Chuva volta com força ao Sul do Brasil Postado terça-feira, 12 de outubro de 2021 ás 23:16

Duas ondas de instabilidade até o final da semana devem trazer altos volumes de chuva e risco de temporais de vento forte e granizo, conforme previsão da MetSul Meteorologia.


Chuva volta com força ao Sul do Brasil agora na segunda metade desta semana após trégua breve em muitas áreas, conforme a previsão do tempo da MetSul Meteorologia. O tempo já começa a mudar nesta quarta e são esperados volumes elevados de precipitação até a sexta-feira em diferentes regiões do Sul do país.

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul na manhã desta quarta-feira, mas o tempo vai mudar em várias regiões gaúchas da tarde para noite. A nebulosidade aumenta na segunda metade do dia e áreas de instabilidade avançam a partir do Oeste com chuva. Chove em quase todo o Estado até o final do dia.

Em áreas mais a Leste e a Nordeste do território gaúcho, como o caso da cidade de Porto Alegre, o tempo seco predomina nesta quarta e o sol aparece, esperando-se que a chuva chegue só quase no final da quarta ou apenas no começo da quinta. Ar mais quente ingressa antes da chuva e faz calor à tarde em diversas regiões com máximas de 29ºC na capital gaúcha e 31ºC no Noroeste e no Vale do Sinos. 

Entre o final da quarta e o começo da quinta-feira, a chuva alcança também áreas mais a Oeste de Santa Catarina e do Paraná. No decorrer da quinta, a instabilidade enfraquece ao avançar para Leste no território catarinense, mas ainda assim traz chuva em vários pontos. No Paraná, por sua vez, a chuva atinge todas as regiões ao longo da quinta, sendo moderada a forte em diversas áreas.

No Rio Grande do Sul, após um começo de dia com chuva em diferentes áreas do estado, a nebulosidade diminui e o sol aparece com abafamento. Ocorre que no final do dia a chuva começa a retornar pelo Noroeste gaúcho e o Oeste catarinense e paranaense. 

Na sexta, o dia de maior instabilidade da semana no Sul do Brasil, um centro de baixa pressão se desloca do Nordeste da Argentina e do Paraguai em direção ao oceano, o que vai provocar nuvens muito carregadas e tempo localmente severo.

A chuva avança de Oeste para Leste no decorrer do dia e atinge todas as áreas do Sul do país. As precipitações devem ser localmente fortes a torrenciais com elevados volumes que em poucas horas podem ficar entre 50 mm e 100 mm em alguns municípios.


O mapa acima mostra a projeção de chuva para 72 horas, até 9h de sexta, do modelo WRF da MetSul, disponível ao assinante na seção de mapas com duas atualizações diárias. Observa-se a tendência indicada pelo modelo de chover excessivamente em pontos do Noroeste gaúcho ao Oeste do Paraná com marcas de até 100 mm e muito isoladas de 150 mm ou mais.


Já o mapa acima traz a projeção de chuva para 96 horas, até 9h do sábado, do modelo alemão Icon, igualmente disponível ao assinante na plataforma de mapas e com quatro atualizações por dia. Como o tempo de alcance deste modelo é maior acaba captando a chuva de toda a sexta-feira e o indicativo é de volumes altos em diversas regiões.

Os acumulados, de acordo com este modelo em particular, podem atingir volumes perto ou acima de 100 mm em vários pontos do Paraná e mais isoladamente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde, no geral, os acumulados ficariam nestes quatro dias entre 20 mm e 50 mm com registros muito altos em pontos isolados.

RISCO DE TEMPORAIS

Adverte-se que a chuva deve vir com temporais em que pode ocorrer queda de granizo e/ou vendava isolados. Já há o risco entre o final da quarta e o começo da quinta nos três estados do Sul, mas a sexta-feira é o que que mais preocupa porque o potencial para tempo severo será maior pela presença de um centro de baixa pressão.

Há risco de temporais principalmente do Centro para o Noroeste e o Norte do Rio Grande do Sul, mas a possibilidade de tempestades localizadas será maior no Oeste e no Meio-Oeste de Santa Catarina e no estado do Paraná. Alguns dos temporais, inclusive, devem avançar para São Paulo a partir do Paraná com chance de tempo severo isolado no interior paulista.

PREVISÃO PARA SANTIAGO


Com mapas climáticos e informações da MetSul Meteorologia.

Siga o Blog no Facebook!

Top Vidros e Ferragens!

Top Vidros e Ferragens!

BEAGÁ Aulas Particulares!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Renegociação de Impostos!

Renegociação de Impostos!

Sorrifácil Santiago

Saborosa novidade em Santiago!

Saborosa novidade em Santiago!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

EAD URI

EAD da URI Santiago com novidades!

Advocacia de Qualidade!

Advocacia de Qualidade!

Ucha Leilões!

Fank Ótica, Joias e Relógios!

Bombachas Pampeiro

Colchões Pampeiro

Calçados Pampeiro

Damian Mercado Rural

A Top Car agora é PAMPEIRO!

Delir Viandas - Comida Caseira!

Delir Viandas - Comida Caseira!

Zequinha Galetos, Costela e Maionese

Zequinha Galetos, Costela e Maionese

Santa Limpeza!

3e Gestão de Pessoas

Florybal Santiago

Florybal Santiago

Churrascaria Prodócimo

Churrascaria Prodócimo

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

SUPERA Santiago

Guia Santiago!

Imembuí Microfinanças

Novidade Médica em Santiago

Novidade Médica em Santiago

Clínica Life!

Clínica Life!

Vida Sonora em novo endereço!

Vida Sonora em novo endereço!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias