Primeiro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Boa Vista. Agora, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Aurora Melo Lubnon. As duas correm o risco de fechamento porque, segundo a Secretaria Municipal de Educação de Santiago, possuem poucos alunos. Que contraponto para uma cidade que quer ser educadora.

A exemplo da comunidade do bairro Alto da Boa Vista, pais preocupados com a educação dos filhos no bairro Guabiroba entraram em contato com o blog. Professores e servidoras da escola Aurora também estão apreensivas. A Escola Aurora possui 120 alunos. Pré-escola nunca foi autorizada pela SMEC. Turma de primeiro ano corre riscos também.

Segundo uma fonte do blog, a professora Denise Flório Cardoso, secretária de educação, está irredutível. Quer acompanhar listas de pré-matrículas e ameaça remanejar alunos para outras escolas em bairros distantes de suas casas.

Que direito a Secretaria de Educação tem de escolher lugar para nossas crianças estudarem? Acredito que as crianças devem estudar perto de suas casas. Hoje, muitas pegam ônibus ao meio-dia para irem estudar em outras escolas municipais porque a do seu bairro não foi autorizada a fazer matrículas. Depois de chegarem a seus destinos, precisam esperar a escola abrir, lá pelas13h30min. Tais crianças ficam vulneráveis dessa forma. Que absurdo!

Acontece que a Prefeitura não quer perder alunos para a rede estadual de Santiago, porém não é com ameaças e pressões que a situação vai ser revertida.

Um escola representa muito mais que educação. Representa responsabilidade social. Onde tem uma escola que se preocupa com a comunidade onde está inserida, a criminalidade e a circulação de drogas é menor. Crianças e jovens são motivados a se envolver em atividades ligadas ao educandário e isso conforta os pais.

Que tenham 10 ou 15 alunos. Não importa!
É muito melhor e promove mais qualidade uma aula com 15 alunos do que 40 espremidos em um ambiente. Uma professora que precisa atender 40 alunos em sala de aula não consegue fazer um trabalho satisfatório, porém, um sala de aula com menos alunos aumenta a chance de que todos aprendam a lição. 

A educação jamais pode ser ameaçada. Existem pais querendo a educação dos filhos, tanto nos bairro Alto da Boa Vista como no Guabiroba. Existem crianças dispostas a estudar. Então, porque toda essa pressão?

Os pais têm o direito de escolher onde seus filhos vão estudar e não o governo, portanto deixemos que todos desfrutem do direito de estudar perto de seus lares.

2 Responses so far.

  1. Boa tarde, Nemitz!

    Parece-me que há secretários municipais empenhados em reduzir a oferta de vagas no ensino municipal. O desejo de encerrar as atividades da Escola Aurora Lubnon me foi relatada há alguns meses por pessoas ligadas à comunidade escolar da referida escola. Não acreditei, pois a área de abrangência da escola tem grande potencial para expansão urbanística e populacional e, a meu juízo, seria um erro político e administrativo danoso à população do entorno.

    Vulmar Leite

  2. Tatiane Santos says:

    Eu estudei lá, fiz todo meu ensino fundamental na escola Aurora, desde minha época a escola nunca teve tantos alunos, mas sempre se empenhou em educar e ensinar todos que por lá passaram, eu já estou no meu 3 semestre na faculdade, e lá ainda trabalham professoras que me deram aula, que sempre fizeram de tudo para nos manter em um bom ambiente escolar, meus irmãos são alunos dessas professoras, espero que assim como eu eles tenham a chance de aprender com elas o que eu aprendi. Não importa quantos alunos estejam lá dentro, eles tem o direito de aprender.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias