Cá estamos, em uma nova semana. É outubro, mas, para nós santiaguenses, será difícil esquecer o mês de setembro. O último dia do mês do gaúcho, em suas últimas horas, nos surpreendeu com pedras de gelo, ventos muito fortes, trovões, relâmpagos, chuva. Um vendaval, talvez nunca registrado antes em nossa cidade, passou por aqui durando não mais que minutos, mas deixando várias cicatrizes.
Na manhã de sábado, é que se pode ter noção do tamanho do vendaval. Estragos por toda a cidade. Casas destelhadas, equipamentos como antenas destruídos. Ficamos sem luz, sem água, sem internet. Aliás, susto maior foi ver a antena da Santiago Net pendurada no alto do Dom Nilton, ameaçando vir ao chão a qualquer momento. Felizmente, uma tragédia maior não ocorreu. Outra antena de internet, a da Casa das Antenas, não resistiu atingindo uma residência ao lado. Ainda no centro, o pórtico de metal na entrada da Rua dos Poetas estava no chão. E, nos bairros, os estragos eram maiores. Casas destelhadas por todos os o lados, postes e mais postes caídos. O bairro mais atingido foi a Vila Rica.
O momento de crise, apesar de triste, nos deixa com o coração alegre. Diversos segmentos da sociedade, desde os integrantes mais humildades da comunidade até os de maiores posses, unidos em prol de um único objetivo: ajudar. A reconstrução iniciou ainda na madrugada de sábado. A Prefeitura, por exemplo, não mediu esforços para distribuir lonas e materiais necessários para proteger as casas atingidas. Assim seguirá, no decorrer dessa semana atípica, semana de reconstrução. A solidariedade, a mão amiga, falaram mais alto. Todos juntos em uma só força de trabalho.
Muitos de nós santiaguenses, talvez nunca tenhamos presenciado um fato tão intenso em nossa cidade. Até então, éramos uma cidade "protegida". Nunca, nenhum vendaval nos ameaçou. Já não somos mais os mesmos, já não estamos mais tão fortes. Porém, a força desse povo guerreiro e trabalhador, que leva no sorriso e no coração a esperança de dias melhores, vai promover o nascimento de uma nova sociedade, onde ajudar o próximo será a maior bandeira.
Força Santiago!
Força Povo Santiaguense!
É nas crises que surgem as maiores oportunidades. Uma semana de Paz em vossos corações.

Postar um comentário