Crime em Jaguari: Nota de Repúdio do Coletivo Sobre Elas! Postado quarta-feira, 7 de agosto de 2019 ás 23:53


NOTA DE REPÚDIO

O Coletivo Sobre Elas da cidade de Santiago repudia os comentários ofensivos e agressivos postados nas notícias veiculadas por diversos meios da imprensa eletrônica, por ocasião da tentativa de feminicídio ocorrida no interior de Jaguari, RS.

Esses comentários revelam o crescente desprestígio dos valores humanitários que inspiram nossa Constituição Federal, valores esses que são fiadores da convivência civilizada e principalmente do respeito à vida da mulher.

Em uma sociedade democrática, não é possível admitir que a violência seja utilizada como forma de repressão ou punição. Os episódios de violência cometidos contra a mulher, assim como comentários maldosos representam o retorno do autoritarismo e a sobrevivência do machismo, que são uma doença em nossa sociedade. 

Em pleno mês de aniversário da Lei Maria da Penha, é triste e repulsivo ler comentários machistas que convalidam a atitude do agressor, e pior ainda: julgam e recriminam o comportamento da vítima.

Como sempre frisamos, a vida é da mulher, e a ninguém cabe julgar o que ela faz, passou ou passa no seu cotidiano.

Os comentários feitos na notícia caracterizam uma manifestação misógina e reveladora de como as diferentes formas de violência contra as mulheres são aceitas, vilipendiando os direitos das mulheres, incitando a violência e evocando o machismo que ataca as mulheres de modo cruel e extremamente agressivo, referendando que somos nós mulheres que provocamos nossos algozes, e damos causa à violência sofrida. Com esse tipo de raciocínio, a mulher é culpabilizada pelo crime do qual é vítima.

Devemos salientar que os meios de comunicação devem primar pela informação e não pela banalização da situação dramática em que vivem milhares de mulheres brasileiras, vítimas de violências.

Em uma sociedade patriarcal, a violência vem sendo utilizada sistematicamente para subjugar a nós mulheres, nos dominar, nos desqualificar, nos castigar pela transgressão e pela busca permanente de sermos donas de nossos projetos de existência, roubando nossa possibilidade de existir como ser humano, donas de si, e rompendo as regras de sujeição que o machismo nos impõe, todos os dias. 

Difundir e naturalizar o comportamento agressivo do homem é ser cúmplice da violência, é praticar o crime de incitação à violência contra as mulheres. 

Dessa forma, manifestamos nosso total repúdio a qualquer manifestação de ódio, violência, intolerância, preconceito, desprezo e julgamentos à vida da mulher, assacadas sob qualquer pretexto que seja, bem como a toda e qualquer incitação que venha a tolerá-las, incentivá-las ou relativizá-las

O feminicídio é o desenrolar de um trágico final vivenciado por muitas mulheres diariamente, que são atormentadas pelo fantasma cíclico da violência. 

Essa violência é diária e sentida por muitas de nós, silenciada e mascarada pelo estado e “invisível” aos olhos da sociedade. Ninguém sabe o ocorre dentro do núcleo familiar da mulher, somente ela, e somente ela pode falar sobre o assunto.

Para que a violência contra as mulheres tenha fim, é necessário enfrentar os valores e ideias que ainda naturalizam este tipo de violência e que tentam justificá-la e banalizá-la. 

Precisamos acabar com as piadas, com as brincadeiras, com os comentários desnecessários e ofensivos que aplaudem e justificam a violência da mesma forma que precisamos acabar com a violência.

Manifestamos nossa solidariedade feminista à vítima do fato, e à todas às mulheres que são vítimas da violência patriarcal em nossa sociedade.

BASTA DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER! Não reproduza o machismo, não ecoe o patriarcado, não dissemine a opressão, e principalmente não julgue a conduta da mulher. Por mim, por nós e pelas outras! Pelo fim da violência contra as mulheres!

Coletivo Sobre Elas
Grupo formado em Santiago para dar voz a todas as mulheres, criar laços, trocar vivências e principalmente desconstruir rótulos que diminuem a luta feminista.

One Response so far.

  1. Anônimo says:

    Muito Feliz em saber que em nossa cidade existem mulheres que estão unidas contra a violência patriarcal de nossa sociedade!

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias