Destaques da Terça-feira Postado terça-feira, 27 de janeiro de 2009 ás 12:15

Obama quer se aproximar do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou ontem para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e lhe disse que instruiu sua equipe econômica 'para aproximar posições com o Brasil'. A ligação durou 25 minutos e Obama convidou o brasileiro a visitá-lo em Washington em março, quando ele for a Nova Iorque participar de um seminário de investidores. O presidente do Brasil, segundo o porta-voz, convidou o presidente dos EUA a 'visitar o Brasil quando quiser'. Obama disse que tem apreço pelas relações com o Brasil e deseja trabalhar de forma coordenada com Lula.
Dia de cortes
Diante da crise econômica global e na tentativa de reduzir os custos, empresas nos Estados Unidos, na Europa e no Japão anunciaram ontem mais de 79 mil demissões. O maior corte foi da americana Caterpillar, fabricante de maquinários agrícolas e de construção, que demitirá 20 mil funcionários em todo o mundo. A companhia não informou se essa redução afetará o mercado brasileiro. A Caterpillar já havia dispensado 380 funcionários na sua unidade brasileira. Na Europa, multinacionais e bancos anunciaram o corte de 17,2 mil empregos em todo o mundo. O maior corte foi anunciado pelo gigante holandês do setor bancário e de seguros ING, que pretende eliminar cerca de 7 mil vagas. A Philips, outra gigante holandesa, mas da eletrônica, planeja demitir 6 mil pessoas em todo o mundo. A Corus, segunda maior empresa siderúrgica na Europa, vai cortar 3,5 mil empregados no mundo, dos quais 2,5 mil na Grã-Bretanha. A empresa farmacêutica americana Pfizer, que anunciou ontem a compra da rival Wyeth, deve eliminar 10% da sua força de trabalho. Os cortes nas duas empresas poderão somar 19 mil vagas. A operadora de telefonia americana Sprint Nextel, por sua vez, quer diminuir 13% de sua força de trabalho. A General Motors irá demitir mais 2 mil trabalhadores nos Estados Unidos e as 12 maiores montadoras do Japão esperam fechar 25 mil vagas nesta semana. No Brasil, cerca de 130 mil postos de trabalho foram fechados no setor industrial em dezembro, conforme levantamento da Fiesp. Todos os segmentos econômicos demitiram.
Campanha visa preservar bugios
Um grupo de biólogos e técnicos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) se reuniram ontem em Porto Alegre para definir o foco da campanha que será lançada, em breve, visando à preservação do bugio em todo o Rio Grande do Sul. A maior preocupação é com os ataques humanos aos animais nas zonas consideradas de risco de febre amarela ou em regiões livres da doença que tenham população de macacos. Segundo o Cevs, desde o primeiro caso de óbito em humanos causado por febre amarela, registrado em dezembro de 2008, 874 primatas morreram. Contudo, como explica a coordenadoria do Cevs, nem todos esses casos são em decorrência da febre amarela. É preciso o exame laboratorial para a comprovação da circulação do vírus nos animais. O Cevs confirmou a circulação do vírus em 18 municípios dos 110 considerados de risco.
País inicia produção de droga anti-Aids
A Fundação Oswaldo Cruz começa a produzir esta semana o primeiro lote do Efavirenz, um dos medicamentos antirretrovirais usado contra a Aids, e que teve a quebra de patente decretada pelo Ministério da Saúde em 2006. Cada comprimido custará R$ 1,39. A Merck, que detém a patente, cobrava 1,50 dólar a unidade, mas nos últimos dois anos o país importava o medicamento do laboratório indiano Ranbaxy. O registro foi concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segundo o Farmanguinhos, unidade da Fiocruz, 2,1 milhões de comprimidos serão entregues ao Ministério da Saúde até 15 de fevereiro. Por 15 milhões de unidades, serão gastos R$ 20 milhões.
Festa Campeira será em Santo Augusto
O presidente do MTG, Oscar Fernande Gress, assinou ontem um convênio com a Prefeitura Municipal de Santo Augusto para a realização da 21ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul. A festa ocorrerá de 19 a 21 de março, no Parque de Eventos da cidade, localizada a 450 quilômetros de Porto Alegre. De acordo com o prefeito Alvorindo Polo, a prefeitura e a comunidade irão obter os recursos necessários para o custeio e a viabilização da festa.
Serviços do INSS levam 30 minutos
A aposentadoria por tempo de contribuição e o salário-maternidade são concedidos em 30 minutos a partir de hoje. A medida foi implementada para aposentadoria por idade no início do mês. O trabalhador precisa agendar o atendimento em 30 minutos em um posto do INSS pelo fone 135 ou pelo site www.previdencia.gov.br. Para a aposentadoria integral, é necessário comprovar pelo menos 35 anos de contribuição (homens) ou 30 (mulheres). Na aposentadoria proporcional, é preciso combinar idade mínima e tempo de contribuição. O benefício não é concedido em 30 minutos quando falta informação. Nesse caso, é necessário levar carteira de trabalho ou carnês do INSS.

Sol, nuvens, chuva e abafado
O ar tropical quente e úmido define mais uma vez as condições do tempo no Estado no dia de hoje com o sol aparecendo com nuvens em todas as regiões. Da tarde para a noite voltam a ocorrer pancadas de chuva localizadas típicas de verão que podem ser fortes e até acompanhadas de granizo, mas em pontos muito isolados. O calor prossegue e esta terça-feira será novamente muito quente e abafada com sensação térmica, inclusive, de até 40ºC em algumas cidades do Centro do Estado devido à umidade mais elevada.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias