Foto: Rafael Nemitz.
O policial civil Bruno Pinto Dorneles, presidente da Associação dos Policiais Civis de Santiago (APOCISA), tem 21 anos de atuação na Polícia Civil. É escrivão da Delegacia de Delitos de Trânsito, onde atua, principalmente, em casos ligados ao Cartório de Proteção à Criança e ao Adolescente. Através do Blog Rafael Nemitz, ele manifesta uma série de fatores que mostram a necessidade do prédio do Fórum ser cedido para a Polícia Civil. 

O impasse começou após o deputado estadual Miguel Bianchini informar que o Governo do Estado atenderia pedido da Prefeitura para transformar o prédio do Fórum em um espaço de empreendedorismo. A Polícia Civil, porém, mantinha interesse no local há mais tempo.

Leia a manifestação do policial:

- "A cedência do prédio do antigo Foro local para a Polícia Civil é imprescindível para Santiago se consolidar como uma cidade de paz. Nada mais justo que saindo dali o Poder Judiciário seja cedido para a Polícia Judiciária, permanecendo como patrimônio estadual. Assim ocorreu em São Borja e os cidadãos de bem daquele município agradecem pela Polícia Civil estar no centro da cidade, facilitando a todos o próprio acesso à Justiça, sem falar na segurança preventiva que por si só causa a simples existência de um órgão policial na área central e consequentemente comercial da cidade, principalmente o pronto-atendimento que tornará o centro de Santiago em regra área livre de criminalidade.

Por outro lado, urge a necessidade de desafogar o prédio atual da Polícia Civil, que se divide em quatro Delegacias, estando a grande maioria dos servidores dividindo salas e revezando atendimentos.

Há a necessidade de cela especial para mulheres, área de contenção para infratores, sala específica para uso do detector de mentiras, local para os defensores orientarem seus clientes, sala fechada para as pessoas relatarem os fatos sem que outros estejam ali escutando tudo, o que causa constrangimento no Plantão Permanente.

Para se ter uma ideia, por exemplo, na sala que abriga um dos Cartórios de Proteção à Criança e ao Adolescente, que foi especializado para atender menores vítimas de estupro, o espaço lúdico, que tem mesinha e cadeiras com objetos e brinquedos infantis para as crianças interagirem com as psicólogas e policiais não ocupa mais que dois metros quadrados dentro da sala deste mesmo Cartório. Ainda tem mais, os depósitos, tanto de objetos apreendidos como de arquivo de documentos estão superlotados e se pode ver pilhas de arquivos sobre os armários e no chão das salas dos escrivães.

A criação de Delegacias Especializadas, de Atendimento a Mulher e para a Criança e o Adolescente – DEAM e DPCA – há muito tempo que são indispensáveis para Santiago e esbarram na falta de espaço. 

Há inúmeras outras questões que se impõem para a cedência desse prédio a ser desocupado pelo Poder Judiciário a favor da Polícia Civil, e todas vão de pleno acordo com o anseio da população e da comunidade santiaguense. Depois da SAÚDE a SEGURANÇA."

2 Responses so far.

  1. Marcos says:

    Concordo com o que o escrivão de polícia falou, até porque o caro deputado Bianchini sabe que empreendedorismo não melhora a segurança do município, Santiago, a cada final de semana apresenta novas ocorrências policiais, seja por ocorrências de trânsito, pedofilia, violência doméstica ou até roubos e furtos, e sendo que uma delegacia maior e no centro da cidade tornaria no centro mais seguro, teria mais espaço para nossos policiais trabalharem, seria muito melhor, pro empreendedorismo, comprem um terreno e façam um prédio, saúde e segurança em primeiro lugar. Caso me perguntem o que eu entendo desse assunto, sou filho de comissário de polícia, fui criado dentro de uma delegacia, por isso conheço e entendo bem do trabalho destes nobres guerreiros que são os policiais civis!

  2. Concordo plenamente com o policial, pois sou testemunha da falta de espaços adequados para cartórios e atendimentos individualizados na atual Delegacia. Quando do atendimento à Crianças e Adolescentes o prédio atual não oferece um espaço reservado para tal, pois sabemos que os mesmos não devem permanecer expostos ao olhares de pessoas que nada tem a ver com o caso, mas é isso que acontece na maioria das vezes ou então são levados para salas não ocupadas no momento para serem preservados da exposição indevida.
    Acho sim que a comunidade deverá ser ouvida e os órgãos competentes deverão fazer algo para isso. Sabemos que Santiago não apresenta índices relevantes de desenvolvimento social e econômico e que outros departamentos irão ocupar tal prédio. Então quem deveria ocupar o prédio do Fórum é sim a Polícia Civil, órgão estadual e de relevante importância para a segurança pública.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias