O Fisioterapeuta Guilherme Gripa Sanches atende na Clínica Popular MultiMed, em Santiago, de segunda à sexta-feira das 9h às 21h, com horário marcado. O atendimento é realizado também a domicílio, conforme a necessidade de cada paciente. Guilherme atende pacientes com ou sem convênios, com valores bem acessíveis. Agende seu horário pelos telefones (55) 3251-1268 ou 9 9606-7094. A Clínica MultiMed fica na Rua Sete de Setembro, 166, no Centro de Santiago.

Você sabe qual seu tipo de pisada?

Sabemos que a alteração postural é comum e inevitável com o passar dos anos, devido ao fator da senilidade, porém podemos adiar essa questão cuidando da nossa saúde, através de bons hábitos e exercícios regulares. Mas o que temos notado na prática clínica, é a grande alteração postural em pessoas mais novas, já na fase de adolescência. Isso se da muito pelo tipo de pisada em que as pessoas desenvolvem já no inicio dos primeiros passos, quando crianças.

Geralmente, em casos como esse, a alteração postural que ocorre por causa do tipo de pisada, acaba comprometendo toda a estrutura corporal, como joelhos, quadril, e até mesmo coluna e mandíbula em situações mais sérias e crônicas.

A fisioterapia entra com grande e importante participação no tratamento dessas patologias. Os tipos de pisadas são as seguintes:


- Pronada: com esse tipo de pisada, as pessoas começam com um movimento no interior do calcanhar, apoiam a borda interna do pé e depois concentram todo o impulso no dedão. O pé é chato, ou seja, o arco é plano e a pessoa pode apresentar uma inflamação na planta do pé, conhecida como fascite plantar. O tipo de tênis ideal é o que controla o movimento, com estabilidade e mais firme, sem tanto amortecimento. Mulheres tendem a ter a pisada mais pra dentro, com o arco plantar mais baixo, isso pelo motivo do sexo feminino ter o quadril mais largo, logo a musculatura lateral da coxa, fica enfraquecida, deixando o joelho, e o pé mais pra dentro, fazendo o que chamamos de valgo dinâmico. 

- Supinada: nessa pisada, as pessoas começam com um movimento na parte externa do pé e concentram o impulso no dedo mínimo. O pé é cavo, ou seja, tem um arco bem curvado. Homens tendem a ter esse tipo de pé, devido a práticas esportivas como, futebol, ou corridas de longas distancias, devido ao lado lateral da coxa, e abdômen serem mais fortes do que as outras partes. O tipo de tênis ideal é o com maior amortecimento. 

- Neutra: hoje em dia é muito difícil encontrar alguém que tenha a pisada neutra, onde o impulso maior é na frente do pé. O pé é mais uniforme, ou seja, tem um arco normal. O tipo de tênis ideal é o com maior estabilidade. 

Baseado nessas informações o fisioterapeuta realiza testes ortopédicos, avaliações posturais com o uso de ferramentas, como o baropodômetro, uma espécie de plataforma que analisa as pressões plantares dos pés, com finalidade de saber qual o tipo de pisada, e qual a relação com as outras estruturas do corpo.


As confecções de palmilhas adaptadas ou a prescrição da mesma também pode ser realizada.


Afinal uma dor nas costas pode estar relacionada com a forma de você pisar, ou até mesmo o tipo de calçado que estiver usando. 

Observar o solado de um calçado velho já é possível ter uma ideia de como anda a sua postura. Tratar esses tipos de patologias quando se está relativamente novo, os resultados são melhores e mais rápidos, pela formação óssea e muscular ainda estar em desenvolvimento. 

Procure um fisioterapeuta e tire suas dúvidas.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias