande mais forte
O Rio Grande sai fortalecido da 34ª Expointer. A constatação sintetiza, em nossa avaliação, o simbolismo desta edição da maior feira da agropecuária da América Latina, e resulta do ambiente que começamos a construir logo após a eleição do governador Tarso Genro. Criamos um clima de entendimento entre os atores envolvidos na organização, buscando, através do diálogo, as convergências naquilo em que havia acordos e consensos.
O Estado foi colocado acima de interesses pessoais e corporativos. Deixamos de lado preconceitos ideológicos, econômicos e sociais. Neste ambiente, chancelado pela presença da presidenta Dilma Rousseff e do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, fortalecido pela visão do governo estadual a respeito da importância do setor primário para a nossa economia, temos um cenário extremamente positivo para as ações futuras. Projetos partilhados entre Estado e União, que voltaram a andar juntos, criam condições ideais para que possamos disputar fatias nos mercados de alimentos que se abrem.
A demanda por alimentos em nível mundial cresce e continuará crescendo. Internamente, a partir do governo Lula, com a geração de 15 milhões de novos empregos, ascensão de 26 milhões de pessoas das classes D e E para a classe C e o aumento real do salário mínimo, aliado às políticas de transferência de renda, como o Bolsa-Família, criou-se um novo e potente mercado consumidor. Além disso, as políticas macroeconômicas nos dão estabilidade frente às criSES que ocorrem em outros países.
Temos, portanto, grandes perspectivas para a economia rural. E a Expointer da qualidade e da inovação cumpre papel estratégico neste quadro de desafios. Ao ofertar o que há de melhor da genética, de novas tecnologias e conhecimentos, com crédito barato e farto, estimula os produtores a investir na modernização daspropriedades, o que resulta no aumento da produtividade, fundamental para o crescimento da produção de alimentos e da renda dos produtores, já que, praticamente, não dispomos de mais áreas para a atividade primária.
As condições objetivas e subjetivas, criadas nos últimos tempos, na economia e na política, nos permitiram colher bons frutos. E, melhor do que isso, permitem, a partir desta Expointer, que consolida uma nova forma de relação e ratifica um pacto político em defesa do Estado, Projetar excelentes resultados para a pecuária e a agricultura, empresarial e familiar, para o agronegócio como um todo, e para o desenvolvimento do Rio Grande.
Luiz Fernando Mainardi
Secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS.

Postar um comentário