Aos 41 anos de idade comemorados hoje (11), Tonetto já ocupa a cadeira de número 33, que tem como patrono o sepeense Afif Jorge Simões Filho
 

O advogado criminalista e escritor Daniel Tonetto é o mais novo integrante da Academia Santa-Mariense de Letras (ASL). Tonetto assume a cadeira de número 33 da academia, que tem como patrono o sepeense Afif Jorge Simões Filho. A confirmação foi dada na última sexta-feira (7), pelo presidente da ASL, João Marcos Adede y Castro, pelas redes sociais. Na mesma data a posse de Tonetto foi oficializada em reunião virtual com os integrantes da academia 

O nome do advogado e escritor foi aprovado por unanimidade pelos integrantes da ASL. A posse estava marcada para acontecer ainda no mês de abril último, mas teve de ser adiada devido à pandemia do novo coronavírus. Tonetto, que passa a ser o mais jovem escritor a ocupar uma cadeira na ASL – comemora, hoje (11), 41 anos - já vinha participando das reuniões da associação. 

“Fico feliz de fazer parte desse seleto grupo de escritores e já me sinto perfeitamente integrado ao grupo, o qual agradeço pela escolha e deferência”, afirmou Tonetto. 

Existem duas formas de assumir uma cadeira na ASL: por candidatura própria, em que a produção literária é analisada por uma comissão sindicante; ou através de apontamento da própria academia. 

A confirmação de Tonetto para ocupar a cadeira de número 33 da ASL foi comemorada pelo presidente da ASL, o ex-promotor e advogado João Marcos Adede y Castro. 

“É motivo de grande alegria e prestígio. Basta ver as reações nas redes sociais sobre a escolha. A repercussão foi extremamente positiva. Trata-se de um advogado de grande gabarito e um escritor já muito respeitado. Temos muito orgulho de todos os nossos acadêmicos”, avaliou Adede y Castro. 

O presidente da ASL acrescenta que, assim que o cenário da pandemia permitir, será realizado um ato solene para a entrega do diploma ao novo integrante da academia. Atualmente, existem 40 cadeiras a serem ocupados na ASL, sendo que sete delas estão vagas. 

PRODUÇÃO LITERÁRIA 

Daniel Tonetto é autor de cinco livros, entre eles, a trilogia “Crime em Família”, que terá o lançamento da terceira e última publicação no próximo mês de outubro. Além disso, já publicou títulos que versam sobre a criminalidade e os problemas sociais. O advogado, além de escritor, também é professor de Direito Penal na Faculdade Palotina (Fapas). Formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o mais novo membro da ASL é, também, especialista, mestre e doutorando pela Universidade de Lisboa (POR). 

A ORIGEM A ASL 

A Academia Santa-Mariense de Letras, originada da Associação Santa-Mariense de Letras. É uma entidade civil e cultural sem fins lucrativos, com sede e foro em Santa Maria, RS. A academia dispõe de uma sala na Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, na qual realiza suas reuniões e tem instalada sua Galeria de Membros Efetivos. 

A CRIAÇÃO 

A Academia Santa-Mariense de Letras foi criada em 8 de novembro de 2006, nascendo dos 20 anos de existência e experiência da Associação Santa-Mariense de Letras (fundada em 21 de agosto de 1986). 

A FINALIDADE 

Com a finalidade de promover a cultura na cidade, a ASL realiza eventos plurais, estimula a publicação de obras e edita e distribui regularmente livros de autoria coletiva de seus associados.

Reportagem: Fabricio Minusi / Foto: Rafael Happke.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias