Na última quinta-feira, 13, a Câmara de Vereadores de Santiago realizou audiência pública proposta pelo vereador Rafael Nemitz (PSD) e aprovada pelos demais vereadores por unanimidade para tratar dos problemas constantes denunciados por usuários da Expresso São Pedro na região de Santiago e Santa Maria e também no transporte interestadual já que tem linhas com destino a Santa Catarina, por exemplo. Participaram da Audiência Pública, os advogados da empresa Leonardo Santiago e Roger de Castro; o promotor de Justiça Cível Diego Prux; o engenheiro André Ávila Borger da Superintendência de Transporte de Passageiros do DAER e a advogada Fernanda Lemes, coordenadora do Procon de Santiago.

Os advogados da empresa foram os últimos a se manifestar. Antes, porém, houve manifestação de cada um dos representantes dos órgãos fiscalizadores. No Procon, apesar das constantes denúncias de problemas mecânicos e estruturais, não há nenhuma queixa contra a Expresso São Pedro, destacou Fernanda Lemes.

O promotor de Justiça Diego Prux relatou sobre a ação civil pública que está em tramitação na Comarca de Santiago contra a Expresso São Pedro. Segundo o promotor, falta a empresa cumprir determinação judicial para realização de perícia nos ônibus que, em junho de 2015, foram fiscalizados e que apresentaram vários problemas. Diego Prux destacou que o valor da perícia judicial é R$ 25.500, porém a Expresso São Pedro vem adiando a realização. O promotor frisou que decidiu manter a empresa trafegando pois, no seu entendimento, os danos à sociedade seriam maiores com a interrupção do serviço de transporte intermunicipal.

O superintendente do Daer, André Ávila Borges, comprometeu-se em fiscalizar pessoalmente os ônibus da empresa e, se identificar problemas graves, retirar veículos de circulação. Ainda, segundo André, em 2017 está prevista a realização de licitação para que outras empresas disputem a concessão para transportar passageiros na região. Ele destacou que enquanto outra empresa não assumir linhas na região, mesmo havendo constantes relatos de problemas contra a Expresso São Pedro, a empresa não pode ser afastada pelo DAER. Houve um maior comprometimento de fiscalização junto a frota de ônibus.

O advogado Leonardo Santiago, que falou em nome da Expresso São Pedro, destacou que nos últimos seis meses a empresa investiu um milhão e quatrocentos mil reais para manutenção dos ônibus da empresa. Relatou ainda que muitos dos problemas estruturais são causados por passageiros que praticam vandalismo no interior dos ônibus e, em alguns casos específicos, alegou que as condições das estradas da região, como a RS 168, colaboram para as ocorrências de problemas nos veículos. As explicações não convenceram e foram contestadas pelos vereadores.

Expresso São Pedro prometeu melhorias

Durante sua manifestação, o advogado Leonardo Santiago anunciou melhorias que serão implantadas nos próximos dias pela Expresso São Pedro visando a prestação de um serviço de mais qualidade para os usuários da região:

- A partir de maio, um ônibus novo com ar-condicionado será disponibilizado na linha comum (pinga-pinga) entre Santiago e Santa Maria. Será o primeiro ônibus com ar-condicionado a ser oferecido pela empresa aos usuários das linhas pinga-pinga;

- Dois ônibus mais novos serão disponibilizados no segundo semestre do ano para as linhas Santa Maria X São Borja, em substituição aos atuais veículos utilizados nesse trajeto;

- Os ônibus mais antigos serão retirados de circulação;

- Estudantes que viajarem nas linhas Santa Maria X Santiago às 19 horas ou 23 horas de sextas-feiras e aos domingos na linha Santiago X Santa Maria, terão desconto de 25%. O desconto será válido para estudantes de qualquer instituição, basta que estes procurem o Escritório da Expresso São Pedro, na Estação Rodoviária de Santa Maria, com comprovante de matrícula. As linhas são diretas e param somente em Jaguari;

- A empresa disponibilizou-se em estudar a criação de novas linhas entre cidades da região, desde que haja demanda de passageiros.

Câmara vai seguir fiscalizando a empresa

Com a realização da Audiência Pública, outros vereadores comprometeram-se em fiscalizar a empresa juntamente com o vereador Rafael Nemitz que recebe denúncias frequentes contra a Expresso São Pedro há vários anos.

Para Rafael, a realização da Audiência Pública oportunizou que, pela primeira vez, a empresa viesse a público esclarecer sua conduta diante das constantes denúncias que são notícia não só no Blog Rafael Nemitz mas em outros veículos de comunicação, bem como gerou a promessa de melhores serviços. 

- "Como integrante da imprensa, apenas denunciava os problemas. Agora, como vereador, vou fiscalizar constantemente a São Pedro para que os passageiros de Santiago e região possam viajar com tranquilidade e, principalmente, sem imprevistos. Com o apoio de outros vereadores que manifestaram preocupação na Audiência Pública, terei mais apoio para cobrar providências da São Pedro", finalizou Nemitz.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias