Coluna de Naryel Barcelos: Liberdade de Expressão! Postado quarta-feira, 7 de junho de 2017 ás 20:35

Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de ideias liberais e dos direitos de cada cidadão. De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos: “Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.

Vale salientar também que, em consonância ao inciso IV do art. 5º da Constituição Federal, “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”, extraindo-se, portanto, a plena legalidade da exposição ideológica individual, desde que identificável. A liberdade de expressão é protegida em todos os países civilizados onde a liberdade impera.

O limite da liberdade de expressão é o crime, não se pode expressar em nome da liberdade de expressão que “sou racista, sou homofóbico, odeio tal religião, defendo a pedofilia”. Não se pode defender as coisas que a Lei proíbe, que a ética condena ou que é danoso a sociedade.

Essa liberdade que estamos tratando é a liberdade das pessoas expressarem o que querem, seja falando, seja escrevendo, desenhando, fotografando ou qualquer outra forma de expressão que não afete o outro diretamente ou ofensivamente.

Estamos no século XXI, onde o ser humano adquiriu direito sobre falar do que bem entender. Em tempos de redes sociais isso se evidencia ainda mais. Noto corriqueiramente que algumas pessoas se incomodam quando vêem que outras se expressão livremente sobre seu trabalho, sobre sua vida pessoal, sobre seus pontos de vista particulares. Lembrando que não estou falando em “liberdade de imprensa”, mesmo que está também seja regulamentada por lei e seja válida. Falamos hoje da liberdade de expressão individual, que é o direito de você falar, pensar, transmitir sua posição livremente. Liberdade de expressão é dizer tudo aquilo que pensamos, mas também saber que você pode ouvir aquilo que não pensa e não goste.

Pessoas que se irritam com a liberdade que os outros tem de se expressar querem inconscientemente “atacar” o ponto de vista alheio, seja ele profissional ou pessoal. Se o que o teu próximo expressa não te atinge de forma pessoal ou ofensiva e mesmo assim lhe incomoda, procure não escutar, não ler, não ver, não seguir, não ficar próximo. Simples.

Por vezes acredito que a falta de capacidade de uma pessoa se expressar bem também é um fator que aumenta a indignação quando outra pessoa assim o faz. Se você não consegue transmitir seus pensamentos, sua posição sobre algo, por favor, não julgue quem assim o faz. E repito: se você realmente se incomoda, se afaste.

Agora se você não consegue se afastar, insiste em continuar acompanhando o que lhe desagrada e acaba por espalhar seu aborrecimento a outros, indico que procure um profissional da área de psicologia para lhe ajudar a lidar melhor com isso, pois você tem um problema.

Nada o obriga a escutar, ler, ver, se aproximar do que não lhe agrada.

Naryel Barcelos é jornalista e radialista, proprietária e diretora do Jornal Fronteira Missões e da Rádio 89.1 FM, de Santo Antônio das Missões.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias