Coluna Ao Ponto, de Naryel Barcelos: SER PAI! Postado sábado, 12 de agosto de 2017 ás 20:26


SER PAI

Dia dos pais assim como o Dia das Mães é uma das mais lindas datas comemorativas do nosso calendário. Ter um dia para lembrar como nos orgulhamos por sermos pais, como nos orgulhamos por termos um pai presente, ou também para valorizar a pessoa que faz esse papel, é realmente encantador.

Pai, não é aquele que tem o mesmo sangue apenas, claro que a grande maioria comemora ao lado desses. Mas a função paterna é muito mais abrangente que isso. Sabemos que há pais descompromissados, que abandonam mãe e filhos, sem contribuir com o seu amor, seu apoio, sua preocupação, com o seu bom exemplo, com a sua responsabilidade e acreditam que dando apenas o valor da pensão já estão cumprindo com suas obrigações paternas. Ser pai é muito mais que isso.

Pai é aquele ser amoroso, que respeita, cria, educa, ama, ensina, está sempre presente na vida da criança, nas horas ruins e boas. São esses seres humanos que farão a diferença quando nossas crianças forem adultas.

E digo mais, não é nem necessário de acordo com a atual psicologia a “figura masculina” como pai, mas sim, alguém que exerça as funções que um pai precisa exercer na vida de uma criança, como por exemplo proporcionar a proteção, não digo somente a financeira, mas a proteção moral, o apoio, a mão estendida, o exemplo, e principalmente dar os limites aos filhos, esses imprescindíveis na vida de todo ser humano.

As vezes os homens usam desculpas como por exemplo: um homem não engravida, não pode parir, não pode amamentar. Porém quando ele quer de fato, pode acompanhar todos os passos da gravidez, pode estar presente no nascimento, pode apoiar a amamentação, pode dar banho, dar carinho e todo o resto. Não só pode fazer tudo isso, como deve. Um pai de verdade não vira as costas para o filho, nem para a sua mulher (ou ex mulher). Um pai de verdade está presente nos bons momentos de brincadeiras, e nos maus, como em hospitais. Um pai de verdade conhece uma noite mal dormida, conhece o cansaço da maternidade e apoia.

Um pai de verdade se doa por inteiro, sabe priorizar seus filhos. E essa é a diferença entre “Ser pai” e “Ter um filho”. Homem que sabe ser pai, tem total consciência que a paternidade não se limita em colocar uma criança no mundo, ou ter o seu nome na certidão de nascimento. Qualquer um faz um filho, mas apenas um homem de verdade pode ser um pai. Bons pais são homens que têm a responsabilidade de formar não só futuros adultos, mas também, futuros pais ou mães. São eternos meninos que, às vezes, temem a falha.

Mas, todo aquele que erra buscando o acerto há de ser perdoado, afinal, está presente. As piores falhas encontram-se na ausência. Não ser, não estar, não permanecer, não ajudar. Isso dói de verdade. Quer ser um bom pai? Seja! Esteja! Permaneça!

Para estes Pais, e para as mães que tem jornada dupla sendo pai e mãe, desejo um lindo e iluminado DIA DOS PAIS. Para vocês, tiro o meu chapéu e dou todo o meu respeito.

Naryel Barcelos é jornalista e radialista, proprietária e diretora do Jornal Fronteira Missões e da Rádio 89.1 FM, de Santo Antônio das Missões.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias