O Fisioterapeuta Guilherme Gripa Sanches atende na Clínica Popular MultiMed, em Santiago, de segunda à sexta-feira das 9h às 19h, com horário marcado. O atendimento é realizado também a domicílio, conforme a necessidade de cada paciente. Guilherme atende pacientes com ou sem convênios, com valores bem acessíveis. Agende seu horário pelos telefones (55) 3251-1268 ou 9 9606-7094. A Clínica MultiMed fica na Rua Sete de Setembro, 166, no Centro de Santiago.

O que é Fibromialgia, sintomas, diagnósticos e tratamentos possíveis

A Fibromialgia (FM), ou Síndrome Fibromiálgica, é uma síndrome caracterizada por dor crônica e generalizada nos músculos, em grande parte do corpo, ou em locais distintos a cada dia. É uma doença reumática, sendo considerada uma síndrome porque se manifesta por um conjunto de sintomas sem causa específica. O principal sintoma da fibromialgia é a dor, logo tal síndrome sem dor não existe. 

Essa dor não se caracteriza de origem inflamatória e tem causa etiológica, embora alguns estudos da área da saúde mostram que há hipóteses como: fatores genéticos, alteração do Sistema Nervoso Central (SNC), fatores neuroendócrinos, psicológicos e distúrbios do sono. Existem estudos que demonstram que os pacientes apresentam uma sensibilidade maior à dor do que as pessoas sem fibromialgia. É como se o cérebro das pessoas com fibromialgia interpretasse de maneira exagerada os estímulos, ativando todo o Sistema Nervoso Central para fazer a pessoa sentir mais dor. 

A fibromialgia é uma doença muito comum no Brasil, está presente em cerca de 2% a 3% das pessoas. Embora não há cura para esta doença, tratamentos fisioterápicos podem controlá-la, amenizando os sintomas e não os deixando evoluir para casos cada vez mais graves. As mulheres são as mais afetadas e costuma surgir entre 35 a 55 anos, podendo também ocorrer na infância, quanto na terceira idade. 

É preciso estar atento aos três principais sintomas da fibromialgia. 

Dor: Os pacientes costumam dizer que não há nenhum lugar do corpo que não doa. As queixas dos pacientes em relação aos sintomas são expressas como pontada, queimação, sensação de peso, acordar cansado. A fibromialgia é uma dor muscular, onde acaba desenvolvendo-se trigger -poits, ou pontos gatilhos em várias partes do corpo. 

Distúrbio do sono: Dificuldade para dormir, pode acordar antes da hora e não conseguir dormir novamente ou pode ser que o paciente acorde várias vezes durante a noite. Mesmo que ele até durma uma noite inteira, mas acorde no dia seguinte com a sensação que dormiu “acordado”. O sono muitas vezes é interrompido por causa da dor. 

Fadiga: Ás vezes, a diminuição de energia é tão intensa que lhe impede de realizar as atividades do dia a dia. O paciente não apresenta incapacidade física, mas pode ser incapaz de fazer as coisas do dia a dia por está esgotado fisicamente e mentalmente. Importante não confundir fadiga com fraqueza muscular. Pacientes com fibromialgia não têm fraqueza muscular. Eles têm cansaço, falta de energia. Geralmente essa fadiga está relacionada com os distúrbios do sono. Quanto pior a noite de sono, pior a fadiga no dia seguinte.

Os três sintomas estão presentes em quase 90% dos pacientes com fibromialgia. 


Não existe um tratamento específico para fibromialgia, à indicação do exercício físico, tanto aeróbico quanto anaeróbico é indicado com a finalidade de diminuir os sintomas através da liberação da endorfina, neuro - hormônio, liberado após o exercício físico que nos trás a sensação de bem estar corporal, o qual principal objetivo está em aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Desta forma, a síndrome deve ser encarada como uma condição clínica que requer controle, logo, requer um diagnóstico médico e fisioterápico. 

Os sintomas de quem possui a síndrome ocorrem ao longo da vida, com episódios mais leves e outros mais fortes. Ao paciente, o primeiro passo é tirar todas as dúvidas com o seu médico, fisioterapeuta, psicólogo, ou nutricionista. O segundo passo é entender e lidar com os diversos sintomas da síndrome. 

Quanto ao fisioterapeuta, o olhar clínico global ao paciente é muito importante, com o intuito de reintegrá-lo a sociedade com melhores condições para voltar ao trabalho, a sua rotina, e ter uma boa qualidade de vida. A automedicação pode trazer grandes riscos e deve ser sempre evitada.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias