Relativamente aos alimentos integrais existem estudos de todos os tipos e posturas contraditórias. Se algumas pesquisas defendem os benefícios dos alimentos integrais, outras consideram que eles não são realmente vantajosos para a saúde ou para manter um peso saudável e uma dieta equilibrada.

1. Os alimentos integrais emagrecem: É um falso mito acreditar que os alimentos de origem integral não engordam – seja pão, massa ou arroz. Como em tudo o que tem a ver com a alimentação, o excesso pode provocar efeitos não desejados e negativos. Comer demasiados alimentos que sejam integrais está diretamente relacionado em alguns casos com o risco de obesidade. Incorporar muita fibra na dieta de forma repentina pode fazer com que tenhamos problemas estomacais que podem resultar um excesso de peso.

2. Qualquer alimento light é integral: Nem todos os alimentos considerados light são integrais. Os alimentos integrais são aqueles que conseguem manter a sua integridade físico-química, ou seja, que não foram processados industrialmente. Estes não terão passado por vários processos de desidratação, aquecimento a temperaturas elevadas ou a uma cozedura desnecessária para serem desprovidos das suas propriedades, acrescentando-lhes um sabor ou cor diferentes.

3. Os alimentos integrais são baixos em calorias: Os alimentos integrais não têm menos calorias do que os refinados, e podem inclusive incorporar mais. A diferença é que regra geral, os alimentos integrais contêm na sua integridade muito mais vitaminas, sendo dessa forma mais nutritivos. No entanto, em nenhum caso estão associados a um menor teor calórico. 

4. Os alimentos integrais só contêm fibras: Os nutrientes dos alimentos integrais não se reduzem somente à fibra, sendo bastante variados. Contendo adicionalmente e sobretudo vitamina E, que é um forte antioxidante, e elementos como ferro, magnésio e potássio. 

5. O pão integral não engorda e o pão branco sim: Pelo contrário. O pão integral não é melhor do que o pão branco nem contribui com menos calorias para o organismo. Na elaboração clássica do pão branco, este alimento é unicamente composto por farinha, água, fermento (levedura) e sal. Já ao pão integral normalmente é acrescentado outro tipo de nutrientes que podem aumentar mais calorias ao organismo. 

O que ocorre é que ainda assim o pão integral, como é composto por hidratos de carbono complexos, aumenta a sensação de saciedade, diminuindo a fome, o que por sua vez pode resultar na ingestão de menos calorias ao longo do dia.

A nutricionista Isis de Oliveira atende na Clínica Life, em Santiago. 

Formação Acadêmica: Bacharel em Nutrição pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Pós-graduada em Nutrição aplicada à estética, Pós-graduada em Prescrição de fitoterápicos e suplementação nutricional clínica e esportiva. Possuí mais de 5 anos de prática clínica.

Consultas acessíveis para toda a comunidade de Santiago e região. Descontos para Ipê, Fusex, Sindicatos, Cauzzo, Unimed, Pronto Saúde, Secretárias de Saúde e outros.

Agendamento de consultas pelo Fone (55) 3251-2166 e WhatsApp (55) 9.9948-0898 ou na Pinheiro Machado, 2519, no Centro de Santiago.

Clínica Life, estabelecimento médico inscrito no CREMERS sob CRM n° 10.186. Direção Técnica: Dr. Manuel R. Crossetti, Vice Direção Técnica: Dr. Leonardo Franco. 

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias