Matéria de capa do Jornal A Folha dessa semana, assinada por este blogueiro.


O Jornal A Folha e o site Rafael Nemitz foram procurados durante a semana, pela senhora Oraides Floriano Maciel, 49 anos, moradora do bairro Guabiroba. Ela denuncia furtos realizados no interior do Cemitério Municipal de Santiago, administrado pela Prefeitura. Segundo ela, funcionários do local, por contra própria, arrancam peças de túmulos para colocação em outros jazigos e cobram pelo serviço como se o material fosse novo. A suspeita virou caso de polícia.



De acordo com o relato de dona Oraides, conforme carta escrita à mão, existiria uma suposta máfia no Cemitério Municipal. Ela informa que durante visita no túmulo de sua família, dia 26 de março, se surpreendeu ao verificar que a porta de ferro que protegia o local havia sido furtada. Ao invés de ser arrancada com violência, a porta foi retirada com cuidado para não danificar a estrutura do túmulo, como mostram as imagens registradas pelo fotografo Anísio Flores. Essa atitude fez com que surgissem suspeitas quanto ao trabalho realizado no interior do Cemitério. Oraides registrou uma ocorrência na Polícia Civil, que já está investigado o caso.

Para entender melhor a denuncia e as suspeitas de irregularidades, segue o relato feito à mão pela vítima e entregue a reportagem:



Responsabilidade não é da Prefeitura, diz Thiago Gorski

Procurado pela reportagem, o secretário municipal de Gestão, Thiago Gorski Lacerda, informou que os pedreiros que atuam no Cemitério Municipal não possuem vínculo com a Prefeitura. De acordo com Thiago, como o local é público, os pedreiros trabalham livremente e oferecem serviços para os familiares das pessoas sepultadas. Conforme o secretário, apenas três funcionários contratados pela Prefeitura atuam no Cemitério, responsáveis pela limpeza interna. Os demais trabalham no local por conta.

Thiago recomenda que a pessoa que for lesada dentro do Cemitério, até pode procurar a Secretaria Municipal de Gestão, mas o correto é registrar uma ocorrência policial imediatamente.

Ainda, segundo Thiago, existem outras situações frequentes no Cemitério, onde terrenos são vendidos por pedreiros que atuam no local, sem nenhum envolvimento da Prefeitura. Cabe a Polícia investigar os procedimentos realizados por estas pessoas que prestam serviços no cemitério, mediante, é claro, o registro de um boletim de ocorrência.

Vigilância interna – Thiago Gorski foi questionado sobre a vigilância no Cemitério. Segundo ele, “uma empresa terceirizada é responsável pela segurança do local no período compreendido entre às 20h e às 8h. Existe a possibilidade de instalação de câmeras de monitoramento, processo que está em fase de estudos e de análise de orçamento a fim de se verificar se é viável ou não a instalação do serviço”.

Investigação

A Polícia Civil vai investigar o caso relatado pela dona Oraides. Os responsáveis, caso sejam identificados, poderão responder por furto qualificado. Além disso, outros crimes relacionados a denuncia serão investigados.

Fica o alerta

Com esta reportagem, fica o alerta a população santiaguense para que preste atenção na hora de contratar alguém para realizar serviços no jazigo de sua família, bem como na hora de comprar algum terreno dentro do Cemitério. A área é pública, portanto ninguém tem autorização para comercializar espaços, muito menos para promover alterações em jazigos e outras estruturas. Recomenda-se que quem precisar de algum serviço, procure um pedreiro de sua confiança.

Problemas semelhantes aos relatadas na reportagem, podem ser repassados a Secretaria Municipal de Gestão, junto a Prefeitura de Santiago, ou como fez Oraides Maciel, que procurou a Polícia Civil.

2 Responses so far.

  1. Rafael, boa noite,
    Depois de todas as explicações dadas no teu espaço confesso que ainda não entendi a confusão.
    A gente que tem familiares sepultados ali, ficamos preocupados e, ao mesmo tempo boquiabertos com a facilidade como as coisas acontecem. Gostaria de parabenizar e saudar a senhora que, valentemente denunciou as irregularidades: Senhora Oraides, meus mais profundos respeitos pela coragem. Imagino a barra que deva estar passando pois sua atitude é uma coisa rara. Espero que o seu exemplo venha a frutificar e a criar na cidade uma consciência realmente educadora na prática e não apenas no papel porquê papel é papel. Até se costuma dizer, e com razão que o pape aceita tudo.
    Afinal, pelo que entendi o espaço é público mas não é devidamente fiscalizado e lá os pedreiros podem agir como melhor entenderem, é isto?
    Rafael, acho desnecessário relembrar que violação de túmulos e sepulturas é crime previsto em lei.
    Um abraço.

  2. Unknown says:
    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias