Semana com aviso de chuva excessiva no Sul Postado domingo, 6 de junho de 2021 ás 23:19

Santa Catarina deve ser o estado mais afetado por intensas precipitações nesta semana, mas deve chover muito também em pontos do Rio Grande do Sul e do Paraná.


Aviso de chuva excessiva a extrema no Sul do Brasil nesta semana. A MetSul Meteorologia adverte para um quadro de grande instabilidade atmosférica que vai trazer acumulados de precipitação muito altos e até altíssimos em alguns pontos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná com prováveis transtornos, perigos e impactos para a população em diferentes cidades.

O estado que mais deve ter chuva deve ser Santa Catarina, mas deve chover muito em parte do Rio Grande do Sul e do Paraná até quinta-feira. O pior da chuva é projetado para a terça e a quarta-feira, uma vez que no decorrer da quinta a instabilidade deve começar a perder força e o tempo até apresentar melhora em muitas localidades. "Este é um cenário que ainda pode mudar e eventualmente o período chuvoso se prolongar", enfatiza a MetSul.

As áreas de maior risco, de acordo com a análise da MetSul, são o Leste catarinense e o extremo Nordeste do Rio Grande do Sul. Assim, regiões como a de Florianópolis, Joinville, Blumenau e Criciúma estão nas áreas de risco de chuva volumosa nesta semana, mas as precipitações devem variar muito de um ponto para outro e afetar mais as localidades próximas de Serra. Exemplos são os municípios catarinenses de Timbé do Sul e Praia Grande. No Rio Grande do Sul, especial atenção para municípios junto ao relevo da Serra na parte mais Norte do Litoral Norte gaúcho, logo na região de Torres. O risco é alto, portanto, para municípios como Morrinhos do Sul e Itati.

VOLUMES DE CHUVA

Os modelos numéricos analisados pela MetSul apresentam um consenso quanto à chuva volumosa nestas regiões. O mapa acima mostra a projeção do WRF para 72 horas, logo até 9h de quarta-feira. Como o ponto de corte é a manhã de quarta e deve seguir a chuva após, os acumulados podem ser ainda maiores que os indicados no modelo.

Chama muita atenção o indicativo de marcas de 100 mm a 200 mm em pontos de Santa Catarina, do Sul do Paraná e do Nordeste gaúcho, mas, especialmente, o indicativo de acumulados no período de 200 mm a 300 mm para pontos do extremo Nordeste gaúcho e o Leste do estado de Santa Catarina.

TRANSTORNOS E RISCOS

É importante reiterar e enfatizar que pode chover forte a intensamente não apenas nestas áreas indicadas como de maior risco do Leste de Santa Catarina e do extremo Nordeste do Rio Grande do Sul. A chuva pode cair com altos volumes ainda em pontos do Paraná e do território gaúcho. Regiões como a Serra Gaúcha e de Porto Alegre, por exemplo, têm risco de períodos de chuva moderada a forte com altos acumulados entre terça e quarta.

Diante deste cenário de chuva muito volumosa, a MetSul Meteorologia adverte para um cenário de alta probabilidade de transtornos e riscos para a população, especialmente nas áreas indicadas como de maior risco.

Há potencial para alagamentos e inundações em áreas urbanas e rurais com subida de rios e arroios, não se descartando um quadro de enchentes em algumas localidades. É alto ainda o risco de deslizamentos de terra e de queda de barreiras, de forma que populações em áreas de risco devem estar muito atentas nesta semana ante a elevada probabilidade de escorregamento de encostas. Algumas rodovias podem ter queda de barreiras com obstrução total ou parcial, não se descartando alagamento de pista em alguns pontos.

PREVISÃO PARA SANTIAGO

Siga o Blog no Facebook!

Top Vidros e Ferragens!

Top Vidros e Ferragens!

BEAGÁ Aulas Particulares!

Alfa Dog Center lança campanha VacinaCÃO!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Renegociação de Impostos!

Renegociação de Impostos!

Sorrifácil Santiago

Saborosa novidade em Santiago!

Saborosa novidade em Santiago!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

EAD URI

EAD da URI Santiago com novidades!

Advocacia de Qualidade!

Advocacia de Qualidade!

Ucha Leilões!

Fank Ótica, Joias e Relógios!

Bombachas Pampeiro

Colchões Pampeiro

Calçados Pampeiro

Damian Mercado Rural

A Top Car agora é PAMPEIRO!

Delir Viandas - Comida Caseira!

Delir Viandas - Comida Caseira!

Zequinha Galetos, Costela e Maionese

Zequinha Galetos, Costela e Maionese

Santa Limpeza!

3e Gestão de Pessoas

Florybal Santiago

Florybal Santiago

Churrascaria Prodócimo

Churrascaria Prodócimo

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

SUPERA Santiago

Guia Santiago!

Imembuí Microfinanças

Novidade Médica em Santiago

Novidade Médica em Santiago

Clínica Life!

Clínica Life!

Vida Sonora em novo endereço!

Vida Sonora em novo endereço!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias