Ave típica do Rio Grande do Sul, o URUTAU foi imortalizado nas canções de diversos artistas gaúchos. O cantor e compositor Mano Lima, em várias letras, exalta a presença desta misteriosa ave em suas canções, conhecida por sua impressionante camuflagem e postura, o que confunde a visão do homem. São poucos os que conseguiram ver a ave que se passa por um pedaço de madeira, um galho de árvore ou mesmo troncos partidos ou em pé, confundindo nossa visão. É mais fácil ouvir o canto do URUTAU do que visualizá-lo.
Pois dessa vez, o olhar atento de um senhor, no interior de Capão do Cipó, conseguiu flagrar a ave, já em extinção no RS. As fotos feitas pela professora Ângela Diedrich, diretora da Escola Estadual Chico Mendes, a pedido do avô de uma aluna da escola, mostram a silhueta do URUTAU em união com o tronco de uma árvore onde havia pousado e permanecido por várias horas.
A professora relatou ao blog que o senhor Henrique estava emocionado, pois com 65 anos ele só havia ouvido falar ou visto a ave pela televisão. De tão encantado que ficou com a descoberta, pediu ajuda dela para registrar a imagem e enviar para os veículos de imprensa interessados em divulgar.
Postar um comentário