O  blog teve acesso a história em quadrinhos publicada pela jornal Serra Nossa, de Bento Gonçalves, na edição de sexta-feira, 26 de outubro. O artista Ernani Cousandier usou de seu talento e criatividade para explicar simplificar aos leitores do jornal como ocorreu a fraude. Cada quadrinho representa um número, conforme descrição abaixo:

Desorganização e desvios (veja os quadrinhos)


1. Olívio Barcelos de Menezes assumiu o cargo de secretário municipal de Finanças de Bento Gonçalves em fevereiro de 2011. 

2. No mesmo mês, o prefeito Roberto Lunelli assinou decreto delegando funções administrativas, como a assinatura individual de autorizações para empenho e documentos de ordenação de despesas, ao secretário municipal de Finanças e à coordenadora de Compras, Licitações e Patrimônio da secretaria.

3. Luana Della Valle Marcon foi contratada como coordenadora em maio de 2011.

4. Pouco depois, foi aberta licitação para a troca do sistema de informática em que é feita a administração das contas da prefeitura. O prefeito considerava que o sistema antigo não apresentava segurança.


5. Segundo Lunelli, as únicas pessoas que acessavam o novo sistema na secretaria eram Olívio Barcelos de Menezes e Luana Della Valle Marcon. Os demais funcionários da pasta teriam sido distribuídos para outras funções.

6. Lunelli estima que os furtos tenham começado em dezembro de 2011, após a instalação e início da operação do novo sistema. Os desvios ocorreram, segundo a prefeitura, através de modificações em empenhos para pagamento de serviços prestados ao município por empresas terceirizadas. Os serviços tinham um custo declarado nas notas pelas empresas e elas recebiam o valor correto sem problemas. No sistema de informática da prefeitura, no entanto, os valores declarados eram maiores que os pagos às empresas. O excedente era desviado, segundo Lunelli. Ainda conforme o prefeito, foi confirmado, em julho deste ano, que as contas da prefeitura apresentavam problemas e que havia suspeita de furtos.


7. A contadora Luana Della Valle Marcon foi demitida em agosto de 2012.

8. No dia 11 de outubro, dia em que Bento comemorava 122 anos de emancipação, Lunelli, a procuradora-geral do município, Simone Azevedo Dias, e a então ex-secretária de Governo Eliana Passarin foram ao Ministério Público prestar informações sobre a situação da secretaria e um pagamento de R$ 840 mil a uma fundação.

9. O secretário de Finanças Olívio Barcelos de Menezes foi demitido no mesmo dia.


10. No dia 15 de outubro, o prefeito concedeu uma entrevista coletiva para tentar explicar o estado das contas do município. Segundo ele, a avaliação é de que há total desorganização na pasta. A prefeitura não sabe quanto foi desviado dos cofres públicos e nem mesmo se há dinheiro em caixa para o pagamento de servidores e credores. Há relatos de obras paralisadas, creches sem pagamento de merenda e matrículas (vagas compradas), funcionários deixando funções porque estão sem receber, entre outros. Na última semana, a prefeitura começou a discutir demissões de CCs e estagiários e o Hospital Tacchini denunciou que deixou de receber R$ 3 milhões relativos ao pagamento de convênio para cirurgias eletivas. Após a história vir à tona, internautas organizaram uma manifestação pacífica agendada para esta sexta-feira, dia 26, às 17h15, em frente à prefeitura.

- Agradecimento ao Jornal Serra Nossa e ao artista Ernani Cousandier por autorização a divulgação da matéria e da história em quadrinhos no blog Rafael Nemitz.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias