Pais, familiares e amigos dos 7 meninos que teriam sido agredidos por 3 policiais militares de Santiago se reuniram em frente a AABB de Santiago, próximos da entrada da estada de chão onde tudo teria ocorrido, e deram início a uma carreata que passou pelas principais ruas da cidade. Após, os pais atravessaram o calçadão a pé, segurando faixas com pedidos de justiça. Flávio Canterle e Valter Machado, pais de dois menores envolvidos, foram na frente segurando uma faixa preta com os dizeres: "Precisamos da polícia para proteger e não para bater".


Os meninos que alegam ter sofrido tortura psicológica e física dos policiais, sem motivo nenhum, acompanharam o protesto com suas bicicletas. No dia em que foram abordados pelos brigadianos, os garotos, todos menores de idade, andavam de bicicleta em uma estrada de chão próxima ao Posto Pôr-do-Sol. Um morador da região teria se incomodado com a presença dos meninos e disparado dois tiros na direção deles. As vítimas informaram que este senhor seria pai de uma policial militar que participou das supostas agressões.

Tudo aconteceu na última terça-feira, por volta das 19h30min. No depoimento dado à Polícia Civil, os meninos contaram que apanharam com socos, ponta-pés e tapas. Os policiais teriam usado spray de pimenta e arma de choque.

Investigações - Na segunda-feira pela manhã, os meninos serão ouvidos no Quartel da Brigada Militar de Santiago. O comando da instituição abriu sindicância para apurar o caso. De tarde, os pais dos jovens se reúnem com o Ministério Público. A Polícia Civil, através do Cartório de Proteção a Criança e ao Adolescente, vai investigar as denúncias. A ocorrência policial foi registrada como vias de fato e abuso de autoridade.

22 Responses so far.

  1. Anônimo says:

    E quem são os acusados de "agressores". Fotos de seus rostos, para que todos saibam quem são. Civis, alguém ja teria publicado. No boletim de ocorrencia , consta o nome dos envolvidos. e até onde sei, a informação é pública pois não é segredo de justiça. E o tal cidadão que disparou contra os guri ? quem é ? tem porte ou registro da arma ? e mesmo que tenha, o que lhe faz pensar que pode disparar contra pessoas ? #basta

  2. Acompanhei o registro da ocorrência e o depoimento dos 7 menores. Eles não conseguiram ver os nomes dos policiais, porém passaram características. O comando da brigada militar em Santiago não divulgou os nomes dos acusados.

  3. Anônimo says:

    Entao a Corporação Brigada Militar está tentando negando a divulgação dos nomes/fotos de seus "colaboradores" ? Por que ? Medo ? Vergonha ? Ou puro corporativismo ? A mesma quando de alguma operação qualquer, faz a maior questao de divulgar nomes, rostos e o que mais achar necessário a fim de se justificar. #basta

  4. giselibu says:

    obrigado rafael por nos acompanhalo na carriata pela justiça e o direito das crianças brincar vamos la pais nao vamos cair em esquecimento vamos ate a ultima instacia pela luta do direito de respeito com nossos filhos

  5. o tal cidadão é pai de uma brigadiana,e os fatos realmente aconteceram,os meninos são de famílias,estudam na escola Thomás,os pais jamais iriam mostrar a cara se algo realmente não tivesse acontecido!!!!Infelizmente aconteceu,também não vamos generalizar p/q acredito em pessoas de caráter,mas a dúvida é:o pai da brigadiana tem porte de arma????ser á que isto está sendo investigado???pois é ainda temos neste país pessoas que por trajarem um uniforme se acham no poder de qualquer barbaridade!!!Tem gente precisando se por no lugar!!!lamentável!!!

  6. Cabe salientar mais uma vez que o procedimento instaurado (sindicância) irá apurar se houve indícios de transgressão da disciplina ou crime militar por parte dos policiais, após a solução, será encaminhado parecer a Justiça militar do estado, e caberá a promotoria oferecer a denúncia ou não contra eles.
    Razão pela qual não há de se falar em "fazer justiça", pois a instituição tem-se preocupado e muito com os casos de abuso de autoridade, e neste caso não poderia ser diferente. Porém, se não ficar comprovado ou não se puder imputar culpa aos policiais, o procedimento será arquivado por falta de provas, umas vez que na dúvida, se beneficia o réu. Muitos casos que são denunciados, não são provados, e não havendo prova, não há como imputar a autoria do fato a alguém. Não podemos considerar os envolvidos culpados de nada, enquanto a justiça militar não se manifestar, até porque os policiais até então possuem conduta ilibada dentro da corporação, fato este que só poderá mudar quando houver a condenação, esgotados os recursos.
    Nada está sendo acobertado e muito menos manipulado, o que se procura é que os fatos sejam apurados dentro da legalidade, ouvidas as partes, testemunhas e colhidas as provas. Isso em respeito as vítimas e aos profissionais denunciados.

  7. giselibu says:

    infelizmente hoje em dia cidadoes de bens nao podem ter armas em casa,atirar contra criancas que somente estavam brincando é outra barbaridade.
    Se fosse uma pessoa comum da sociedade eu teria espancado alguem a foto estaria na primeira pagina dos jornais locais,mas como sao PMs,que particularmente estes tres nao tem capacidade nem de ser guardinha de transito, a coorporacao esconde seus rostos e tenta acalmar os animos da populacao
    Precisamos de PMs que lutem contra a ciolencia,nunca vi eles agirem assim co os traficantes,estrupadores,que ao contrario eles preservam sua integridade fisica.
    Mas com criancas podem fazer o que querem
    Um absurdo
    A populacao quer o NOME destes Pms,que para mim nao passam de Marginais vestindo a farda da coorporacao e sujando o nome de PMs que trabalham honestamente.

  8. Tem coelho nesse mato... No meu ponto de vista ninguém sai atirando de 'graça' em ninguém (fizeram exames psicológicos no cidadão que efetuou os disparos?) e também ninguém leva 'coça' da brigada a toa. (os guris estavam realmente só brincando? Ou adentraram em propriedade particular sem autorização do proprietário?) Essa história está mal contada pelas partes afetadas.

  9. giselibu says:

    oi alison mesmo que estivesse fazendo coisa errado porque nao registrarao a ocorencia ou chamado o conselho tutelar ou levar ate delegacia as crianças teus filho ou subrinho sao acostumado apanhar da policia porque me paresse que vc acha normal sobre senhor tente falar com visinho ou procura ele nos bolicho que ele esta sempre bebado eu nao quero saber do senhor dos tiro e sim dos brigadianos que baterao em crianças com 13 anos as 19 e 30

  10. No mínimo estavam fazendo alguma coisa. Por favor, olha 'tortura física e psicológica' é um absurdo. E é importante lembrar que eles estavam na propriedade alheia, fazendo alguma coisa. E mesmo que não estivessem, o dono da propriedade está no direito de se sentir ameaçado por pivetes, porque hoje em dia o mundo está um caos.
    E essas crianças não são santas não, alguma coisa elas estavam fazendo. E o que mais me deixa de queixo caído é que essa mobilização é incabível.
    Vamos expandir o assunto: e se fosse um assalto (praticado por qualquer pessoa que fosse, independente de serem os meninos ou não)? Nos últimos tempos, brigadiano não pode abordar um ladrão mais de duas vezes por dia, se não é proibido de chegar perto do vivente. A JUSTIÇA NÃO ESTÁ SENDO FEITA PORQUE ESTÁ SENDO USADA A FAVOR DOS BANDIDOS! POLÍCIA É AUTORIDADE E É DEVER DELES DEFENDER OS CIDADÃOS DE EVENTUAIS AMEAÇAS!

  11. giselibu says:

    o brasil pivete deve ser seus filho subrinho ou ate irmao vc estava la de dia para ver se estes menores nem siquer passarao da porteira e tambem nao justifica bater nas crianças eles estao errados se foce pivete por que nao levarao os mesmos presso ou chamar mais viaturas para levar os setes e porque forao embora bem quetinhos porque virao que fizerao uma bobagem

  12. tmp says:

    Se os policiais e o morador da rua NÃO TÊM NADA A TEMER, que mostrem suas caras!

    Carlos Max Andres
    empresário

  13. tmp says:

    Se os policiais e o morador envolvidos NÃO TÊM NADA A TEMER, que saiam do anonimato e mostrem as suas caras!!!

    Carlos Max Andres
    empresário

  14. Unknown says:

    Mesmo que as crianças tivessem erradas nada justifica a conduta dos policiais!! Não creio que seja essa a instrução dada á eles para entrar na policia! Não podemos condenar ninguém até que tudo seja esclarecido! Conheço um dos meninos envolvidos, desde que ele era pequeno. conheço seus pais e tenho plena certeza que ele não faria nada do tipo! E já que a policia se diz "correta" DIVULGUEM então os nomes dos policiais! É como diz o ditado: "quem não deve não teme". Agradeço desde já.!

  15. giselibu says:

    obrigado max e esta jovem giovana se estes agressores nao deve me manifece nao fique na brigada tentando conseguir prova e testemunho falso fique sabendo falso testemunho e crimeee foce nos empresarios nossa cara estava estampada nos jornais NAO ES VERDADE

  16. July says:

    Tudo bem gente,mas alguem ja ouviu a versão da Brigada? Antes de condenar alguém,tem que se ouvir os dois lados.Se tiver provas contra eles,certamente vão ser punidos...até mesmo para não manchar toda corporação.
    Vamos esperar para ver como tudo realmente aconteceu pra depois condená-los.

  17. SINISTRO says:

    ANÔNIMO: TEMOS QUE TER TUDO APAURADO, AGORA TEMOS QUE PARAR DE ACHAR QUE ESTAMOS LIDANDO COM SANTINHOS, POIS É MAIS QUE SABIDO QUE TEM MUITOS PAIS AUSENTES, E QUE APENAS ESCUTAM O QUE É DITO PELOS FILHOS, E TOMAM COMO VERDADE TUDO Q DIZEM, SERÁ QUE NÃO FIZERAM NADA MESMO, É IMPORTANTE VER OS DOIS LADOS,POIS COMO DISSE, OS PAIS ESTÃO FECHANDO OS OLHOS PARA AS COISAS ERRADAS QUE OS FILHOS FAZEM(EXCESSO DE LIBERDADE E POUCOS LIMITES), FAÇAMOS UMA REFLEXÃO PARA DE REPENTE NÃO ESTARMOS CONDENANDO INOCENTES, SE DE FATO COMETARAM TAL ATO DEVEM SER PUNIDOS, MAS NÃO SEJAMOS HIPÓCRITAS, ESSAS "CRIANÇAS" COMO ESTÃO POSTANDO AQUI, NÃO SÃO ANJINHOS, ISSO É UM MAL QUE ASSOLA NOSSA SOCIEDADE, PESSOAS SEMPRE TENTANDO DENIGRIR A IMAGEM DO PODER CONSTITUÍDO, NÃO QUEREM SEGUIR REGRAS TER LIMITES, ACHAM QUE PODEM TUDO, É POR ISSO QUE NOSSO PAÍS ESTÁ NESSA SITUAÇÃO, MUITO DIREITO E POUCO DEVER.

  18. giselibu says:

    SO GOSTARIA DE FALAR PARA ESTE QUE POSTOU DIZENDO QUE NAO SAO ANJINHO NOS NAO ESTAMOS QUESTIONANDO ANJO OU NAO E SIM O ABUSO DE AUTORIDADE NEM NOS PAI TEMOS ODIREITO DE BATER EM CRIANÇA VC ESTA ENGANADO PAI AUSENTE DEVE TER SIDO O SEU PORQUE PAI TRABALHADOR ELES TODOS TEM TRABALHAO NAO SAO VAGABUNDOS IGUAL AQUEM TEM QUE PROTEGER E NAO TRAZER MAIS VIOLENÇIA PARA NOSSA COMONIDADE TENTE PESQUISAR PARA SABER MELHOR A VIDA DESTES PAIS PARA DEPOIS JULGAR ALGUEM

  19. SINISTRO says:

    geselibu, se não me fiz entender, vou lhe explicar, é que temos que apurar ambos os lados da história, vc pelo visto não tem ciência de tudo que aconteceu, só está vendo um lado só da história, inclusive vc deve ter notado no meu comentário, que lá eu fui bem claro, se são culpados, os mesmos devem ser punidos, mas vc pelo jeito não entendeu, ou sofre do mesmo mal que assola nossa sociedade, que defende direitos humanos pra ladrões, que vota no lula e acha que está tudo mil maravilhas, entendo porque nossa país está nessa situação.no mínimo deve achar que o mensalão tbm é complô, pobre país enquanto tiver gente assim, não vamos a lugar nenhum.

  20. giselibu says:

    sim sou contra governo contra mensalao porque sou comerciante nao aceito so que vc nao acha que violençia nao vai levar a lugar algum por que enquanto 19 e 30 estavao se preocupando com crianças nossa casas estavam sendo roubada por maginais ou no centro os trabalhadores apanhando sem ter quem socorrer eu nao sou contra prender e averiguar o que estavam fazendo e sim nao bater nas crianças e deixar ir embora sem registrar a ocorrencia vc sabe que a lei nao permite nos surrar e nem dar puxao de orelha se visinho ver chama conselho

  21. Unknown says:

    ah o que eu tenho a falar estou chocada com isso .. mas acho que devem ouvir esses Policiais... acredito que a policia não chega metendo o pau sem a pessoa fazer nada ... mas se esse caso for realmente real digamos que esses policiais devem ser retirados da corporação ... mas o que essas crianças fizeram pra irrita esse senhor? Realmente espero que esse causo seja feito justiça. E que mais uma vez a justiça venha analisar bem o casos sem passar a mão em ninguem no caso desses meninos e desses policiais...+

  22. giselibu says:

    rafael gostaria de disse que o processo esta firme nao vai cair em esquecimento queria contar estou indiguinada de saber que erra tres pm e ele para tentar diblar a justiça eles colocarao que tinha mais um brigadino gostaria de deixar bem claro nao tim quarto brigadiano nas covardia de tentar emganar as crianças sao so tres dois homem e uma mulher gostaria de pedir para eles se explicar com blog e os jornais para toda populaçao ficar sabendo quem sao eles gostaria da foto deles

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias