Semana com aviso de chuva excessiva no Sul Postado domingo, 6 de junho de 2021 ás 23:19

Santa Catarina deve ser o estado mais afetado por intensas precipitações nesta semana, mas deve chover muito também em pontos do Rio Grande do Sul e do Paraná.


Aviso de chuva excessiva a extrema no Sul do Brasil nesta semana. A MetSul Meteorologia adverte para um quadro de grande instabilidade atmosférica que vai trazer acumulados de precipitação muito altos e até altíssimos em alguns pontos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná com prováveis transtornos, perigos e impactos para a população em diferentes cidades.

O estado que mais deve ter chuva deve ser Santa Catarina, mas deve chover muito em parte do Rio Grande do Sul e do Paraná até quinta-feira. O pior da chuva é projetado para a terça e a quarta-feira, uma vez que no decorrer da quinta a instabilidade deve começar a perder força e o tempo até apresentar melhora em muitas localidades. "Este é um cenário que ainda pode mudar e eventualmente o período chuvoso se prolongar", enfatiza a MetSul.

As áreas de maior risco, de acordo com a análise da MetSul, são o Leste catarinense e o extremo Nordeste do Rio Grande do Sul. Assim, regiões como a de Florianópolis, Joinville, Blumenau e Criciúma estão nas áreas de risco de chuva volumosa nesta semana, mas as precipitações devem variar muito de um ponto para outro e afetar mais as localidades próximas de Serra. Exemplos são os municípios catarinenses de Timbé do Sul e Praia Grande. No Rio Grande do Sul, especial atenção para municípios junto ao relevo da Serra na parte mais Norte do Litoral Norte gaúcho, logo na região de Torres. O risco é alto, portanto, para municípios como Morrinhos do Sul e Itati.

VOLUMES DE CHUVA

Os modelos numéricos analisados pela MetSul apresentam um consenso quanto à chuva volumosa nestas regiões. O mapa acima mostra a projeção do WRF para 72 horas, logo até 9h de quarta-feira. Como o ponto de corte é a manhã de quarta e deve seguir a chuva após, os acumulados podem ser ainda maiores que os indicados no modelo.

Chama muita atenção o indicativo de marcas de 100 mm a 200 mm em pontos de Santa Catarina, do Sul do Paraná e do Nordeste gaúcho, mas, especialmente, o indicativo de acumulados no período de 200 mm a 300 mm para pontos do extremo Nordeste gaúcho e o Leste do estado de Santa Catarina.

TRANSTORNOS E RISCOS

É importante reiterar e enfatizar que pode chover forte a intensamente não apenas nestas áreas indicadas como de maior risco do Leste de Santa Catarina e do extremo Nordeste do Rio Grande do Sul. A chuva pode cair com altos volumes ainda em pontos do Paraná e do território gaúcho. Regiões como a Serra Gaúcha e de Porto Alegre, por exemplo, têm risco de períodos de chuva moderada a forte com altos acumulados entre terça e quarta.

Diante deste cenário de chuva muito volumosa, a MetSul Meteorologia adverte para um cenário de alta probabilidade de transtornos e riscos para a população, especialmente nas áreas indicadas como de maior risco.

Há potencial para alagamentos e inundações em áreas urbanas e rurais com subida de rios e arroios, não se descartando um quadro de enchentes em algumas localidades. É alto ainda o risco de deslizamentos de terra e de queda de barreiras, de forma que populações em áreas de risco devem estar muito atentas nesta semana ante a elevada probabilidade de escorregamento de encostas. Algumas rodovias podem ter queda de barreiras com obstrução total ou parcial, não se descartando alagamento de pista em alguns pontos.

PREVISÃO PARA SANTIAGO

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias