A estiagem se alastra! Em Santiago o milho é o mais prejudicado, com de 70% de perdas, e os rios estão secando Postado sexta-feira, 6 de janeiro de 2023 ás 17:36
.jpeg)
O agrônomo Dairton Lewandowski foi à rádio Nova Pauta e fez uma explanação sobre os números da estiagem em Santiago. A cultura mais prejudicada é a do milho, com cerca de 70% de perdas. A soja já atinge um prejuízo de 12%. Ele ainda fez um paralelo em relação à fruticultura e outros cereais, como o feijão.
Obs: Esse laudo técnico serve para embasar o município em caso de decreto emergência.
Dairton também falou da escassez hídrica nos arroios e riachos da região. Ele fez um breve levantamento e mostrou que os rios estão secando, como se pode ver nas fotos. O engenheiro da Emater Alerta que é preciso manter reservatórios nas propriedades para quando as equipes da prefeitura forem levar água, e que essa seja melhor aproveitada.
Estiagens mais intensas
Em seus mais de 15 anos de Emater, Dairton ressalta que os últimos anos têm sido de estiagens mais intensas para a região. A última seca que houve em Santiago resultou num prejuízo de quase 500 milhões de reais. Agora esse prejuízo já passa de 150 milhões.
Postar um comentário