Acadêmicas Caroline Kucera dos Reis e Suelen Nicoli Kleist
Este relato descreve o caso de uma paciente de 66 anos de idade, gênero feminino, moradora do Lar do Idoso São Vicente de Paula, acometida por Acidente Vascular Encefálico há sete anos, com leves sequelas do lado esquerdo do corpo submetida ao tratamento fisioterapêutico. M.N é portadora de hipertensão e diabete melittus e está diariamente sobre efeito dos medicamentos para atenuar os efeitos destas patologias. A mesma foi submetida ao tratamento fisioterapêutico. Foi proposto o atendimento pela disciplina de Fisioterapia em Gerontologia - Professora Marzane Oliveira, que duas acadêmicas (Caroline Kucera dos Reis e Suelen Nicoli Kleist) da Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Extensão São Luiz Gonzaga, prestassem atendimento semanal a esta paciente. Desta maneira, foram realizados sete atendimentos no decorrer da disciplina. O acidente vascular cerebral (AVE) é causado por interrupção do fluxo sanguíneo para o cérebro devido à obstrução de uma artéria, origem isquêmica, ou por ruptura de vasos sanguíneos cerebrais, origem hemorrágica, tornando-se a doença vascular que mais afeta o sistema nervoso central. 

No início do tratamento a paciente apresentou dificuldade de deambulação, edema nos tornozelos, dor no membro inferior esquerdo, falta de equilibro ao levantar, amplitude de movimento passiva (ADM) preservada, porém ADM ativa com algumas restrições. Os instrumentos para avaliação da funcionalidade da paciente foram: a ficha de avaliação (anamnese) contendo dados gerais como nome, idade, gênero, sinais vitais. Foram feitos também testes funcionais (escala de Katz, teste do levantar e caminhar cronometrados, teste do alcance funcional, teste do status mental e índice de POMA) estes testes foram feitos para avaliação da funcionalidade do idoso, para verificar o status mental e para verificar o índice de queda, nos quais na maioria apresentou um bom diagnóstico. Os objetivos traçados para este tratamento fisioterapêutico foram a diminuição da dor, melhorar do equilíbrio, reeducação da marcha, aumento da força muscular, melhorar as AVD’s e funcionalidade. Foram utilizadas as seguintes condutas: Estimular a marcha sem o andador, aumento da força muscular através de exercícios ativos com halteres e caneleiras, aumento da sensibilidade com a bola proprioceptiva, exercícios com bola para coordenação nos membros superiores, exercícios com o feijão para membros inferiores, exercícios ativos com resistência, bicicleta ergométrica, treino de marcha nas barras paralelas, Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP).

Após as sete visitas a paciente apresentou evoluções significativas, como também disposição ao realizar as atividades propostas. A paciente apresentou diminuição dos edemas dos membros inferiores logo após a realização da massoterapia, ao decorrer dos atendimentos a paciente apresentou aumento da amplitude de movimento, correção da postura ao utilizar o andador, maior equilíbrio, menor dificuldade na marcha, redução da dor principalmente na perna esquerda, a qual foi afetada pelo AVE. As posturas deitada, em pé e sentada foram ajustadas em conformidade com as limitações físicas e algumas transferências foram aprendidas. As AVD’S (atividades de vida diária) conseguimos que a paciente realizasse com maior independência, foram as seguintes: passar para a posição de pé para sentada e vice versa, pegar objetos com a mão e fazer movimentos em geral com braços e pernas. De modo menos significativo, porém apresentando evolução da paciente conseguimos melhorar a sua postura, principalmente a inclinação do tronco ao caminhar, onde olhava sempre para baixo, auxiliamos à olhar para frente, ela aprendeu como deambular no ambiente em que vive, assim adquirindo maior segurança. E foram feitas orientações quanto à atividades cotidianas da paciente. 

A conclusão chegada com esta intervenção foi de que a fisioterapia no paciente com AVE teve grande contribuição para a melhora da qualidade de vida como também a sua funcionalidade. A presença da fisioterapia no Lar do Idoso São Vicente de Paula se torna relevante, pois contribui para a promoção, prevenção e restauração da saúde de idosos institucionalizados. Contribuindo não só para saúde dos mesmos, como também para o bem estar e alegria destes, pois com a atenção dada à estes indivíduos eles se tornam mais capazes de realizar atividades de vida diária. As alunas que realizaram esta pesquisa sentiram grande prazer e alegria à atenção dada a senhora M.N, a qual se mostrou disposta a realizar as sessões de fisioterapia em quase todos os atendimentos, ao final dos atendimentos a mesma se mostrou apegada às alunas sentindo descontentamento ao deixar de realizar a fisioterapia. Diante disso, esta experiência foi de relevância para nosso crescimento na vida acadêmica, propiciou à compreensão dos temas abordados e o conhecimento nos mostrando o cotidiano de idosos em uma casa de repouso e nos tornando mais aptas a realizar atendimento com idosos.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias