Fevereiro Roxo, um alerta aos sintomas: Doença de Alzheimer Postado quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021 ás 20:57

O “Fevereiro Roxo”, assim como outras iniciativas, é uma campanha de conscientização sobre 3 doenças: o Lúpus, a Fibromialgia e a Doença de Alzheimer. Nestas campanhas, o objetivo é alertar sobre os sintomas destas doenças de forma a estimular a procura por auxílio médico em fases mais precoces para permitir que o tratamento seja logo instituído quando necessário. 

A matéria de hoje é produzida pela Clínica Life e o médico neurologista Dr. Genilton Passos, onde iremos tratar sobre a doença de Alzheimer.


A doença de Alzheimer caracteriza-se, do ponto de vista anatomopatológico, por atrofia cortical que acomete sobretudo a formação hipocampal e as áreas corticais associativas. O exame microscópico revela perda neuronal e alterações histológicas características, emaranhados neurofibrilares e placas senis. A doença de Alzheimer é responsável por mais de 50% dos casos de demência.

Quadro clínico

A Doença de Alzheimer inicia-se de modo insidioso, caracterizando-se principalmente por distúrbios de memória para fatos recentes e desorientação têmporo-espacial. 

De modo progressivo, vão-se evidenciando distúrbios de raciocínio lógico e de planejamento, alterações de linguagem, disfunção vísuo-espacial e desinteresse por atividades habituais. Na faixa pré-senil, distúrbios de linguagem e de reconhecimento visual podem predominar, enquanto agitação e sintomas psicóticos (delírios e alucinações) são mais comuns nos doentes mais idosos. Alterações do equilíbrio, marcha e força muscular estão ausentes, a não ser no período final, quando o paciente acaba por ficar restrito ao leito.

Diagnóstico

O diagnóstico da Doença de Alzheimer baseia-se principalmente na história e quadro clínico do paciente.

Deve-se excluir outras causas de atraso cognitivo, por meio de exames laboratoriais (exame de sangue, urina e estudo do liquor, em alguns casos específicos), testes de rastreio cognitivo (Miniexame do Estado Mental, Teste do relógio), avaliação neuropsicológica formal e estudos de neuroimagem estrutural. 

Tratamento

As medicações atualmente disponíveis para doença de Alzheimer são de natureza sintomática e se baseiam na inibição da enzima acetilcolinesterase, responsável pela destruição do neurotransmissor acetil colina na fenda sináptica. Na prática clínica utilizamos a Donepezila, Galantamina e Rivastigmina nos casos leve a moderados. A Donepezila também está aprovada para o tratamento da doença em estágio grave, enquanto que a Galantamina está indicada para o tratamento da doença de Alzheimer com doença cerebrovascular associada. 

As três drogas inibem a acetilcolinesterase (e, no caso da Rivastigmina, também a butirilcolinesterase), enzimas responsáveis pela inativação da acetilcolina, aumentado assim a disponibilidade do neurotransmissor acetilcolina na fenda sináptica e portanto, melhorando a capacidade cognitiva do paciente. Os transtorno de humor e comportamento, como depressão e agressividade, e a sintomatologia psicótica podem necessitar de tratamento específico.

O acompanhamento por equipe multiprofissional, incluindo terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, enfermeiros e fisioterapeutas (nas fases mais avançadas), além de medidas de orientação e suporte ao familiar/cuidador, são de grande importância, reduzindo em muitos casos a necessidade de prescrição de neurolépticos, além de diminuírem a carga sobre o cuidador e a institucionalização.


Dr. Genilton Passos - Médico Neurologista (CRM:45.577).

Graduado em Medicina pela UFJF em Minas Gerais, também é pós graduado em Neurointensivismo pelo Hospital Sírio Libanês de São Paulo, sendo igualmente especialista em eletroencefalograma pela Santa Casa Paulista. Residência médica em Neurologia pela UFJF. 

Siga o Blog no Facebook!

Top Vidros e Ferragens!

Top Vidros e Ferragens!

BEAGÁ Aulas Particulares!

Alfa Dog Center lança campanha VacinaCÃO!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Renegociação de Impostos!

Renegociação de Impostos!

Sorrifácil Santiago

Saborosa novidade em Santiago!

Saborosa novidade em Santiago!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

EAD URI

EAD da URI Santiago com novidades!

Advocacia de Qualidade!

Advocacia de Qualidade!

Ucha Leilões!

Fank Ótica, Joias e Relógios!

Bombachas Pampeiro

Colchões Pampeiro

Calçados Pampeiro

Damian Mercado Rural

A Top Car agora é PAMPEIRO!

Delir Viandas - Comida Caseira!

Delir Viandas - Comida Caseira!

Zequinha Galetos, Costela e Maionese

Zequinha Galetos, Costela e Maionese

Santa Limpeza!

3e Gestão de Pessoas

Florybal Santiago

Florybal Santiago

Churrascaria Prodócimo

Churrascaria Prodócimo

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

SUPERA Santiago

Guia Santiago!

Imembuí Microfinanças

Novidade Médica em Santiago

Novidade Médica em Santiago

Clínica Life!

Clínica Life!

Vida Sonora em novo endereço!

Vida Sonora em novo endereço!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias